Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Guia TISS e Amplimed: conheça o módulo que soluciona os problemas de glosas na sua clínica

O módulo TISS da Amplimed é totalmente focado em facilitar a gestão financeira da clínica e evitar perdas com glosas médicas. Saiba mais!
Imagem com fundo branco e elementos gráficos, com o título "TISS".

O módulo TISS da Amplimed é totalmente focado em facilitar a gestão financeira, organizar e evitar perdas com glosas médicas na clínica.

Ele trabalha automatizando a emissão de guia TISS em formato XML, conforme é exigido pelas operadoras de saúde. Além disso, o módulo TISS da Amplimed também possui outros benefícios relacionados com a gestão financeira da clínica médica.

Com ele, você dá adeus às glosas médicas, dificuldade enfrentada pelos empreendedores da área da saúde que atendem por convênios. 

Neste artigo, você vai conferir:

Secretária usando computador para emitir guias TISS em XML manualmente.

Panorama da guia TISS: conheça mais sobre o padrão que organiza sua clínica

Desde 2005, a regulação do fluxo de dados entre operadora e profissional de saúde é feita a partir do Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS), também conhecido como padrão TISS. A norma se tornou obrigatória em 2012, por meio da Resolução nº 305

Desde então, quando uma empresa da área da saúde realiza um atendimento autorizado por convênio médico, precisa preencher uma guia TISS. 

O padrão foi criado para:

  • Regulamentar o controle administrativo;
  • Padronizar o envio de informações para os órgãos regulamentadores;
  • Subsidiar ações de avaliação e monitoramento das operadoras.

Cadeira de rodas em quarto de hospital.

O que as clínicas devem registrar na guia TISS?

De acordo com a Resolução, as clínicas médicas devem registrar:

  • Acomodações utilizadas pelo paciente;
  • Equipamentos aplicados no atendimento;
  • Materiais e medicamentos;
  • Taxas;
  • Exames laboratoriais;
  • Repasses médicos;
  • Detalhamento de procedimentos.

Qual é a diferença entre TISS e TUSS?

Se você já ouviu falar em TUSS, talvez tenha ficado confuso sobre qual a diferença entre as duas siglas. 

A distinção parte de seus modelos: enquanto TISS é uma guia, um documento de preenchimento padronizado, contendo sempre as mesmas informações a serem repassadas, determinadas pela ANS, a TUSS é uma tabela de terminologias.

O conteúdo dessa tabela deverá complementar a guia, pois irá auxiliar em seu preenchimento por meio de códigos e denominações de procedimentos, seguindo a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

A evolução do padrão TISS

Há mais de 20 anos o padrão TISS foi implementado e, de lá para cá, passou por diversas melhorias e tratamento no sistema.

Cada atualização realizada no padrão de guia TISS deve ter como objetivo aperfeiçoar as necessidades avaliadas naquele momento. Foi o que aconteceu em junho de 2021, última mudança no padrão. 

Afinal, o tratamento de dados dos pacientes, das operadoras e das instituições de saúde precisou ser ajustado de acordo com as normas da Lei Geral da Proteção de Dados.

A prioridade das melhorias foi justamente aumentar a segurança entre a troca de informações de saúde suplementar, proteção de dados, privacidade e diminuição de fraudes.

Vale lembrar que, para que as clínicas e outras instituições de saúde acompanhem cada uma dessas atualizações, devem escolher uma plataforma que também se preocupe com atualizações constantes. 

Guia TISS: conheça o módulo que acaba com glosas médicas | Amplimed

Como o TISS é dividido?

Existem muitas informações para troca entre operadoras e clínicas, por isso, unificar todas elas em um único modelo de documento pode ser uma tarefa difícil.

É por isso que a guia TISS pode ser dividida e compreendida em algumas categorias, que contemplam diferentes tipos de serviços prestados e instituições, bem como operadoras.

Abaixo, você conhece algumas dessas divisões e entende em qual padrão alguns procedimentos se encaixam.

Guia do SP/SADT: realizada quando é necessária a coleta de dados sobre Serviços Profissionais (SP) e Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT). Contempla dados e faturamento de exames laboratoriais e de imagem, pequenas remoções e procedimentos, terapias, quimioterapias, radioterapias, atendimento domiciliar e outras necessidades de saúde.

Guias de honorário individual: é referente ao faturamento daqueles profissionais que foram suporte em alguma cirurgia ou procedimento, como, por exemplo, um anestesista, médico auxiliar ou pediatra em acompanhamento de parto.

Guia de resumo de internação: para faturamento de período utilizando os serviços de internação de um hospital que, no geral, corresponde a menos de 30 dias. Mas, caso o quadro do paciente se agrave e ele precise de um período maior de internação, cobranças parciais podem ser realizadas, em média, a cada 30 dias.

Guia de tratamento odontológico: usada por dentistas, discrimina os serviços prestados por este profissional da saúde.

Guia de outras despesas: trata-se de uma guia auxiliar, pois exerce uma função complementar a outra. Tem o intuito de especificar materiais e outros custos utilizados em um procedimento, remédios, equipamentos etc.

Guia associada: quando um procedimento necessita de outros serviços associados a ele como complementares, o faturamento disso se dá por meio de uma guia associada. Para que seja feito corretamente, deve ser associado ao campo Número da Guia Principal.

Agora que você já entendeu como funciona a guia TISS, também deve entender como leva benefícios para a gestão da sua clínica, especialmente se acompanhada de um sistema de gestão confiável que automatiza os processos, como o Amplimed. Continue a leitura para saber mais!

Página do sistema Amplimed, especialista em TISS.

Quais os benefícios do sistema Amplimed para geração de guia TISS?

As vantagens do sistema Amplimed para geração de guia TISS englobam todo o ecossistema da saúde, já que envolvem pacientes, profissionais e operadoras. 

Separamos para você os principais benefícios relacionados ao trabalho dos profissionais de saúde e à gestão clínica. Confira: 

Digitalização do processo

Um processo burocrático totalmente digitalizado corre menos risco de erros. Isso especialmente quando se trata de guias e códigos, como é o caso do preenchimento da guia TISS.

Ter os diversos códigos e terminologias já cadastrados no sistema melhora a precisão no momento de preencher os dados, além da comunicação entre prestador de serviço, instituição e operadoras de saúde.

O módulo TISS da Amplimed facilita o preenchimento e emissão das guias de consulta, SP/SADT, internação e honorários médicos. 

E, além de oferecer ferramentas que facilitam e até preenchem várias informações automaticamente, nosso sistema acusa todos os erros possíveis de validação, como quando algum campo está em branco.

O que isso significa? A redução quase que total das tão incomodativas glosas, que ocorrem principalmente por problemas no preenchimento de dados na guia que provocam o atraso no pagamento dos atendimentos prestados.

Assim, o faturamento se torna mais correto e há uma taxa de previsibilidade maior ao final do mês, evitando surpresas e desgastes.

Segurança de dados

Como você viu, o padrão TISS já tem mais de 20 anos de história e, desde a sua implementação, passou por inúmeras atualizações, sempre focadas em sua necessidade atual.

A mais recente trouxe a urgência de trabalhar com sistemas baseados na segurança e privacidade de dados.

É muito mais difícil ter controle sobre isso fora de uma plataforma de gestão, insistindo em processos manuais, muito mais passíveis de erros.

A Amplimed é um software de gestão que oferece o módulo com guia TISS confiável, pautado nas normas da Lei Geral da Proteção de Dados, provendo segurança para médicos, pacientes e operadoras.

Leia também: Sistema em nuvem ou local: saiba qual usar em armazenamento médico

Geração automática de guia TISS em XML 

Com o sistema Amplimed, todas as guias podem ser agrupadas em lotes e, assim, gerados seus arquivos XML. Então, em uma data pré-definida pela clínica, este material é enviado para a operadora de saúde. 

Como até 98% das glosas administrativas serão evitadas, os pagamentos serão garantidos conforme acordo com os planos de saúde. 

Visualização das faturas emitidas e acompanhamento de cada status

Além de praticamente zerarem as glosas médicas, os clientes Amplimed conseguem visualizar todas suas faturas de convênios emitidas no mês e ainda acompanhar cada status. 

Este recurso aumenta consideravelmente a produtividade na gestão financeira da clínica. 

É um nível de controle que otimiza o fluxo financeiro da clínica, que permite ter uma relação mais precisa de receitas recebidas e a receber, oriundas das operadoras de saúde. 

Dependendo da sua estratégia de pagamento aos profissionais da clínica, é possível associar os repasses à efetivação do pagamento. 

Assim, você pode fazer a transferência quando as operadoras efetuarem o pagamento à clínica. Porém, é claro, esta estratégia exige um bom planejamento para evitar atrasos.

Leia também: Como um software de gestão organiza repasses médicos

Por isso, o módulo TISS possibilita, além de tudo o que citamos até aqui, também:

  • Preenchimento preciso das guias de consulta, SP/SADT e de honorários;
  • Facilitação na comunicação entre clínicas, operadoras de planos de saúde e ANS;
  • Geração de arquivos XML para integração;
  • Redução erros e fraudes, já que o processo é eletrônico;
  • Revisão de faturas glosadas;
  • Emissão de relatórios de contas a pagar e receber;
  • Avaliação de atendimentos por convênios;
  • Eliminação de papéis e do risco de vazamento de informações;
  • Acompanhamento de rendimentos de consultas particulares;
  • Configuração de regras de repasse;
  • E muito mais!

Como funciona a emissão de guias TISS em XML?

O envio do arquivo TISS em XML é motivo de preocupação para o setor de faturamento de diversas empresas de saúde. Por isso, é importante encontrar um sistema que crie o XML no padrão TISS, assim como o software da Amplimed. 

Quer entender melhor? Continue a leitura:

O que é um arquivo TISS em XML?

Para começar, você precisa saber que o XML é uma codificação feita com marcadores e tags que serve para definir padrões de como um conteúdo será exibido dentro de um documento digital.

Simplificando: trata-se de um arquivo de texto que segue o padrão TISS de informações e marcações estabelecidas pela ANS. 

Por que você precisa de um sistema que gera TISS em XML?

Os profissionais da saúde que atendem por operadora precisam de um software específico que entenda o formato do arquivo para facilitar as gerações.

Até porque, com o software da Amplimed, é possível fazer a análise de guias, correção automática e validação da guia TISS. 

Essas funções impactam diretamente no tempo de espera na hora de enviar o XML e também diminuem a pressão na equipe de faturamento e na secretária da clínica. Além, é claro, de garantir maior estabilidade financeira devido ao fim dos atrasos no pagamento.

___________

Viu só como aprimorar a gestão financeira da sua clínica é muito mais fácil com o módulo TISS da Amplimed? Com ele, você tem melhor gestão financeira e facilita a tomada de decisão para o planejamento estratégico da sua clínica ou consultório.

Aproveite e saiba mais:

TISS

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Saiba como realizar seu controle de vacinas para sempre ter um estoque disponível para as aplicações.
Entenda como o feedback do paciente impacta na imagem de sua clínica e transforma seus clientes em promotores da sua marca.
Saiba como a telemedicina e a telessaúde podem reduzir custos, ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade dos atendimentos na clínica.
Descubra como um software prontuário médico facilita a rotina da sua clínica, melhora o atendimento e aumenta a produtividade da sua equipe.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.