Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

SaaS para saúde: como o software como serviço pode contribuir nessa área

O futuro da medicina se mostra promissor, levando em consideração as tendências e tecnologias emergentes na área, ainda mais quando é possível encontrar SaaS para saúde em diferentes equipamentos do setor de atendimento ao público.

Com o crescimento de casos de doenças crônicas, o setor de saúde precisa, mais do que nunca, da inserção de equipamentos, conforme os avanços tecnológicos. 

A tecnologia certa pode revolucionar o campo da medicina, de diversas maneiras possíveis e imagináveis. Por exemplo, pode ajudar a salvar mais vidas, a melhorar a qualidade dos cuidados e o estado geral de saúde dos pacientes. 

Isso é possível com a adoção de tecnologias emergentes como o SaaS (Software as a Service) para o setor da saúde.

A possibilidade de desenvolver aplicativos SaaS para saúde pode ter um custo bem abaixo, em relação a empreendimentos que demandam alto custo. Além disso, pode incluir o pessoal disponível e os mais diversos tipos de equipamentos, agregando vantagens a esse modelo.

As plataformas SaaS podem fornecer serviços de saúde de forma mais rápida, melhor e muito mais em conta. 

Por isso, é chegada a hora dos provedores de assistência médica se concentrarem no desenvolvimento SaaS para saúde, de modo a aumentar a produtividade e o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre o investimento.

Chegada da tecnologia SaaS para a sociedade

O SaaS, que em português pode ser traduzido para software como serviço, é um modelo de licenciamento e entrega de programas digitais para agilizar processos.

Eles são licenciados a partir de uma assinatura, e a hospedagem é centralizada em servidores remotos. 

Há diversos aplicativos disponíveis atualmente, dentro de celulares, nas telas de computadores e outros equipamentos eletrônicos, como tablets, assistentes digitais e aparelhos de televisão inteligentes, as smart TVs

O modelo SaaS representa uma mudança significativa na forma como a população, e as empresas, adquirem e consomem softwares. 

Aplicativos que, de uma forma tradicional, só estavam disponíveis para grandes empresas, agora utilizam o cloud computing, ou computação na nuvem, podendo ser consumido por qualquer pessoa que tenha um equipamento adequado e acesso à internet. 

Isso permite que a linha de negócios ganhe valor significativo quanto à obtenção de softwares, agregando vantagens à execução de estratégias, inclusive de Inbound Marketing, de acordo com o mercado em que atua. 

Assim, o SaaS é entregue de forma eficiente. 

A implementação do SaaS para saúde

Os aplicativos de SaaS para saúde, inicialmente, enfrentaram muita reação devido a motivos de segurança. 

No entanto, com mais sistemas de proteção disponíveis, as empresas da área médica começam a enxergar os benefícios que essa tecnologia pode oferecer ao mercado, agilizando e dinamizando as rotinas. 

Muitas organizações de saúde estão se voltando para o SaaS de uma forma plena, enxergando uma maneira mais acessível de implantar registros eletrônicos baseados em nuvem. 

Os aplicativos podem incluir, dentro dos sistemas personalizados, diferentes setores de um centro médico-hospitalar, entre os quais:

  • Atendimento remoto de retorno;
  • Cadeia de suprimentos;
  • Registros médicos eletrônicos;
  • Telesaúde.

Inclusive, devido à pandemia mundial ocasionada pela COVID 19, o SaaS para saúde se mostrou importante quanto ao atendimento médico de pacientes que não podiam se locomover, reduzindo os custos, aumentando a segurança e mantendo um nível de atendimento de alta escalabilidade.

Sendo assim, os mais diversos empreendimentos do setor da saúde alcançaram um patamar em que se mostra, de uma maneira segura, que a cloud computing está pronta para atender o setor de tecnologia voltada para a área médica.

Com isso, consegue-se implementar desde prontuários completos e online, que permitem uma melhor avaliação dos pacientes e até a integração com outros consultórios da rede, promovendo atendimento mais completos, ágeis, humanizados e que apresentam continuidade, principalmente em ações multidisciplinares.

Conclusão

A tecnologia voltada para o sistema SaaS trata questões de segurança de dados como ponto primordial, sendo de total importância tanto para os pacientes quanto para as equipes de atendimento. 

Os dados são confidenciais, e é preciso garantir que não haja vazamento ou violações das informações, conforme exigência da legislação vigente, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados),

Com uma plataforma SaaS para saúde confiável, as empresas podem acessar as mais recentes soluções tecnológicas, e assim melhorar a segurança de dados sem afetar o orçamento. 

Outro fator é garantir a melhor qualidade quanto aos cuidados da saúde de um paciente e, consequentemente, manter o foco sobre a transparência sobre o melhor tratamento para os enfermos. 

A presença de um SaaS para saúde permite que médicos e outros profissionais da área médica possam acessar o histórico completo do paciente.

Assim, podem oferecer os melhores tratamentos e indicar os remédios, de acordo com especialistas setoriais. 

Por fim, vale destacar a ascensão da telemedicina, em que pacientes de qualquer lugar podem receber cuidados e tratamentos regulares, inclusive aqueles que vivem em áreas remotas, mas contam com acesso à tecnologia. 

Mais ainda, pacientes com doenças crônicas, ou acamados, não precisam sair do conforto do lar para passar por uma consulta médica. 

Com a telemedicina, por meio do SaaS para saúde, os profissionais médicos podem oferecer os serviços de onde quer que estejam, trazendo mais praticidade ao atendimento.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.