Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

3 gadgets essenciais para médicos

Gadgets

Gadgets para médicos não é um assunto novo, mas sim ainda muito atual. A tecnologia tem permeado cada vez mais as bifurcações da saúde e trazendo cada vez mais soluções para as mais de 7 bilhões de pessoas que vivem no planeta Terra. 

Um caso foi amplamente divulgado pela imprensa em 2021, quando um idoso caiu e ficou inconsciente após sofrer um acidente doméstico. Um relógio inteligente chamou o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate

Ainda que a tecnologia tenha tido papel fundamental na prática médica, nenhuma das descobertas servem para substituir o trabalho dos profissionais do ramo. São úteis para melhor o trabalho, as rotinas e demandas, o tratamento de pacientes e ainda a prática do autocuidado que todos os profissionais da saúde precisam ter, ainda façam a assistência e não sejam os assistidos. 

Esse conteúdo preparado pela Amplimed vai te ajudar a estreitar a relação médico-paciente a partir da utilização dos gadgets, podendo gerar melhorias no atendimento, otimização do tempo e redução de gastos. 

Nesse texto você vai ver: 

  • O que são gadgets
  • O que são gadgets para médicos
  • Quais os principais tipos existentes no mercado hoje 
  • Quais são os gadgets essenciais para médicos 

O que são gadgets para médicos? 

Embora muito utilizado no Brasil nos dias de hoje, gadget não é uma palavra brasileira. Ainda não se sabe ao certo de qual país foi o responsável por inventar essa expressão, se é francesa ou americana. 

Mas o fato é que gadget é um termo usado para falar de todos os dispositivos eletrônicos que são portáteis. Quando falamos de notebooks, carregadores, celulares e tablets, estamos falando de gadgets, ou seja, é algo totalmente interligado com o mundo tecnológico. Não é algo único e padronizado, cada aparelho tem uma função diferente e atende uma demanda distinta. 

Eles foram criados para facilitar funções pontuais do cotidiano e trazer mais praticidade ao dia a dia. Esse conceito é global e muito encontrado na nossa vida pessoal. Mas se prolonga aos polos profissionais. A medicina não fica fora disso. 

Os gadgets para médicos são aparelhos móveis que possibilitam o rastreamento e identificação de tendências genéticas, batimentos cardíacos, anomalias, acompanhamento do sono, relatórios sobre as funcionalidades do corpo e fatores físicos. Essas informações podem servir de base para tipos de tratamentos que serão aplicados aos pacientes. 

O principal objetivo dessa tecnologia na área médica é melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar de todos os pacientes. 

Para ficar mais fácil e concreto de entender o que se enquadra nessa modalidade, vamos a um exemplo que ficou muito popular nos últimos tempos:  

O oxímetro é um aparelho que serve para medir a quantidade de oxigênio que há no sangue. A partir do dedo indicador, esse gadget para médicos consegue perceber como está funcionando o transporte desse elemento pelo sangue de determinada pessoa. Foi muito falado e usado logo no início da pandemia da Covid-19. Não só em hospitais e clínicas, mas também dentro das casas, já que todos ficaram atentos a possíveis sinais de infecção. Uma matéria do jornal O Globo mostra o quanto esse o oxímetro é útil nos dias de hoje, mesmo com os índices da doença caindo. 

Tipos de gadgets para médicos

São tantas inovações e invenções feitas para a área da saúde que é necessário classificar cada ferramenta em uma modalidade. Existem três principais tipos de gadgets para médicos. São eles: 

-Gadgets de prevenção: São usados em pessoas que precisam de monitoramento na rotina e em atividades básicas do cotidiano para prevenir possíveis doenças. Eles validam os comportamentos de um assistido. 

Antes, eles eram mais comuns apenas para monitorar os batimentos cardíacos. Mas agora os gadgets de prevenção também são destinados para controlar passos; para medir ondas cerebrais e para controlar a ingestão de água. 

Esses dispositivos podem ser utilizados até mesmo por aqueles que não estão passando por processo de checkup ou que já têm doenças pré-existentes. Muitos atletas, sejam amadores ou profissionais, adquirem um aparelho a fim de descobrir quantas calorias queimou durante a atividade física, nível máximo de oxigênio e também a cadência dos batimentos cardíacos durante o exercício. 

Os médicos que acompanham essas pessoas podem receber um relatório com todas essas informações. Assim fica mais fácil de fazer todo o acompanhamento, sugerir tratamentos se for necessário ou novas rotinas que possam favorecer o esporte praticado. 

Existe um aparelho divulgado pelo portal americano Medicina do Futuro que utiliza um gadget para monitorar o cérebro durante a prática da meditação mindfulness. Essa prática consiste em manter a atenção plena, podendo ser na respiração, no funcionamento do corpo ou enquanto realiza coisas comuns como se alimentar. É uma espécie de bandana que fica presa na cabeça da pessoa em formato de faixa. 

Os gadgets de prevenção não são usados somente por pessoas ou em pessoas. Alguns aparelhos são feitos exclusivamente para identificar o nível de poluição de um ambiente, de germes, bactérias ou vírus em uma superfície. Para que isso seja possível, é utilizado raios UV. Nesse formato é possível, então, checar a esterilidade de um local e garantir mais limpeza, evitando a transmissão dos mais variados tipos de doenças. 

-Gadgets de tratamento: Como o próprio nome diz, são dispositivos usados por quem já tem uma doença detectada e precisa fazer um tratamento. Em geral, esses gadgets são prescritos por médicos especialistas na área. 

Gadgets para médicosPode ser aplicado tanto para quem precisa de algo pontual e temporário, quanto quem precisa de um tratamento a longo prazo e, às vezes, pela vida toda. Dois exemplos mais corriqueiros são os aparelhos auditivos utilizados por quem tem alguma defasagem nas questões auditivas; e o marca-passo para quem tem enfermidades congênitas, insuficiência cardíaca que impede o coração de bombear sangue para o restante do corpo, bloqueios ventriculares, entre outros problemas. 

Pacientes que precisam de acompanhamento constante de ortopedistas e fisioterapeutas também estão na lista de importantes candidatos para gadgets de tratamento. Existem aparelhos que trabalham na diminuição de dores musculares por meio da emissão de ondas eletromagnéticas ou de pulsos elétricos. 

-Gadgets de diagnóstico e acompanhamento: São aqueles aparelhos que conseguem detectar alguma doença em uma pessoa e também monitorar o desenvolvimento dessa enfermidade no corpo do paciente. O principal objetivo aqui é entender qual o melhor diagnóstico a ser dado e garantir um cuidado mais assíduo. 

Ter um aparelho com essa finalidade é essencial para lidar com doenças da melhor forma possível. Para quem tem diabetes, por exemplo, o medidor de glicemia é essencial para relatar qual o nível de glicose no sangue. Assim o médico consegue calcular qual a dosagem certa de insulina que deve ser aplicada. 

Para aqueles que têm má circulação dos líquidos do cérebro, existe um gadget para médicos que mede a pressão craniana para ter dados sobre a variação na deformidade da caixa do crânio. Além de poder ter essa informação, o grande ponto positivo de utilizá-lo é que cirurgias ou procedimentos invasivos podem ser dispensados, evitando mais riscos aos pacientes e diminuindo despesas com internações. 

Uma situação mais comum do dia a dia médico é o exame Holter 24h, quando um aparelho é colocado na cintura do paciente, de uma maneira superficial e não invasiva para detectar ou até mesmo apenas registrar algum distúrbio dos ritmos cardíacos durante o dia. 

Por outro lado, existe um aparelho que talvez não seja tão usual ainda. É o retinógrafo portátil. Tudo acontece a partir da junção de um celular com uma lente. Ele tira fotos do olho para prevenir doenças na retina. 

Os gadgets de diagnóstico e acompanhamento não servem somente para quem já tem um problema de saúde anterior. Pode ser também para quem tem condições diferentes. Como é o caso dos idosos, que costumam ter mais dificuldade de mobilidade de forma natural para essa etapa da vida. Para eles, um dispositivo de controle de queda pode ser muito útil e essencial para a prestação de socorro, principalmente se morarem sozinhos ou não houver ninguém em casa. 

Mulheres que desejam engravidar podem se beneficiar desse aparelho para entender o momento de fertilidade no ciclo menstrual, a partir de fatores como temperatura corporal e frequência cardíaca. 

Como falado no tópico anterior, os gadgets de acompanhamento não são instalados somente em humanos. Alguns foram criados para medir o nível de glúten presente em um alimento. Basta analisar uma pequena amostra antes de ingerir para saber se há ou não esse componente no alimento. 

Geralmente quem tem intolerância a proteína que é encontrada na cevada, no trigo e no centeio precisa ler embalagens ou sempre questionar fornecedores se determinada refeição contém glúten. É um processo comum e que está definido por uma Resolução de 2002 que aponta a necessidade do alerta sobre o componente estampado no pacote de cada produto. Mas em situações mais informais ou artesanais, o uso do disposto pode prevenir uma série de problemas alérgicos que poderiam ser desencadeados por uma simples falta de informação. 

3 gadgets essenciais para médicos 

1 – Gadgets para telemedicina 

As consultas por chamadas de vídeo se intensificaram muito nos últimos dois anos devido a pandemia da covid-19. Muitas ações tecnológicas foram aperfeiçoadas exclusivamente para o setor da saúde. A telemedicina é algo presente na maioria dos consultórios médicos e operadoras de saúde. A Amplimed, inclusive, se dedicou para ter uma das plataformas mais completas e intuitivas do mercado

Mas existem acessórios que podem ser acoplados ao software de gestão para ter mais precisão na hora da consulta. Como é o caso do TytoHome que possui um termômetro e uma câmera de alta resolução que consegue fazer com que o médico veja se há inflamação ou infecção na garganta por meio de um depressor de língua; identificar ruídos pulmonares por meio do estetoscópio e checar os ouvidos com um otoscópio que possui LED interna. 

2 – Wearables 

É importante manter qualidade de vida para profissionais da saúde. Afinal, como você conseguirá cuidar de outra pessoa sem cuidar de si mesmo? Com a tecnologia acontece a mesma coisa. 

Não são somente seus pacientes que podem utilizar gadgets para ter mais bem-estar e melhores resultados físicos e mentais. Os médicos podem, além de receitar, usar esses aparelhos em benefício próprio. 

A palavra wearables está relacionada a tudo que pode ser usado no corpo, também conhecido como gadgets vestíveis. Entre eles estão os smartwatches e smartbands que fazem o monitoramento de batimentos cardíacos e quantidade de passos durante o dia. Também é interessante que médicos tenham adesivo de suor para medir a perda de fluidos, de sódio e taxa de suor eliminada durante um determinado espaço de tempo. 

Cidadãos comuns usam nas atividades físicas, mas com os esforços que médicos fazem durante os plantões, ele também pode ser usado para conferir esses níveis no momento de trabalho e precaver qualquer tipo de desidratação. 

3 – Gadget que atende a sua área em particular 

Gadgets para médicos

Cada gadget traz resultados diferentes para cada parte do corpo humano. Por isso, costuma ser utilizado por inúmeros especialistas. 

Pensando nisso, escolha um desses aparelhos de acordo com a sua linha de atuação de também pensando em quais problemas de saúde seus pacientes mais costumam ter ou quais casos são os mais frequentes na clínica que você administra. 

Contar com aparelhos tão atuais e que vão melhorar o atendimento que será prestado vai interferir diretamente na experiência que a pessoa terá no seu consultório. Alguns exemplos: 

  • Medidor de Pressão sem fio para que os dados sejam transmitidos diretamente para o prontuário do paciente com o auxílio do bluetooth; 
  • Oxímetro portátil para conferir o nível de oxigênio no sangue em qualquer lugar, sem precisar de uma estrutura fixa para isso. Pode ser muito bem aproveitado em casos de home care
  • Drug-free para aqueles que têm alergia e precisam conviver em ambientes com tapetes e carpetes. Ele emite uma luz dentro do nariz impedindo a liberação de histamina. 

Os recursos tecnológicos para a área da medicina estão se desenvolvendo e crescendo cada vez mais. Os gadgets para médicos expostos nesse texto são um bom exemplo dessa tendência. Mais do que essa observação de movimentação do mercado para criação e aprimoramento de ferramentas para prevenção, monitoramento e tratamento de doenças, o campo varejista confirma a onda high tech. 

A empresa Counterpoint analisou dados que foram publicados sobre o uso de relógios inteligentes. Constataram que esse mercado cresce 27% todos os anos. Indicando, dessa forma, a massiva procura por gadgets de cooperam para o mundo da saúde. 

É mais um tópico que trabalha a favor de toda digitalização para médicos. No entanto, isso não é tudo! Há muito mais conteúdo sobre mudanças tecnológicas. 

A Amplimed preparou um e-book sobre transformação digital especialmente para você! 

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao material agora mesmo e ainda de forma gratuita!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.