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Sistema de pagamento online: como aumentar a presença em consulta

Embora a quantidade de pacientes em clínicas médicas aumente gradativamente conforme o negócio cresce e se expande digitalmente, sempre há um risco de desistência da consulta.

De acordo com uma pesquisa realizada no Espírito Santo, a taxa média de faltas dos pacientes em consultas médicas é de cerca de 20% nas clínicas. Isso significa que a cada cinco pacientes agendados, um não comparece.

Essa situação gera diversos problemas para os profissionais de saúde, como perda de tempo, de receita e de oportunidades de atender outros pacientes que precisam de cuidado.

Além disso, a falta nas consultas também afeta o fluxo de caixa dos consultórios e clínicas, que dependem do pagamento dos serviços prestados para manter suas despesas em dia.

Quando um paciente falta, o médico deixa de receber o valor da consulta, que muitas vezes já foi gasto com custos fixos, como aluguel, luz, água, telefone, internet, impostos, salários, e outras despesas.

Dessa forma, surge a pergunta: como resolver esse problema e aumentar a presença dos pacientes nas consultas, garantindo, assim, um faturamento médico mais estável e previsível?

Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias eficazes para reduzir as faltas, fidelizar os pacientes e melhorar a gestão financeira do seu negócio através do pagamento online.

O que é o pagamento online
Como o agendamento online integrado ao sistema de pagamento online reduz as faltas em consultas
Obtenha mais controle financeiro e aumente o faturamento da clínica com o pagamento online
Conheça outros benefícios de utilizar o sistema de pagamento online da Amplimed

homem olhando para cartão de crédito e celular nas mãos

O que é pagamento online?

É uma forma de realizar transações financeiras pela internet sem a necessidade de usar dinheiro físico ou cartão físico

Um sistema de pagamento online utiliza diferentes meios, como cartão de crédito, débito, transferência bancária, carteira digital, entre outros.

A implementação do pagamento online oferece algumas vantagens, tanto para os pacientes quanto para a sua clínica. 

Para os pacientes, a transação online proporciona comodidade, rapidez e variedade de opções. Já para a sua empresa, essa opção fornece segurança ao cliente, reduz os custos operacionais, facilita a gestão financeira e amplia o alcance do negócio.

No entanto, as operações online também apresentam alguns desafios, como a necessidade de ter acesso à internet, a confiabilidade dos sistemas de pagamento, a proteção dos dados pessoais e financeiros, a prevenção de fraudes e golpes, entre outros.

Por isso, é importante que os usuários que utilizam com frequência a opção de um sistema de pagamento online estejam atentos às boas práticas de segurança, como verificar a reputação dos sites e aplicativos, usar senhas fortes, não compartilhar informações pessoais e sempre conferir os extratos de novas transações e faturas no aplicativo digital bancário.

O sistema de transações online é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no mundo, especialmente com o avanço da tecnologia e da digitalização.

Segundo um relatório da empresa de pesquisa Statista, o volume global de pagamentos online deve alcançar 6,6 trilhões de dólares em 2023, com um aumento de 55,7% em relação a 2019.

Em grande parte do Ocidente, especialmente na Europa, os meios digitais para pagamentos já são mais difundidos e também utilizados há mais tempo pela população.

Em nosso país, alguns dados relacionados ao uso dos meios digitais vêm melhorando gradativamente. De acordo com uma matéria organizada pela Exame, o Brasil é o país que lidera a digitalização de meios de pagamento na América Latina

Esse índice mostra que há uma constante expansão e, principalmente, uma facilitação de condições propostas por cada sistema de pagamento online.

É por isso que incentivamos você a adotar esse método caso ainda esteja em dúvida. As transações digitais já são uma realidade, e sabemos que o seu faturamento pode aumentar imensamente com os meios corretos de adesão.

recepção médica vazia

Como o agendamento online integrado ao sistema de pagamento online reduz as faltas em consultas

É de conhecimento comum que o agendamento online é uma forma de marcar uma consulta médica pela internet, sem a necessidade de ligar para a clínica ou ir até o local pessoalmente.

Esse método também oferece diversas vantagens aos pacientes e profissionais de saúde, tais como praticidade, rapidez, comodidade e flexibilidade caso imprevistos surjam.

A adesão do agendamento online da Amplimed integrado ao sistema de pagamento online própria se diferencia dos demais agendamentos tradicionais por vários motivos, deixaremos os 4 principais logo abaixo:

1.   Segurança e agilidade: permite que o paciente escolha o horário e o dia que mais lhe convém, de acordo com a disponibilidade da agenda do médico de forma segura, sem sobreposições;

2.    Lembretes digitais: evita que o paciente se esqueça da consulta, pois ele recebe lembretes por e-mail, confirmação de consulta por WhatsApp ou SMS;

3.   Liberdade de agenda: facilita o cancelamento ou o reagendamento da consulta, caso o paciente tenha algum imprevisto ou mudança de planos;

4. Sistema de pagamento online antecipado: a possibilidade de realizar a cobrança antes de a consulta ser realizada é uma forma de reservar o horário e garantir que o paciente tenha um motivo a mais para não cancelar.

Leia também: Agenda médica online: praticidade, eficiência e integração

Agora, vamos listar os motivos mais comuns das faltas de pacientes em clínicas: esquecimento da data agendada, trânsito congestionado, atrasos não calculados, falta de transporte, falta de dinheiro ou até mesmo falta de interesse nos cuidados.

Esses motivos surgem, na maioria das vezes, como imprevistos que podem prejudicar tanto o paciente, que deixa de receber o atendimento adequado de um especialista na área, quanto o médico, que perde tempo e dinheiro com as consultas não realizadas.

O agendamento online abrange uma cadeia de benefícios que reduzem enormemente as faltas nas consultas, pois ele aumenta a conscientização do paciente sobre a importância da consulta, já que recebe, através da plataforma online, informações sobre o médico, o procedimento, os benefícios e os riscos.

Além disso, também melhora a satisfação do paciente, pois oferece uma experiência mais fácil, rápida e confortável, a começar por um questionário pré-consulta, que pode ser enviado no momento do agendamento e permite que os pacientes expliquem sua queixa.

Por esses motivos, o agendamento online é visto como uma tendência que só visa o crescimento dentro do ambiente digital, e que também pode revolucionar a forma como as pessoas cuidam da sua saúde e se conectam com as instituições médicas.

Leia também: Prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento

mulher com a unha roxa contando notas de 50

Obtenha mais controle financeiro e aumente o faturamento da clínica com o pagamento online

O controle financeiro é um dos principais desafios das clínicas no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Clínicas Médicas (ABCM), 63% das clínicas entrevistadas afirmaram ter dificuldades para gerenciar as finanças de forma eficiente. Alguns dos problemas mais comuns são:

Falta de planejamento: este é um fator importante que pode trazer muito prejuízo à empresa. Sem um planejamento adequado, a clínica pode perder controle sobre suas entradas e saídas, não conseguir honrar compromissos e até perder clientes.

Inadimplência de pacientes: é um dos piores cenários para ambos os lados. Ela não só afeta a relação entre paciente e clínica como pode causar problemas em investimentos para a melhoria da infraestrutura de serviços.

Gestão de custos: está diretamente relacionado aos dois motivos anteriores. A incapacidade de gerir o fluxo de caixa é crucial para a saúde financeira da clínica.

Baixa produtividade: com a junção de diversos problemas no setor financeiro, a motivação para o trabalho acaba sendo afetada negativamente, o que resulta em diminuição na agilidade dos processos da clínica e também aumenta a probabilidade de erros serem cometidos.

Esses problemas podem comprometer a saúde financeira das clínicas e afetar a qualidade do atendimento aos pacientes. Entretanto, com um planejamento de ação adequado, é possível revitalizar este setor.

Para realizar uma considerável melhora no ambiente financeiro, é preciso adotar algumas medidas que possam otimizar os processos, reduzir os custos, aumentar a receita e garantir a sustentabilidade do negócio. Confira 5 dicas que nós preparamos para você:

1. Fazer um planejamento financeiro detalhado

Este é o primeiro passo para fazer seu negócio prosperar. Dividimos em três etapas simples para você se situar melhor na explicação.

De início, é preciso anotar os gastos fixos e que serão prioridade para o negócio, como: salários, aluguéis, contas de água, luz, telefone, internet, entre outros.

Em seguida, é primordial elaborar o fluxo de caixa da clínica. Isso envolve o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro em períodos pré-estabelecidos. Com isso, será possível avaliar melhor os problemas financeiros que surgem e também tomar decisões mais assertivas.

Por último, é importante traçar um planejamento orçamentário. Ou seja, fazer a projeção de receitas e despesas da clínica em um período futuro. Para isso é necessário estimar o fluxo financeiro com base no histórico de dados da clínica.

Leia também: Gestão financeira para clínicas: relatórios financeiros 

2. Definir metas e indicadores de desempenho

Em todos os ambientes que buscam prosperidade financeira, a definição das metas faz com que o seu negócio se torne mais organizado, sendo possível analisar a situação financeira, verificar a eficiência da gestão e a capacidade de investimento da clínica.

Para avaliar os indicadores financeiros, é preciso calcular e interpretar os valores obtidos, comparando-os com os padrões de mercado e com as metas estabelecidas previamente.

3. Controlar o fluxo de caixa

Como mencionamos acima, na primeira dica, o fluxo de caixa é essencial para a gestão da sua clínica. Ele proporcionará a previsibilidade monetária do seu negócio, antecipando necessidades locais e planejando as atividades de acordo com as demandas financeiras.

Para obter um melhor controle é necessário definir um período de análise. Em geral, o período mais utilizado é o mensal, porém, é importante adequar esse tempo de acordo com a realidade da sua clínica.

Após isso, é necessário analisar o saldo do caixa, que é o resultado da diferença entre as entradas e saídas de dinheiro no período estabelecido.

A análise indicará o lucro ou prejuízo do seu negócio, bem como se o dinheiro que ali está é suficiente para honrar os compromissos da empresa.

4. Negociar com fornecedores e convênios

A negociação é uma habilidade essencial para os gestores de clínicas, pois pode impactar diretamente na qualidade dos serviços, na satisfação dos pacientes e na rentabilidade da clínica.

Para estar a par das melhores oportunidades é preciso estar sempre atento ao mercado e pesquisar periodicamente por produtos de qualidade, prazos de entrega, condições de pagamento e a reputação do negociante.

Além disso, estabelecer suas prioridades e uma relação de confiança e transparência com os fornecedores é fundamental para conseguir descontos, melhores contratos e outras possíveis regalias.

sala com muitos computadores enfileirados

5. Investir em tecnologia e capacitação

É impossível elevarmos o nível de uma marca, bem como sua reputação sem melhorar a qualidade, eficiência e segurança dos serviços prestados pelos profissionais de uma clínica.

Muitas vezes temos a falsa impressão de que as capacitações, workshops, palestras e demais modos de adquirir conhecimento são gastos para a empresa. Porém, devemos encará-los como um investimento.

Os benefícios por trás disso farão com que os profissionais estejam melhor preparados para lidar com as novas tecnologias referentes à medicina, à gestão de negócios e outras competências técnicas de diferentes setores.

Esses investimentos aliados a um bom marketing de divulgação, farão com que o seu negócio ganhe autoridade nas redes sociais, passando a imagem de uma clínica preocupada com a qualidade de seu trabalho.

Em geral, o controle financeiro de uma clínica é essencial para aumentar o faturamento online. Além de ter uma gestão financeira eficaz, a clínica pode melhorar a sua rentabilidade, reduzir as despesas, otimizar os recursos, aumentar a competitividade e investir no crescimento do negócio.

Somado a isso, o pagamento online é uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo, pois permite que a clínica receba mais rápido, tenha mais controle sobre seus serviços, atraia mais clientes e se diferencie no mercado.

Conheça outros benefícios de utilizar o sistema de pagamento online da Amplimed

Agora que você já conhece algumas vantagens que o controle financeiro pode oferecer para sua clínica, convidamos você a experimentar outros benefícios do sistema da Ampli.

Nosso sistema de pagamento online conta com recursos modernos e intuitivos para que a sua clínica tenha acesso a todas as vantagens descritas nesta publicação.

É uma solução que facilita e agiliza a cobrança dos serviços de saúde. Com ele, você pode oferecer aos seus pacientes diferentes formas de pagamento, como boleto, cartão à vista ou parcelado e envio de links de pagamento via e-mail ou SMS.

Além disso, você pode controlar as contas a receber e a pagar, gerar relatórios, integrar o sistema com o prontuário eletrônico, a agenda e o faturamento. Veja abaixo outros benefícios que nós proporcionamos para você:

  • Redução de inadimplência: ao enviar o link de pagamento após a consulta, você aumenta as chances de receber o valor no prazo, evitando atrasos ou esquecimentos;
  • Fidelização dos pacientes: oferecendo comodidade nas formas de pagamento, você melhora a experiência deles com sua clínica, incentivando-os a retornar em algum momento;
  • Redução das faltas em consultas: com a integração do sistema de pagamento online junto de seu sistema de agendamento, você pode solicitar o pagamento antecipado ou uma taxa de reserva para confirmar o agendamento. Isso diminui as chances de falta ou cancelamentos de última hora;
  • Oferta de vantagens aos pacientes: você pode oferecer descontos, parcelamentos ou planos de recorrência para seus pacientes, o que pode atrair mais clientes e aumentar a sua receita.

Nosso sistema também oferece uma interface que atende as necessidades de sua clínica de forma exclusiva. Faça o teste do nosso sistema gratuitamente por 10 dias sem qualquer compromisso financeiro e surpreenda-se com os resultados.

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