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Prontuário eletrônico: guia completo para todas as especialidades da saúde 

Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.

O prontuário eletrônico desempenha um papel fundamental no mundo contemporâneo, permitindo o armazenamento e acesso rápido e seguro às informações de saúde dos pacientes. 

Desse modo, sua importância é evidente na facilitação da coordenação entre profissionais de saúde, na prestação de cuidados mais eficientes e na proteção dos dados dos pacientes.

A transição para o prontuário eletrônico é crucial para aprimorar a acessibilidade e a segurança dos registros médicos. Além disso, a integração com outras tecnologias, como telemedicina e análise de dados, oferece oportunidades para insights e tomada de decisões informadas na prática clínica.

Quer entender mais sobre isso? Nós, da Ampli, separamos tudo o que você precisa saber sobre o prontuário eletrônico em um só lugar, veja só:

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed

O que é prontuário eletrônico do paciente?

De forma resumida, um prontuário eletrônico do paciente (PEP) é um sistema que armazena, organiza e gerencia dados de uma determinada clínica, reunindo informações dos pacientes em uma unidade de saúde.

O prontuário eletrônico possui o objetivo de facilitar o acesso, a comunicação e a integração de informações sobre o estado de saúde do paciente, visando o cuidado necessário pelos profissionais médicos envolvidos. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade, a segurança e a eficiência da assistência prestada.

Dentro do sistema, os registros são arquivados de forma automática com o preenchimento das informações. Após isso, os dados são salvos em um servidor online e ficam estáticos até haver alguma alteração nas informações recebidas.

O software de prontuário eletrônico é uma ferramenta ágil e eficaz com diversos benefícios para a clínica e o seu paciente, como a facilidade em encontrar informações, a segurança dos dados armazenados na nuvem, e também a organização e gerenciamento da ferramenta.

Tipos de prontuários eletrônicos

No mercado, existem diversos tipos de prontuários eletrônicos, cada um disponível para atender diferentes níveis e estilos de clínicas. A principal característica que diferem um do outro está na forma como os dados são armazenados e acessados.

Prontuário eletrônico de dados locais

Neste modelo, os dados são armazenados em um servidor local, localizado dentro da empresa. Esse servidor distribui os acessos em rede para serviços de saúde sem depender de internet.

O software do prontuário eletrônico pode ser instalado diretamente na máquina do usuário. Como exemplo, digamos que existe uma equipe com cinco pessoas que necessitam do acesso ao prontuário, logo, as cinco pessoas precisam ter o programa instalado em suas máquinas, sendo que somente elas conseguem acessar o servidor local.

Por um lado, esse tipo de prontuário eletrônico leva praticidade para a empresa, pois podem fazer o acesso ao servidor mesmo quando há algum problema com a internet. Caso o link de internet fique offline, os usuários que possuem o sistema em suas máquinas ainda podem fazer o acesso.

Entretanto, o contrário também é válido. Como o servidor é local, não existe a possibilidade de acessá-lo remotamente via internet, sendo necessário um computador com o sistema instalado para atender os requisitos de acesso.

Além disso, os custos com a manutenção do servidor local são altos. Em alguns casos, uma equipe inteira precisará estar à disposição para resolver problemas com a máquina que armazena os dados do prontuário eletrônico.

Prontuário eletrônico híbrido

Como o nome já sugere, o cliente usa uma base local que alimenta outra em nuvem, ou seja, na internet. Com isso, não é necessário o uso de um servidor local.

As vantagens estão na combinação das características do modelo anterior, garantindo o acesso online e offline, o armazenamento ilimitado e o compartilhamento de dados.

Entretanto, a complexidade deste modelo pode ser inviável para clínicas que não possuem uma base de dados muito grande. Além disso, o custo para manter um sistema híbrido é muito maior que outros tipos de sistemas.

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Prontuário eletrônico em nuvem

Nesse formato, toda a base de dados fica na internet. Isso elimina o risco de perder informações importantes. Ele possibilita o seu acesso a qualquer informação, independentemente de onde você esteja e do horário que precisar acessar.

O prontuário eletrônico na nuvem também permite uma comunicação mais ágil com os seus pacientes. É necessário pensar neste ponto por ser um documento que pertence a quem é atendido. Quando for solicitado, basta compartilhar pelo aplicativo do celular.

Justamente por esses motivos, o prontuário em nuvem costuma ser o mais utilizado entre os prontuários eletrônicos. Esse sistema só não vai ser bem utilizado pela sua clínica se a internet for instável, porque o meio que é utilizado para ter acesso a todos os dados do paciente.

Quando um sistema se preocupa em hospedar as informações na nuvem, isso significa que existe uma preocupação mais intensa em prevenir desastres e perdas de informação.

Leia também: Guia para escolher o melhor software médico

Essa preocupação leva a criação de estratégias rigorosas ao sistema. Os softwares para clínicas são armazenados em servidores que ficam em regiões distintas do planeta.

É por meio desse formato que os riscos de danos são bem menores quando comparados com um software local, já que este último é mais sensível e precisa de muito pouco para apresentar um prejuízo de informações.

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Principais funcionalidades de um prontuário eletrônico

A escolha do tipo de prontuário eletrônico depende de vários fatores, como o porte da empresa, o perfil e as necessidades do serviço de saúde, o orçamento disponível, a legislação vigente e também as preferências dos usuários.

Entretanto, as funcionalidades de um prontuário eletrônico devem convergir para um mesmo eixo. Ou seja, todos eles precisam ser seguros e funcionais, otimizando a experiência do paciente, o trabalho dos colaboradores na clínica e os custos operacionais.

Antes de partir para as funcionalidades personalizadas, é importante mencionar o que o Ministério da Saúde aponta como o mínimo sugerido para um prontuário eletrônico:

  • Identificação do paciente;
  • Anamnese;
  • Exames objetivos;
  • Prescrição de medicamentos;
  • Emissão de atestados e outros documentos clínicos;
  • Solicitação de exames.

Além das informações básicas, um prontuário eletrônico deve oferecer outras funcionalidades que vão desde o armazenamento seguro em nuvem, até a sincronização de dados dentro da plataforma. Por isso, separamos as 5 principais funcionalidades que fazem um prontuário eletrônico se destacar no mercado. Confira abaixo:

1. Centralização de informações

Escolha um prontuário que apresenta todas as informações necessárias em uma única tela.

Assim, você não precisará utilizar o mouse para trocar de tela e preencher os dados da consulta. Pode parecer um simples detalhe, mas ele te permite dar mais atenção ao paciente e melhorar a experiência dele.

O prontuário eletrônico em tela única mostra o que é essencial para o atendimento. Com isso, você pode fazer a entrevista de anamnese, os exames necessários, tomar as decisões clínicas e prescrever sem precisar alterar a tela.

Mas, na hora de escolher uma empresa fornecedora, pense que o desenvolvimento de um prontuário em tela única requer, além de muita dedicação da equipe técnica do software, a capacidade de compreender o dia a dia das clínicas.

Então, certifique-se de que você está fechando uma parceria com uma empresa com profissionais de saúde internos que atestam a funcionalidade do produto.

2. Personalização por especialidade médica

Mas, além do seu prontuário eletrônico do paciente contar com tela única, é importante que o software ofereça opções de personalização por especialidades.

Afinal, o que funciona para fisioterapeutas, não é o mesmo para nutricionistas ou qualquer profissional de saúde. Isso vale, inclusive, entre as especialidades médicas.

A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário. Essa diferenciação possibilita, por exemplo, que dermatologistas acessem apenas os campos de sua especialidade, sem precisar pular campos como: período gestacional, evolução de peso e altura etc.

Essas informações, por outro lado, são essenciais para prontuários de Ginecologia e Obstetrícia. Nos aprofundaremos na personalização por especialidade médica mais além. 

3. Adequação à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados tem como principal propósito proteger os tratamentos de dados para evitar que os usuários sejam prejudicados. Por isso, estabelece os principais direitos dos titulares dos dados:

  • Verificar os dados gerados;
  • Acessar, a qualquer tempo, os dados armazenados;
  • Anonimizar as informações que revelem sua identidade;
  • Revogar o consentimento de utilização;
  • Livre acesso à identificação e ao contato do controlador.

É por isso que, além de garantir o exercício destes direitos, sua clínica precisa ficar atenta à proteção interna dos dados gerados.

Portanto, como você fará a coleta de dados e, depois, o arquivamento dos prontuários, é responsabilidade da sua clínica.

O prontuário eletrônico do paciente é um grande parceiro para realizar essa gestão do banco de dados da sua clínica. No entanto, você precisa ter certeza de que seu prontuário eletrônico está adequado às normas da LGPD.

4. Assinatura digital reconhecida pelo CFM

A quinta funcionalidade indispensável para você escolher o prontuário eletrônico para sua clínica é verificar se ele possui assinatura digital emitida pela ICP-Brasil, fundamental para a validade ética e jurídica.

Apenas este certificado garante que sua assinatura digital é legítima. Escolha um prontuário eletrônico com este nível de segurança e adequação às normas dos devidos conselhos de cada profissional.

Leia também: Certificação digital para médicos: o que é e como obtê-la

5. Integração com teleconsultas

Assim como o prontuário eletrônico do paciente, o módulo de teleconsultas também melhora o trabalho de toda a equipe, garante mais agilidade e economia.

A integração vai permitir que o prontuário seja usado para consultas locais ou online, sem comprometimento do registro de informações.

De bônus, o atendimento ainda será mais rápido e eficaz. Você vai poder conversar com o paciente e anotar as observações ao mesmo tempo, já que contará com o preenchimento automático do prontuário.

O prontuário eletrônico é seguro?

O nível de segurança dos prontuários eletrônicos é um aspecto fundamental para garantir a proteção dos dados de saúde dos pacientes, que são sensíveis, sigilosos e pessoais.

A legislação brasileira estabelece normas e requisitos para o uso, o armazenamento e o compartilhamento dos prontuários eletrônicos, que devem ser observados pelos profissionais e serviços de saúde.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, o prontuário eletrônico é o documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada.

O CFM autoriza o uso do prontuário eletrônico para guarda, manuseio e troca de informações identificadas em saúde, eliminando a necessidade do registro em papel. Porém, essa autorização é vinculada à exigência de que a ferramenta atenda ao nível de segurança NSGS2.

Este nível de segurança é o mais alto entre os dois níveis definidos pelo CFM. Ele significa que o prontuário eletrônico deve garantir a autenticidade, a integridade e a confidencialidade dos dados, por meio de mecanismos de criptografia, assinatura digital e certificação digital.

Esses mecanismos visam impedir que os dados sejam alterados, acessados ou divulgados indevidamente, causando prejuízos aos pacientes ou aos profissionais de saúde.

A segurança do prontuário digital se estabelece também por ter uma camada protegida na nuvem. Com isso, é possível ter diversos benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Suporte rápido e eficiente;
  • Prevenção de desastres e perdas;
  • Backup de informações.

Como já mencionamos no tópico acima sobre os tipos de prontuários eletrônicos, com esta forma de armazenamento, os riscos são reduzidos significativamente quando comparados aos softwares com instalação local.

Outra vantagem importante do prontuário eletrônico do paciente em nuvem é a facilidade de compartilhamento com os pacientes. Basta disponibilizá-lo pelo aplicativo de celular.

Assim, quando o paciente solicitar o prontuário, terá fácil acesso. Não esqueça que o prontuário é um documento que pertence ao paciente. Portanto, sempre que ele solicitar você deve disponibilizar.

Conheça a legislação do prontuário eletrônico

A implementação do prontuário médico eletrônico ocorreu com base na Resolução 1.821/2007 do CFM. A resolução:

  • Aprovou as normas técnicas para a digitalização e uso de sistemas informatizados para guarda e manuseio de prontuários;
  • Autorizou a eliminação do papel na elaboração dos prontuários;
  • Autorizou a troca de informação identificada em saúde.

A medida foi criada pelo CFM a partir de duas premissas:

  1. Volume crescente de documentos armazenados;
  2. Avanços da tecnologia da informação e de telecomunicações, com diferentes possibilidades de armazenamento e transmissão de dados.

A Resolução também estabelece os prazos mínimos para arquivamento dos prontuários:

  • O prontuário físico deve ser arquivado por, no mínimo, 20 anos a partir do último registro. Essa definição foi mantida pela legislação atual.
  • O prontuário eletrônico deve ser permanentemente arquivado.  Essa definição foi alterada na legislação atual.

O documento também estabeleceu que o CFM e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) expediriam selo de qualidade dos sistemas. Essa determinação foi revogada pela Resolução nº 2.218/2018 do próprio CFM.

Já em 2013, a Resolução nº 2.056/13, do CFM, entre outras deliberações, determinou procedimentos de organização dos prontuários médicos. Em seu artigo 45, estabelece que:

Art. 45. Qualquer  tratamento administrado  a paciente deve ser justificado  pela observação clínica e registrado no prontuário, o qual deve ser organizado de modo a

  • Permitir fácil leitura e interpretação entre os profissionais responsáveis pelo caso;
  • Possibilitar fácil manuseio e interpretação por auditores e autoridades.

O mesmo artigo estabelece a ordem em que as informações devem ser registradas no prontuário:

  • Anamnese e exame físico;
  • Folhas de prescrição e de evolução exclusiva para médicos e enfermeiros;
  • Folhas de assentamento evolutivo comum para os demais profissionais.

É interessante destacar que essa resolução também exige que o documento seja de “fácil leitura”. Fica claro que a escrita deve ser com letra legível. Se você, profissional de saúde, tiver dificuldade nesta parte, este é mais um motivo para você apostar no prontuário eletrônico.

Falsificação no prontuário eletrônico e suas penalidades

Acórdão do STJ, sob relatoria do Ministro Reynaldo da Fonseca, manteve condenação de médico por alteração de prontuário. O atendimento foi prestado em um hospital municipal. Por isso, o médico foi condenado por falsificação de documento público (Art. 297, do Código Penal).

Esse exemplo ilustra a necessidade de manter o acompanhamento do fluxo de informações nos prontuários, com o registro preciso das alterações.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta importante para esse controle. Afinal, é possível manter o registro de todas as marcações, prescrições eletrônicas, registro de sinais e sintomas e registrar um histórico de edição.

No caso julgado pelo STJ, o médico fez uma rasura grosseira no documento. Parte do relato indica que o médico escreveu “inaudível” após riscar a frequência cardíaca de 140 bpm de um feto prematuro, anotada anteriormente pela enfermeira.

Essa alteração, além de ser muito grave, foi evidente. Mas é preciso ficar atento com alterações mais sutis.

Pense, por exemplo, se a enfermeira não tivesse registrado a frequência cardíaca no momento devido. Se o espaço estivesse em branco, seria possível qualquer profissional “criar” a informação referente aos batimentos cardíacos do recém nascido.

O prontuário eletrônico resolve esse problema, porque mantém registro de:

  • Nome, cargo e outras informações de identificação do profissional;
  • Data e hora da atualização do prontuário.

Além disso, é possível que o prontuário impeça exclusões de histórico e outras ações em respeito à legislação sobre prontuário médico.

Como garantir mais autenticidade e segurança do prontuário eletrônico?

Além de cumprir os requisitos de segurança estabelecidos pela legislação atual, sua clínica precisa estar preparada para o nível de segurança específico para gestão de dados digitais.

Na legislação, o uso dos prontuários eletrônicos no Brasil segue a Lei nº 13.787/2018, que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas para armazenamento e manuseio de prontuários dos pacientes, além de resoluções do CFM, onde são definidos critérios e responsabilidades para o uso, algumas delas já mencionadas acima neste artigo.

Outro aspecto importante se refere à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante o sigilo total de dados sensíveis dos pacientes, principalmente dados pessoais. Essas leis e normas devem ser respeitadas e cumpridas, pois estão sob pena de sanções administrativas, éticas e judiciais.

Para que o prontuário eletrônico tenha validade jurídica, é preciso que as informações contidas nele sejam salvas e assinadas digitalmente, por meio de um certificado digital. Este é um documento eletrônico que identifica e autentica o profissional de saúde que assina o prontuário, garantindo a sua integridade e confidencialidade.

É importante ressaltar que a segurança e autenticidade do prontuário eletrônico também dependem da escolha de um sistema de qualidade, confiável e adequado às necessidades e características do seu negócio.

Vantagens e benefícios do prontuário eletrônico

As vantagens do prontuário eletrônico, especialmente o em tela única, vão desde praticidade e eficiência para os atendimentos da clínica até o controle e privacidade das informações.

O recurso otimiza a consulta, possibilitando que o profissional mantenha o foco no paciente, sem perder a qualidade do preenchimento dos dados do atendimento.  

Neste texto, você entenderá tudo sobre este assunto.

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Vantagens do prontuário eletrônico

Como você já sabe, o prontuário é uma peça fundamental no trabalho do profissional de saúde. Isso porque, além de documentar de forma clara e concisa todas as informações, também colabora na segurança do paciente.

Conheça agora as principais vantagens dessa ferramenta:

Tudo que você precisa centralizado em um sistema

O prontuário eletrônico disponibiliza todas as informações que você precisa para a consulta. Esse é o sinônimo de eficiência no atendimento.

Afinal, após a chegada do paciente, em poucos cliques, você terá todos os campos necessários para preencher o prontuário, coletar as principais informações do exame físico e dos laudos recebidos, além de fazer as prescrições necessárias.

Melhor ainda se o prontuário for em tela única. Assim, você não vai precisar trocar de página ou acessar outros sistemas. Basta ficar conectado ao seu sistema de gestão e abrir o prontuário eletrônico do paciente.

Ali, você terá todo histórico clínico, os motivos para consulta, os dados pessoais e demais informações que podem ser úteis para uma melhor elucidação do caso.

Com a visualização de todas as informações na mesma tela, o prontuário do paciente será melhor preenchido. Isso acontece porque você não precisará gastar tempo inserindo informações desnecessárias.

Portanto, todos os campos que estiverem em aberto na sua tela são essenciais para manter um bom histórico do paciente.

Essa tecnologia, inclusive, diminui o tempo do paciente na sala de espera, já que otimiza o tempo das consultas.

Automatização do atendimento

Outra estratégia do prontuário eletrônico para otimizar o tempo da consulta é a automatização do preenchimento das informações.

Esse recurso está disponível a partir da criação de atalhos de digitação. Assim, ao invés de digitar o termo completo para um sintoma ou para uma patologia, basta você criar uma forma simplificada que inicie com o símbolo “#”.  

Alguns atalhos simples aumentam a dinamicidade da sua consulta. As predefinições podem conter, por exemplo, “#alergias” que resulta no texto “Relata alergia ao uso de ____”.

Dessa forma, você não precisa digitar toda frase e, ainda assim, mantém um registro claro e objetivo dos dados colhidos no atendimento.  

Esses atalhos também podem ser úteis na comunicação com os pacientes ou com outros profissionais que não sejam da área da saúde.

Na solução Amplimed, você pode, por exemplo, digitar os atalhos “#PAS” e “#PAD” e, como resultado, obter, respectivamente, os textos “Pressão Arterial Sistólica” e “Pressão Arterial Diastólica”.

Esses são exemplos simples de aplicação dos atalhos que, além de reduzir o tempo de digitação, ainda tornam o prontuário um documento completo e informativo.  

Essa funcionalidade tem também como objetivo padronizar o preenchimento do prontuário.

Afinal, todos os profissionais da clínica podem utilizar os mesmos atalhos, obter os mesmo textos automáticos e, então, preencher com os dados da consulta.

Caso o paciente seja atendido por colegas da clínica ou peça a versão impressa do prontuário, você terá a garantia de que o próximo profissional compreenderá todas as informações contidas no documento.

Leia também: Tags automáticas e como elas otimizam o tempo em consulta

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Prescrições e requisições em um clique

Entre as vantagens do prontuário eletrônico, também precisamos citar que ele possibilita a você fazer prescrições de medicamentos e requisições de exames com eficiência.

Leia também: Guia completo da prescrição eletrônica

Para isso, ao finalizar a consulta, você pode preencher a prescrição digital, bem como utilizar a assinatura eletrônica para validar o documento.

Dessa forma, pode dar andamento ao tratamento do paciente ou pedir exames para esclarecimentos e diagnóstico diferencial.  

O recurso de prescrição digital permite que você crie combinações de fármacos comumente utilizadas em sua clínica. Assim, você consegue criar atalhos para digitar a receita e apenas ajustar a dosagem para o paciente.

Além disso, a prescrição digital da Amplimed está integrada com um catálogo de mais de 60 mil medicamentos. Dessa forma, você terá acesso a diferentes apresentações e nomes comerciais dos fármacos que seu paciente deve tomar.

Mais segurança nos dados

Com a LGPD funcionando, a segurança se tornou ainda mais essencial. Uma das vantagens do prontuário eletrônico é armazenar os dados do paciente na nuvem.

Assim, essas informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com login e internet e dificilmente podem ser perdidas. Já prontuários físicos podem se tornar inelegíveis e sofrer com as ações do tempo.

Você também pode solicitar que apenas profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados e compartilhados no prontuário, oferecendo mais segurança ao paciente e à sua clínica.

Você pode saber tudo sobre a segurança e a legislação do prontuário eletrônico aqui: prontuário eletrônico: leis, segurança e melhores práticas médicas.

Melhora no atendimento e aumento na produtividade

Os prontuários precisam ser acessados diariamente. Mesmo que sua equipe mantenha os arquivos extremamente organizados, ainda assim o atendimento pode demorar mais para ser feito, o que prejudica a experiência do paciente com a sua clínica.

Por isso, uma das vantagens do prontuário eletrônico é ser armazenado dentro de um sistema médico. Assim, é muito mais fácil encontrá-lo.

Essa ferramenta oferece mecanismos de busca por informações específicas, como consultas, exames, procedimentos, medicamentos etc.

Dessa forma, é possível encontrar informações sobre o paciente de maneira mais rápida e detalhada. Isso faz com que qualquer problema que aconteça possa ser resolvido com mais eficiência e agilidade.

Disponibilidade do prontuário

Quando o assunto é saúde, não há garantia de trabalhar apenas com horário marcado. Emergências podem acontecer a qualquer momento.

Por isso, os profissionais de saúde precisam ter o prontuário de cada paciente sempre em mãos para oferecer o melhor atendimento possível de forma remota.

Mas, é claro, não é viável andar por aí com um prontuário físico. Você pode estar em casa, aproveitando o final de semana, quando outro profissional que está de plantão entra em contato para ter mais informações sobre o estado de um paciente seu que procurou a emergência.

É aqui que entra uma das grandes vantagens do prontuário eletrônico. Ele pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha permissão, mesmo que você esteja fora da clínica.

Assim, além de consultar o prontuário, também pode inserir informações e arquivos no documento.

Além de tudo, é possível acessar o prontuário eletrônico simultaneamente em mais de um dispositivo. Essa vantagem pode otimizar o atendimento quando mais de um profissional estiver envolvido no tratamento.

Leia mais: Armazenamento em nuvem ou local: saiba qual usar na clínica

Documento personalizável

Cada especialidade da área da saúde possui suas necessidades em relação ao prontuário. No caso dos documentos digitais, eles podem ser personalizados de acordo com cada uma delas, a fim de suprir essas demandas.

Além disso, também é possível adaptar toda a solução Amplimed a partir das necessidades do seu local de trabalho. Você pode utilizar as funcionalidades comuns e acrescentar outras específicas, de acordo com as suas demandas de serviço.

Redução de desperdícios

A digitalização das clínicas médicas e o uso de ferramentas tecnológicas, como o prontuário eletrônico, são passos fundamentais para a construção de um negócio mais sustentável e que terá impacto positivo na vida não só dos pacientes, mas de todos os brasileiros.

Você deve ter uma ideia de quantas folhas são necessárias para suprir anotações, exames, imagens e os demais documentos de uma clínica, não é mesmo?

São muitos papéis diferentes que, no fim das contas, são extremamente difíceis de arquivar e necessitam de muita proteção. Isso impacta diretamente na necessidade de investimento em recursos para a clínica, como papéis, canetas e espaço físico.

Isso sem contar que usar material em larga escala para dar conta de exercer sua profissão deixa de lado qualquer preocupação com a natureza.

Veja as vantagens de reduzir o desperdício de materiais:

  • Otimização de recursos: utilizar a tecnologia para coletar, armazenar e compartilhar informações pode diminuir de maneira significativa a necessidade de utilizar folha de papel sulfite ou de outros tipos que costumamos adquirir na papelaria.

    A preocupação ambiental vai além. A preservação de florestas, equilíbrio do ecossistema, diminuição da poluição, redução no transporte, economia de água, melhoria da mobilidade urbana e rural fazem parte de dezenas de benefícios que a otimização de recursos leva.
  • Economia financeira: o custo que a sua clínica tem mensalmente com artigos de papelaria pode ser cada vez menor no momento em que você decide implantar o prontuário eletrônico na sua clínica.

    Isso não quer dizer que você nunca mais usará materiais desse tipo. Eles ainda serão necessários em algumas ocasiões. Mas será em menor quantidade, diminuindo o valor destinado mensalmente para esses itens.

Leia também: Gestão financeira para clínicas

  • Melhor aproveitamento de espaço: esse benefício está ligado com a economia financeira que foi detalhada no tópico anterior.

    Quando você abre mão de milhões de folhas que estão distribuídas em pilhas de pastas no setor de arquivo do seu consultório, você está automaticamente aproveitando melhor o espaço físico que o seu estabelecimento possui.

Em algumas situações, a empresa pode até se mudar para um local menor ou compartilhar o imóvel com demais médicos.

Benefícios do prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento online

A integração de dois recursos essenciais para a digitalização da sua clínica, como é o caso do prontuário eletrônico do paciente e do agendamento online, pode simplificar a sua rotina, além de melhorar a experiência oferecida aos seus pacientes.

Para que você conheça mais sobre a praticidade dessa integração, apresentaremos também as funcionalidades do agendamento online de forma individual, além de mostrar os benefícios de atrelá-lo ao prontuário eletrônico em sua clínica. 

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O que é agendamento online?

O agendamento online é um sistema que facilita o atendimento em sua clínica ou consultório. Você seleciona os horários disponíveis para cada atendimento e o paciente escolhe o melhor horário.

Através desse sistema, os pacientes poderão agendar as consultas e os retornos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Com isso, sua clínica estará em atividade até nos finais de semana e nos feriados. Dessa forma, sua agenda estará mais organizada e você terá acesso aos horários sem precisar perguntar para a sua secretária.

Com o agendamento online, você melhora a experiência do paciente, diminui as ausências nas consultas,  aumenta a quantidade de consultas e reduz o número de ligações para a sua clínica, sem mais congestionamentos.

As vantagens do agendamento online

Há muitas vantagens em implementar o agendamento online na sua clínica médica, tais como:

  • É ideal para pacientes com pouco tempo;
  • Reduz os transtornos do agendamento;
  • Facilita o contato de novos pacientes;
  • Otimiza o seu tempo;
  • Reduz os problemas relacionados à comunicação;
  • Reduz a ausência dos pacientes às consultas.
Ideal para quem não tem tempo

Com o agendamento online, seu paciente não precisa esperar o horário da clínica abrir para ligar, ou ficar na linha telefônica aguardando para poder marcar ou marcar uma consulta. A organização das informações é muito importante, porque otimiza o tempo da sua equipe e dos seus pacientes.

O software tem uma interface acessível e fácil, com indicação de caminhos para guiar seus pacientes. Seu paciente terá acesso à sua agenda e conseguirá visualizar todos os horários disponíveis para que ele possa marcar o atendimento.  

Dessa forma, seus pacientes terão a flexibilidade que precisam para agendar as consultas, melhorando a qualidade e a organização dos atendimentos. Sem falar que a ferramenta fica disponível 24 horas por dia durante 7 dias na semana.

Agenda sem transtornos

Nunca mais se confunda com os horários. Com uma agenda física, é normal que dois agendamentos ocorram no mesmo horário, por diversos motivos: não há como bloquear o horário já selecionado por algum paciente ou sua equipe está sobrecarregada pelo preenchimento manual e pode cometer erros . Com o formato online, diga adeus a isso.

Novos pacientes

Com o agendamento online, sua clínica terá mais visibilidade na internet, e quando o paciente souber que pode marcar uma consulta sem precisar ligar, será ainda melhor.

Nos dias de hoje, é difícil encontrar pessoas que prefiram marcar consultas por telefone. Com isso, você evita perder novos pacientes e ainda tem mais chances de fidelizar aqueles que consultam com você há mais tempo.

Otimização de tempo

Ao utilizar um software, sua secretária não precisará confirmar horário pelo whatsapp, ou através de ligações. Tudo será feito por intermédio da plataforma, que envia e recebe mensagens de confirmação de consulta. O agendamento online ajuda a economizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento.

Reduz os problemas relacionados à comunicação

E quando os horários do paciente não batem com os horários livres do médico? Imagine sua secretária tendo que dizer todos os horários livres? É demorado e cansativo, não é? O paciente pode até desistir de consultar com o médico. Com a agenda online, o paciente terá acesso a todos os horários disponíveis e escolherá o melhor.

Pacientes presentes em todas as consultas

Quando algum paciente seu faltou a uma consulta, você já pensou que ele pode ter confundido o horário? Seja por ter esquecido ou por ter entendido a informação errada pela ligação telefônica?

Com o agendamento online, isso se torna mais raro, tendo em vista que o paciente poderá confirmar o horário e ter acesso a ele.

O agendamento online também permite que o paciente desmarque a consulta sozinho, caso não seja possível comparecer naquele horário. Com o software da Amplimed, seu paciente receberá uma mensagem por whatsapp, SMS ou e-mail um dia antes da consulta para lembrá-lo do horário do compromisso

As vantagens do prontuário eletrônico do paciente e do agendamento online integrados

Com o prontuário eletrônico do paciente em nuvem e com o agendamento online, sua clínica terá mais tempo útil. Ela não precisará passar por etapas de atualização, ou por separação de prontuários para serem arquivados. Os agendamentos acontecem de forma mais rápida e sem longas esperas.

Seus pacientes poderão tirar dúvidas pelo telefone de maneira mais rápida. Sua agenda e de seus colegas estará mais organizada. A clínica ou o consultório vai economizar na compra de equipamentos, acessórios e com certeza estará economizando na compra de folhas de papel. As vantagens só aumentam.

Sua clínica ou seu consultório será um lugar mais tranquilo, a secretária da clínica não ficará sobrecarregada com agendamentos, reagendamentos, retornos e com as dúvidas dos pacientes. Sua equipe ficará mais engajada e produtiva.

Vale a pena investir na integração do prontuário eletrônico com o agendamento online?

Os benefícios vão além da economia de tempo, praticidade, eliminação do retrabalho e correção de erros. Principalmente, se você ou a sua clínica aderirem a teleconsulta.

A teleconsulta se mostrou ainda mais importante durante a pandemia de COVID-19.

A plataforma viabiliza o contato em tempo real entre médico e paciente, mesmo que haja sintomas, de uma forma extremamente segura.  

O recurso permite a comunicação por áudio e vídeo, além de viabilizar o recebimento e o envio de prescrições e exames. Esse serviço torna possível o atendimento de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção.

Além disso tudo, o atendimento remoto promove mais benefícios, como eficiência no atendimento e na redução de custos sem perder tempo e dinheiro no deslocamento. Maior alcance da clínica, maior disponibilidade de agenda para os pacientes.

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Diferenciais da Amplimed

A Amplimed possui esses e outros recursos integrados para gestão administrativa e assistencial completa. Os recursos que vão transformar a sua clínica rapidamente são:

  • prontuário eletrônico em tela única;
  • Prontuário adequado à nova LGPD;
  • Assinatura digital.
O prontuário eletrônico em tela única

Ele reúne praticidade e eficiência. Ele possibilita que o médico mantenha o foco no paciente, sem perder a qualidade do preenchimento dos dados do atendimento.

As principais vantagens são:

  • Tela única que mostra apenas o que é necessário;
  • Preenchimento automatizado;
  • Possibilidade de fazer prescrições e requisições de exames.
Prontuário adequado à nova LGPD

Como você já sabe, a Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta os procedimentos de geração e dados de usuários. A LGPD entrou em vigor no final do primeiro semestre de 2020. Seu principal propósito é proteger os tratamentos de dados para evitar que os usuários sejam prejudicados.

Assinatura digital reconhecida pelo CFM

A assinatura eletrônica funciona como uma impressão digital para as atividades feitas em ambiente virtual. A assinatura certifica a veracidade do prontuário eletrônico, reduzindo, assim, os riscos de fraude.

A Amplimed também conta com outros recursos, como:

  • Agendamento online inteligente;
  • Chat interno para a equipe;
  • prontuário eletrônico do paciente com módulos especializados;
  • Confirmação de consulta automática por SMS, WhatsApp e email;
  • Plataforma de teleconsulta;
  • Prescrição digital;
  • Módulos de gestão financeira;
  • Módulos de gestão de estoque.

Comece a digitalização da sua clínica ainda hoje e escolha o melhor recurso de prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento online. Experimente grátis por dez dias.

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed

Como aproveitar as vantagens do prontuário eletrônico na sua clínica?

A solução para profissionais de saúde da Amplimed é pioneira em diversas funcionalidades no Brasil.

Mas, para você entender ainda melhor como isso impacta sua clínica, continue a leitura e conheça a fundo os principais benefícios.

Integração com o agendamento online e confirmação de consultas

O prontuário eletrônico da Amplimed é integrado ao agendamento online.

Todos nós já fomos pacientes em algum momento. Por isso, faça essa reflexão: quantas vezes você tentou ligar em um consultório em diferentes horários e não conseguiu contato?

Em outra perspectiva, quantas vezes, por tarefas e atribulações do dia, você marcou um compromisso, deixou de anotar a data e horário na agenda e acabou esquecendo dele, impossibilitando o comparecimento?

São duas situações bastante recorrentes, especialmente em uma rotina tão corrida como a que as pessoas têm na atualidade. Mas e se nós disséssemos para você que é possível resolver dois problemas com uma só solução?

Essa ferramenta é o agendamento eletrônico com confirmação de consultas. Ela está disponível no nosso software médico para facilitar a organização de pacientes e profissionais.

A primeira situação — da dificuldade em falar com a clínica — é resolvida de imediato, uma vez que, com a Amplimed, você pode oferecer aos seus pacientes a possibilidade de agendar tudo pelo celular, com pouquíssimos cliques.

Além disso, a solução também evita significativamente os esquecimentos. Afinal, as consultas são confirmadas automaticamente por meio de WhatsApp, e-mail ou SMS.

Leia mais: Benefícios do prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento online

Assim, o paciente fica com o registro da data e horário no ato de agendamento, aumentando, assim, a assiduidade.

Além disso, a confirmação também pode ser feita de maneira automática no dia anterior à consulta. A soma de todas essas ferramentas reduz expressivamente os esquecimentos.

E não acaba por aí: a solução Amplimed também permite a antecipação e reorganização da agenda em caso de ausência.

Isso porque, não tendo a confirmação ou o cancelamento por meio desses canais de comunicação disponíveis, é possível remanejar outras consultas para aquele horário, priorizando pacientes que necessitavam de um atendimento com urgência.

Uma pesquisa realizada na rede pública de Saúde de Piracicaba (SP) mostra efetivamente o quanto as confirmações de consultas que um software médico como o da Amplimed oferece são importantes.

De acordo com os resultados dessa análise, a ausência de pacientes nas consultas representou 5,4 mil na rede especializada e outros 1,5 faltaram em exames.

Em um panorama do primeiro trimestre de 2023, de janeiro a março, foram agendadas 93,1 mil consultas ao todo, entre rede básica e especialidades. No total, 16,3 mil pacientes faltaram sem avisar ou desmarcar a consulta.

Esses números expressivos apenas comprovam a necessidade de um sistema de envio de lembretes sobre as datas dos atendimentos. Este é o caso do software médico da Amplimed, que reduz drasticamente a ausência em consultas nas clínicas que o utilizam. 

Otimização do tempo em consulta e redução de tempo na sala de espera

O fato é que ninguém gosta muito de esperar. As pessoas têm cada vez mais pressa.

É por isso que otimizar o tempo de consulta e reduzir o tempo na sala de espera é mais do que um opcional, mas uma obrigação para profissionais de saúde que querem fidelizar seus pacientes. A Amplimed trabalha para solucionar essa dor das clínicas.

Referência de segurança e privacidade para pacientes

Com o cenário da LGPD, a maior preocupação de quem lida com qualquer sistema que seja online é: para onde vão as informações? Os dados estão seguros?

Com o software médico da Amplimed, conseguimos oferecer para o profissional de saúde e para o paciente a garantia dessa segurança.

Leia também: Como preservar a segurança da clínica e a privacidade do paciente

Para isso, contamos com funcionalidades como:

  • Assinatura digital criptografada;
  • Prescrição digital integrada;
  • Privacidade no compartilhamento de dados do prontuário com terceiros;
  • Anexação de exames enviados pelo próprio paciente por QR code;

Os profissionais de saúde que apostam na solução Amplimed mostram aos seus pacientes que sua dedicação em consulta está inteiramente voltada para eles.

Fazemos isso por meio da tecnologia. Permitimos que os médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais de saúde executem  anamneses com excelência e proponham diagnósticos e tratamentos certeiros.

Com a Amplimed, sua clínica estará pronta para atrair cada vez mais pacientes.

Quer descobrir como o prontuário eletrônico funciona na prática e pode revolucionar sua clínica? Experimente grátis agora mesmo:

Desafios do prontuário eletrônico

Bom, agora que acompanhamos todos os benefícios do prontuário eletrônico, também precisamos entender seus desafios na implementação e adesão ao modelo digital:

1. Preocupações com a segurança e privacidade dos dados

No ambiente digitalizado dos prontuários eletrônicos, a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes são preocupações primordiais. 

É crucial implementar sistemas robustos de proteção de dados para evitar violações e garantir a confidencialidade das informações médicas. A integração de medidas de segurança, como criptografia e autenticação de usuário, é essencial para mitigar riscos de acesso não autorizado e vazamento de informações sensíveis.

2. Resistência de profissionais de saúde à adoção

A transição de processos tradicionais de registro em papel para sistemas eletrônicos enfrenta resistência por parte de alguns profissionais de saúde. 

Essa resistência pode ser motivada pela falta de familiaridade com a tecnologia, pela percepção da complexidade do sistema ou pelo receio de mudanças em sua rotina de trabalho

Estratégias de capacitação e treinamento são fundamentais para superar essa resistência, garantindo uma adoção mais ampla e efetiva do prontuário eletrônico.

3. Padrões e regulamentações

Normas e regulamentações específicas relacionadas ao prontuário eletrônico devem ser seguidas para garantir a conformidade legal e ética. A padronização é essencial para promover a interoperabilidade entre diferentes sistemas de saúde, facilitando a troca de informações entre instituições e profissionais

O cumprimento desses padrões é fundamental para garantir a qualidade e eficácia dos sistemas de prontuário eletrônico, além de promover a confiança dos usuários no ambiente digital.

4. Interoperabilidade entre sistemas de saúde

A falta de padronização pode dificultar a interoperabilidade entre sistemas de saúde, prejudicando a continuidade do cuidado ao paciente e a eficácia dos prontuários eletrônicos. 

A troca de informações entre diferentes instituições de saúde é essencial para garantir uma prestação de cuidados integrada e eficiente. Portanto, é necessário adotar padrões e protocolos que facilitem a interoperabilidade e promovam a comunicação entre sistemas distintos, garantindo uma melhor coordenação e qualidade no atendimento ao paciente.

5. Certificações e compliance

Obter certificações e cumprir requisitos de compliance são aspectos fundamentais para garantir a qualidade e confiabilidade dos sistemas de prontuário eletrônico

A conformidade com padrões reconhecidos demonstra o compromisso da instituição com a segurança e integridade dos dados dos pacientes. Além disso, o cumprimento de regulamentações é essencial para evitar penalidades legais e garantir a confiança dos usuários nos sistemas de prontuário eletrônico.

Prontuário eletrônico nas especialidades médicas

Hoje em dia, é praticamente impossível manter um consultório ou uma clínica em bom funcionamento e competitiva no mercado contando apenas com um computador, algumas agendas e blocos de notas, papéis de recado e pastas organizadoras.

As informações precisam ser centralizadas e de fácil acesso para qualquer outro profissional da clínica. Assim, se alguém precisar faltar, todo o seu trabalho estará disponível para um substituto.

Entretanto, mais do que um prontuário eletrônico comum, o prontuário eletrônico personalizável por especialidade vai muito além desses critérios básicos de organização.

Cada especialidade tem necessidades específicas no registro de saúde do paciente. Por exemplo, um prontuário para um paciente que é atendido por um cardiologista pode exigir um registro detalhado de resultados de exames cardíacos, histórico de pressão arterial e informações sobre medicamentos para doenças cardíacas.

Por outro lado, um prontuário para um paciente que é atendido por um ortopedista pode exigir um registro detalhado de exames de imagem, diagnósticos de lesões e planos de reabilitação.

Por isso, personalizar o prontuário eletrônico de acordo com a especialidade do profissional permite que o registro de saúde do paciente seja mais completo e específico, facilitando a tomada de decisão clínica e melhorando a qualidade da assistência médica.

Oncologia

O módulo personalizado para Oncologia possui configurações específicas para facilitar o trabalho de médicos oncologistas. Uma dessas funcionalidades é o cálculo de dosagens de medicamentos conforme as características do paciente inseridas no sistema. 

 A complexa definição de dosagens na área da Oncologia se torna mais prática com as funcionalidades do módulo especializado. Além disso, é possível acompanhar o histórico de exames laboratoriais anexados ao prontuário do paciente. 

Todas as funcionalidades do sistema médico Amplimed estão presentes no módulo para Oncologia. Logo, você terá acesso aos recursos de:

  • Agendamento online
  • prontuário eletrônico para Oncologia
  • Plataforma de telemedicina
  • Módulo de controle financeiro
  • Controle de estoque
  • Módulo de pagamento
  • Faturamento TISS
  • Assinatura e prescrição digital

O prontuário eletrônico para Oncologia traz praticidade e segurança para todo atendimento médico oncológico. Facilita o registro e a leitura dos dados coletados, com acesso em tela única, com segurança de dados a um nível bancário.

Dermatologia

O prontuário eletrônico da Amplimed foi desenvolvido com o conceito de tela única. Assim, o profissional pode visualizar todos os dados do paciente na mesma tela, de forma prática.

O especialista em dermatologia pode aproveitar alguns recursos personalizados do software médico:

  • Preenchimento automático e padronizado no prontuário eletrônico
  • Prescrição digital integrada com catálogo de 60 mil medicamentos
  • Módulo editor e comparador de imagens

Preenchimento automático: padronização a economia de tempo

Além de toda segurança, o prontuário eletrônico da Amplimed é focado em praticidade. Por isso, pensando no dia a dia agitado das clínicas médicas, foi lançado recentemente o recurso de preenchimento automático no prontuário. 

Este recurso melhora sua experiência com o prontuário, pois evita a digitação excessiva. Além disso, padroniza os prontuários de sua clínica.

Nosso Diretor Médico Marcos Sonagli, explica como funciona:

Para utilizá-lo, basta cadastrar uma hashtag (#) e uma frase correspondente a ela. Durante o atendimento, você digita a hashtag e será fornecido o texto cadastrado. Veja a demonstração dessa funcionalidade, clicando aqui. Com o preenchimento automático, sua clínica ganha:

  • Celeridade nas anotações de prontuário;
  • Padronização das informações.

Prescrição digital para dermatologia

Além do preenchimento automático, o prontuário eletrônico da Amplimed também disponibiliza a funcionalidade de prescrição digital. Em poucos cliques a partir da tela do prontuário eletrônico, você acessa a prescrição digital, que já inicia com os dados do paciente. Então, você pode digitar os medicamentos e respectivas posologias.

Esse módulo funciona com uma integração entre a Amplimed e a Memed Prescrição Digital. A Memed é especialista em prescrição eletrônica para clínicas médicas, com uma base de mais de 60 mil medicamentos diariamente atualizada. Assim, você terá acesso a um catálogo atualizado de medicamentos, que pode ser utilizado para sua prescrição.

Vale destacar, também, que a prescrição digital é um módulo disponível apenas para cadastros médicos. Para liberar o acesso, é necessário que o usuário tenha em seu cadastro o registro do CRM. Por isso, a prescrição digital é mais segura que a prescrição em papel.

Módulo editor e comparador de imagens

O módulo de edição de imagens traz muita praticidade e personalização para seu atendimento. Na tela do sistema, é possível adicionar e fazer marcações em imagens.

Assim, você pode fotografar as regiões do corpo que foram alvos do atendimento e inserir as imagens no sistema. No módulo editor, você pode inserir marcações para acompanhar visualmente a evolução do tratamento.

A cada consulta é possível adicionar novas imagens. Além de fazer marcações, você também pode utilizar o comparador de imagens para mostrar ao paciente a evolução do caso. 

Dessa forma, a ferramenta é importante tanto em aspectos assistenciais, quanto no que se refere à satisfação do paciente. Afinal, acompanhar as mudanças visuais facilita a decisão de sua conduta. Além disso, para o paciente, é importante perceber os resultados do tratamento.

Opinião de especialista

A dermatologista Adriana F. Amorim destacou os principais benefícios da utilização do prontuário eletrônico personalizado:

  • Redução do tempo gasto para os cadastros
  • Organização de todas as informações do paciente dentro do prontuário

Veja, abaixo, o comentário completo da Dra. Adriana, sobre o módulo de Dermatologia do software médico da Amplimed:

Gostei de usar o Amplimed, pois eu fazia tudo numa tabela em excel, o que tomava tempo para anotar todas as informações, inclusive de anamnese. Agora, ao preencher o cadastro, a secretária já anota todos os dados. Consigo separar tempos diferentes para os vários procedimentos dermatológicos, pois já deixo cadastrado. Assim, evitamos erros cometidos por quem vai agendar.

A consultoria para ensinar a usar os recursos é interessante, porque é marcada em videoconferência e o profissional vai mostrando tudo numa tela em tempo real e tirando nossas dúvidas.

O prontuário pode ser padrão ou dá para montar um conforme a necessidade. Também é possível colocar no prontuário as prescrições, o termo de consentimento, pedidos de exames, atestados e outros. Dá trabalho no início, mas depois que aprendemos a usar facilita muito. Recomendo aprenderem todas as facilidades para explorarem ao máximo tudo o que o sistema oferece.

Se você quiser saber mais sobre como funciona a implantação do sistema, clique aqui.

Oftalmologia

O módulo propõe recursos especiais para oftalmologia e também conta com as outras ferramentas disponíveis no sistema Amplimed.

Entre os recursos especializados, você encontrará campos para registro de exames ópticos, que podem ser organizados para levar maior praticidade aos seus atendimentos.

Com alto nível de personalização, o módulo atende todas as necessidades das clínicas de oftalmologia além de possibilitar o uso de todas as integrações do sistema.

Os campos personalizáveis trazem maior praticidade para seu atendimento, porque possibilitam que você organize as informações por ordem de prioridade.

Além da organização com as particularidades da sua especialidade, o prontuário eletrônico da Amplimed é apresentado em tela única e possui o recurso de preenchimento automático, através de tags definidas previamente.

A tela única garante que você tenha acesso a todos os campos em um único clique. Já o preenchimento automático possibilita que você crie atalhos para digitação, sem que seja necessário digitar inúmeras vezes um mesmo texto.

Teste a solução gratuitamente por 10 dias e veja como ela realmente foi feita para você!

Pediatria

O módulo personalizado para pediatria conta com configurações específicas que contribuem com os atendimentos dessa especialidade. Um destes recursos é visual. O módulo possui opções de cores que são ativadas automaticamente e diferenciam pacientes do sexo masculino e do sexo feminino.

Além da separação visual, esse recurso disponibiliza parâmetros específicos para o atendimento conforme o sexo da criança ou adolescente. Exemplo disso é a curva de desenvolvimento do Índice de Massa Corporal (IMC), cuja interpretação é distinta para meninos e meninas.

Para isso, você precisa apenas inserir os dados coletados durante o atendimento e o sistema calcula o IMC atual e compara com a expectativa para a faixa etária.

O prontuário especializado para pediatria fornece a conhecida curva presente na maioria das cadernetas de vacinação de forma digital, facilitando tanto o seu preenchimento quanto a leitura através de uma funcionalidade prática e segura.

Depois de preencher as informações para acompanhar o desenvolvimento do IMC, é possível exportar o gráfico e enviar aos familiares por e-mail, dessa forma, os responsáveis pela saúde da criança também ficam cientes de seus progressos.

Junto com a avaliação de IMC, o profissional pode inserir resultados de exames e laudos dos pequenos pacientes. Além disso, a personalização se aplica a outros campos do prontuário, de acordo com as necessidades do seu consultório.

Leia também: Laudo digital para profissionais de saúde | Amplimed

Ginecologia e Obstetrícia

O módulo personalizado para ginecologia e obstetrícia possui configurações específicas que facilitam o trabalho de profissionais dessa especialidade.

Uma das funcionalidades é o acompanhamento gráfico da mãe e do bebê durante a gestação. Com a ferramenta, é possível fazer marcações do ganho de peso da gestante e acompanhar o desenvolvimento corporal do bebê.

Com o módulo para ginecologia e obstetrícia é possível, ainda, inserir informações de ultrassonografias e de outros exames. Dessa forma, não é necessário que a paciente leve laudos e imagens antigas em todas as consultas.

Também é possível registrar informações de gestações anteriores. Assim, o profissional consegue analisar os dados e compará-los com a gestação atual. Este tipo de acompanhamento facilita a identificação precoce do desenvolvimento atípico e de dificuldades gestacionais recorrentes.

Portanto, o prontuário eletrônico com módulo para ginecologia e obstetrícia tem como principais vantagens:

  • Acompanhamento gráfico do desenvolvimento do bebê;
  • Visualização do ganho de peso da gestante;
  • Registro de ultrassonografias;
  • Registro de outros exames médicos;
  • Anotações sobre gestações anteriores.

O atendimento ginecológico e obstétrico tem especificidades. Pensando nisso, a Amplimed criou o módulo personalizado do prontuário eletrônico para ginecologia e obstetrícia.

O módulo especializado inclui todos os recursos do software médico Amplimed acompanhados por soluções exclusivas para profissionais desta especialidade.

Nosso foco é garantir, com alta tecnologia, maior segurança e praticidade para sua clínica, sem que você perca a humanidade dos seus atendimentos.

Prontuário eletrônico em outras áreas da saúde

E não para por aí! O sistema de prontuário eletrônico da Amplimed abrange não apenas as especialidades médicas, mas também diversas áreas da saúde, como nutrição, fisioterapia e psicologia. Veja só: 

Nutrição

Entre as especialidades que devem contar com recursos específicos para facilitar seu dia a dia, está a nutrição. Um prontuário nutricional precisa oferecer uma série de diferenciais para ser eficiente para o profissional.

Ele deve seguir os parâmetros determinados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), além de disponibilizar personalizações que facilitem o processo de preenchimento e mantenham a humanização do atendimento, focando a atenção no paciente.

Neste artigo, você conhecerá mais uma das especialidades contempladas em nossos prontuários e quais são os maiores benefícios específicos da plataforma Amplimed.

O que é um prontuário nutricional

Apesar de estarmos falando de uma categoria específica de atendimento, não podemos afastar completamente um prontuário nutricional de um prontuário padrão.

Ele permanece sendo o documento que armazena todo o histórico de atendimentos do paciente, desde sintomas relatados pelo próprio na ficha de anamnese até laudos de exames e prescrições médicas.

Leia mais: Guia completo da prescrição eletrônica | Amplimed

É o prontuário que possibilita um acompanhamento de cada caso e, quando o paciente é tratado por mais de um profissional na mesma clínica, digitalizá-lo em um sistema em nuvem facilita muito no processo de compartilhamento de informações.

Dentro de um prontuário nutricional, alguns dados são essenciais. Por conta disso, muitas vezes, uma personalização se faz necessária.

O desenvolvimento e acompanhamento do estado nutricional do paciente e prescrição dietética são alguns deles. Mas, a seguir, aprofundaremos um pouco mais no assunto, observando o que o CFN determina como essencial.

Diferenciais de um prontuário nutricional

O capítulo II da Resolução nº 594 do CFN, de 17 de dezembro de 2017, estabelece o conteúdo a ser informado no prontuário nutricional, seja ele físico ou eletrônico.

Abaixo, você confere o que deve constar:

  1. Dados cadastrais

    As informações pessoais de relevância cadastral do paciente devem ser coletadas, como nome, data de nascimento, idade, sexo, gênero, endereço, profissão e os dados do responsável, caso o paciente não tenha atingido a maioridade.

    Nesse primeiro momento, já é possível personalizar o prontuário adicionando campos pertinentes a cada atendimento. Um paciente pode, por exemplo, solicitar a inserção do campo nome social.
  2. Avaliação de risco

    O prontuário nutricional deve conter uma triagem que determina o nível de atendimento nutricional prestado e a avaliação de risco do paciente.
  3. Assistência de nutrição

    Identificar o nível de assistência para indicar a conduta dietoterapêutica correta.
  1. Anamnese física e alimentar

    Preenchimento da ficha de anamnese do paciente considerando atividade física, mobilidade, histórico individual e familiar, intolerâncias, alergias e restrições alimentares, alterações ponderais recentes, medicamentos em uso, sintomas e exames anteriores e atuais.
  2. Avaliação do estado nutricional

    Segundo a regulamentação, este campo deve conter, obrigatoriamente, avaliação antropométrica e de indicadores clínicos e laboratoriais, quando eles estiverem disponíveis para o profissional; exame físico nutricional e métodos para avaliação da composição corporal.
  3. Diagnóstico nutricional

    Se ainda não houver uma conclusão, esse campo pode ser utilizado para hipóteses sobre o cada caso, indicando o protocolo referencial utilizado.
  4. Necessidades específicas

    Quando aplicável a cada caso, descrever em prontuário as necessidades nutricionais específicas.
  5. Prescrição dietética

    Essa prescrição relaciona-se apenas com a dieta indicada ao paciente e deve conter, obrigatoriamente, data, hora e características da dieta, como valor energético total, doses e fracionamento.

Essa é a base de um primeiro atendimento utilizando o prontuário nutricional. Nos atendimentos subsequentes, como já haverá registro anterior e um histórico, o registro deve sofrer apenas algumas atualizações

Entre elas estão a data e horário do atendimento, alteração da conduta dietética, diagnóstico com base na reavaliação após o retorno em consulta e outras informações que sejam relevantes.

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed

Prontuário eletrônico personalizável para nutricionistas

São muitas diferenças entre o prontuário comum e um prontuário nutricional, muitos campos de atenção a mais.

Por isso, contar com um sistema de prontuário eletrônico personalizável, que torne mais prático o preenchimento através de tags automáticas ou que permita a inserção de campos coerentes com cada especialidade é essencial.

E não apenas o preenchimento é facilitado pela digitalização do prontuário!

O acompanhamento de cada caso é inerente à especialidade de nutrição, afinal, o paciente retorna diversas vezes para medir resultados e ajustar dietas.

A visualização do histórico e de informações coletadas em consultas anteriores é facilitada pelo sistema de armazenamento de dados do prontuário eletrônico, afinal, o profissional pode acessá-los a qualquer hora e de qualquer lugar, incluindo laudos e imagens de exames anteriores, documentos e prescrições.

A segurança do paciente e do profissional nutricionista também estão garantidas ao escolher uma plataforma digital que está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e com um sistema de backup para que nenhum dado antigo seja perdido.

Fisioterapia

Desde o momento em que o paciente entra na sala e começa a relatar suas queixas para o profissional, é possível que a ficha de anamnese de fisioterapia seja preenchida dentro do prontuário eletrônico do paciente.

As facilidades geradas por esse processo são muitas e vão desde a concentração de armazenamento informações, facilitando os retornos nos próximos atendimentos, a segurança de dados sensíveis do paciente quando se usa uma plataforma pautada na Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) até o preenchimento automático de campos recorrentes.

Com o prontuário eletrônico da Amplimed, você consegue definir o preenchimento dos campos mais relatados por seus pacientes ou os sintomas mais presentes por tags automáticas.

O recurso funciona até mesmo para prescrições digitais, com o preenchimento das medicações mais recomendadas em seus atendimentos.

Psicologia

A ferramenta leva mais agilidade e segurança para o registro dos seus atendimentos. O modelo digital do documento integra todas as informações de seus pacientes.

Faça uma reflexão: quantos sessões você realiza hoje e como armazena todas as informações, do agendamento ao histórico, passando pela anamnese psicológica?

Psicólogos e psicanalistas precisam ser extremamente sistemáticos na hora de organizar os dados dos pacientes.

Afinal, estamos falando de um documento que contém dados sensíveis, por isso, é necessário tomar todas as medidas para garantir a segurança de seus pacientes.

Leia também: 6 metas internacionais de segurança do paciente: tire suas dúvidas

Além disso, você também deve zelar pela qualidade do seu atendimento.

Com tantas informações recebidas diariamente, confiar apenas na memória ou de uma pilha de papéis para lembrar o que foi discutido em cada sessão é uma estratégia arriscada.

Prontuário psicológico eletrônico: entenda os benefícios

Os prontuários eletrônicos são uma versão mais moderna daquele prontuário psicológico usado antigamente nas clínicas.

Essa versão digital surgiu da necessidade de facilitar o acompanhamento das mudanças na saúde de um paciente ao longo do tratamento e, também, da praticidade de armazenamento, já que não é preciso reservar um espaço físico para a papelada que se acumula.

Ainda, é possível compartilhar registros com outros profissionais quando for o caso. Isso permite um viés integrativo para o tratamento.

Uma das grandes vantagens da ferramenta é que ela permite ao psicólogo a visualização simplificada de informações.

Você consegue acessar o histórico completo de um paciente com poucos cliques. Isso permite que o acompanhamento seja mais humanizado, afinal, ele não precisará ser repetitivo em consulta e que a abordagem terapêutica seja mais precisa.

Além disso, o prontuário psicológico eletrônico é criptografado e armazenado de forma segura.

Ao armazenar os dados do seu paciente no seu computador pessoal, você pode colocá-los em risco, afinal, ele está muito mais vulnerável a ataques e perda de dados do que um sistema com armazenamento em nuvem e possibilidade de backup.

Leia também: Sistema em nuvem ou local: saiba qual usar em armazenamento médico

Com o sistema de gestão para psicólogos Amplimed, você ainda pode ter muitos outros benefícios. Veja:

Agendamento online integrado ao prontuário psicológico

Seu paciente quer sentir o acolhimento desde o primeiro contato. O vínculo entre psicólogo e paciente inicia nessa primeira comunicação.

Seja por WhatsApp, Skype, por ligação ou de forma presencial, seu paciente formará impressões iniciais sobre sua receptividade como profissional.

Se o paciente encontrar barreiras para agendar a consulta, é provável que ele adiará o início da terapia.

Por isso, no sistema Amplimed, o prontuário psicológico eletrônico é integrado ao módulo de agendamento online.

Com essa integração, seus pacientes podem marcar a consulta a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias da semana, de acordo com a disponibilidade da sua agenda.

Essa facilitação ajuda o paciente a tomar a iniciativa de fazer o agendamento.

Afinal, assim que sentir a necessidade de consultar e decidir buscar por um profissional, poderá escolher o melhor horário e, rapidamente, iniciar o acompanhamento.

É claro que isso não elimina a possibilidade de você oferecer um acolhimento pessoal.

O agendamento online apenas elimina a barreira da simultaneidade. Em outras palavras, não será necessário que você responda o paciente imediatamente para que ele possa agendar.

Ele pode marcar a consulta e, então, quando você estiver disponível, pode enviar uma mensagem como um primeiro contato direto.

Se preferir, também há a opção de o sistema enviar essa mensagem de forma automática.

Para seu consultório, os principais benefícios do agendamento online são:

  • Possibilitar o agendamento a qualquer hora e lugar;
  • Evitar marcação simultânea entre os pacientes;
  • Precisar informações de cadastro;
  • Aumentar o número de atendimentos efetivos;
  • Reduzir os cancelamentos.

Plataforma de telemedicina integrada

O prontuário psicológico eletrônico da Amplimed também dá acesso à plataforma de telemedicina.

A plataforma possui todos os recursos que você precisa para o atendimento online.

No pré-atendimento, ela envia um SMS ou um e-mail para o paciente, avisando sobre o horário da consulta.

Você ainda pode utilizar a integração com WhatsApp para facilitar o envio do link da sessão. Basta o paciente clicar para entrar na sala virtual de consulta.

Durante o atendimento, além do recurso audiovisual, também é possível trocar mensagens e arquivos pelo chat da plataforma.

Assim, arquivos como laudos, pareceres ou históricos de atendimentos com outros profissionais da saúde ficarão anexados ao prontuário psicológico.

Com isso, todos os documentos e anotações da consulta são salvos automaticamente no prontuário para consultas futuras.

Leia também: Laudo digital para profissionais de saúde | Amplimed

Portanto, o prontuário psicológico, vinculado à plataforma de teleconsulta, é uma ferramenta poderosa para todas as etapas do atendimento.

Assinatura digital para documentos técnicos

Outro grande benefício do prontuário psicológico da Amplimed é que, sempre que for necessário emitir um documento técnico para seu paciente, você contará com a assinatura com a certificação digital mais respeitada do mercado: da ICP-Brasil.

Os documentos emitidos no atendimento psicológico devem seguir orientações específicas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos conselhos regionais.

Uma dessas regras é a especificação da responsabilidade técnica do profissional que efetuou o atendimento e redigiu o laudo, parecer ou o relatório.

Com o prontuário psicológico eletrônico, você terá esse recurso a um clique.

 Basta elaborar o documento e assinar digitalmente. Depois, é só enviar ao paciente por e-mail.

A assinatura eletrônica leva inúmeros benefícios, como:

  • Otimização do tempo da consulta;
  • Melhora na experiência do paciente;
  • Maior segurança;
  • Garantia da veracidade dos documentos técnicos.

Prontuário psicológico em tela única com preenchimento automático

O sistema Amplimed também oferece o recurso de preenchimento automático em seu prontuário eletrônico de tela única.

Essa funcionalidade possibilita que você crie atalhos para fazer as anotações durante a consulta.

Assim, você pode criar pequenas baterias de perguntas para uma verificação rápida de sintomas, com um simples atalho.

Para esse exemplo, você pode definir que, ao digitar “#depressão”, o sistema liste no prontuário todos os sintomas para um quadro de Transtorno Depressivo Maior (TDM).

Então, você terá na tela de anotações:

  • Anedonia;
  • Humor deprimido;
  • Inapetência/perda de peso;
  • Insônia/hipersonia;
  • Agitação/languidez;
  • Fadiga;
  • Sentimento de culpa;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ideação suicida.

Com esse atalho, você só precisaria preencher “sim” ou “não” para fazer a verificação dos sintomas clínicos de um TDM antes ou durante o atendimento.

Portanto, o preenchimento automático pode facilitar tanto sua entrevista diagnóstica quanto suas intervenções, independentemente do arcabouço teórico que embasa sua prática.

Prontuário eletrônico integrado com a telemedicina

A telemedicina e o prontuário eletrônico são duas das ferramentas que mais contribuíram para aumentar a qualidade da medicina na atualidade.

Por meio delas é que os diagnósticos e tratamentos estão sendo realizados com mais agilidade e precisão.

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed
O que é e como funciona a telemedicina?

A telemedicina trata-se do uso das tecnologias e telecomunicações para que profissionais da saúde possam oferecer informação e atenção médica.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu a prática como:

“Exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.”

Nessa perspectiva é que a telemedicina é vista com papel mediador para a medicina, uma vez que possibilita o exercício sem fronteiras da prática médica.

Ela aproxima médicos e pacientes, principalmente em situações especiais que impossibilitam seu encontro presencial.

A telemedicina apresenta soluções para diferentes áreas. Entre elas:

  • Atendimento ao paciente;
  • Estudo, ensino e pesquisa;
  • Promoção e prevenção em saúde;
  • Resolução cooperativa de casos especiais.

Além disso, a implantação dessa tecnologia também tem alguns objetivos principais, como:

  • Agilidade na comunicação interprofissional;
  • Conexão com o paciente;
  • Crescimento das empresas na área da saúde;
  • Expansão da capacidade de atendimento;
  • Troca de conhecimentos entre profissionais.

Essa técnica, antes mesmo da pandemia, já era muito utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos.

Leia também: Atendimento home care e a telemedicina para a terceira idade

Porém, no Brasil, ganhou muito destaque durante a pandemia de Covid-19. Com isso, foram liberadas novas práticas e, por consequência, houve um grande avanço em termos de legislação.

Em 5 de maio de 2022, entrou em vigor a Resolução n° 2134/2022 do CFM (Conselho Federal de Medicina), responsável por definir e regulamentar a telemedicina no Brasil.

Você pode saber mais sobre esse tema no conteúdo abaixo:

CFM regulamenta a prática da telemedicina no Brasil

Quais as vantagens da telemedicina?

Durante o período mais crítico da pandemia, a telemedicina foi fundamental para desafogar os pronto-atendimentos e para fazer o monitoramento de pacientes que estavam em isolamento.

Adicionalmente, ajudou a fazer teleconsulta entre médicos intensivistas e médicos clínicos em UTIs e facilitou o acesso de médicos especialistas em regiões remotas.

Nós, aqui da Amplimed, acompanhamos de perto essa virada de chave da saúde, já que estávamos com um software de telemedicina pronto e otimizado para os profissionais.

Como experimentamos na prática essas e outras facilidades, podemos destacar as principais vantagens:

  • Facilitação da consulta online;
  • Agilidade na interpretação de exames;
  • Integração com prontuário eletrônico;
  • Aproximação de especialistas;
  • Mais segurança nos atendimentos;
  • Maior acesso ao atendimento médico para os pacientes;
  • Possibilidade de telediagnóstico;
  • E muito mais!

Entre essas vantagens, vale destacar que, com o telediagnóstico é possível transmitir gráficos, imagens e dados para emissão de um laudo ou parecer de um médico especialista.

Com isso, qualquer médico pode solicitar exames de imagem ou  laboratoriais e contar com a interpretação de outro profissional da área, a qualquer momento, sem precisar combinar horários e marcar reuniões.

Essas características da telemedicina beneficiam os profissionais e os pacientes da sua clínica.

Afinal, os médicos terão acesso a melhores recursos para tratar cada caso, com praticidade e foco no paciente.

Esse maior foco no paciente melhora a experiência de quem busca a sua clínica. Dessa forma, você verá um aumento na satisfação de pacientes.

Quais as principais vantagens de ter o prontuário eletrônico integrado à telemedicina?

A integração do prontuário eletrônico à plataforma de telemedicina é uma excelente opção para as clínicas que querem atuar tanto presencial quanto remotamente.

Afinal, o prontuário eletrônico pode ser usado para consultas locais ou online, sem comprometimento do registro de informações.

Além disso, o atendimento será mais rápido e eficaz. Com o prontuário eletrônico integrado, o médico estará conversando com o paciente e escrevendo as observações, contando com o preenchimento automático do prontuário.

Assim que o profissional precisar verificar um exame ou uma prescrição, ele terá acesso através do prontuário eletrônico, tudo em uma única tela.

Leia mais: 4 vantagens de um software médico com prescrição digital própria

As consultas de retorno serão mais tranquilas, sem que o paciente precise ir até a clínica para pegar uma prescrição, por exemplo.

O prontuário eletrônico está integrado à plataforma de telemedicina da Amplimed.

Além disso, o sistema disponibiliza todas as ferramentas necessárias para os atendimentos e para a gestão da empresa.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração e conheça agora mesmo na prática o prontuário eletrônico da Amplimed:

Software prontuário médico: conheça a Amplimed

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed

Conheça a Amplimed

A Amplimed é uma empresa dedicada a oferecer soluções completas para a gestão de clínicas e consultórios. Possuímos um time repleto de profissionais qualificados para prestar assistência técnica online e também melhorar a experiência dos nossos parceiros.

Utilizamos os recursos tecnológicos mais avançados em nossos sistemas, sempre prezando pela qualidade, funcionalidade e a transformação digital.

Nossa plataforma também é extremamente segura, pois prezamos pelo respeito às normas da LGPD, protegendo todos os dados inseridos dos pacientes, além da assinatura digital nos padrões do ICP-Brasil, que garante a autenticidade e integridade dos documentos.

Se a sua clínica ainda sofre com métodos arcaicos ou manuais, convidamos você a conhecer todos os nossos recursos. Veja o que a Amplimed pode oferecer ao seu negócio:

  • Agendamento online;
  • Prontuário eletrônico com módulos de especialidade;
  • Plataforma de telemedicina;
  • Módulo de controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Módulo de pagamento;
  • Faturamento TISS;
  • Segurança de dados.

A qualidade da Amplimed se também se molda pelos números. Somos líderes em prontuário eletrônico no Brasil, com mais de 18 milhões de prontuários migrados para a nossa solução. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre os recursos listados.

8 recursos da Amplimed para gestão da sua clínica

A gestão de uma clínica envolve diversos processos e desafios que exigem organização, eficiência e qualidade. Para facilitar esse trabalho, é essencial contar com uma solução tecnológica que integre todas as etapas do atendimento, desde o agendamento até o faturamento, passando pelo prontuário eletrônico, pela gestão financeira e também administrativa.

Confira o que cada recurso pode oferecer:

1. Agendamento online

O processo de agendamento de uma consulta é o primeiro passo para o contato do paciente com a clínica. Por este motivo, é preciso ficar atento aos detalhes, buscando oferecer praticidade e conforto.

O agendamento online da Amplimed é uma ferramenta que permite aos pacientes agendar consultas médicas de forma rápida, fácil e segura a qualquer hora do dia. É possível também optar pelo tipo de consulta (presencial ou online), sem precisar passar pelo processo de ligação ou aguardar em filas.

Com esse sistema, a tendência é de se reduzir as faltas e cancelamentos, já que as automações permitem o envio automático de lembretes por SMS, e-mail ou WhatsApp para os pacientes, aumentando a taxa de presença e diminuindo a ociosidade da agenda. Veja também outras vantagens:

  • Otimização do tempo e da produtividade;
  • Melhora da experiência do paciente;
  • Aumento de visibilidade e captação de novos pacientes;
  • Integração com outros módulos da Amplimed.

Leia também: Como o agendamento de consulta por especialidades melhora a experiência do paciente

2. Prontuário eletrônico com módulos de especialidade

Como vimos anteriormente, o sistema médico da Amplimed possui prontuário eletrônico que atende a todas as exigências da LGPD. Essa funcionalidade leva praticidade, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Além de ser prático, o prontuário eletrônico também é um item de segurança. Ele mantém as informações das consultas guardadas sem ocupar espaço físico. Dessa forma, sempre que for necessário buscar o histórico do paciente, seja com finalidade assistencial ou judicial, você terá fácil acesso.

O atendimento também ganha eficiência, principalmente, porque o médico não precisa dedicar tempo para as anotações manuais. Basta digitar no prontuário com o auxílio do recurso de preenchimento automático.

O prontuário eletrônico da Amplimed com os módulos de especialidade é uma solução inovadora e eficaz com mais adaptabilidade, agilidade, qualidade e integração para a gestão de clínicas e consultórios médicos, além de melhorar a relação entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Confira algumas das especialidades contempladas:

  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Dermatologia;
  • Nutricionista;
  • Psicologia;
  • Oncologia;
  • Fisioterapia;
  • Odontologia;
  • Oftalmologia.

Faça o teste em nossa plataforma e tenha uma experiência personalizada para a sua especialidade!

3. Telemedicina

A plataforma de telemedicina está integrada ao sistema médico Amplimed. Suas funções são somadas aos benefícios oferecidos pelo agendamento online, prontuário eletrônico e outros recursos.

Antes de iniciar o atendimento, o médico pode enviar um SMS ou um e-mail direto do sistema. A mensagem conterá o link para que paciente consiga acessar a videochamada.

Quando a consulta é iniciada, o médico tem acesso ao prontuário eletrônico de seu paciente, podendo conferir todas as informações relevantes de atendimentos passados, exames, relatórios e observações importantes.

Além do contato em vídeo, dentro do ambiente de teleatendimento está disponível um espaço para o chat, onde paciente e médico podem trocar mensagens escritas. No chat é possível encaminhar links, fotos de resultados de exames ou outro tipo de arquivo em tempo real.

O chat também é integrado com o prontuário. Portanto, os documentos anexados no chat são salvos junto ao histórico do paciente.

4. Controle financeiro

Para um negócio se manter saudável, é necessário possuir uma boa gestão financeira através de profissionais competentes e qualificados. O controle de faturamento, é sem dúvidas, uma das maiores dificuldades a serem superadas, principalmente quando a empresa está começando no mercado.

Entretanto, com ferramentas boas e adequadas, é possível sanar esse e outros problemas derivados do setor financeiro. O módulo financeiro da Amplimed oferece total controle sobre as receitas e despesas da clínica, com design totalmente intuitivo e integrado.

É possível acompanhar todas as movimentações financeiras da clínica de forma simplificada e configurar as melhores opções de pagamento para seus pacientes. Além disso, o módulo conta com:

  • Cadastro e classificação de despesas;
  • Relatórios financeiros;
  • Fluxo de caixa personalizado;
  • Controle financeiro por atendimento.

Além disso, você também pode realizar todo o planejamento financeiro futuro de sua clínica baseado em dados atuais. Isso permite fazer um cálculo de previsão de receitas e de despesas, facilitando a tomada de decisão em investimentos e melhorias internas.

5. Controle de estoque

Em empresas que possuem uma alta rotatividade de produtos, o controle de estoque é essencial para controlar a entrada e saída de itens, registrando devidamente as notas fiscais de compra, requisições internas e as baixas automáticas no prontuário eletrônico.

Dentro do módulo controle de estoque da Amplimed, é possível organizar todos os itens por categorias, subcategorias, lotes, validade, fornecedores e locais de armazenamento. Esse cuidado leva a maior segurança e menos risco de extravio dos itens catalogados.

O sistema também automatiza a contagem dos materiais, o que facilita a administração e reposição de  qualquer item, basta informar a quantidade de produtos que foram adquiridos e, posteriormente, o número de itens utilizados em cada procedimento feito.

6. Módulo de pagamento

O sistema médico Amplimed conta também com módulo de pagamento. Nele é possível emitir boletos para pagamento de consultas. Além disso, possui integração com cartão de crédito e conciliação.

Dessa forma, seu paciente poderá escolher a melhor opção de pagamento pela consulta. Com esse recurso, você facilita o pagamento por parte dos pacientes, o que também resulta em aumento do número de consultas efetivadas.

O módulo de pagamento também possibilita a redução de inadimplência dentro da empresa, já que, ao oferecer mais facilidade e comodidade para seus pacientes pagarem, reduz significativamente as chances de atrasos.

7. Faturamento TISS

O faturamento TISS é um padrão obrigatório para a troca de informações entre prestadores de serviços de saúde e operadores de planos de saúde. Esse padrão, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2012, busca garantir a segurança, qualidade e eficiência dos dados.

O módulo de faturamento TISS é uma ferramenta que facilita e automatiza o processo de faturamento, seguindo as normas e os requisitos padrões da ANS. Com esse módulo é possível realizar as seguintes tarefas:

  • Registrar os atendimentos, as despesas e os procedimentos em formato seguro;
  • Solicitar e preencher guias médicas, necessárias para realizar procedimentos médicos;
  • Enviar e receber arquivos XML que contém informações codificadas dos atendimentos;
  • Gerar relatórios e gráficos  que auxiliam na gestão financeira e administrativa da clínica ou do consultório.

Todas essas tarefas também ajudam a clínica e os médicos a economizar tempo, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com as operadoras de planos de saúde.

Leia também: Guia TISS e Amplimed: conheça o módulo que soluciona os problemas de glosas na sua clínica

8. Segurança de dados

A relação médico paciente é importante não apenas para a prestação de serviço, mas também para garantir um bom tratamento. A tecnologia pode contribuir com essa relação à medida que respeita o tempo do paciente e garante segurança para seus dados.

O sistema médico Amplimed possui certificação reconhecida pelo ICP-Brasil além de seguir as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O ICP-Brasil possui a função de coordenar a implantação e o funcionamento da infraestrutura informática do país.

O órgão definiu o Certificado Digital como um produto eletrônico personalíssimo, porque é disponibilizada uma versão exclusiva para cada adquirente. Ou seja, não é possível a existência de dois certificados digitais iguais, o que previne consistentemente atos de fraudes.

Conheça mais: Como preservar a segurança da clínica e a privacidade do paciente

Como um software prontuário médico facilita a rotina em sua clínica

A rotina dos ambientes clínicos pode acarretar momentos instáveis, já que é preciso lidar com diversos atendimentos, agendamentos, programações de exames, controle de caixa e outras situações. Todo esse trabalho é vital para o funcionamento da empresa. Entretanto, o uso de métodos tradicionais ou manuais para lidar com todas essas questões geram um problema de organização a longo prazo.

Junto aos problemas de organização, aparecem também os desafios de segurança. Todos os documentos físicos podem facilmente ser extraviados ou descartados por engano, o que gera transtornos para a empresa e os pacientes que precisarão preencher novamente os seus dados.

Você já reparou em quanto tempo e esforço são desperdiçados por duas coisas tão simples como a desorganização e a falta de segurança de arquivos? Quanta economia poderia ser feita alinhando apenas esses dois problemas em sua clínica?

O software prontuário médico da Amplimed consegue unir organização, segurança, economia e agilidade em um mesmo eixo, veja como:

Tecnologia de proteção em nuvem

Não fique mais refém de arquivos físicos e programas arcaicos que dependem de instalações dentro de seu sistema operacional. O software da Amplimed possui uma camada forte de segurança, fazendo com que os dados dos pacientes fiquem protegidos por criptografias e backups em um banco de dados hospedado na nuvem.

Esse sistema de armazenamento evita perdas, roubos e danificações de dados, garantindo a confidencialidade e a integridade de todas as informações que os pacientes confiam à clínica.

Organização interna

Com um sistema totalmente preparado para atender a sua clínica, a organização dos dados clínicos de pacientes são prioridade. A Amplimed se preocupa em evitar as duplicações de dados, inconsistências e incompletudes de informações.

Além disso, a integração feita é totalmente automatizada, o que evita a repetição de atividades, sendo também possível gerar relatórios que auxiliam na gestão e na tomada de decisões da clínica.

Agilidade no trabalho

A rapidez em todos os processos internos da clínica tende a tornar o serviço prestado muito mais bem avaliado pelos pacientes. Os profissionais de saúde podem reduzir o tempo gasto com o preenchimento de formulários, a busca de documentos e a digitação de dados.

Dessa forma, é possível dedicar mais tempo com a qualidade de atendimento aos pacientes, buscando sempre melhorar a eficiência do serviço e aumentar o nível de satisfação após a consulta.

Prontuário eletrônico: um guia completo para todas as áreas | Amplimed

Amplimed fornece telemedicina com prontuário eletrônico para o Sistema Unimed SP

A Amplimed fechou contrato com a Unimed Fesp para fornecer o serviço de telemedicina com prontuário eletrônico ao Sistema Unimed no estado de São Paulo. A inovação também foi adotada pelas Unimeds Cuiabá e Blumenau e deve chegar a outras cidades brasileiras em breve. Com a parceria, os profissionais de saúde credenciados pela rede Unimed passam a oferecer o serviço de teleorientação a seus pacientes, contribuindo diretamente para as medidas de isolamento social necessárias ao controle da pandemia do novo coronavírus.

Telemedicina com prontuário eletrônico

A Unimed Fesp, de acordo com seu presidente Dr. Omar Abujamra Junior, vem se preparando desde março de 2019 para o uso da telemedicina, sempre em acordo com a legislação vigente e regras das entidades de classe e do Sistema Unimed, respeitando clientes e médicos cooperados.

“A plataforma segue critérios de segurança e de integração com outras ferramentas disponibilizadas pelo Hub VitALL, como a biometria facial para médicos e pacientes, e está sendo disponibilizada a todas as Unimeds do estado de São Paulo, além de outros estados por meio de parcerias. Viabilizamos, também, ferramentas para a capacitação dos cooperados e parceria com uma empresa para certificados digitais. A Amplimed está em processo de implantação em mais de 15 cooperativas Unimeds, e a expectativa é de gerenciar o sistema das clínicas de mais de 2.000 mil médicos”, explicou o dirigente.

Por conta do seu grau de inovação, a plataforma Amplimed foi uma das selecionadas entre 200 startups inscritas para o programa de aceleração Conexão Vitall, promovido pela Unimed Fesp, por meio do hub Vitall, e realizado em parceria com a Liga Ventures.

“A expectativa era que se tivesse um software para todo o estado e a  Amplimed superou as expectativas liberando a telemedicina para as Unimeds de uma forma muito rápida”, acrescenta Alisson Valerio, padrinho da Amplimed no processo de aceleração e gerente de TI da Unimed São José dos Campos.   “O programa foi fundamental por uma questão de gestão de negócios, de parceria, de mentoria e de aceleração como um todo. Acabamos nos tornando o prontuário-referência”, comenta Dr. Marcos A. Sonagli, diretor médico da Amplimed.

Diante da pandemia, a ferramenta de telemedicina foi lançada já no início da quarentena do Estado de São Paulo.  A plataforma de prontuário eletrônico roda em nuvem e já inclui diversos módulos de especialidades médicas: ginecologia, pediatria, reumatologia, oncologia, oftalmologia e dermatologia, entre outras, além de ferramentas de confirmação automática de consultas e prescrição digital de medicamentos. Outra vantagem é garantir a segurança dos dados de acordo com as melhores práticas do mercado e novas normas da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de cumprir as normas do país para a realização de consultas médicas (CFM e ICP-Brasil).

Sobre a Unimed Fesp

A Unimed Fesp tem dois papéis. É a 16ª. operadora de plano de saúde do País, com mais de 500 mil beneficiários ao mesmo tempo que representa institucionalmente os interesses de 76 Unimeds filiadas no estado de São Paulo, que administram 20 mil médicos, 40 hospitais, 38 mil colaboradores, 30 unidades de Atenção Primária à Saúde, quatro Hospitais Dia, 68 Pronto Atendimento, 38 Centros de Diagnóstico, 31 laboratórios, 33 Farmácias e sete Óticas.

Sobre a Amplimed

Amplimed é a primeira plataforma online para gestão de clínicas e consultórios com teleconsultas integradas. Foi criada em 2015 em Santa Catarina na cidade de Chapecó, pelos empreendedores Darlan Segalin, Liandro Segalin e pelo médico ortopedista Dr. Marcos Sonagli, a partir de uma necessidade percebida na clínica médica.  A HealthTech (startup voltada à área de saúde) recebeu aporte da Oxigênio Aceleradora, parceria da Porto Seguro com a Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício. Atualmente a plataforma está presente em mais de 670 clínicas  e é usada por mais de 8.500 profissionais em todo o Brasil.

Dr. Asdrubal em seu consultório com estetoscópio no pescoço e sorrindo para a câmera

Dr. Asdrubal César: conheça um de nossos cases de sucesso

Entre os mais de 26 mil profissionais de saúde que confiam na Ampli, está o Dr. Asdrubal Cesar da Cunha Russo, que é um verdadeiro veterano no uso do nosso software, principalmente no que diz respeito ao prontuário eletrônico.

Veja um pouquinho sobre a experiência do Dr. Asdrubal com a Amplimed:

Quando o Dr. Asdrubal começou a usar a Amplimed?


“Comecei a usar a Amplimed em 2016, quando a Amplimed estava começando a expandir sua presença em Chapecó. Fui apresentado ao sistema em um evento realizado no Hotel Mogano.”

Quais problemas sua clínica enfrentava?


“Questões de segurança dos arquivos e organização que entendi que o prontuário eletrônico resolveria. Via cada vez mais a papelada aumentando na clínica e a necessidade de comprar armários de arquivos para armazenamento.

Já tinha feito uma experiência antes com outro prontuário eletrônico, mas no evento em que eu conheci a Amplimed obtive a informação de que a telemedicina era uma prioridade e já estava pronta, apenas aguardando a regulamentação no Brasil. 

Desse modo, dei preferência à um sistema que fosse pioneiro, que quando a regularização da telemedicina entrasse em vigor, a plataforma já começasse a funcionar.

Outro fator que influenciou minha decisão foi que, quando precisei fazer a migração dos dados do outro prontuário que utilizava, o processo foi bem fácil.”

Leia a entrevista na íntegra: Sistema de prontuário eletrônico na prática: como a Amplimed otimizou a gestão do Dr. Asdrubal

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