Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

O que você perde por não usar uma receita digital com certificação

O certificado digital possibilita digitalizar os processos que ocorrem dentro da sua clínica e garantir a validade de documentos como a receita digital.
Médico assinando receita digital em tablet

As receitas digitais estão cada vez mais em voga nos hospitais e clínicas espalhados pelo Brasil. Mesmo que as prescrições médicas feitas em papel ainda sejam o principal meio de recebimento para populações mais carentes, o meio digital se impõe aos poucos com a democratização da tecnologia.

O salto tecnológico da última década reformulou o modo como as clínicas e seus profissionais atuam com seus públicos. A divulgação de serviços pelas redes sociais e outros canais de comunicação passaram pelas lentes da digitalização de serviços, o que inclui certificados e receitas.

A geração automática de receita digital e certificados médicos busca facilitar o atendimento de diversas formas. Nesse artigo, você vai entender o que são os certificados digitais, seus impactos nas clínicas e principais funcionalidades.

O que são os certificados digitais?
Principais impactos da certificação digital para as clínicas
Quais são as principais funcionalidades da certificação digital?
Benefícios além da receita digital certificada

O que são os certificados digitais?

Certificados digitais são documentos gerados eletronicamente por meio de um software. Eles contêm dados de uma pessoa ou empresa, como nome, CPF ou CNPJ, endereço, e-mail, e outras informações que podem ser requisitadas pela clínica.

Eles servem para comprovar a identidade e a autenticidade de quem realiza ações e transações online, como por exemplo: assinatura de documentos, emissão de notas fiscais, acesso a serviços públicos, dentre outras funções.

Médico carimbando uma receita

Principais impactos da certificação digital para as clínicas

A agilidade dos processos de uma clínica é uma preocupação comum e, caso não seja planejada para ser efetiva, impacta negativamente no trabalho, gerando demoras, custos e desorganização.

Com a digitalização e integração de software, há uma série de benefícios que impactam no cotidiano dos profissionais, alguns deles são:

Diminuição de custo para a clínica

Quando falamos em redução de custos, a receita digital é nossa queridinha, pois dispensa a impressão. Inicialmente, esse pode não parecer um custo alto, pois já estamos acostumados com ele, mas é possível eliminar o custo da compra de papel timbrado e sulfite, toners caros de tinta, compra, instalação e manutenção das impressoras, energia elétrica necessária nesse processo.

O uso de bloquinhos com modelos prontos também se torna obsoleto, dispensando o custo com gráficas e necessidade de cuidados com armazenamento, além do tempo investido com preenchimentos manuais.

Acessibilidade para os clientes

Você pode emitir e assinar receitas válidas para pacientes, dispensando a necessidade de comparecer na sua clínica para buscá-la, ganhando tempo e flexibilidade.

Com a receita digital na palma da mão, o paciente também conta com acesso facilitado às recomendações médicas, sendo fundamental para o sucesso do tratamento.

Martelo de juiz apoiado em mesa

Segurança Jurídica

A segurança jurídica é prevista na Medida Provisória nº 2.200-2, que instituiu o ICP-Brasil e estabeleceu que os documentos assinados com certificados digitais têm validade legal e equivalem aos documentos assinados à mão.

Com isso, ele impede a adulteração de documentos, uma vez que é impossível fraudar uma assinatura digital.

Diminuição de erros

Com as diversas tarefas diárias dentro de uma clínica, as ações humanas estão sempre sujeitas a falhas e esquecimentos. Uma prescrição manual, por exemplo, pode conter uma caligrafia ilegível e dificultar o acesso a medicamentos.

Já com a prescrição eletrônica, a chance de erro diminui drasticamente, já que a formatação do texto, a legibilidade e demais informações podem ser adicionadas e editadas pelo médico, sem provocar rabiscos caso a escrita esteja errada.

Organização nos documentos

Em diversos consultórios, é muito comum encontrarmos pilhas de papéis, como documentos, exames, contas, registros financeiros, dentre outros. O modo manual, caso mal feito, pode acabar se tornando um problema para a clínica e os profissionais que atuam nela.

A desorganização ou a perda desses papéis acarretam em uma enorme perda de tempo na procura por algum prontuário, ou outras informações dos pacientes.

Por isso, a digitalização dos documentos é importante para adquirir melhor controle sobre os dados de cada paciente e padronizar outros documentos relevantes para a clínica.

Mais facilidade em consultas

Todas as vezes que o profissional da saúde atende um paciente que já passou outras vezes pela clínica, é normal que haja pedido de alguns novos exames para se fazer um parâmetro de comparação com os exames anteriores.

Quando os exames passados são armazenados apenas em pastas contendo papéis, o esquecimento e extravio desses arquivos podem ser muito comuns caso o paciente tenha feito sua última consulta há muito tempo.

Por isso, com as prescrições digitais, torna-se mais fácil poder ter contato com o histórico desse mesmo paciente. Basta acessar o sistema e pesquisar por algum dado relacionado para ter em tela as informações necessárias para a realização do trabalho.

Quais são as principais funcionalidades da certificação digital?

A certificação digital possui diversas funcionalidades e aplicações para os mais variados setores e vai muito além de uma simples comprovação de assinatura na receita digital. Na área da saúde, especialmente quando falamos em clínicas, podemos citar 5 delas:

1. Assinatura eletrônica: como já comentamos em tópicos acima, a certificação digital permite assinar digitalmente os documentos eletrônicos, como prontuários, laudos, receitas, atestados e contratos com validade jurídica.

2. Prontuário eletrônico: faz com que o profissional ou a clínica armazene as informações clínicas dos pacientes em um sistema integrado e seguro. O prontuário eletrônico pode ser acessado por meio de um dispositivo móvel ou computador, com autenticação biométrica ou senha. Além disso, ele facilita o acesso, a atualização e integração de dados dos pacientes.

3. Teleconsulta: com a integração pelo prontuário eletrônico, é possível realizar as consultas em formato de vídeo e áudio. Assim, o alcance da clínica fica maior para atendimentos, reduzindo os custos operacionais e permitindo com que o paciente tenha comodidade.

4. Agendamento online: é possível disponibilizar horários para os pacientes agendarem suas consultas online de forma integrada. A integração permite a simplificação do processo de reserva nos horários, evitando filas no formato presencial.

5. Gestão financeira: é possível também ter melhor controle sobre as finanças do negócio e da atividade médica através da geração de relatórios automatizados sobre as contas, os fluxos de caixa, as auditorias contábeis, entre outros.

 Leia também: Gestão de clínica médica: os 10 principais problemas e como resolvê-los

Benefícios além da receita digital certificada

Com o certificado digital, é possível reduzir a burocracia, facilitando o acesso online em diversas empresas e órgãos públicos:

  • Acesso às prefeituras;
  • Renovação de CNH;
  • Emissão de passaporte;
  • Envio da declaração de IR;
  • Entrega do DMED (Declaração de Serviços Médicos e da Saúde).

O certificado digital também se configura em nuvem e não necessita de token físico, pois o acesso é realizado diretamente no telefone celular, evitando que você tenha que ficar carregando o dispositivo por onde for.

Outro detalhe é que, em caso de roubo do aparelho, o dispositivo pode utilizar a biometria como fator de autenticação, diferentemente dos antigos tokens físicos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Saiba como realizar seu controle de vacinas para sempre ter um estoque disponível para as aplicações.
Entenda como o feedback do paciente impacta na imagem de sua clínica e transforma seus clientes em promotores da sua marca.
Saiba como a telemedicina e a telessaúde podem reduzir custos, ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade dos atendimentos na clínica.
Descubra como um software prontuário médico facilita a rotina da sua clínica, melhora o atendimento e aumenta a produtividade da sua equipe.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.