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Recurso de glosa: o que é, como funciona e como reduzir até 99% das recusas

Recurso de glosa é a contestação que sua clínica ou consultório precisa fazer quando uma guia é recusada pela operadora de saúde. 

Recurso de glosa costuma ser uma das principais tarefas de quem trabalha com faturamento médico. Basta uma informação errada ou um campo em branco para a operadora recusar o pagamento para clínica ou consultório. 

As glosas acontecem por erros de preenchimento, falta de documentação, códigos desatualizados ou problemas na autorização. Além de atrapalhar o fluxo de caixa, as glosas aumentam o retrabalho e afetam a previsão de faturamento

Neste texto, reunimos algumas informações sobre o que é recurso de glosa, qual o papel do analista de recurso de glosa, como fazer um recurso de glosa passo a passo e como evitar glosas com a tecnologia. Vamos lá?

O que é recurso de glosa e qual sua importância para clínicas?

Em outras palavras, é quando você explica o motivo daquela cobrança estar correta e pede a revisão do pagamento. Quem geralmente fica responsável por essa tarefa é o analista de recurso de glosa.

Este profissional tem uma função super importante na saúde financeira da clínica, pois é ele quem vai entrar nos detalhes para entender o motivo da glosa e montar a argumentação para reverter a situação. 

A precisão e a dedicação do analista de recurso de glosa faz toda a diferença para o faturamento. Quando o recurso é bem feito, ele pode recuperar valores que, de outra forma, seriam perdidos. 

Entretanto, dependendo do tamanho da sua clínica, você não precisa necessariamente ter um profissional para fazer os recursos. Confira o passo a passo abaixo!

Como fazer um recurso de glosa? Passo a passo completo

Organização, atenção aos mínimos detalhes e agilidade no retorno à operadora são os requisitos principais para fazer um recurso de glosa.

Veja como fazer um recurso de glosa:

  1. Identifique o motivo da glosa

    O primeiro passo é entender por que a glosa aconteceu. As operadoras de saúde costumam enviar um retorno explicando o motivo da glosa. Pode ser um erro de código, um procedimento não autorizado, falta de documentos, ou qualquer outra coisa. Sem saber o motivo, não tem como argumentar.

  2. Reúna documentos e dados corretos

    Com o motivo da glosa em mãos, é hora de juntar tudo o que você precisa para comprovar a realização do serviço e sua validade, e isso pode incluir: Prontuários; Laudos; Exames; Termos de consentimento; Autorização da operadora ou qualquer outro documento que valide o procedimento.  Quanto mais completa, centralizada e organizada for sua documentação, maiores as chances de sucesso do seu recurso de glosa.

  3. Escreva uma justificativa clara e objetiva

    Ela precisa ser clara, objetiva e responder diretamente ao motivo da glosa. Use uma linguagem profissional e apresente os fatos de forma resumida. Se a glosa foi por falta de um documento, explique onde ele está ou por que ele não foi incluído inicialmente, e o anexe. Se foi por um procedimento não autorizado, mostre a autorização.

  4. Reenvie a guia corrigida

    A operadora costuma ter um padrão para o envio de recursos. Se certifique de seguir essas regras, preencher a guia corretamente e anexar os arquivos exigidos.

  5. Acompanhe o novo status

    Depois de reenviar, acompanhe o andamento do recurso. Em muitos casos, é necessário monitorar o sistema da operadora ou ligar para confirmar o recebimento.

Exemplo de recurso de glosa

Imagine que a glosa aconteceu porque a operadora alegou que um procedimento X não foi autorizado previamente. A justificativa poderia ser:

“Prezados,

Viemos por meio desta contestar a glosa referente ao procedimento [Nome do Procedimento], realizado em [Data], para o paciente [Nome do Paciente], sob o número de guia [Número da Guia].

O motivo da glosa indicado foi ‘Procedimento não autorizado previamente’. No entanto, conforme anexo [Número ou Referência do Anexo], apresentamos a autorização prévia para o procedimento, emitida pela própria operadora em [Data da Autorização]. 

A autorização foi solicitada em [Data da Solicitação] e concedida dentro dos prazos estabelecidos. Dessa forma, solicitamos a revisão da glosa e o devido pagamento do valor referente ao procedimento.”

Leia também:

Como evitar glosas médicas antes mesmo do envio da guia

Para evitar glosas, você deve conferir os dados obrigatórios, usar as informações corretas da Tabela TUSS, preencher todos os outros dados da guia e usar um sistema integrado que facilite esse processo.

Afinal de contas, apesar de o recurso de glosa ser uma ferramenta útil no dia a dia para reaver valores, a melhor estratégia é evitar que as glosas aconteçam

Prevenir é melhor do que remediar, certo? Sendo assim, algumas práticas podem reduzir muito o número de glosas na sua clínica:

Conferência de dados obrigatórios

Muitas glosas acontecem por erros básicos de preenchimento. Por isso, confira sempre todos os dados obrigatórios da guia, do paciente e do procedimento. 

Um nome digitado errado, um número de convênio incompleto ou uma data equivocada podem gerar uma glosa. A atenção aos detalhes aqui faz toda diferença.

Tabela TUSS atualizada

A Tabela TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) é o guia para os códigos de procedimentos e serviços. 

Sendo assim, o ideal é sempre manter sua tabela TUSS atualizada para evitar glosas por incompatibilidade de códigos. Operadoras não pagam por códigos desatualizados ou incorretos.

Preenchimento correto da guia

Parece óbvio, mas o preenchimento correto da guia é um dos maiores desafios. Entender as regras de cada operadora e preencher cada campo com precisão é importante para evitar glosas. 

Uso de sistema integrado

Um sistema integrado que une prontuário eletrônico, agenda, autorizações e financeiro reduz os erros evitáveis. Com a tecnologia ao seu favor, você consegue validar informações em tempo real e evitar glosas por inconsistência.

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Em vez de gastar tempo com recurso de glosa, invista em um sistema automatizado!

Ter um bom processo de recurso de glosa é importante, claro. Mas o melhor cenário é aquele em que você praticamente não precisa recorrer às operadoras

E isso é possível com um sistema que automatiza processos e previne erros desde o agendamento até o faturamento.

O analista de recursos de glosas continua sendo importante, mas ele pode atuar de forma estratégica, focando em melhorias e prevenção, e não apenas corrigindo problemas.

Conheça o sistema da Amplimed e reduza até 99% das glosas na sua clínica!

O que as pessoas também perguntam sobre recurso de glosa

Separamos abaixo algumas das principais dúvidas sobre recurso de glosa.

Como recorrer à glosa?

Basta identificar o motivo da glosa, reunir os documentos e enviar uma justificativa formal à operadora. Por fim, acompanhe o status do recurso.

Como recursar uma glosa?

“Recursar” e “recorrer” são termos usados como sinônimos. O processo é o mesmo: identificar o motivo, reunir os documentos para justificar e reenviar, sempre acompanhando o status.

Qual o prazo para recurso de glosa?

Cada operadora define seu prazo, mas geralmente ele gira em torno de 30 dias após o retorno da glosa. Por isso, é importante consultar as regras da sua operadora.

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Patrick Dal Ponte

Olá, eu sou o Patrick! Sou Diretor de Receita da Amplimed. Apaixonado por tecnologia, inovação e mercado SaaS, compartilho insights e tendências dessas áreas. Meu trabalho é alcançar objetivos estratégicos com base na análise de dados.
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