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Blog médico: técnicas de SEO exemplificadas para seu site aparecer no topo do Google

Confira este guia para melhorar seu blog médico e aprender técnicas de SEO que o levam ao topo dos mecanismos de busca.

Você já pensou na importância de ter sua clínica na primeira página do Google?

Se não, é hora de começar a avaliar. Profissionais que antes só estavam na lista telefônica amarela, estão migrando para o Google e investindo na produção de conteúdo informativo. No entanto, surgem dúvidas: como aplicar técnicas de SEO para o blog médico aparecer no topo do Google?

Não basta só ter um site com informações básicas de endereço e telefone e um blog. Ou, então, ter só um perfil simples nas redes e publicar com baixa frequência. 

Afinal, de acordo com a WorldWideWebSize, há mais de 3.5 bilhões de páginas na internet. O SEO é o conjunto de técnicas que te ajudam a se destacar nessa multidão.

Preparamos este texto para você usá-lo como um guia para seu blog médico e aprender técnicas de SEO para levá-lo ao topo do Google. Olha só tudo que você vai encontrar aqui:

Elementos gráficos em formato de lâmpadas, megafone, gráficos e botões de play saindo da tela de um notebook.

Blog médico: a porta de entrada da sua clínica no mundo digital

É fato: ter um blog médico é importante para gerar mais confiança, credibilidade e notoriedade para seu trabalho. Com as estratégias certas, ele pode ser a porta de entrada da sua clínica médica no mundo digital

Afinal, as pessoas querem, acima de tudo, informação. Não é à toa que, de acordo com o Estadão, 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao Google quando se deparam com um problema de saúde.

Quantas vezes você já ouviu dos seus pacientes que sentiram determinados sintomas, antes mesmo da consulta, e foram buscar na internet o que poderia estar causando aquele desconforto? 

Leia também: O que é jornada do paciente, importância e passos para mapear

Seus pacientes até podem fazer isso, já que no minuto seguinte vão realizar um agendamento com você. Mas quantas pessoas percorrem o mesmo caminho, mas não fazem marcação na sua clínica? 

Esse número poderia ser menor se essas pessoas encontrassem seu conteúdo no momento da busca. Assim, saberiam que a mesma pessoa que está falando sobre o tema e que demonstra tanto domínio no blog também se dedica a curar ou melhorar a vida de quem está com a doença. 

Além disso, é se expondo que também fica mais fácil de jornalistas te localizarem quando precisarem de um especialista para uma pauta sobre saúde. 

E, ao ser divulgado na imprensa tradicional, você aumenta a visibilidade da sua clínica e também as chances de conseguir novas consultas. 

Ao passo que você compartilha o que sabe, mesmo que não conheça a pessoa, você está abrindo duas portas. A primeira para a possibilidade de o leitor virar um novo paciente ou, pelo menos, indicar para outras pessoas do círculo pessoal dele. 

Leia também: 4 dicas para criar uma rede de indicação de pacientes

A segunda é desenvolver e firmar o relacionamento com quem já é seu paciente. O hábito de mantê-los informados pode estreitar a relação que você tem com eles, já que começam a notar o cuidado e preocupação que você tem pela saúde de cada um.  

Em síntese, ter um blog médico significa que você terá um espaço para compartilhar conteúdos educativos sobre a sua especialidade para todas essas pessoas, sejam pacientes ou não. 

Mas isso tudo depende do uso de técnicas de SEO para ser encontrado no Google. Afinal, existem milhares de conteúdos semelhantes na internet, disputando pelo mesmo espaço: o topo dos mecanismos de pesquisa. 

Na leitura, você vai saber mais, mas antes, precisa entender as diferenças de produzir conteúdo nesse nicho. Veja!

Médica pesquisando sobre técnicas de SEO.

Por que a produção de conteúdo para blog médico é diferente?

Ao contrário do que muitos acreditam, clínicas e consultórios também podem se beneficiar muito da produção de conteúdo digital. No entanto, existem particularidades, regras e rigor próprios do exercício da profissão, que influenciam na produção de conteúdo para blog médico.

Ao passo que promove autoridade para o perfil do profissional, e consolida sua imagem, é preciso respeitar os limites éticos. 

Entre eles, divulgação de

  • Fotos de pacientes em materiais promocionais;
  • Preços dos serviços;
  • Serviços nas redes sociais em tom sensacionalista;
  • Equipamentos da clínica como garantia de sucesso no tratamento;
  • Especialidades ainda não concluídas, menção à mais de duas ou áreas de atuação que não sejam reconhecidas pelo CFM;
  • Material no consultório sem nome do médico, a especialidade ou área de atuação, CRM local e RQE;
  • Expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” e semelhantes;
  • Anúncios de produtos ou marcas comerciais;
  • Apoio público a métodos ou técnicas não aceitos pela comunidade científica;
  • Técnicas exclusivas.

Leia também: RQE: entenda a importância do Registro de Qualificação de Especialidade

Respeitando essas diferenças, você pode apostar em vídeos, infográficos, artigos, e-books, lives, dicas de saúde nas redes sociais e quaisquer outros formatos que preferir. O blog é um dos canais mais interessantes e indicados para isso.

As temáticas disponíveis são inúmeras e vão desde dicas de cuidados, bem-estar e qualidade de vida, até informações mais específicas sobre sobre procedimentos e técnicas cirúrgicas. Você também pode escrever sobre temas diversos relacionados à sua especialidade. 

Mas não deixe de lado a utilidade do conteúdo. O seu leitor é um paciente possivelmente preocupado com a própria saúde ou de alguém querido. Portanto, priorize entregar um material útil, interessante e humanizado. 

Hoje, na internet, há uma avalanche de conteúdo que muitas vezes é sensacionalista. Esse cenário é especialmente preocupante quando o tema é saúde. Como profissional da área, você pode atuar para mudar a situação com conteúdo de qualidade e técnicas de SEO. 

Em síntese, a produção de conteúdo para médicos é diferente porque não se deve pensar na promoção de seus próprios serviços em primeiro plano, mas sim na necessidade de cada pessoa que pode ter contato com o material produzido.  

Agora vamos ao próximo passo:

O que são técnicas de SEO e por que aparecer no topo do Google?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca). Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para alcançar uma boa posição na SERP — página de resultados dos motores de busca. 

Essas técnicas de SEO influenciam os algoritmos das ferramentas de busca e ajudam a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada pelo usuário. 

O resultado é lógico: quanto mais bem colocado seu conteúdo de blog médico estiver, mais fácil é do seu potencial cliente te achar no momento da pesquisa. 

Isso faz com que qualquer pessoa de qualquer parte do país e em qualquer horário tenha a ciência de que você domina o assunto da sua especialidade e tem habilidade de atender quem passa por determinados tipos de problemas de saúde. 

Ou seja, você deixa de ser conhecido apenas na localidade do consultório e passa a ser mais visto por outras centenas ou milhares de pessoas. 

E, como você viu, a concorrência é imensa no digital. Investir em técnicas de SEO é obrigatório para quem tem um site e quer se posicionar bem. 

O trabalho é constante, porque quanto mais você utiliza dessas ferramentas, mais consegue compreender quais assuntos precisa falar, porque vai conseguir acompanhar a performance de cada conteúdo na internet.

Quanto mais temas populares produzir, mais acessos e leitores você tem. Quanto mais acessos, mais notoriedade você ganha na sua área. 

E, por fim, quanto mais notado você é, mais pessoas podem querer passar pelo seu atendimento e mais formas de comunicação e rendimentos você alcança, como palestras, seminários e produções de cursos. 

Tela de notebook aberta em blog médico com técnicas de SEO.

Como aplicar técnicas de SEO no blog médico?

Agora que você já conhece a importância, veja algumas dicas de boas técnicas de SEO para médicos:

Defina seus objetivos com o blog médico

Pode parecer básico, mas um erro muito comum é a produção de conteúdo em massa, sem a definição prévia do objetivo. A consequência é um grande volume de conteúdo mas que não vai atingir o público certo. 

Para definir os objetivos, você precisa responder a seguinte pergunta:

Qual o papel que o seu blog médico desempenha na sua clínica hoje?

Veja alguns exemplos:

  • Aumentar a autoridade do profissional ou da clínica;
  • Fortalecer o relacionamento com seus pacientes e potenciais;
  • Criar uma lista de contatos para fechar parcerias;
  • Aumentar o fluxo de entrada de pacientes.

Esses são apenas alguns objetivos. Você, que conhece a realidade da sua clínica ou consultório, deve encontrar o que melhor corresponde ao momento atual. 

Tenha em mente que deve traçar metas. Você pode, por exemplo, separar o primeiro semestre para aumentar a autoridade da clínica e, por consequência, levar mais leitores para o blog. 

Depois, alterar o objetivo para aumentar o fluxo de entrada de pacientes. Para isso, você precisa gerar conteúdos que permitam que você fale com um público maior todos os meses. 

Depois de seguir esse passo básico, você já pode conhecer a próxima técnica: 

Elementos gráficos em formato de lupa, pasta digital e barra de pesquisa com a escrita "palavra-chave".

Faça um planejamento de palavras-chave pensando na intenção de pesquisa do leitor 

O próximo passo é fazer um planejamento dos conteúdos que serão escritos. Mas, para isso, você precisa analisar a intenção de busca para as palavras-chave alvo. 

O que queremos dizer com isso? 

Veja um exemplo rápido:

Imagine que você é um cardiologista que percebeu uma dúvida comum dos seus pacientes: quais são os sintomas típicos de uma doença cardíaca? 

Então, decidiu escrever um conteúdo sobre isso no seu blog médico. 

Aqui entra o ponto-chave é: como garantir que o conteúdo vai chegar no seu potencial paciente? Você vai precisar descobrir como ele procura sobre isso no Google.

Em ferramentas específicas para essa tarefa, como o SemRush, por exemplo, mesmo na versão gratuita você consegue descobrir qual palavra-chave é melhor para usar no conteúdo.

Uma sugestão, neste caso, seria usar “doença cardíaca” como palavra principal do conteúdo. Usar termos mais técnicos, como cardiopatia, por exemplo, pode atrair outros médicos ou estudantes e não o paciente.

De modo geral, você precisa encontrar sempre a palavra que melhor responde à intenção de pesquisa do perfil de pessoa que você está tentando atrair. 

Use tags de título

Uma tag é um código HTML cuja função é dar um título a determinada página. Essa formatação pode ser realizada dentro da plataforma que você usa para publicar seus textos, no espaço de edição do bloco de conteúdo.

Isso é importante porque o Google avalia a forma como você organiza os títulos dentro do conteúdo. É importante criar uma hierarquia no texto para facilitar o rastreamento realizado pelos mecanismos de pesquisa. 

Isso sem contar que essa organização garante uma experiência melhor ao leitor, que também é importantíssimo para o SEO.

Veja abaixo um exemplo:

  • O que é cardiopatia? [H1]
    • Quais os principais tipos de cardiopatias? [H2]
      • Cardiopatia congênita [H3]
      • Doenças no miocárdio [H3]
      • Infecção no coração [H3]
      • Cardiopatia de válvulas [H3]
      • Cardiopatia hipertensiva [H3]
      • Cardiopatia isquêmica [H3]

Com essa visualização, fica mais fácil entender como organizar o seu conteúdo para ser rastreado . E, para conseguir extrair o máximo de valor dos seus títulos, siga as seguintes dicas:

  • Inclua apenas um título com a formatação H1 na página, que é o título principal. 

No caso deste conteúdo, o H1 é “Blog médico: técnicas de SEO exemplificadas para seu site aparecer no topo do Google”.

  • Divida as principais seções da página em H2.
  • Use tags H3 para dividir subseções de conteúdo dentro de uma tag H2.
  • Inclua suas palavras-chave em tags quando puder — sem exageros.

Elementos gráficos em formato de megafone saindo de tablet, remetendo à comunicação e técnicas de SEO.

Priorize a qualidade do conteúdo para o blog médico

Quando o assunto são técnicas de SEO, não é sobre lotar seu texto de palavras-chave e esperar que ele tenha um bom ranqueamento no Google. 

Tenha em mente sempre o ser humano e não o algoritmo. Uma boa experiência para o seu leitor impacta diretamente no ranqueamento. 

Seu conteúdo precisa ter, acima de tudo, qualidade. 

Para ter qualidade de acordo com o Google, o principal é entregar um conteúdo relevante, de rápido carregamento, relevância e tempo de carregamento, além de ter seu site linkado em outros sites com boa autoridade.

Além disso, no que diz respeito à escrita, também recomendamos que o conteúdo seja:

  • Abrangente e aprofundado;
  • Correto ortograficamente;
  • De acordo com a intenção do usuário;
  • Atualizado;
  • Original;
  • Com boa legibilidade.

Importância de manter-se atualizado nas técnicas de SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é um investimento constante que você precisa fazer, já que o Google está sofisticando cada vez mais seu algoritmo.

 Além disso, vale lembrar que o SEO é um trabalho a longo prazo, que não dá resultados imediatamente. Por isso, acompanhar essas atualizações dos mecanismos de busca é indispensável para acelerar esse processo.

Nossa dica para conseguir manter-se atualizado nas técnicas de SEO e produzindo conteúdos de qualidade para seu blog médico é investir em conexão na gestão da clínica. 

Assim, você tem mais organização e agilidade nos processos e pode escrever textos e outros materiais educativos que te ajudam a atrair mais pacientes e fidelizar os atuais. 

Preparamos um infográfico sobre a Saúde 5.0 para você entender mais desse assunto. Aproveite e baixe gratuitamente:

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