Já vimos que dentro de uma operadora de plano de saúde, uma das maneiras mais eficientes de reduzir custos é o foco na atenção primária à saúde (APS).
Isso porque se trata de um tipo de um atendimento voltado para a primeira fase de cuidados, para a prevenção e auxílio aos pacientes na base dos problemas de saúde.
Dessa forma, a operadora de plano de saúde poupa gastos que poderia ter em uma fase avançada de tratamentos, caso um diagnóstico demorasse mais tempo para ser definido.
Neste artigo, você terá acesso a outras formas de economia, sendo a principal delas a utilização de um software de gestão para operadoras para reduzir custos operacionais com o controle de exames, eliminação de processos manuais e outros.
Você conhecerá os 5 pilares de uma solução como a Amplimed e entenderá como cada um deles é essencial para a estratégia econômica da sua operadora e para o bom funcionamento da saúde suplementar no Brasil.
Confira os tópicos deste conteúdo
Pilar 1: prontuário único da rede
A integração do sistema Amplimed é o ponto de partida para um ecossistema conectado entre cooperado, clínica e operadora de saúde.
O processo começa no agendamento e acontece através do API padrão Amplimed e canais digitais.
Ainda passa pela recepção da clínica, o atendimento que utiliza o prontuário eletrônico do paciente integrado à teleconsulta e o faturamento TISS.
Na fase da recepção, há um chat de comunicação entre clínica e operadora.
Além disso, mesmo que a clínica conte com a mão de obra humana, com recepcionistas, os dados cadastrais de pacientes são coletados através do software de gestão, e não mais manualmente.
Dessa forma, os processos manuais que podem trazer custos à empresa por erros de preenchimento ou falta de legibilidade são eliminados.
Pilar 2: autorizador online único
Por meio de ferramentas disponibilizadas pelo software de gestão da Amplimed para facilitar a conexão entre operadora de plano de saúde e clínica.
No módulo de agenda da Amplimed, na categoria TISS, a elegibilidade do beneficiário se dá através da carteirinha, passando para a solicitação e autorização de guias de consulta e posteriormente a execução dessas guias.
Em outras categorias, a elegibilidade se dá via token pelo app do beneficiário e segue para a assinatura digital da Guia SP/SADT, garantindo segurança no processo de ponta a ponta.
A biometria, o token e o reconhecimento facial permitem a elegibilidade e a autorização do atendimento por parte da operadora de plano de saúde. Também é possível realizar a busca de guias já autorizadas.
Pilar 3: cuidado coordenado
O fluxo que engloba a gestão de cuidados conecta diversos processos que auxiliam na redução de custos para as operadoras de saúde, começando pelo atendimento com o prontuário eletrônico do paciente integrado à teleconsulta.
O primeiro deles é o módulo de referência e contrarreferência, lançado pela solução Amplimed no segmento de atenção à saúde.
A atenção primária à saúde é realizada por um profissional da saúde do ambulatório que aplica a gestão de cuidados com um plano terapêutico indicado.
Se obtiver sucesso nessa etapa de ações preventivas e programadas, pode-se dizer que houve o controle do caso.
Caso contrário, avança-se para as próximas etapas, nas quais é realizado o atendimento e referência a um médico especialista para o acompanhamento do caso.
A partir desse ponto, o especialista define o diagnóstico e o melhor plano terapêutico para seguir com o tratamento e, em seguida, passa para a etapa da devolutiva, realizando a contrarreferência ao encaminhar o caso para o coordenador de cuidados da APS até que haja o controle.
Dessa maneira, prestando cuidados detalhados ainda na etapa de atenção primária, há a economia de recursos para tratamentos mais complexos por parte da operadora de plano de saúde.
Saiba mais: 6 benefícios da medicina preventiva
Praticar uma estratégia de ação de atenção primária à saúde utilizando o software de gestão Amplimed permite o melhor controle das enfermidades e mitiga a quantidade de exames ou procedimentos desnecessários, e os erros de preenchimentos de guias.
Todo o atendimento também pode ser realizado pela plataforma, através do prontuário eletrônico integrado à teleconsulta.
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Pilar 4: inteligência do negócio
Todos os dados coletados em atendimento são armazenados em nuvem no sistema e estão conectados entre profissional, clínica e operadora de plano de saúde, respeitando a privacidade do paciente e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).
Isso permite que a operadora tenha acesso ao histórico de utilização dos beneficiários e possa mobilizar ações para gerar economia, como campanhas de prevenção e incentivo a certas terapias.
Todas as pontas da saúde envolvidas no processo é o que chamamos de ecossistema integrado e que uma plataforma de gestão como a Amplimed pode proporcionar.
Pilar 5: diferenciais da parceria Amplimed para a operadora de plano de saúde
A Amplimed possui como diferenciais a reserva de agenda na operadora de plano de saúde e o gatilho de alerta do paciente que passou pela rede referenciada e transitou no passo a passo citado nos pilares anteriores.
Além de entregar dezenas de benefícios, como:
- Gestão completa das clínicas associadas;
- Prontuário único;
- Redução do custo operacional com o controle de exames;
- Otimização da jornada do paciente com a gestão de cuidados;
- Eliminação de processos manuais que não geram dados;
- Visão completa da carteira;
- Aumento da receita da operadora.
Conheça e leve a Amplimed até sua operadora de plano de saúde ainda hoje.