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Como atrair pacientes para o consultório com um software de gestão

Como atrair pacientes para o consultório e fidelizá-los são métricas importantes para sua gestão. Saiba agora como um software médico ajuda a alcançá-las!

Ao montar uma clínica, o médico precisa estar preparado para os desafios impostos. Alguns envolvem a criação de um modelo de negócios, documentos necessários para se adequar à legislação e, claro, saber como atrair pacientes para o consultório. 

Se cadastrar em convênios e atender através deles pode ser uma boa ideia, afinal, essa é uma ótima maneira de conseguir pacientes para começar as atividades na clínica médica com o pé direito.

Porém, é interessante mesclar os atendimentos que chegam dos convênios com os pacientes particulares.

Assim, você poderá aumentar a quantidade de consultas mensais e refinar a qualidade do seu atendimento, construindo uma imagem sólida no mercado e facilitando a fidelização de pacientes.

Hoje, você irá conferir dicas valiosas de como atrair pacientes para o consultório. Não se esqueça de que essas sugestões podem ser aplicadas no início ou no decorrer da sua carreira.

Recepção de clínica cheia

5 dicas para atrair pacientes para a clínica médica

Vamos começar por cinco dicas sobre como atrair pacientes para o consultório que você já pode colocar em prática agora.

1 – Aposte em um atendimento de qualidade

A regra é clara: um bom atendimento gera fidelização. Isso acontece porque, ao ser bem atendido, há mais chances de o paciente voltar a frequentar a sua clínica, ou até mesmo indicar seus serviços para amigos e familiares. 

Sendo assim, é fundamental se atentar a duração da consulta, como você trata seus pacientes durante o tempo em que estão juntos e se todos os funcionários da sua equipe de saúde estão oferecendo a mesma qualidade de atendimento. 

Leia mais: Como gerir o trabalho em equipe na área da saúde

Outro fator importante na fidelização dos pacientes é a aparência da sua clínica. Um ambiente confortável pode deixá-los mais à vontade e contribuir positivamente para a qualidade do atendimento. 

Lembre-se sempre de que a opinião do paciente sobre a sua clínica começa no momento do agendamento e termina no pós-atendimento. É importante garantir que ele se sinta satisfeito em todas essas etapas. 

Médico ausculta paciente idosa

2 – Tenha um relacionamento de confiança com os pacientes

As redes sociais são ferramentas importantes para ajudar os pacientes a confiarem no seu trabalho e no serviço que sua clínica oferece. Além disso, você deve considerá-las grandes aliadas quando se pergunta como atrair pacientes para o consultório. 

Isso acontece porque esses canais de comunicação são perfeitos para se manter sempre presente na vida dos pacientes.

Outra boa ideia é usar as datas comemorativas a seu favor e de acordo com o perfil de seus pacientes, com postagens que o aproximem de seu público, ao mesmo tempo que prezam pela humanização da sua imagem.

Pode parecer algo simples, mas ao perceber que você lembrou de uma data específica, seu paciente se sentirá acolhido. 

médico com estetoscópio mexendo no celular

3 – Divulgue seu trabalho do jeito certo

A divulgação do seu trabalho é a única forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam os serviços que você disponibiliza na clínica. 

Nesse momento, é importante ter uma estratégia de marketing médico bem definida. Essas ações devem estar de acordo com os objetivos e metas da clínica, além das preferências e gostos pessoais de seu público-alvo.

Dessa forma, você conseguirá se transformar em uma grande referência no mercado. 

Não esqueça de que a divulgação deve seguir as normas impostas pelo Conselho Federal de Medicina, descritas no Código de Ética Médica.

Algumas ações de marketing comuns em outros mercados são proibidas na área da saúde, como tirar selfies com pacientes, realizar promoções e fazer anúncios para marcas e produtos. 

Ao se dedicar a produzir um conteúdo de qualidade, você vai perceber o grande retorno da sua estratégia de marketing.

4 – Marque presença na mídia

Aparecer em revistas, jornais ou em outras mídias é uma ótima forma de construir uma boa reputação no mercado da saúde. Isso pode parecer difícil e inalcançável, mas é mais fácil do que você imagina. 

Hoje em dia, existem diversos grupos de redatores e jornalistas que estão sempre à procura de um profissional para uma reportagem. Fique atento a essas postagens e se coloque sempre a disposição. 

Dessa forma, quando você sair em alguma matéria, diversas pessoas passarão a conhecer seu trabalho e perceberão que você entende do assunto. Assim, será mais fácil atrair pacientes para sua clínica. 

5 – Saiba o que seus pacientes pensam da sua clínica

Como atrair pacientes para o consultório? Tenha em mente que o processo não acaba na atração: é preciso pensar na retenção.

Não adianta apenas focar em novos pacientes e esquecer daqueles que já estão frequentando seu consultório. 

Faça uma pesquisa de satisfação para saber qual a opinião deles sobre a clínica, atendimento, instalações, serviços prestados, entre outras questões importantes. Além disso, deixe um espaço livre para que eles possam fazer sugestões ou deixar comentários. 

Dessa forma, você saberá exatamente como melhorar seus pontos fortes e arrumar seus pontos fracos. Com essas informações em mãos, sua clínica estará no caminho para o sucesso.

Preparado para aplicar essas dicas de como atrair pacientes para o consultório no seu dia a dia? Com as nossas sugestões, você verá que a quantidade de pacientes irá aumentar consideravelmente.

Mas existe algo ainda mais poderoso que a sugestão: a solução.

Um software de gestão em saúde pode te ajudar no momento de aplicabilidade deste pequeno guia.

Veja a seguir como confiar a sua gestão a um sistema médico pode influenciar, diretamente, no aumento do número de pacientes e em sua retenção.

paciente recebe confirmação de consulta no celular

Como atrair pacientes para o consultório com o auxílio de um software de gestão

A grande dificuldade vivenciada pela maioria dos profissionais da saúde em como atrair pacientes para o consultório é a falta de organização.

Isso faz com que a clínica não consiga aumentar seu número de pacientes ao mesmo tempo em que impossibilita a elaboração de um plano de ações de atração e retenção.

Porém, o que muitas vezes não se sabe é que, com o uso de um sistema médico, é mais do que possível conseguir estabilizar toda essa situação, já que a ferramenta ficará responsável por trabalhar alguns aspectos essenciais.

Conheça alguns deles abaixo:

Gerenciamento da capacidade de atendimento

De modo geral, o software médico foi criado para facilitar e agilizar ainda mais os atendimentos de seus pacientes. Assim, ele é capaz de organizar seus horários, agenda e média de tempo por atendimento.

Com isso, você poderá controlar o seu fluxo de atendimento, determinando e controlando quanto tempo é gasto em cada consulta, bem como os intervalos em que elas poderão ser agendadas.

Deste modo, os seus pacientes não terão que ficar esperando muito, melhorando a experiência de atendimento oferecida pela clínica pois, com esse método, as consultas geralmente estarão dentro de uma média tempo, com exceção, é claro, de pacientes que demandem um pouco mais.

Leia mais: Dicas e benefícios da agenda médica online

Confirmação de agendamento via WhatsApp e e-mail

Um dos problemas frequentes de uma clínica é a ausência dos pacientes no dia das consultas.

Para evitar este tipo de situação, o software médico é capaz de enviar lembretes e confirmações das consultas por WhatsApp e e-mail.

Assim, o paciente poderá se lembrar de sua consulta e caso necessite desmarcar, basta apenas responder ao e-mail e tudo isso de um modo bem simples, fácil e prático.

Lembretes de aniversário

Você se lembra das postagens sobre datas especiais em redes sociais que mencionamos logo acima?

Você pode fazer isso de forma ainda mais personalizada através de um software médico.

Mostre que você conhece as datas importantes para cada um deles ao enviar lembretes de aniversário e outras mensagens que aproximem essa relação e levem humanidade a ela.

Isso porque quando falamos sobre como atrair pacientes para o consultório, precisamos falar sobre como mantê-los por perto.

Controle do agendamento de consultas

A partir desse controle, você poderá ter uma noção breve dos pacientes agendados no mês. Além disso, poderá organizar sua agenda.

Exatamente aqui que entra a retenção ou aumento. Assim, ao ter essas médias você poderá ter plena certeza das necessidades de seu consultório.

O melhor de tudo é que você não precisará se preocupar em realizar nada disso sozinho ou de próprio punho, afinal, o software de gestão em saúde será responsável por essas e outras funcionalidades. 

A solução de gestão Amplimed oferece todos os recursos que você precisa para nunca mais se perguntar como atrair pacientes para o consultório. Conheça e experimente hoje mesmo.

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