Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Guia de especialidades: prontuário nutricional

Conheça o prontuário nutricional e outros recursos digitais que aprimoram e facilitam o atendimento de nutricionistas.

Entre as especialidades que devem contar com recursos específicos para facilitar seu dia a dia, está a nutrição. Um prontuário nutricional precisa oferecer uma série de diferenciais para ser eficiente para o profissional.

Ele deve seguir os parâmetros determinados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), além de disponibilizar personalizações que facilitem o processo de preenchimento e mantenham a humanização do atendimento, focando a atenção no paciente.

Neste artigo, você conhecerá mais uma das especialidades contempladas em nossos prontuários e quais são os maiores benefícios específicos da plataforma Amplimed.

O que é um prontuário nutricional
Diferenciais de um prontuário nutricional
Prontuário eletrônico personalizável para nutricionistas
Agendamento online integrado
Teleconsulta para nutricionistas

Nutricionista tirando medida de paciente

O que é um prontuário nutricional

Apesar de estarmos falando de uma categoria específica de atendimento, não podemos afastar completamente um prontuário nutricional de um prontuário padrão.

Ele permanece sendo o documento que armazena todo o histórico de atendimentos do paciente, desde sintomas relatados pelo próprio na ficha de anamnese até laudos de exames e prescrições médicas.

Leia mais: Guia completo da prescrição eletrônica | Amplimed

É o prontuário que possibilita um acompanhamento de cada caso e, quando o paciente é tratado por mais de um profissional na mesma clínica, digitalizá-lo em um sistema em nuvem facilita muito no processo de compartilhamento de informações.

Dentro de um prontuário nutricional, alguns dados são essenciais. Por conta disso, muitas vezes, uma personalização se faz necessária.

O desenvolvimento e acompanhamento do estado nutricional do paciente e prescrição dietética são alguns deles. Mas, a seguir, aprofundaremos um pouco mais no assunto, observando o que o CFN determina como essencial.

Diferenciais de um prontuário nutricional

O capítulo II da Resolução nº 594 do CFN, de 17 de dezembro de 2017, estabelece o conteúdo a ser informado no prontuário nutricional, seja ele físico ou eletrônico.

Abaixo, você confere o que deve constar:

  1. Dados cadastrais

As informações pessoais de relevância cadastral do paciente devem ser coletadas, como nome, data de nascimento, idade, sexo, gênero, endereço, profissão e os dados do responsável, caso o paciente não tenha atingido a maioridade.

Nesse primeiro momento, já é possível personalizar o prontuário adicionando campos pertinentes a cada atendimento. Um paciente pode, por exemplo, solicitar a inserção do campo nome social.

  1. Avaliação de risco

O prontuário nutricional deve conter uma triagem que determina o nível de atendimento nutricional prestado e a avaliação de risco do paciente.

  1. Assistência de nutrição

Identificar o nível de assistência para indicar a conduta dietoterapêutica correta. 

Paciente idosa se alongando
  1. Anamnese física e alimentar

Preenchimento da ficha de anamnese do paciente considerando atividade física, mobilidade, histórico individual e familiar, intolerâncias, alergias e restrições alimentares, alterações ponderais recentes, medicamentos em uso, sintomas e exames anteriores e atuais.

  1. Avaliação do estado nutricional

Segundo a regulamentação, este campo deve conter, obrigatoriamente, avaliação antropométrica e de indicadores clínicos e laboratoriais, quando eles estiverem disponíveis para o profissional; exame físico nutricional e métodos para avaliação da composição corporal.

  1. Diagnóstico nutricional

Se ainda não houver uma conclusão, esse campo pode ser utilizado para hipóteses sobre o cada caso, indicando o protocolo referencial utilizado.

  1. Necessidades específicas

Quando aplicável a cada caso, descrever em prontuário as necessidades nutricionais específicas.

  1. Prescrição dietética

Essa prescrição relaciona-se apenas com a dieta indicada ao paciente e deve conter, obrigatoriamente, data, hora e características da dieta, como valor energético total, doses e fracionamento.

Essa é a base de um primeiro atendimento utilizando o prontuário nutricional. Nos atendimentos subsequentes, como já haverá registro anterior e um histórico, o registro deve sofrer apenas algumas atualizações

Entre elas estão a data e horário do atendimento, alteração da conduta dietética, diagnóstico com base na reavaliação após o retorno em consulta e outras informações que sejam relevantes.

Médica sorrindo para computador

Prontuário eletrônico personalizável para nutricionistas

São muitas diferenças entre o prontuário comum e um prontuário nutricional, muitos campos de atenção a mais.

Por isso, contar com um sistema de prontuário eletrônico personalizável, que torne mais prático o preenchimento através de tags automáticas ou que permita a inserção de campos coerentes com cada especialidade é essencial.

E não apenas o preenchimento é facilitado pela digitalização do prontuário! 

O acompanhamento de cada caso é inerente à especialidade de nutrição, afinal, o paciente retorna diversas vezes para medir resultados e ajustar dietas. 

A visualização do histórico e de informações coletadas em consultas anteriores é facilitada pelo sistema de armazenamento de dados do prontuário eletrônico, afinal, o profissional pode acessá-los a qualquer hora e de qualquer lugar, incluindo laudos e imagens de exames anteriores, documentos e prescrições.

A segurança do paciente e do profissional nutricionista também estão garantidas ao escolher uma plataforma digital que está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e com um sistema de backup para que nenhum dado antigo seja perdido.

Agendamento online integrado

Como o retorno às consultas é mais constante do que em algumas outras especialidades, ter um agendamento online integrado ao prontuário e com confirmação de consulta faz toda a diferença para nutricionistas.

Para que não ocorra de pacientes perderem o prazo de retorno e desistirem de um novo atendimento, o agendamento online da Amplimed fica disponível 24 horas, 7 dias por semana.

Dessa forma, ele pode marcar consultas até mesmo fora dos horários comerciais.

A integração com a confirmação de consulta permite uma maior previsibilidade de comparecimentos e faltas, e o remanejamento de pacientes para os horários que ficaram livres.

A confirmação da Amplimed tem, hoje, a possibilidade de ser feita por três canais de comunicação: SMS, e-mail e automaticamente pelo WhatsApp.

Leia mais: Confirmação de consulta por WhatsApp: 4 vantagens | Amplimed

Teleconsulta para nutricionistas

No caso da especialidade nutricionista, é necessário um software seguro para realizar a teleconsulta, mas existem procedimentos que não podem ser descartados.

Um deles, determinado pelo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, é que a primeira consulta, onde será realizada a avaliação inicial, deve ser feita no modelo presencial.

Art. 36 “É dever do nutricionista realizar em consulta presencial a avaliação e o diagnóstico nutricional de indivíduos sob sua responsabilidade profissional. Parágrafo único. Orientação nutricional e acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial”

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), a Resolução nº 666, de 30 de setembro de 2020, determina três aspectos principais para o atendimento remoto. São eles: 

  1. Estar com inscrição ativa no Conselho Regional de Nutricionistas;
  2. Estar comprovadamente cadastrado no e-Nutricionista;
  3. Utilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para realizar a teleconsulta. A plataforma deve estar adequada às necessidades do atendimento.  

Podemos entender por adequação uma plataforma formal, especializada em teleconsultas, que garanta segurança ao profissional e ao paciente, além de um atendimento humanizado, mesmo que à distância.

A integração da teleconsulta com prontuário da Amplimed permite que o nutricionista preencha as informações enquanto realiza a anamnese e mantenha seu olhar atento ao paciente, sem mudar de tela.

Além de prezar pela privacidade de dados de acordo com a LGPD.

Experimente o sistema Amplimed gratuitamente por 10 dias e veja como pode personalizá-lo até que ele fique a cara da sua clínica!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.