Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

3 passos para se tornar um administrador de clínica médica exemplar

Você conhece as melhores maneiras para ser um bom administrador de clínica médica? Este guia da Amplimed te conta.

Muitas vezes o próprio médico gerencia a sua clínica, outras tantas é necessário terceirizar o trabalho para alguém especializado, um administrador de clínica médica.

Especialmente quando pensamos no porte de cada clínica.

Uma instituição maior, exigirá maior dedicação e não só competência para administrar financeiramente o estabelecimento.

Para estas, outras preocupações devem entrar no bico do lápis, como a satisfação e bem-estar dos colaboradores, bem como dos pacientes, administração de recursos médicos e de melhorias na infraestrutura, entre outros.

Neste artigo você entenderá a importância de definir se precisa contratar um administrador para a manter o bom desempenho da sua clínica.

Se esse não for o caso, esta leitura também servirá como guia para que você gerencie seu próprio negócio, entendendo os itens que deve priorizar nesta trajetória.

O que é um administrador de clínica médica?
Como se tornar um administrador de clínica médica exemplar?
Como um software de gestão pode auxiliar um administrador de clínica?

O que é um administrador de clínica médica?

O administrador e o dono da clínica, neste caso, podem ser a mesma pessoa. Mas também pode-se terceirizar a administração.

Ele é o profissional que se ocupa de entender o negócio por completo, desde a chegada de pacientes, ao fluxo de caixa e direcionamento de investimentos ao final do mês.

Mas também busca entender o aumento ou a queda de pacientes, indo ao cerne da questão, entendendo os motivos e procurando soluções.

É o responsável, também, pela melhor qualidade de vida dos colaboradores da clínica, incentivando a comunicação em prol da satisfação no ambiente de trabalho.

Neste caso, ele pode até mesmo sugerir a necessidade de um setor de recursos humanos.

Por que ter um administrador de clínica médica?

A necessidade da criação de novas funções é diretamente proporcional ao crescimento do seu negócio.

Talvez, em um primeiro momento, você não sinta a necessidade de ter um profissional especializado em administração.

Mas, à medida que os pacientes fidelizados forem trazendo novas indicações, a demanda da clínica for aumentando e, com isso, a necessidade de um maior rigor em controle financeiro e gestão de pessoas, o administrador de clínica médica se mostrará uma peça essencial.

É claro que você pode acumular esta função com a função de profissional da saúde da clínica, mas lembre-se: o negócio cresce, e, com ele, cresce a quantidade de trabalho.

É neste momento que se deve tomar a decisão sobre delegar o que pode ser delegado, para que não haja uma sobrecarga de tarefas.

homem de terno recebendo premio

Como se tornar um administrador de clínica médica exemplar?

Não existe uma cartilha sobre como agir administrativamente, até porque, cada negócio tem a sua cultura, pilares e seu modo de ver, ser e agir como empresa.

Isso vale também para negócios da saúde.

Mas existem alguns padrões para um bom administrador seguir e ter sucesso em qualquer lugar.

1 – Preocupar-se não apenas com números, mas com pessoas.

Parece clichê, frase montada, mas é realidade.

A maioria das empresas busca resultados, e não à toa, afinal de contas, são eles que vão fechar o caixa ao final de cada mês.

O problema é não entender onde esses resultados são gerados.

Eles vêm através das pessoas que trabalham no seu negócio.

Traduzindo isso para o mercado da saúde, vêm da recepcionista excepcional que recebe cada paciente com um sorriso e demonstra atenção no momento do agendamento.

Vem do profissional de triagem que atende com simpatia e tato, para deixar o paciente à vontade.

Vem do médico que realiza uma anamnese dedicada, preenche o prontuário eletrônico já verificando o histórico e mostrando, assim, um atendimento humanizado.

Toda essa equipe prestará um atendimento de excelência se estiver satisfeita e realizada em seu ambiente de trabalho e com as funções propostas para desempenhar.

O administrador de clínica pode não ser um psicólogo para cuidar, com suas próprias mãos, do bem-estar e saúde mental destes colaboradores, mas é ele quem proporciona esse cuidado através de terceiros.

Quem determina a necessidade de auditorias ou setores que cuidem diretamente dessas pessoas que trazem os resultados que a clínica busca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde a qualidade de vida está diretamente associada a fatores como satisfação no ambiente de trabalho.

A definição aplicada pela Organização é:

“a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”

O administrador de clínica médica tem, como uma de suas funções, assistir os funcionários para que essa percepção esteja positiva.

Dessa forma, os números da clínica também estarão.

imagem de gráficos e caneta

2 – Preocupar-se também com os números

Depois de estar atento aos funcionários que trarão os melhores resultados para a clínica, é o momento de efetivamente pensar em números.

Um bom administrador de clínica médica deve saber lidar com o processo financeiro de ponta a ponta. Isso inclui realizar o planejamento estratégico.

Dividir investimentos para áreas específicas, viabilizando melhorias e organizando-as por ordem de urgência.

Organizar receitas e despesas, bem como o fluxo de caixa, através de relatórios financeiros precisos.

Um bom administrador deve facilitar a análise estratégica relativa à clínica, através de um bom gerenciamento de caixa.

3 – Importar-se com a ponta final: o paciente.

O cliente é sempre o mais importante que um negócio pode ter.

Neste caso, traduzimos para paciente.

É importante que o administrador esteja ciente da satisfação dos pacientes com a clínica.

Apenas assim, poderá se reunir com a equipe, traçar e efetuar planos de melhorias de atendimento e infraestrutura.

Para colher essas informações, é necessário trabalhar com algumas ferramentas como questionários pré-consulta e pesquisas de satisfação.

Como um software de gestão pode auxiliar um administrador de clínica?

Uma solução de gestão em saúde que proporcione um panorama da gestão financeira de ponta a ponta, além de disponibilizar recursos como pesquisa de satisfação e questionário pré-consulta, como uma forma de verificar o tratamento com as pessoas, ajuda o gestor a desempenhar suas funções melhor.

O software da Amplimed disponibiliza, além desses recursos, relatórios financeiros que ajudam a organizar o fluxo de caixa da clínica e colaboram na criação de novas estratégias.

Você pode facilitar a sua administração hoje mesmo ao experimentar a nossa solução.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.