A plataforma de telemedicina é um sistema que possibilita a realização de atendimentos médicos de forma remota
Em março de 2020, foi aprovado pelo Senado um projeto de lei que libera o uso da plataforma de telemedicina durante a pandemia de Covid-19 que estamos vivendo. As práticas autorizadas foram a teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta. O objetivo do PL 696/2020 é ajudar centros de saúde com atendimento de pacientes a distância por meio de recursos tecnológicos, como as chamadas de vídeo. Neste texto, você vai entender melhor como a telemedicina funciona dentro do sistema da Amplimed e tirar suas dúvidas sobre esse assunto.
Como funciona a plataforma de telemedicina da Amplimed?
Ao contratar o recurso da Telemedicina, o agendamento online e o prontuário eletrônico já vem integrado. Antes do atendimento, o médico poderá enviar um SMS ou e-mail para o paciente com uma mensagem avisando que a telemedicina irá começar, junto com um link para que a pessoa consiga entrar no chat de vídeo.
Feito isso, o médico irá começar seu atendimento. Junto a da vídeo chamada, o médico terá acesso ao prontuário do paciente com acesso a todo o histórico, bem como os campos para preenchimento das informações, como anamnese por exemplo.
Veja na prática como funciona a plataforma de Telemedicina da Amplimed:
A qualquer momento, você pode escrever, apagar ou incluir algum documento nessas áreas. Assim, o médico tem tudo que precisa para conseguir realizar a consulta por vídeo.
Além do vídeo, dentro do teleatendimento você também terá um chat para conversar com o paciente. Nele, você poderá encaminhar links, fotos de resultados de exames ou outro tipo de arquivo em tempo real. O melhor de tudo é que o chat é integrado ao prontuário, então, documentos e exames podem ser anexados no histórico automaticamente.
Ao término da consulta, caso seja necessário, você poderá mandar qualquer tipo de documento, como atestado ou receita, para o seu paciente. Esse documento terá a assinatura digital do médico e a validação ICP Brasil. Para que o paciente tenha acesso ao atestado, é só enviar por e-mail ou WhatsApp.
Principais diferenciais da plataforma de telemedicina da Amplimed
Há dois anos, a Amplimed tem trabalhado para construir a plataforma de telemedicina em seu sistema de gestão médica.
Veja abaixo os principais diferenciais desta nova ferramenta:
- Telemedicina integrada ao agendamento online e prontuário eletrônico
- Link do endereço da consulta via SMS ou e-mail
- Vídeo chamadas criptografadas
- Prescrição e documentos com assinatura digital no padrão ICP
- Chat para envio de exames integrado ao prontuário do paciente
- Pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário
Case de sucesso com a plataforma de telemedicina Amplimed
A pediatra, Juliana Nardelli, foi uma das primeiras profissionais a utilizar a plataforma de telemedicina da Amplimed para atender seus pequenos pacientes de casa. Veja o que ela disse:
“A minha experiência está sendo fantástica com a telemedicina da Amplimed. Sinto segurança no atendimento, consigo escrever a anamnese e ver o histórico dos pacientes durante a consulta”, conta a médica.
É essencial continuar transmitindo bem-estar para os pacientes, mesmo em um momento como esse. Se você precisa de ajuda para conseguir atendê-los de forma online, conte com a Amplimed.
Sobre a autora: