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9 vantagens do sistema de agendamento para clínicas

Conheça 9 vantagens do sistema de agendamento para clínicas que fideliza pacientes, uma experiência de qualidade do agendamento ao feedback.

Se você não sabe por onde começar a transformar a sua clínica para direcioná-la ao caminho da digitalização, um sistema de agendamento para clínicas é um bom ponto de partida.

Isso porque se trata do início do atendimento, o primeiro contato e, logo, a primeira impressão que os pacientes terão.

Além disso, a ferramenta surge da necessidade de economizar seu tempo e o tempo que seus pacientes investem ao procurar atendimento. 

Também é responsável pela fidelização de pacientes que almejam uma experiência melhor e mais autônoma

Quer saber mais sobre os benefícios do sistema de agendamento online para clínicas e consultórios? Separamos as 9 maiores vantagens neste artigo:

O que é um sistema de agendamento para clínicas?

Um sistema de agendamento online para clínicas é uma ferramenta digital que permite que os pacientes marquem consultas 100% conectados, sem precisar fazer uma ligação. 

Eles normalmente oferecem uma plataforma acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo independência ao paciente, que pode agendar a qualquer momento, de qualquer lugar, usando um computador, tablet ou smartphone.

Geralmente, esses sistemas são integrados a outras funcionalidades de um software de gestão de clínicas, como uma agenda médica inteligente, facilitando a organização de horários dos profissionais. 

O sistema de agendamento para clínicas visa tornar o processo de marcar consultas mais conveniente e eficiente tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde.

Ao eliminar a necessidade de chamadas telefônicas, o agendamento online proporciona conveniência e acessibilidade, aumentando a satisfação dos pacientes e otimizando o fluxo de trabalho na clínica.

9 vantagens de um sistema de agendamento online

Acima, você pode conhecer brevemente o que é sistema de agendamento para clínicas. Agora, vamos para uma parte mais específica, afinal, se você chegou até aqui, é porque quer conhecer pelo menos 9 vantagens que uma plataforma de agendamentos oferece.

Confira a seguir:

Homem aponta para relógio em seu pulso

Disponibilidade 24/7

O sistema de agendamento online para clínicas e consultórios permite que seus pacientes marquem consultas fora do horário de funcionamento do seu estabelecimento. 

Assim, eles terão acesso, a qualquer momento e de qualquer lugar, aos horários de atendimento que você disponibilizar. 

Dessa forma, a agenda dos profissionais da clínica estará sincronizada com a agenda dos pacientes, sem a necessidade de ligar ou de despender um tempo para responder pelo WhatsApp. 

E, é claro, sua secretária ou secretário será muito beneficiado com essa automação. 

Para o paciente, essa possibilidade também oferece muita praticidade. Afinal, no momento em que ele sentir a necessidade de uma consulta, poderá acessar sua plataforma e marcar o melhor horário em poucos cliques. 

Além de tudo isso, essa autonomia na escolha do horário mitiga a aparição de imprevistos horas antes do atendimento. 

Em síntese, para a clínica, há um benefício direto do agendamento online: ao retornar de um feriado, sua agenda pode estar lotada sem muito esforço. 

Já para o paciente, a vantagem também é clara: ao agendar a consulta, ele se sente mais seguro e com a certeza de que será acolhido na data escolhida. 

Atração de pacientes

Com tantas formas de comunicação disponíveis nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que prefira entrar em contato com outra pessoa por ligação.

Essa situação é ainda mais rara quando envolve o relacionamento de um cliente com uma empresa.  Por isso, é comum que pacientes prefiram as clínicas que contam com a ajuda de um sistema de agendamento online de consultas. 

Assim, você evita perder novos pacientes e ainda tem mais chances de fidelizar aqueles que se consultam com você a mais tempo. 

Às vezes, o paciente não tem tempo de agendar a consulta dentro do horário comercial. O sistema de agendamento online permite que ele marque seu horário a qualquer momento do dia. 

Ou seja: é a flexibilidade que o paciente precisa para agendar as consultas, melhorando a qualidade e a organização dos atendimentos. É uma vantagem tanto para eles, quanto para a sua clínica. 

Homem digita no computador, a tela mostra a agenda médica da Amplimed

Controle de agenda

Se você tem uma clínica ou consultório médico, sabe que tanto o agendamento simultâneo quanto o atendimento por ordem de chegada podem, facilmente, provocar transtornos para os pacientes e para os profissionais.  

A tendência é de que a clínica vire uma confusão, que os pacientes saiam insatisfeitos e que os profissionais não consigam desempenhar um bom trabalho. 

A tecnologia deve ser usada a favor da sua gestão de clínica, com o intuito de atrair e fidelizar mais pacientes. 

O agendamento online para clínicas e consultórios impede marcações simultâneas e, com inúmeras ferramentas, viabiliza a configuração de agendamento por profissionais e especialidades. 

Leia também: Agenda médica online: praticidade, eficiência e integração

Com essa ferramenta, você dedica um momento específico para cada paciente. Os principais resultados que você verá:

  • Organização dos processos de gestão; 
  • Pacientes satisfeitos;
  • Profissionais confiantes de que fizeram um bom trabalho.

Médica e paciente se cumprimentam sorridentes

Experiência do paciente otimizada

Outro ponto importante a se considerar é que o agendamento é o primeiro contato efetivo do paciente com sua clínica e, se a primeira impressão é a que fica, não deixe ninguém esperando para sua equipe “encaixá-lo na agenda”. 

Além disso, ao facilitar o agendamento, você está diminuindo os obstáculos para que um paciente efetivamente consulte com você. Afinal, como vimos, existe clara tendência das pessoas evitarem ligações, optando por recursos digitais. 

Se você ainda não utiliza o agendamento médico online, vamos ilustrar com uma breve comparação. 

Antes do advento dos aplicativos bancários, os boletos só eram pagos em lotéricas ou nas filas dos bancos. 

Então, diante da necessidade inadiável de fazer o pagamento, você, ou mesmo alguém de sua equipe, precisava enfrentar a fila por horas para evitar a incidência de juros. 

O desconforto e a inconveniência eram evidentes. Assim, com os aplicativos para smartphone, você mesmo pode efetuar o pagamento de todas as faturas do mês em poucos minutos. 

O desconforto e a inconveniência são semelhantes para pacientes que procuram por atendimento médico. É claro que há um agravante: a situação de adoecimento. 

Ouvir uma secretária dizer ao telefone que vai “tentar encaixar seu nome na agenda” pode ser frustrante. Logo, isso não ajuda na experiência do paciente. 

Se a tecnologia solucionou a complexidade das operações bancárias, deixe essa praticidade chegar à sua clínica também.

Leia também: Sistema de pagamento online: como aumentar a presença em consulta 

Secretária com o notebook aberto, falando ao telefone

Automatização de processos repetitivos

Você já parou para observar, entre todos os processos de sua clínica, quantos deles ainda são manuais? Quantas vezes por dia sua secretária pega o telefone, acessa o e-mail e abre o WhatsApp?

Investindo em ferramentas de gestão de clínicas inovadoras, você também pode otimizar o tempo e o trabalho da sua equipe. 

Isso porque ela não vai precisar realizar essas atividades repetitivas, seja para avisar os pacientes sobre o horário da consulta, para agendar e outros assuntos do dia a dia.

O agendamento online para clínicas e consultórios possibilita que o próprio paciente tenha acesso aos horários marcados. Essa opção evita que sua secretária receba tantas ligações para tirar dúvidas sobre o alinhamento de horários. 

Além disso, a agenda online está programada para enviar avisos e solicitar confirmação do paciente em relação ao horário marcado. 

Assim, você garante que seu paciente esteja no horário combinado e evita que este horário seja perdido na ausência dele à consulta.

E, mais do que isso, a diminuição das chamadas atendidas possibilita que sua secretária dedique as habilidades para oferecer um atendimento humanizado

Afinal, a opinião do paciente em relação à consulta começa a ser modelada pelo atendimento prestado pela secretária. Essa é uma etapa importante na fidelização.

Logo, ao invés de atender inúmeras ligações por dia e organizar sua agenda de papel, a secretária pode se dedicar a facilitar as consultas, o fluxo dentro da clínica e garantir a satisfação de pacientes e familiares. 

Leia também: Automatização de processos na clínica: o que automatizar

Diminuição de ausência em consulta

Alguma vez sua clínica recebeu uma ligação do paciente, 10 minutos antes do horário marcado, dizendo que não poderia comparecer à consulta? Se sim, você teve sorte que o paciente avisou. Em muitos casos, ele apenas não aparece.

Para uma clínica médica sem um sistema de agendamento online, a ausência nas consultas tem um forte impacto sobre o faturamento. 

Afinal, é um horário reservado que será perdido, sem qualquer receita e com a dedicação de tempo e outros recursos por parte da equipe. 

O agendamento online é a principal estratégia para evitar a ausência de pacientes nas consultas com cancelamentos de última hora. Afinal, como ele poderá escolher o melhor horário, as chances de desistir são minimizadas.

Para complementar e ter resultados ainda melhores, além de facilitar a marcação de consulta, você precisa de uma ferramenta que solicite a confirmação do paciente

Com estes recursos, além de o paciente escolher o melhor horário, em datas pré-definidas, o aplicativo solicita a confirmação da consulta. 

Então, o paciente pode confirmar ou reagendar. Por isso, além de reduzir as ausências, o aplicativo ainda facilita a remarcação caso o paciente indique que não poderá comparecer, o que melhora a taxa de retenção de clientes em potencial.

Pense sempre no tempo que você e os profissionais contratados investem em cada atendimento. Ele é significativo, não é mesmo? 

Principalmente se considerar o fato de que outro paciente poderia ser atendido naquele mesmo horário que já estava reservado. 

A solução para esse problema começa pela possibilidade de seu paciente ter acesso à agenda, porque ele pode pensar, planejar e repensar o horário escolhido.

Os avisos programados são soluções adicionais e muito importantes. Seu paciente será avisado sobre a reserva do horário e, posteriormente, o aviso será reforçado e será solicitada a confirmação. 

Precisão de informações

Não basta você ter todas as informações sobre o paciente se essas informações estiverem em papéis separados, em salas separadas, sem qualquer método de arquivamento.

Leia também: Guia do prontuário eletrônico: segurança, funcionalidades, benefícios e muito mais

Se for assim, quando você precisar ter acesso a elas, investirá muito mais tempo do que necessário. 

O controle do fluxo de agendamento de consultas soluciona esse problema de gestão de informações internas de sua clínica. 

Você tem acesso à consulta desde a origem – quando o próprio paciente agenda – até a conclusão, com o pagamento e com a marcação de uma consulta de retorno. 

A fluidez dessas informações ainda permite a possibilidade de acesso ao perfil resumido do paciente com um clique. 

Com mais um clique, você abre o cadastro completo e o histórico de consultas deste paciente

Assim, quando o paciente faz o agendamento, você já pode ter controle da sua rotina, com mais calma e organização. 

Se esse paciente tiver um histórico que aponte a necessidade de um procedimento invasivo de baixa complexidade, por exemplo, você já pode consultar a disponibilidade da equipe e dos equipamentos necessários para fazer o atendimento – no mesmo sistema.

Todas as informações sensíveis e pessoais de pacientes devem ficar disponíveis apenas para pessoas autorizadas e, dentro de um sistema pautado na Lei Geral da Proteção de Dados, isso é possível.

Menina com celular na mão, vemos estrelas de pesquisa de satisfação sobre ele

Feedbacks que fidelizam

A satisfação do paciente é o principal termômetro de fidelização que uma clínica pode ter, afinal, se seu feedback foi bom, seu retorno é praticamente garantido.

Para isso, você precisa mostrar que se importa e que deseja ouvir sua opinião, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Um sistema de agendamento para clínicas funciona perfeitamente quando está integrado desde a primeira etapa, o agendamento em si, até o contato posterior, coletando dados da pesquisa de satisfação.

Sua clínica em tempo real

Quanto tempo, em média, seu paciente demora para ser atendido desde que chega à recepção? 

Quando sua clínica está aberta, você tem controle de quantos pacientes estão esperando por atendimento sem ter que ligar para sua secretária ou contar pessoalmente? 

O agendamento online para clínicas e consultórios possibilita que você controle o fluxo de atendimentos de qualquer lugar. Basta ter acesso à internet! Assim, você controla seu negócio em tempo real e garante a entrega de um serviço com excelência.

Portanto, se você tem pressa para transformar a sua clínica e tê-la em tempo real, pense sobre o impacto de uma ferramenta de agendamento online para clínicas e consultórios. 

Como funciona o sistema de agendamento para clínicas Amplimed

Agora que você conheceu as principais vantagens de um sistema de agendamento para clínicas, considere que os pacientes e sua equipe de profissionais merecem as facilidades do agendamento 24h da Amplimed. 

Diminua os transtornos com conflitos de horários, cancelamentos e processos exaustivos. Aumente, com isso, o foco no atendimento, na humanização das relações entre a equipe e de sua equipe com os pacientes. 

Automatize avisos e lembretes sobre datas de consultas e, assim, tenha maior lucratividade e melhor gestão de tempo. Tenha uma agenda precisa, com interface intuitiva e com acompanhamento da sua clínica em tempo real.

O agendamento médico online da Amplimed:

  • Facilita a marcação de consulta;
  • Melhora experiência do paciente;
  • Aumenta o número de agendamentos;
  • Reduz o número de ligações telefônicas;
  • Diminui as ausências nos atendimentos;
  • Controla sua clínica em tempo real;
  • Proporciona um atendimento mais humanizado.

Quer dar um passo à frente dos concorrentes, digitalizar sua clínica e, de bônus, ter todos esses benefícios? Conheça agora mesmo a solução da Amplimed de agendamento online:

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