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Gestão financeira para clínicas: relatórios financeiros

Você sabe como relatórios financeiros auxiliam em planejamento e lucratividade na gestão financeira para clínicas? Descubra neste artigo.
mulher apresentando gráfico de relatórios financeiros

Uma boa gestão financeira para clínicas inclui o bom uso de relatórios financeiros. 

Eles auxiliam no planejamento estratégico para manter a lucratividade e os custos da clínica ajustados e em coerência, ao fornecer informações para estabilizar o fluxo de caixa.

Pensando nisso, preparamos este texto com diversas informações úteis para você, e nele abordaremos:

O que são os relatórios financeiros?
Qual a importância de ter relatórios financeiros na gestão financeira para clínicas?
As vantagens de cada relatório do sistema Amplimed
Os benefícios de centralizar os dados em um único sistema
Como a Amplimed pode ajudar a sua clínica médica?

montante de moedas

O que são os relatórios financeiros?

Os relatórios financeiros são ferramentas que fazem a união de diversas informações importantes da gestão financeira para clínicas. 

Esse conjunto de informações colabora para a tomada de decisões inteligentes a serem feitas pelos gestores ou por suas equipes administrativas.

Um dos objetivos desses relatórios é identificar de maneira simples o momento necessário para um corte de custos, o melhor tipo de investimento ou para determinar medidas para aumentar o lucro. 

Essas são decisões que determinam se a gestão financeira para clínicas aplicada está funcionando ou não. Então, é preciso que os dados sejam de fácil obtenção e possibilitem uma análise rápida. 

doutor em recepção da clínica

Qual a importância de ter relatórios financeiros na gestão financeira para clínicas?

Com certeza, uma ferramenta que apresenta relatórios gerenciais é indispensável para o sucesso de uma clínica médica. 

Os relatórios gerenciais são as ferramentas usadas pela equipe administrativa para a tomada de decisões. Já os relatórios financeiros são especialmente importantes, porque revelam a saúde financeira do seu negócio.

Esses relatórios auxiliam o processo de controle administrativo da gestão financeira para clínicas, que é uma das etapas abordadas pela Teoria Geral da Administração (TGA)

De acordo com a TGA, a etapa de controle administrativo ocorre quando a equipe analisa os resultados da empresa. Os dados analisados nessa etapa e as decisões tomadas guiam o reinício do ciclo administrativo, composto por:

  •     planejamento;
  •     organização;
  •     direção;
  •     controle.

Na Amplimed, todos os relatórios financeiros ficam em um só lugar. Isso torna todo o acesso a esses dados mais fácil, rápido e prático. Sem precisar reunir planilhas ou procurar dados em diferentes softwares.

O sistema Amplimed reúne as ferramentas necessárias para o registro, para a síntese e para a análise das informações essenciais para uma boa gestão financeira para clínicas. 

Além disso, garante um altíssimo nível de proteção aos dados armazenados.

As vantagens de cada relatório do sistema Amplimed

Para otimizar seu tempo e a gestão para clínicas médicas, você precisa das ferramentas apropriadas, que apresentem relatórios gerenciais. 

Dentro do sistema Amplimed, você encontra muitos relatórios personalizados, como:

  •     Canais de aquisição de pacientes;
  •     Relatório de atendimento por convênio médico;
  •     Central de custos;
  •     Rentabilidade de procedimentos realizados;
  •     Repasse de valores por profissionais;
  •     Procedimentos realizados;
  •     Tempo médio de atendimento por profissional.
doutora ouve coração de paciente com estetoscópio

Canais de aquisição de pacientes

A vantagem do relatório de canais de aquisição de paciente é que você saberá por onde e como o paciente conhece a marca da sua clínica. É importante identificar esse primeiro contato do paciente com a clínica para que você possa aprimorá-lo.

Afinal, no momento que o paciente encontra sua clínica, ele fará uma avaliação inicial, baseada em primeiras impressões.

 A decisão do seu paciente agendar a consulta ou não depende desse primeiro contato. Portanto, o relatório de canais de aquisição de paciente é indispensável para a otimização da jornada do cliente na sua clínica.

Com os relatórios gerenciais de canais de aquisição, os gestores da clínica poderão decidir novas estratégias de marketing. Além disso, poderão decidir em quais pontos de contato fazer alterações.

Com esse relatório, a sua clínica também saberá por qual via chegam os pacientes. Assim, fica muito mais fácil criar estratégias para impulsionar o alcance da sua clínica. 

Relatório de atendimento por convênio médico

Tendo em vista que o atendimento médico por convênio possui diversas vantagens, é preciso estar atento e analisar essa modalidade e o quão rentável ela é para a sua clínica. 

O relatório de atendimentos feitos por convênio médico facilita a análise, porque sintetiza as principais informações para você identificar as mudanças necessárias.

Com o relatório e com as respostas na tela, será mais fácil encontrar a diferença de demanda entre os convênios. A maior organização dos dados ajuda os gestores a tomarem melhores decisões de nível estratégico. 

Essas decisões são necessárias quando a clínica recebe propostas de atender em novos convênios ou os profissionais cogitam a possibilidade de encerrar uma parceria.

Central de custos

Com a central de custos você poderá gerar um relatório de custos com um único clique. Além disso, você poderá categorizar as fontes de receita e as despesas. 

Essa funcionalidade ajuda na análise da rentabilidade da clínica e de cada procedimento feito nela.

Sabendo mais sobre a rentabilidade de cada atendimento, você poderá conversar com a equipe para planejar os serviços. 

Assim, será possível optar pela troca de materiais ou pela implementação de outras técnicas e outros serviços que vão dar uma cara nova e mais rentabilidade para a clínica.

doutora aplica botox em paciente

Rentabilidade de procedimentos realizados

O relatório que indica a rentabilidade de cada procedimento ajuda na análise do retorno de cada um deles. Definindo, assim, se a sua clínica vai bem ou se ela precisa melhorar no equilíbrio entre receitas e despesas.

Antes de usar o relatório como uma ferramenta de gestão financeira para clínicas ao tratar de procedimentos, você precisará cadastrar os insumos que são utilizados. 

Esses insumos devem ser cadastrados no módulo de estoque. Dessa forma, você relaciona o módulo de estoque com o módulo de procedimentos médicos, e o sistema faz o restante.

Nesse mesmo módulo, você também terá acesso ao controle de estoque em tempo real. Tais dados também podem ser visualizados em relatório personalizado. 

Com essas informações atualizadas, você pode planejar as compras mensais, em quantidades maiores, para poder negociar melhores preços.

Repasse de valores por profissionais

Esse relatório indica quanto foi repassado em dinheiro para cada profissional. Trata-se de um relatório financeiro que também pode ser usado pela equipe responsável pela gestão de pessoas.

Com ele, você evita erros nessa área sensível da sua gestão financeira para clínicas. Além disso, você reduz o risco de atrasos nos repasses, já que poderá controlar as datas de pagamento.

Como o software de gestão é integrado com as ferramentas de agendamento e de atendimento, assim que cada consulta ou procedimento acaba, as informações financeiras são atualizadas.

Esse nível de integração de dados traz praticidade e evita erros que possam comprometer os atendimentos na sua clínica e o bem-estar da sua equipe.

Procedimentos realizados

O relatório de procedimentos realizados tem os dados dos serviços prestados pela clínica. Ele traz todas as informações de forma resumida e categorizada para uma melhor visualização. Esse relatório é indispensável para uma boa gestão financeira para clínicas.

Sua análise possibilita que o gestor relacione os dados de custo dos procedimentos com a demanda de cada serviço. Dessa forma, é possível avaliar se os serviços de maior custo ainda são relevantes para os seus futuros pacientes.

médica olha o relógio

Tempo médio de atendimento por profissional

Imagine ter um relatório que diz quanto tempo cada profissional leva para atender um paciente em determinado procedimento?

Em serviços com horário marcado, o tempo é uma variável importante na formação de custo e na avaliação da lucratividade dos atendimentos.

No relatório de tempo médio por profissional, você terá os dados de forma integrada no sistema. O tempo começa a contar quando o médico acessa o prontuário eletrônico do paciente. 

Com essa automatização, o médico não precisa ativar a contagem. Portanto, o profissional não precisa se preocupar e, também, não há riscos de que algum atendimento seja ignorado pelo sistema.

O monitoramento acaba quando o médico encerra o atendimento, encerrando a visualização do prontuário. Esse encerramento também evita que outras pessoas possam ler as informações do histórico do paciente. Percebeu? Está tudo integrado!

O profissional responsável também terá os dados do tempo do atendimento, o que pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho.

médica digita em computador

Os benefícios de centralizar os dados em um único sistema

Duas palavras definem os principais benefícios de centralizar a gestão de dados da sua clínica:

  •     automatização;
  •     segurança.

Como é normal que o dia a dia das clínicas médicas seja corrido, tudo pelo fato de que existem muitos dados para organizar, ligações para fazer, prescrições para emitir, compras de medicamentos e tantos outros processos.

Por isso, a tecnologia não pode levar mais tarefas para dentro da clínica. Ela deve reduzir o tempo gasto, principalmente, com atividades que não são o foco da empresa. Afinal, você não abre uma clínica com a finalidade de organizar prontuários. Essa é apenas uma consequência da responsabilidade sobre os dados.

Então, a centralização da gestão desses dados em um sistema possibilita tanto o aumento da segurança quanto a automatização de muitos processos. Se você optar por centralizar os dados em um único sistema, a rotina ficará muito mais fácil

Você não precisa abrir diferentes arquivos ou relatórios em diferentes plataformas. Você não precisa memorizar logins e senhas para diferentes softwares. 

E, finalmente, com todos os dados integrados, o sistema pode conectar, de forma automática, todos os setores da sua clínica.

Com um sistema integrado, os dados do seu paciente são distribuídos em todos os módulos, do agendamento automático aos relatórios de atendimento. Essa distribuição ocorre dentro de um único sistema. 

Portanto, não existem riscos de vazamento, perdas ou alterações dos dados entre os módulos. Com tudo em um só lugar você ganha tempo e dados precisos.

Como a Amplimed pode ajudar a sua clínica médica?

A Amplimed pode ajudar a sua clínica com todos os recursos que facilitam o dia a dia e melhoram a qualidade do atendimento. 

Além disso, a gestão financeira para clínicas terá as ferramentas necessárias para tomar decisões estratégicas, visando ao crescimento do negócio.

O sistema Amplimed é sempre pioneiro no mercado, trazendo para os usuários o que há de mais inovador. 

Entre os novos recursos para a emissão de relatórios financeiros inteligentes, estão os filtros favoritos.

É possível deixar filtros montados e salvá-los como favoritos. Assim, o usuário não precisa mais criar um relatório novo toda vez que for extrair informações. A principal vantagem é a economia de tempo na rotina da clínica.

Aqui estão algumas das opções de filtros para os dados: 

  •     convênio;
  •     modo de pagamento;
  •     pacientes;
  •     planos;
  •     procedimento;
  •     profissionais.

Com todas essas ferramentas e filtros do sistema Amplimed, você conseguirá emitir relatórios específicos e poderá, ainda, alterar as colunas para uma melhor visualização. 

Além disso, os relatórios podem ser extraídos em diversos formatos, como Excel, Copy, CSV e impressão.

Aproveite toda segurança e automação dos relatórios financeiros da Amplimed. Você está a poucos minutos da transformação digital!

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