Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Como tirar o CRM?

Além de designar o Conselho Regional de Medicina, a sigla CRM também representa o documento que todos os médicos precisam ter para exercer sua função. Por isso, o registro só pode ser solicitado após a graduação em medicina. Sem o documento, o médico não pode atender pacientes segundo a lei. Caso fizer isso, estará sujeito a responder judicialmente ao Conselho.

Toda vez que o médico usar seu nome de forma profissional, o número do registro também deve ser inserido. Além de funcionar como registro da profissão, o Conselho também ajuda na fiscalização da conduta e ética médica.

Para atuar de acordo com a lei, o médico precisa seguir algumas normas e leis. Ao exercer sua função de forma equivocada, o profissional pode ter seu registro cancelado e ser impedido de trabalhar na área. Dessa forma, é possível evitar possíveis fraudes e garantir segurança na prática médica.

Cada estado possui seu próprio Conselho Regional de Medicina, responsável por emitir os documentos de registro e fiscalizar a profissão nesse território. Porém, todos eles estão ligados ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

É importante destacar que, no início de suas atividades, o médico deve analisar suas possibilidades e pensar onde seu consultório vai estar localizado e onde ele quer manter sua carreira. No caso de mudanças de estado, o médico precisa fazer outra solicitação e receber uma nova autorização para praticar suas atividades. Caso se mude para outro país, será necessário procurar informações específicas desse local para se estabelecer como médico.

Hoje, vamos falar mais sobre quais são os documentos necessários para obter o registro e como esse processo funciona. Confira!

Quais documentos são necessários para tirar o CRM?

O primeiro passo é ir à sede do conselho do seu estado ou visitar o órgão responsável mais próximo. Alguns estados permitem que o médico faça uma pré-inscrição no site, mas é necessário ligar para o órgão e procurar por mais informações.

Além disso, os documentos necessários também podem variar de acordo com a localização, mas geralmente seguem esse padrão:

  • Cópia e original do diploma de graduação frente e verso 
  • CPF original e cópia
  • Título de eleitor original e cópia
  • Cédula de identidade original e cópia
  • 3 fotos 3×4 recentes
  • Comprovante de quitação de anuidade e taxas, que podem variar de acordo com o estado
  • Para os homens, certidão de reservista das forças armadas, original e cópia

Na falta de algum desses documentos, o registro não pode ser feito.

Como o processo de registro funciona?

Como tirar o CRM

Como já mencionamos, a maioria dos Conselhos permite que o candidato faça sua inscrição pelo site. Nesse momento, será gerado o boleto do pagamento da anuidade e das taxas. Feito isso, é preciso apresentar a documentação solicitada e os comprovantes de pagamento na sede do Conselho Regional de Medicina do seu estado ou no órgão responsável mais próximo da sua residência.

É importante destacar que a inscrição só será validada a partir da apresentação da lista completa de documentos. Por sua vez, a carteira profissional é entregue pessoalmente em uma sessão solene agendada com antecedência.

O registro não pode ser transferido para outro colega de profissão, pois cada documento é único e o número é sua garantia de exercício da profissão.
Pronto para obter o seu? Conte com a ajuda da Amplimed para estar sempre por dentro das novidades do mercado de saúde! Acompanhe diariamente nosso blog e siga nosso Instagram para encontrar várias dicas e notícias sobre a área.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.