Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Saúde mental: veja como preservar os colaboradores da clínica

Confira maneiras de zelar pela saúde mental dos colaboradores da sua clínica e os recursos que você deve implementar para auxiliá-los.

Não é por ser setembro amarelo que devemos tratar de saúde mental. Essa é uma necessidade diária e urgente. 

Não é de hoje, aliás, que temos abordado a qualidade de vida de profissionais da saúde neste blog. Já tivemos artigos direcionados aos médicos, e até mesmo artigos para as mulheres que fazem parte desse mercado e fazem turno duplo, se dividindo entre a saúde e a maternidade. 

Neste ponto, argumentamos sobre a tecnologia como aliada das mães do ramo médico.

Todos esses temas tratam de levar uma vida saudável unindo uma mente sã no âmbito profissional, para que ela seja levada também para o pessoal.

Neste artigo, trataremos das diversas maneiras que você, dono de clínica, médico ou administrador, pode estar atento à saúde mental de seus colaboradores, que vão desde a secretária médica até profissionais de triagem e financeiro.

E como pode efetivar melhorias no ambiente de trabalho para que se trabalhe mais feliz.

Por que devemos falar de saúde mental no trabalho?
Quais são os impactos de não estar atento à saúde mental?
Medidas que colaboram com a saúde mental da clínica

Saúde mental para os colaboradores da clínica | Amplimed

Por que devemos falar de saúde mental no trabalho?

Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum transtorno mental como ansiedade e depressão, o que custa à economia aproximadamente US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade.

É claro que a rentabilidade da clínica é uma questão a ser cuidada, mas é necessário relembrar que a ponta dessa cadeia começa com colaboradores felizes, que defendem seu local de trabalho e fazem de tudo para vê-lo prosperar.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) afirma que a saúde mental no trabalho é uma construção e depende de todos nós.

De acordo com a Secretaria da Previdência, situações de depressão são a maior causa de pagamento de auxílio doença não envolvendo acidente de trabalho (30,67%), seguido por transtornos de ansiedade (17,9%).

Abaixo você encontrará alguns impactos de não ter um plano para preservar a saúde mental dos colaboradores, e, também, vantagens de ocupar um período de construção da sua clínica e grade de funcionários para focar nesta preocupação.

Saúde mental para os colaboradores da clínica | Amplimed

Quais são os impactos de não estar atento à saúde mental?

A primeira coisa que uma empresa pode pensar é no impacto financeiro que pode ter, com afastamento de colaboradores.

Mas é justamente essa linha de pensamento que causa boa parte dos esgotamentos e transtornos mentais em prestadores de serviços, colocar os números à frente do humano.

Listamos alguns dos impactos que negligenciar a saúde mental dos seus colaboradores pode trazer para a sua clínica.

Saúde mental para os colaboradores da clínica | Amplimed

Diminuição da produtividade

Um colaborador não deve ser convencido a trabalhar em prol da clínica, ou não deve fazer isso pensando apenas no retorno financeiro ao final do mês.

Vestir a camisa do consultório, acreditar nas práticas adotadas e compartilhar das mesmas crenças e cultura do consultório mostram que o processo seletivo foi correto e transparente, e, um funcionário que se orgulha do lugar que trabalha tem muito menos chances de se abalar mentalmente e desenvolver ansiedade, depressão ou até mesmo burnout.

Aumento de faltas

Caminhando lado a lado com a produtividade, um colaborador que trabalha satisfeito na sua clínica se absterá menos vezes do que um colaborador que não considera aquele um ambiente de trabalho saudável.

E, mesmo que problemas de saúde mental não tenham sua origem dentro da clínica, não olhar para eles e para seu funcionário de um panorâma humano fazem com que o trabalho seja impactado da mesma forma.

Auxiliá-lo a encontrar uma solução e incentivá-lo a buscar tratamentos pode aumentar tanto o seu rendimento, quanto sua assiduidade no trabalho.

Saúde mental para os colaboradores da clínica | Amplimed

Maior rotatividade

Um colaborador psicologicamente abalado por problemas internos da gestão da clínica ou por falta de visão e acolhimento dessa mesma gestão sobre uma situação escolherá não estar naquele ambiente.

Isso acarretará em instabilidades no planejamento financeiro pelas constantes modificações na grade de funcionários, além de interferir na reputação da clínica do ponto de vista de qualidade de trabalho, podendo evoluir até mesmo para processos contra médicos.

Medidas que colaboram com a saúde mental na clínica

Auxiliar na saúde da mente dos colaboradores para um bom rendimento do trabalho pode, inclusive, elevar a experiência do paciente que frequenta a sua clínica, pois terá um atendimento com qualidade diferenciada.

Podemos dizer, então, que fidelizar os funcionários é uma forma de fidelizar os pacientes.

Para deixar esse processo mais fácil, escolhemos alguns recursos que tendem a aumentar a humanização dentro do ambiente de trabalho.

Saúde mental para os colaboradores da clínica | Amplimed

Implementar um software de gestão

Uma das principais das principais causas de esgotamento mental em ambiente profissional é o excesso de demandas não compatível com a quantidade de braços para a produção, sobrecarregando colaboradores.

Essa é uma situação que também está compreendida dentro das clínicas, e podemos colocar algumas hipóteses que nos ajudam a ilustrá-la.

Uma secretária médica sozinha em uma clínica de muitas especialidades diferentes e extrema rotatividade dificilmente conseguirá preencher diversas fichas cadastrais manualmente, ou mesmo que digitalmente, na hora de chegada.

Para isso, um software de gestão em saúde pode ajudá-la disponibilizando recursos como o envio de um cadastro ou um questionário pré-consulta e agendamento online com confirmação de consulta via WhatsApp, e-mail ou SMS.

Leia mais em: Agendamento online da Amplimed reduz faltas em consultas

Criar um departamento de recursos humanos dentro da clínica

Um departamento de recursos humanos voltado para entender e abraçar os funcionários, se concentrando em suas necessidades enquanto você foca em seus pacientes é essencial para o bom funcionamento da clínica.

Os colaboradores fazem parte de uma engrenagem que, assim como seu processo de gestão, deve funcionar de ponta a ponta.

O RH garante que a equipe esteja motivada, produtiva e trabalhando em um clima agradável, prevenindo antes de precisar remediar a situação.

Você também vai gostar: Recursos humanos para clínicas médicas: 4 dicas para começar

Porque a saúde mental dentro das clínicas, com o foco voltado para seus colaboradores, é muito mais sobre não deixar que os problemas se estabeleçam do que remediá-los.

A busca de iniciativas de cuidados com a mente, incentivos a acompanhamento psicológico e atividades que aumentem a qualidade de vida devem partir de dentro.

E, associado a elas, implementar um software de gestão que organize demandas e processos dentro da clínica.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.