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Por que agenda lotada não é sinônimo de sucesso?

Você já foi até um estabelecimento e se pegou pensando que aquela era uma empresa de sucesso porque tinha muitos clientes esperando na recepção? Muitas pessoas confundem agenda lotada com sucesso, mas nem sempre é isso que acontece. 
Quando levamos essa situação para dentro de um consultório médico, podemos perceber que não há benefícios em ter uma agenda lotada. O paciente, ao se deparar com a recepção cheia, já fica estressado por acreditar que seu atendimento irá demorar, prejudicando a relação com o médico
Por isso, agenda lotada deve ser algo que devemos evitar dentro da clínica médica. Nesse texto, você vai descobrir como lidar com esse problema e manter a efetividade nos seus atendimentos. Acompanhe! 

Por que agenda lotada não é sinônimo de sucesso?

Pode ser que você esteja um pouco confuso. Afinal, ter a agenda lotada de atendimentos é o grande objetivo para a maioria das clínicas, não é mesmo?
Mas, o que acabamos não percebendo é que agenda lotada pode ser sinônimo de falta de gestão, organização, e consequentemente, qualidade de atendimento.
O cenário ideal dentro da rotina da clínica é quando os funcionários conseguem uma boa rotatividade de pacientes. Assim, a agenda sempre ficará cheia e não lotada, mantendo um fluxo de pacientes constante sem que a recepção fique sem espaço. 

Dicas de como evitar ter a agenda lotada

Tenha um agendamento prático e eficaz

Ter uma agenda lotada significa que a clínica tem uma grande gama de pacientes. Para lidar com a quantidade de pessoas atendidas, é fundamental contar com um bom processo de agendamento. 
Assim como  cada paciente tem as suas próprias necessidades, os médicos também têm. Dessa maneira, cada um deles lida de uma forma com os encaixes nos horários, ritmo de atendimento e procedimentos realizados de acordo com o tipo de consulta. 
Por esse motivo, as secretárias podem ter dificuldades em marcar o melhor horário tanto para o paciente, quanto para o médico. Além disso, imprevistos acontecem, assim como cancelamentos e abstenções. 
Uma boa saída para essa questão é começar a usar plataformas com agendamento online. Dessa forma, os próprios pacientes podem escolher o melhor horário para a consulta, de acordo com a disponibilidade do médico. O processo é bem simples e intuitivo, além de evitar muito transtorno. 

Organize o tempo de atendimento

O tempo médio de um atendimento está relacionado ao seu nível de eficiência. Isso significa que quando uma consulta é muito rápida, o paciente não se sente confortável em relatar seus sintomas para o médico. Mas, se ela for demorada, isso pode acabar comprometendo os outros horários que virão depois dele. 
Sendo assim, é preciso analisar a rotina de casa profissional, levando em consideração sua especialidade clínica, natureza dos atendimentos e metodologia utilizada durante este momento. Com essas informações, é possível prever a duração adequada para cada atendimento. 
Ter uma agenda lotada também pode significar que o intervalo entre um atendimento e outro não está sendo suficiente para evitar atrasos.

Adote o prontuário eletrônico na sua rotina

Quando uma clínica possui agenda lotada, isso também reflete na quantidade de papel e informações sobre o paciente geradas diariamente. 
Para clínicas que ainda utilizam o prontuário convencional, a rotina pode acabar se tornando um transtorno. Isso porque os papéis podem acabar sendo armazenados no local errado, fazendo com que o funcionário tenha que perder um tempo valioso para encontrá-lo quando for necessário. 
Dessa forma, usar o prontuário eletrônico no dia a dia também pode contribuir para a qualidade do atendimento oferecida para os pacientes. A ferramenta é capaz de otimizar o tempo das consultas e melhorar a rotina de arquivos. 

Cuidado com o excesso de atendimentos pelo convênio

Quando a clínica está em processo de abertura, contar com a ajuda dos planos de saúde para preencher a agenda é uma boa estratégia. Assim, você evita prejuízos por conta dos horários vagos.
Porém, depois de um tempo, é necessário se atentar a esse benefício. Como a remuneração oferecida pelos convênios é menor do que o ganho de uma consulta particular, sua clínica pode acabar tendo uma margem de lucro menor.
É importante continuar atendendo pacientes pelo convênio, mas é preciso tomar cuidado para que isso não deixe a sua agenda lotada. 

Conclusão

Em uma empresa, nem tudo que parece ser um sinal de sucesso realmente é. Se o atendimento não for de qualidade, a agenda lotada não é um ponto positivo para a sua clínica. 
Após concluir a leitura deste texto, podemos chegar a conclusão que bons fatores para medir o sucesso da clínica médica são a rotatividade e satisfação dos pacientes
A agenda lotada por comprometer o desenvolvimento destes pontos, pois mesmo um bom atendimento e a ajuda de profissionais qualificados podem compensar um longo tempo de espera. 
Sendo assim, caso você perceba que a agenda está lotada, é só seguir as nossas dicas. E se você estiver pensando em adquirir um sistema de gestão com agendamento online e prontuário eletrônico, conte com a Amplimed! Teste nosso software grátis por 10 dias!

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