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Marketing para clínicas: um guia para ser encontrado

Saiba como uma boa estratégia de marketing para clínicas faz com que você seja encontrado pelos pacientes certos e se destaque em meio à concorrência.

Já sabemos que para qualquer empreendedor que deseja fazer crescer seu negócio, o marketing é fundamental para alavancar a visibilidade e os resultados de busca na internet.

Atualmente, apenas um site com uma página estática contendo informações sobre sua clínica é insuficiente para atrair pessoas que buscam uma solução médica.

No período da pandemia, o marketing digital que já era forte, tornou-se um verdadeiro gigante em praticamente todos os setores.

De acordo com a CNN, as buscas por consultas médicas virtuais aumentaram 15 vezes só no Brasil. Essa margem de crescimento fez com que novas estratégias começassem a surgir de forma desenfreada.

As ferramentas de busca junto de algumas regras de marketing são importantes aliadas quando tocamos nesse assunto, mas nem sempre suas funcionalidades são totalmente compreendidas. Foi pensando nisso que preparamos um guia completo para sua clínica ser encontrada por pessoas que necessitam do seu cuidado.

A importância de ter uma clínica fácil de ser encontrada
4 vantagens de uma clínica em evidência
6 maneiras de ser encontrado pelo seu paciente usando o marketing para clínicas
Regras da publicidade médica que devem ser respeitadas

A importância de ter uma clínica fácil de ser encontrada

Em um âmbito pessoal e genérico, quando queremos ser acessíveis a alguém, sempre prezamos pela simplicidade das informações. Dessa forma, quanto mais claros e objetivos formos naquilo que desejamos expressar, melhor a comunicação. Com isso em mente, a regra também se aplica ao ambiente digital, especialmente quando falamos sobre marketing para clínicas.

Devemos sempre ter em vista o paciente e as motivações que o levaram a procurar uma assistência médica profissional. É essencial possuir uma linguagem clara sobre o tipo de serviço prestado e os benefícios que o paciente terá com o seu atendimento.

Além disso, a visibilidade aliada a um bom atendimento potencializa as recomendações de um paciente satisfeito para outras pessoas próximas que, eventualmente, possam precisar de seu atendimento médico. Vale lembrar que uma das melhores formas de marketing continua sendo feita pelo “boca a boca”. Esse tipo de divulgação cria um laço de confiança, dando também autoridade médica à clínica.

4 vantagens de uma clínica em evidência

Atualmente há praticamente um consenso: sempre que pesquisamos algo dentro de um motor de busca, damos prioridade aos primeiros resultados exibidos na página. É raro, por exemplo, vermos alguém dizendo ter encontrado melhores resultados de uma busca após ter procurado por diversas páginas a fundo além das cinco primeiras. 

Como já dito anteriormente, a clareza e a objetividade da linguagem são cruciais para tornar-se acessível às pessoas. É com isso em vista que deixamos abaixo uma lista de 4 vantagens que a sua clínica tem quando se destaca das demais concorrentes.

1. Autoridade

É nítida a percepção de valor quando uma página está bem ranqueada e em evidência na internet. As ferramentas de busca deixam isso implícito na mente das pessoas, é algo quase inconsciente na relação entre os primeiros resultados da busca e sua autoridade em determinado assunto.

Basta nos colocarmos no lugar de quem busca: vou preferir conferir resultados das três primeiras páginas ou da página 10 em diante?

2. Fidelização

A fidelidade dos pacientes é uma consequência direta da autoridade imposta pela clínica. Quanto mais a sua clínica estiver à mostra, maior será o seu índice de retenção de clientes. Além disso, é importante lembrar que a jornada do paciente até sua clínica deve ser extremamente objetiva, pois ele procura por uma solução rápida e sem impeditivos.

3. Aumento de valores

Uma marca forte e com muita autoridade é bem vista aos olhos de quem a procura. Portanto, a prestação dos atendimentos também sofre alterações em seus valores, visto que passa a imagem de uma empresa de qualidade. Torna-se mais fácil e confortável aumentar o preço cobrado pelas consultas na mesma medida em que o negócio ganha notoriedade e se estabelece em seu meio.

Homem fazendo contas na calculadora enquanto examina papéis

4. Retorno financeiro

O marketing para clínicas consegue elevar o aumento da receita, que também é um reflexo direto da autoridade criada pela sua marca e da fidelização dos pacientes. Conforme a demanda aumenta, sua clínica também pode começar a explorar um perfil novo de cliente.

Leia também: 9 dicas para construir a reputação online de sua clínica

É importante sempre ter uma visão de expansão conforme os retornos escalam. Se colocarmos, por exemplo, a situação que a pandemia nos trouxe, fica nítido o crescimento de perfis de clientes em potencial que começaram a ter mais contato com os motores de busca. 

O marketing para clínicas e a publicidade médica podem, dentro das normas, fazer bom proveito de algumas plataformas digitais que auxiliam na criação de estratégias para ter um maior alcance de público.

Mulher mexendo em celular com ícones de redes sociais saindo da tela

6 maneiras de ser encontrado pelo seu paciente usando o marketing para clínicas

Após as primeiras etapas de publicação de site, temos como objetivo fazer com que ele seja facilmente encontrado nas redes por usuários e potenciais clientes. Entretanto, essa tarefa nem sempre é tão simples de ser resolvida.

Precisamos ter conhecimento de alguns artifícios que os motores de busca proporcionam para gerar melhores resultados, levando a maior quantidade de pessoas a conhecer o seu site e, consequentemente, encontrar sua clínica.

No entanto, com a enorme quantidade de conteúdo disponível na rede e a alta concorrência atenta às mesmas formas de divulgação, fica difícil conseguir uma direção certa, objetiva e de destaque.

Separamos abaixo 6 dicas para aumentar sua visibilidade na internet.

Redes sociais

Antigamente as redes sociais não eram vistas com um olhar tão comercial quanto atualmente. Prezava-se mais pela divulgação de informações e geração de engajamento em caso de eventos ou datas comemorativas. 

Entretanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias e integrações entre diversas plataformas, elas passaram a possuir ferramentas poderosas para o marketing.

Em matéria divulgada pelo portal de notícias Metrópoles, as redes sociais já são consideradas como as mais exploradas para criação de estratégias de marketing. De todas as plataformas pesquisadas, Instagram e Facebook são as mais utilizadas pelas marcas, seguidas por LinkedIn, YouTube e TikTok. 

No mercado brasileiro, o impacto dessas estratégias pode ter ainda mais relevância, pois de acordo com outra notícia divulgada também na Metrópoles, o Brasil é o 3º maior consumidor de redes sociais do mundo, ficando apenas atrás de Índia e Indonésia.

Mas diante de todas essas plataformas, qual a melhor para atrair pessoas que estão interessadas especificamente nos serviços relacionados à área da saúde? Bem, a resposta é: Instagram

Ainda na mesma pesquisa, podemos observar que os usuários do Facebook estão mais interessados em viagens e telecomunicações. Já os usuários de TikTok estariam mais inclinados a conteúdos relacionados a jogos.

Mesmo que a pesquisa indique as tendências dos usuários a uma determinada plataforma, é importante estabelecer a marca da sua clínica no maior número possível de redes sociais. A geração de conteúdo em mais de uma rede é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Com isso em mente, vamos a uma parte que requer mais cautela: o marketing para clínicas. Assim como para outros tipos de negócio, a estratégia deve ser cuidadosamente construída. 

O Gerenciador de Anúncios da Meta é o lugar onde a jornada de publicidade paga se inicia. A ferramenta permite personalizar seus anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram. 

Site médico

O site é um dos principais pilares para atrair novas pessoas até sua clínica. Seus clientes precisam saber que o seu negócio possui um endereço online onde suas dúvidas podem ser sanadas. 

Por isso, um site bem estruturado com uma boa otimização e responsividade é obrigatório para estar entre os primeiros resultados dos motores de busca.

Além disso, no ambiente médico, sempre devemos zelar por uma imagem “limpa” e simples. Não há necessidade em impor obstáculos na comunicação entre a clínica e o cliente. Isso significa que quanto mais claro e direto for em sua mensagem, melhor.

Também devemos levar em conta o SEO do site. A otimização dos motores de busca até a sua página passa por alguns passos que devem sempre ser lembrados quando lidamos com tráfego de informações livre na rede. 

Algumas coisas como a estruturação de um bom código em HTML não passam pelas suas mãos, mas é importante saber da influência que um código por trás de uma página possui. 

Por isso, sempre devemos nos certificar da qualidade de resposta do site. Uma ótima opção para avaliar isso é o PageSpeed, um site que avalia a taxa de velocidade e resposta de um site conforme a procura de um usuário.

Junto aos testes, a estrutura das URLs de uma página também deve estar de acordo com os parâmetros que retornam um melhor ranqueamento nas pesquisas.

A documentação oficial do Google nos dá algumas orientações para a implementação de boas URLs. Uma das mais importantes é a utilização de hífen (-) ao invés dos sublinhados (_). Por exemplo:

Recomendado: www.minhaclinica.com/blog/atendimento-online-profissional

Não recomendado: www.minhaclinica.com/blog/atendimento_online_profissional

Outra boa prática é consultar seu URL através da ferramenta de inspeção do Google. Com ela você pode evitar problemas de indexação e renderização da sua página.

Leia também: Site médico: 5 dicas para fazer o seu

Blog médico 

O blog dentro de um site é vital para uma boa estratégia de marketing para clínicas, pois as constantes postagens de conteúdo gratuito que seu cliente terá disponível criam uma conexão de confiança. Eles possuem o objetivo de dar credibilidade ao profissional que está prestando serviço e que também disponibiliza informações de qualidade.

Além disso, os blogs têm o poder de fidelizar leitores. A utilização das redes sociais na divulgação do blog pode elevar a taxa de clique (CTR) do seu site. Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes no momento da criação do conteúdo.

A qualidade do conteúdo oferecido é determinante para o sucesso de um blog. Informações sem referências ou de fontes duvidosas podem colocar o seu leitor em uma posição desconfortável. Por isso, é importante sempre deixar links de referência ou hiperlinks ligados a uma palavra ou frase.

Uma postagem com excesso de informações pode muitas vezes fazer com que um potencial cliente perca o interesse na leitura e siga navegando em outros sites concorrentes. 

Uma boa prática, caso haja a necessidade de apresentar um volume maior de informações, é a da divisão em tópicos e parágrafos curtos.

A disposição de assuntos em tópicos ajuda na organização das informações que, posteriormente, podem ser anexadas em uma lista de assuntos ou em um índice. 

Já os parágrafos curtos fazem com que o leitor não fique desinteressado do texto e consiga manter sua concentração em pequenos intervalos de tempo.

A educação do paciente também deve ser um ponto de relevância. A criação de materiais educativos é uma forma eficaz de reter o interesse do usuário para que ele consiga entender melhor o trabalho desenvolvido em sua clínica. 

Além disso, o investimento em materiais com roteiros originais passa uma imagem de seriedade e credibilidade ao cliente.

Google Ads

A divulgação do seu serviço na rede vai sempre passar pelos olhos de um motor de busca. O Google Ads é uma ferramenta muito popular quando pensamos em tráfego pago. Para começar a aparecer nas pesquisas você precisa criar uma campanha e começar a elaborar o texto de seus anúncios.

Mas afinal, por que investir em Google Ads? Bem, o principal motivo é a sua relevância. Você com certeza já ouviu a expressão “dá um google aí” vindo de alguém próximo. O Google é o motor de busca mais famoso e utilizado da internet, isso significa que a grande maioria das empresas anunciantes estão nele. 

Além disso, a campanha publicitária pode ser toda personalizada através dos mecanismos oferecidos pela plataforma.

Um ponto importante sobre a sua campanha é a escolha das palavras-chave corretas. Elas são um conjunto de duas ou mais palavras que identificam o anúncio e redirecionam o usuário até a sua clínica. 

É importante gastar um bom tempo à procura de uma palavra-chave que esteja em evidência e também referencie os seus serviços. 

Uma dica é a utilização do Google Trends, um site que identifica e compara duas ou mais palavras-chave, exibindo gráficos comparativos que indicam o índice de procura em uma linha do tempo. Nele, você também pode filtrar os estados do país, obtendo mais precisão de informações para a campanha que você deseja criar.

Uma boa estratégia dentro da plataforma para gerar mais tráfego em seu site é a segmentação otimizada. Para habilitá-la, basta seguir o passo a passo que o suporte da Google disponibiliza. 

Com essa opção, o tempo é um pouco maior do que o esperado para encontrar o público-alvo certo da sua clínica, entretanto, as taxas de conversão aumentam exponencialmente. De acordo com os próprios desenvolvedores, o tempo médio para começar a obter resultados com esse método é de duas semanas.

Você também pode acompanhar os resultados da sua campanha com muita facilidade. É um ambiente completo e simples de usar.

Leia também: Guia de Google Ads para médicos: como anunciar na ferramenta?

Mulher mexendo em celular enquanto barra de pesquisa sai da tela

Google Meu Negócio

Essa é uma ferramenta essencial para a validação da sua clínica dentro do Google e, principalmente, para que ela seja encontrada fora dele. 

Nela você disponibilizará as informações da sua clínica como e-mail, telefone, endereço, redes sociais e o seu próprio site. Assim, os pacientes que buscam os serviços que você oferece podem encontrá-la ao pesquisar por alguma das informações fornecidas dentro dessa plataforma.

O Google Meu Negócio ainda possibilita adicionar imagens do seu ambiente de trabalho, avaliações de atendimento junto de comentários e horários de funcionamento. Além disso, você tem acesso a um relatório com todos os dados relacionados à busca da sua empresa pelos usuários do Google.

Você deve encarar essa ferramenta como o outdoor do seu negócio online. É importante investir tempo para deixar tudo organizado e sempre conferir os resultados. 

Dessa forma você consegue entender melhor como o seu potencial cliente percebe sua clínica ao pesquisá-la.

Leia também: Google Meu Negócio: o que é e qual a importância para clínicas médicas? 

Aplicativo da clínica

Com a popularização dos smartphones, praticamente todas as pessoas que estão ligadas à internet pelo celular fazem o uso de aplicativos, seja das redes sociais, serviços de streaming, ferramentas de trabalho e outras infinidades de opções.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo G1, os brasileiros lideram no tempo de tela gasto por dia. Em média, uma pessoa gasta 5,4 horas por dia manuseando seu smartphone, isso significa que em há um espaço amplo para explorar o marketing para clínicas e chegar até o seu cliente.

Um aplicativo personalizado e funcional é um dos caminhos mais fáceis para estreitar a relação entre você e seu cliente. Por lá ele terá acesso facilitado quando quiser, por exemplo, agendar uma consulta com um profissional específico de uma clínica ou realizar uma teleconsulta se estiver longe do computador. 

Além disso, a sua marca adquire maior autoridade, credibilidade e mostra profissionalismo quando também é vista na Play Store (Android) ou App Store (IOS), tornando-se mais um canal de divulgação dos seus serviços.

Leia também: Aplicativo para clínicas: a sua marca em um app personalizado

Regras da publicidade médica que devem ser respeitadas

A competitividade através do marketing dentro da internet cresceu muito nos últimos três anos. Uma consequência disso é vista no consumidor, que está mais exigente com o conteúdo que busca consumir. No âmbito da medicina, esse cuidado é dobrado, pois estamos falando da saúde de uma pessoa. 

Portanto, alguns normas devem ser seguidas quando tratamos de marketing para clínicas:

· Dados profissionais: é mandatório incluir o nome completo junto de até duas especializações e o número de registro do CRM/UF. Essa é uma forma do Conselho Federal de Medicina (CFM) fiscalizar o trabalho que é desenvolvido pelos médicos.

· Incentivo aos bons hábitos: essa prática é importantíssima quando pensamos em engajamento. Como já falamos em algumas sessões acima, a educação de seu público é fundamental para criar uma conexão de confiança.

· Divulgação científica: isso mostra ao seu público que você não está em uma posição confortável com seu atual conhecimento e, portanto, busca se aprimorar cada vez mais em seus estudos. Além disso, trate as divulgações da maneira certa, ou seja, procure colocar as informações de uma forma que seu público entenda.

· Fotos da equipe médica: a publicação dessas fotos torna-se uma maneira interessante de aproximar seus clientes da sua rotina profissional. Apresentar o grupo de profissionais que integram o seu time deixa seu cliente mais à vontade no momento de uma consulta.

Com essas regras em mente, seu negócio já está pronto para começar a fazer sucesso. Nós também recomendamos a leitura das novas normas de publicidade médica. Elas são cruciais para que o seu conteúdo de marketing não sofra nenhuma penalidade dos órgãos superiores.

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