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Trabalho em equipe na área da saúde: como delegar funções

Delegar funções é uma necessidade para que o trabalho em equipe na área da saúde funcione. Veja o que deve ser avaliado na hora da divisão.
Diversas mãos dadas

Mais do que uma habilidade, delegar funções eficientemente em uma clínica médica é uma necessidade, pois determina um bom trabalho em equipe na área da saúde.

Quando centralizadas, as atividades podem acabar acumuladas, podendo, por fim, afetar a eficiência e a eficácia da clínica. Assim, a produtividade pode ser afetada em vários setores, funcionários podem acabar frustrados e pacientes mal atendidos.

Por outro lado, ao delegar funções, os médicos conseguem se concentrar nas atividades-fim da clínica. Ou seja, atividades em ordem, clínica funcionando bem, funcionários e, principalmente, pacientes satisfeitos.

Porém, até chegar ao ponto de delegar funções adequadamente para um bom trabalho em equipe na área da saúde, é preciso levar em consideração alguns pontos. A seguir, falaremos dos mais importantes.

Médica pensativa olhando para caderno

Como delegar funções para que o trabalho em equipe na área da saúde seja satisfatório

Alguns conhecimentos são essenciais no momento da divisão de tarefas. Delegar fica mais fácil se você souber:

Tarefas que podem ser delegadas

A partir de todas as tarefas que precisam ser executadas na clínica, o profissional da saúde deve listar quais podem ser delegadas.

Embora haja a vontade de que tudo saia dentro do esperado, não é possível efetivamente fazer tudo. 

Assim, tarefas burocráticas e operacionais, como registros, pagamentos, cotações e compras, por exemplo, devem ficar a cargo de funcionários que tenham a habilidade necessária e saibam realizar um trabalho em equipe na área da saúde.

Médica fazendo anotações

Habilidades e conhecimentos dos funcionários

Para delegar funções com mais tranquilidade, é preciso ter convicção de que as pessoas saberão dar conta das atividades.

Portanto, é necessário saber das habilidades, características e dos conhecimentos de cada componente da equipe. Com isso, é possível entender o que pode ser designado a quem, a partir da equiparação entre atividade a ser delegada e capacidade do funcionário.

Caso nenhum dos funcionários tenha habilidade ou conhecimento para uma determinada tarefa, cabe oferecer treinamentos e capacitações a um ou mais funcionários. Outra possibilidade é aumentar o quadro de colaboradores contratando um profissional que tenha conhecimento para desempenhar tal tarefa.

O que fazer depois de delegar tarefas?

Apenas delegar tarefas não é suficiente para que o trabalho em equipe na área da saúde funcione perfeitamente. Portanto, há ações que devem ser tomadas após a delegação de tarefas.

Definir as atividades e comunicar o que se espera

Sabendo quais funções delegar e quais funcionários podem desempenhar adequadamente as tarefas, é importante estabelecer os prazos e a recorrência.

Contudo, mais do que isso, é preciso comunicar com clareza as expectativas de desempenho. Cada membro da equipe precisa saber como realizar as tarefas, bem como o que se espera com a conclusão da atividade.

Ao estabelecer expectativas claras, os funcionários são capazes de trabalhar de forma mais autônoma e eficiente, o que, por sua vez, deixa o trabalho em equipe na área da saúde mais orgânico e ajuda a maximizar a produtividade da clínica.

A chefia precisa confiar em seus funcionários. Entretanto, é sempre bom saber como as coisas andam. Portanto, é salutar estabelecer um plano de monitoramento das atividades, com possíveis pendências e sugestões de melhorias.

Equipe médica com as mãos unidas

Dar autonomia aos funcionários

Para que as funções específicas do médico sejam desempenhadas sem a preocupação com as demais tarefas cotidianas da clínica, é necessário que haja confiança e seja oferecida autonomia à equipe.

Para os funcionários, ter autonomia pode ser uma oportunidade de aprendizado sobre como lidar com situações inesperadas.

Dar feedback e ouvir os funcionários

A melhoria contínua dos processos e da atuação dos funcionários em suas atividades depende de diálogo.

Nesse sentido, é importante dar feedback regulares para que os funcionários consigam compreender o que precisa ser aprimorado para cooperar com o trabalho em equipe na área da saúde.

Por outro lado, é fundamental que eles também sejam ouvidos. Isso abre possibilidades de construção coletiva das soluções.

O diálogo permite que os funcionários se tornem mais eficientes nas tarefas delegadas, fiquem mais engajados em suas tarefas e motivados e incentivados a se aperfeiçoar no trabalho.

No cotidiano, o diálogo também é fundamental. Todos precisam ter clareza sobre a quem recorrer caso precisem de ajuda ou tenham dúvidas nas tarefas do dia a dia. E, claro, que esses líderes se disponibilizem a responder perguntas ou orientar os funcionários, quando solicitados.

Delegar funções, portanto, exige planejamento. Uma clínica precisa ser encarada como uma empresa, e, desta forma, metas, objetivos e clareza nas atividades precisam ser estabelecidos.

Leia mais: Clínicas médicas: veja como definir o tamanho da sua

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*Este texto foi produzido em uma parceria Amplimed e Ramp Gestão.

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