Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Tecnologia na área da saúde: auxilie seu paciente a usá-la

Entenda mais sobre a tecnologia na área da saúde, conheça as opções e saiba como incentivar a inovação na sua clínica médica e para seus pacientes.

Tecnologia na área da saúde é um assunto muito atual, que está presente nos congressos e demais discussões que acontecem na área. 

Nós preparamos este texto para que você saiba mais sobre esse tema e aprenda a implementar a tecnologia mais adequada para você e para os seus pacientes. Acompanhe!

Tecnologia na área da saúde | Amplimed

Por que as novas tecnologias são importantes para a medicina? 

Tudo que serve como uma forma de progresso e evolução é bem-vindo. Ainda mais quando falamos da área da saúde, que cuida de milhares de pessoas todos os dias por diferentes cantos e cidades brasileiras. 

A promoção da saúde é o ponto mais importante quando o assunto são novas tecnologias para o mundo clínico. 

O primeiro exemplo que podemos levantar sobre este tema são locais muito extremos e afastados. 

Antigamente, a população que habitava esses locais só conseguia ter acesso a consultas e exames quando uma equipe ia até ela ou, então, quando conseguia recursos – públicos ou privados – para um meio de transporte que levasse as pessoas até municípios vizinhos para ter acesso a um hospital ou uma clínica. 

Tudo isso demandava uma burocracia imensa, com horas e mais horas de espera. Contudo, todos sabemos que não é possível esperar atendimento em alguns casos. 

Esse cenário se modificou um pouco com a implementação da telemedicina durante a pandemia da covid-19 e, posteriormente, com o reconhecimento da prática mesmo após o fim dos períodos mais críticos da doença. 

O uso de ligações de vídeo para atender pacientes permitiu com que as consultas fossem mais acessíveis em diversos lugares e diminuiu a necessidade dessas pessoas transitarem para longe das próprias casas e vilarejos. 

Leia mais: Telemedicina: A polêmica inovação tecnológica que chegou para ficar

Geralmente, junto com a telemedicina vem o prontuário eletrônico. Ele é responsável por reunir todas as informações do paciente, desde anamnese e histórico familiar até registro de doenças pré-existentes e procedimentos já feitos. 

Leia mais: Quais os tipos de Prontuário Eletrônico?

Essa etapa agora pode ser feita de uma forma mais moderna, rápida e integrando todos os dados que determinada pessoa carrega. 

Outro ponto que torna as tecnologias em saúde um importante pilar para os dias atuais é a redução de custos. Desde evitar deslocamentos desnecessários do paciente da própria casa ou trabalho até o centro de saúde, são vários detalhes que geram economia de custos.

Também existem alguns casos em que a resolução de um desconforto ou dor é um pouco mais simples e basta o uso de um remédio.

Em outras situações, pode ser que práticas integrativas estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde sejam a opção mais indicada, desobrigando a ida até uma unidade de atendimento. 

Essa forma de aplicar a medicina em 360º melhora os tratamentos de forma extraordinária. E só sabemos isso hoje graças a novos estudos e técnicas que foram aplicadas nessa área em questão. 

Leia mais: Medicina integrativa: Você sabe o que é e qual a importância?

Toda vez que falamos de redução de custos, há também uma narrativa paralela sobre otimização de tempo e aumento de produtividade. 

Como dito anteriormente, a tecnologia na medicina pode auxiliar dentro dos consultórios e das salas cirúrgicas, mas também pode ajudar as demais funcionalidades da equipe, como os departamentos financeiro, contábil e administrativo. 

Dessa maneira, todos os processos que são muito mecânicos e repetitivos podem ser automatizados, evitando erros e deixando o quadro de colaboradores mais livre para cuidar de outras demandas da empresa. 

Tecnologia na área da saúde | Amplimed

Quais são as tecnologias na área da saúde em foco em 2022?

Inteligência artificial

É a inteligência de máquinas que serve para realizar tarefas, simples ou mais complexas, que antes só poderiam ser feitas por humanos ou, em alguns casos, nem por eles. 

Hoje em dia, os exames de imagem são os que mais utilizam da inteligência artificial, principalmente radiografias, tomografias e mamografias. 

Os recursos digitais que foram inseridos nesses procedimentos conseguem identificar mais padrões e possíveis anomalias do paciente, tornando o diagnóstico muito mais preciso e eficaz. 

Teleatendimento 

Como você viu, o teleatendimento veio com muita força no início de 2020 e vai continuar em operação por muito tempo ainda, visto os bons resultados que foram alcançados nos momentos de utilização, tanto de forma individual quanto para medicina de forma global. 

Tecnologia na área da saúde | Amplimed

Internet das coisas

Esse termo começou a ser empregado para denominar a interligação que objetos comuns do dia a dia têm com a internet. 

De maneira mais simples, a internet das coisas é uma rede de objetos materiais e físicos que são bons o suficiente para reunir dados da pessoa que o usa e transmitir essas informações. Os gadgets são bons exemplos disso. 

Leia também: 3 gadgets essenciais para médicos

Healthtechs

São chamadas assim todas as startups que nasceram e se desenvolveram com a intenção de otimizar a dinâmica e a logística do oferecimento de saúde aos cidadãos e tudo que pode estar em torno dele. 

Utilização da nuvem 

Nuvem é um termo usado muito no dia a dia para falar do armazenamento de dados a partir de um sistema e de uma demanda.

Se antes os arquivos aconteciam somente por caixas e mais caixas forradas de papel, ou no máximo em pen drives e HDs, hoje a nuvem vem para trazer outras formas de armazenar todas as informações que são coletadas dos seus pacientes no cotidiano. 

Como você pode ajudar seus pacientes a usá-las?

Nada desses recursos podem se tornar usuais se uma das pontas do processo de assistência clínica não estiver envolvida nesse universo. 

Estamos falando dos pacientes. Sua clínica pode investir em todas as tecnologias disponíveis até então, mas nada disso será efetivo se não houver uma preocupação com os clientes da clínica e como eles podem ser inseridos nesses processos. 

Antes de mais nada é essencial que a equipe de gestão da clínica entenda quais são as tecnologias mais adequadas para os cenários que vocês vivem hoje. 

Optar por tudo que há direito pode deixar o ambiente um tanto quanto confuso e bagunçado. Portanto, faça escolhas sábias e pontuais de forma personalizada e de acordo com o perfil mercadológico e do público-alvo. 

O compartilhamento de informações é o caminho mais rápido e simples para ajudar os pacientes a usar as tecnologias que a clínica vai disponibilizar ou começar a investir. 

É necessário demonstrar quais são os principais benefícios para a vida do cliente para que ele se convença, de uma maneira positiva, a aderir à nova sistemática. 

Os argumentos devem ir desde mais facilidades no dia a dia, como também melhores resultados nos tratamentos e mais eficiência para atingir o bem-estar. 

Fazer campanhas de comunicação e marketing com intuito mais informativo e educativo pode ser uma outra opção para esse cenário. 

Às vezes, o que pode parecer simples para quem está na área ou já lida muito com determinado tema, pode ser um bicho de sete cabeças para quem está em uma realidade completamente diferente e que não exige esse tanto de recursos tecnológicos. 

Por isso, é hora de usar e abusar dos recursos visuais e gráficos que a sua empresa de saúde tem. 

Tecnologia na área da saúde | Amplimed

SaaS também é tecnologia da saúde 

Software as a Service, ou simplesmente SaaS, é um termo da língua inglesa usado para falar de softwares especializados em diferentes segmentos — inclusive da saúde — que são disponibilizados como um serviço, a fim de aumentar a eficiência das operações.

Diferentemente de outros sistemas, aplicativos que se enquadram no SaaS não precisam ser instalados e nem atualizados. O acesso acaba sendo mais simples por ser feito único e exclusivamente pela internet. 

Justamente por essa dinâmica de funcionamento que também são chamados de softwares sob demanda. 

Tem se tornado muito popular dentro da área médica por trazer benefícios como: 

  • Fácil acessibilidade; 
  • Facilidade de upgrade e dispensa de internet com alta banda larga; 
  • Redução de custos; 
  • Integração com demais funcionalidade. 

A Amplimed é um bom exemplo quando o assunto é SaaS. O software fica 100% na nuvem e garante segurança e certificação digital dentro de todos os padrões exigidos pelo mundo da medicina e também pela Lei Geral de Proteção de Dados. 

É por meio desse sistema que os médicos do seu consultório vão conseguir usar a telemedicina

Além disso, o sistema também permite ter um prontuário intuitivo e que vai reduzir em até 40% o tempo gasto no preenchimento de fichas e prontuários com módulo de especialidades para conseguir tratar o paciente de forma global e integrada.  

Os benefícios não são somente para a equipe técnica. O financeiro também é positivamente impactado, uma vez que há um módulo especializado na parte de finanças e integração direta com o Faturamento TISS. 

Dentro dessa divisão, ainda é possível fazer controle de estoque e ter mais dimensão das contas a pagar, a receber e ainda analisar qual tipo de pagamento é frequentemente mais usado pelos pacientes particulares. 

Se o quadro inteiro de colaboradores se beneficia com o sistema Amplimed, a consequência é notada pelos próprios pacientes que sentem mais agilidade e qualidade no atendimento que recebem. 

Além disso, eles também têm funcionalidades específicas a eles, tais como: agendamento online que pode ser feito em qualquer horário, em qualquer dia e em qualquer lugar e confirmação de consulta por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp. 

É muita tecnologia em um único lugar! Quer saber mais sobre essas inovações e como elas podem ser benéficas para o seu empreendimento médico? Conheça a solução Amplimed:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.