Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Conheça o módulo de pagamento de recorrência

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre módulo de pagamento de recorrência, ainda que fora do seu círculo da área médica.

Esse modelo de negócios está presente em muitas áreas da vida, desde o trânsito, nas escolas, em seguros de bens materiais e até no mundo do entretenimento.

Com a saúde não seria diferente. Essa tecnologia pode ser utilizada para facilitar a gestão da sua clínica e ainda melhorar a experiência do seu paciente.

Nesse texto você vai entender como funciona o módulo de pagamento de recorrência da Amplimed e como ela pode se encaixar na rotina do seu consultório.

O que é módulo de pagamento de recorrência?

Vamos imaginar um cenário constante que você tem dentro do consultório: centenas de pacientes passam em consulta com o seu time de especialistas, ou fazem exames e procedimentos para cuidar de algo que os afligem fisicamente, esteticamente ou mentalmente, certo?

Para cada pessoa atendida, na maioria das vezes, ou um boleto é gerado ou é necessário fazer a cobrança pelo cartão de crédito. Todo esse procedimento leva tempo e requer manejo em meio a tantas outras tarefas do dia de trabalho, isso quando não existe uma pessoa específica ou um setor responsável por cuidar apenas dos pagamentos.

E se você soubesse que não precisa ser mais assim? O que você faria com o tempo que ia sobrar na agenda? Quais outras tarefas poderiam ser inclusas no dia a dia de quem se preocupava em manter essa logística de recebimento?

E como você já deve imaginar, não precisa mais ser assim!

Para isso você pode inserir o pagamento de recorrência na sua clínica. Ele é a automatização das cobranças que uma empresa precisa fazer pela prestação de serviço. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em gerar boletos a cada consulta, exame ou procedimento que realiza.

É muito indicado para quem tem rendimentos mensais por um certo período de tempo.

Pra isso, as duas partes da prestação de serviço fazem um acordo do valor e prazo. E então tudo é gerado imediatamente pelo sistema de gestão.

Desta maneira, o valor combinado é descontado automaticamente da conta bancária do paciente ou então do cartão de crédito por meio da fatura que ele recebe mensalmente da instituição financeira que utiliza.

Pagamento recorrente é a mesma coisa que parcelamento?

É fácil de pensar que a recorrência desempenha o mesmo papel de prestações a serem pagas por determinado serviço que usufrui.

De fato, quando um paciente não consegue arcar com os custos do tratamento à vista, ele faz o parcelamento automaticamente pelo cartão de crédito – que dependendo da quantidade de vezes pode ser cobrado juros – ou a sua clínica precisa enviar manualmente os boletos mês a mês. Mas ter um módulo de pagamento de recorrência não é a mesma coisa.

Você até pode utilizar dessa técnica para facilitar parcelamentos, se for o caso. E isso seria ainda mais vantajoso porque a recorrência permite cobranças não só pelo cartão de crédito, como também por boleto bancário ou débito em conta sem a necessidade de controle humano e sem taxas agregadas ao paciente.

Mas fora isso, a principal diferença e vantagem em ter um módulo de pagamento de recorrência é utilizar dessa tecnologia para oferecer um serviço de saúde contínuo.

Como funciona o módulo de pagamento de recorrência da Amplimed?

O mais interessante é que ao optar pelo módulo de pagamento de recorrência da Amplimed, você está diretamente escolhendo por um sistema que vai agir integrado com as demais necessidades da sua clínica. Seria pouco funcional ter uma ferramenta de recorrência sem as demais necessidades de gestão financeira que o consultório demanda.

Na Amplimed, o módulo de pagamento de recorrência está atrelado diretamente ao módulo de pagamento e ao agendamento online.

Dentro do módulo de pagamento, a recorrência pode auxiliar como mencionado anteriormente sobre parcelamento de consultas e procedimentos dentro da clínica. O sistema da Amplimed gera um carnê de boleto ou até um link para o paciente efetuar o pagamento de forma autônoma, ou seja, você não precisar ter o trabalho de administrar essa parte do financeiro.

Mais do que isso, você não precisa utilizar seu tempo verificando se terceiros receberam a cobrança ou ainda se você recebeu. O sistema efetua o processo de remessa e de retorno por conta própria. O módulo de pagamento de recorrência da Amplimed avisa o banco sobre a emissão do boleto e o sistema te envia uma notificação assim que o paciente concluir o pagamento.

Por se tratar de um sistema que atende todas as suas necessidades, você também terá acesso à divisão financeira que te permite usufruir de um módulo administrativo com pagamentos a terceiros integrados; controle de estoque e elaboração de relatórios de entradas e despesas. Se você quiser saber como o módulo de pagamento funciona de forma macro e quais outras ferramentas ele possui para auxiliar na sua rotina, leia esse texto.

A Amplimed também disponibiliza o módulo de pagamento de recorrência dentro da divisão do agendamento online. Assim o paciente consegue agendar procedimentos ou consultas várias vezes na semana ou no mês sem ter que ligar inúmeras vezes para sua clínica e perder tempo para descobrir os horários disponíveis. Essa possibilidade indefere da forma de pagamento selecionada pelo cliente.

Pensando em evitar problemas e confusões, uma outra vantagem que tem na Amplimed é a possibilidade de melhorar a organização de cada marcação de consulta e o valor cobrado em cada uma delas. O software permite alterar o título de cada sessão a fim de sinalizar o nome do paciente; qual sessão ele está e quantas faltam até cumprir o que foi estipulado no início do tratamento.

Sendo mais vantajoso para o paciente e para a clínica, o valor total do pagamento pode ser dividido entre as consultas, isso quer dizer que os acertos podem ser feitos a cada vez que houver atendimento no consultório.

Ao contratar o sistema da Amplimed, você também tem acesso ao prontuário eletrônico dividido por especialidades; plataforma de teleconsulta; assinatura eletrônica e base de dados para indicação de medicamentos em receitas. Se você quer saber os demais benefícios em ter um agendamento online na sua clínica, clica aqui!

Todas essas possibilidades desenvolvidas pela Amplimed contam com segurança digital, desde proteção do software na nuvem que permite o acesso remoto confiável até a compatibilidade com todas as regras exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados que está em vigor no Brasil.

Cartão de benefício

Além das facilidades financeiras do cotidiano, com o módulo de pagamento de recorrência da Amplimed você também pode explorar outras formas de aumentar a quantidade de atendimento e de faturamento.

A sua clínica pode ter o que chamamos de cartão benefício. Com ele, os pacientes pagam um valor todos os meses ao consultório e ganham descontos em consultas e procedimentos em todas as áreas de atendimento do seu estabelecimento de saúde.

Ou seja, um paciente que chegou inicialmente para um tratamento psicológico ou psiquiátrico, pode realizar consultas anuais de rotina com outros especialistas da casa com um preço um pouco mais abaixo por ter um cartão benefício.

Quais especialidades teriam bons resultados ao utilizar o módulo de pagamento de recorrência?

A resposta é simples: todos os profissionais da área da saúde podem ter ganhos significativos a partir da utilização do módulo de pagamento de recorrência. Por exemplo:

  • Especialidades que demandam agendamentos recorrentes por meio de sessões, como psicologia, odontologia, fisioterapia, obstetrícia, oncologia, entre outras.
  • Clínicas que atendem apenas por telemedicina, prática liberada em março de 2020 por conta da pandemia da covid-19. A geração automática do link de pagamento ou de acesso aos boletos torna a vida do médico e do paciente muito mais fácil.
  • Consultórios que trabalham com uma prestação de serviço com valor elevado, como a parte de dermatologia ou as clínicas de estética.

Quais são os benefícios?

Um dos principais pontos positivos em utilizar o módulo de pagamento de recorrência da Amplimed é otimizar recursos como tempo e dinheiro. Mas existem muito mais benefícios:

1 – Melhorar a experiência de pacientes

Muito se fala hoje em dia sobre oferecer mais do que uma consulta. Hoje tudo gira em torno da experiência e das sensações que o cliente sente ao contratar um serviço seu.

Quando você implementa uma funcionalidade que torna o pagamento mais prático e dinâmico, você está pensando em soluções para aumentar a qualidade da experiência do seu paciente. Se você tem mais interesse sobre esse assunto, basta clicar aqui.

2 – Trabalhar na fidelização de pacientes

Quando a utilização dos recursos da clínica, desde o agendamento até o pagamento, é simples, intuitivos e fáceis de utilizar, mais chances você tem de manter o paciente por perto, ainda mais se tratando de prestação de serviço recorrente.

3 – Mais preocupação com a integralidade da saúde do seu paciente

No momento em que você também utiliza o módulo de pagamento de recorrência para criar um clube de benefícios, você mostra ao paciente que ele pode contar com você em outras áreas da saúde dele também. Isso demonstra profissionalismo e cuidados médicos em 360 graus, como também aumenta o fluxo de faturamento do seu consultório.

4 – Diminuição de taxas de inadimplência e erros humanos

Isso porque o pagamento só é cancelado se o tratamento finalizar ou então por uma quebra de contrato. Ao automatizar as cobranças, você elimina o risco de esquecimento de gerar links ou documentos de pagamento, seja por um dos seus colaboradores ou então pelo próprio cliente.

5 – Melhoria do planejamento financeiro

A utilização do módulo de pagamento de recorrência permite que você saiba o que está programado para faturar ao longo dos meses. Esse espelhamento pode te ajudar a ter maior controle do que você recebe e de qual o custo para realizar os atendimentos. E quanto mais você cuida do seu fluxo de caixa, mais fácil fica de detectar erros e acertos para aumentar cada vez mais a lucratividade.

Como implementar o módulo de pagamento de recorrência na sua clínica?

Essa é a parte mais simples de tudo que você leu até aqui nesse texto. Para você ter acesso a um sistema que vai facilitar a sua rotina e demandas ao gerir uma clínica médica é só preencher os dados abaixo e iniciar o seu teste grátis do sistema Amplimed. Está esperando o que para aumentar o faturamento dos seus negócios e modernizar ainda mais a sua clínica?

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.