Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Clínica ampliada: o que é e como funciona?

A clínica ampliada é uma diretriz sugerida aos médicos brasileiros. Entenda o que é, como funciona e como seguir. Acesse!

A clínica Ampliada é um modelo de atenção à saúde que propõe tratamentos mais humanizados.

Proposta pelo Ministério da Saúde e aplicada em larga escala pelo SUS, ela modifica a experiência do paciente e o faz enxergar seu próprio quadro de forma diferenciada.

Isso proporciona uma relação diferenciada entre tratamento e prevenção, com cartilhas disponibilizadas, a fim de orientar profissionais da saúde e pacientes sobre a utilização da Clínica Ampliada.

A Amplimed reuniu, neste artigo, algumas informações sobre este modelo de atendimento humanizado, que melhora a atenção primária à saúde e evolui os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O que é clínica ampliada?
Quais são as características da clínica ampliada?
Quais os principais objetivos da clínica ampliada?
Quais as vantagens da clínica ampliada para médicos e pacientes?
Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

O que é clínica ampliada?

Um modelo de atendimento criado pelo Ministério da Saúde para ser aplicado na atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), a clínica ampliada foi desenvolvida com para promover a aproximação de profissional da saúde e paciente durante o atendimento.

De acordo com a cartilha da clínica ampliada disponibilizada pelo Ministério da saúde, esta é a definição de seus deveres:

“- Um compromisso radical com o sujeito doente visto de modo singular;

– Assumir a RESPONSABILIDADE sobre os usuários dos serviços de saúde;

– Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE;

– RECONHECER OS LIMITES DO CONHECIMENTO dos profissionais de saúde e das TECNOLOGIAS por eles empregadas, e buscar outros conhecimentos em diferentes setores, como no exemplo mencionado anteriormente onde o serviço de saúde incorporou o conhecimento acerca da situação de exclusão em que viviam seus usuários;

– Assumir um compromisso ÉTICO profundo.”

A ideia é que a criação de um vínculo entre ambas as partes facilite no cuidado e tratamento de cada caso e suas singularidades.

Determina-se que, conhecendo e se aproximando da história do paciente, o caso será tratado a partir de suas particularidades, e elas são diferentes para cada indivíduo.

sessão de terapia

Quais são as características da clínica ampliada?

A principal característica da clínica ampliada é trabalhar a autonomia dos pacientes.

As queixas e dores dos usuários são ouvidas e consideradas, para que, mesmo que não tenha similaridade ou associação com o caso, e não sejam elas que levem a um diagnóstico, o paciente possa, por ele mesmo, descobrir os motivos que o levaram a desenvolver este quadro de saúde.

É um modelo de atendimento que trabalha, primordialmente, a escuta ativa do profissional da saúde, para que, não apenas ele possa auxiliar o paciente, como também o indicar para um tratamento conjunto com profissionais de outras especialidades.

Na visão do Ministério da Saúde, responsável pela criação e aplicação do conceito que começou na rede pública, mas já é bem aceito também pelas redes privadas de saúde, a clínica ampliada:

“Busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é necessariamente transdisciplinar e, portanto, multiprofissional.”

diversos especialistas médicos

Quais os principais objetivos da clínica ampliada?

A cartilha de diretrizes que guia a clínica ampliada como conhecemos hoje foi criada nos anos 2000 pelo Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, e difunde uma série de objetivos a serem conquistados através deste tipo de atendimento, além de desafios previstos e metodologia a ser aplicada.

Entre os objetivos, temos:

·         Difusão de uma cultura de humanização em atendimento na rede pública, hoje já expandida para as redes particulares de saúde;

·         Aprimorar a atenção primária à saúde nos hospitais e instituições nacionais;

·         Associar vida humana e cidadania, capacitando os profissionais da saúde no que se refere a um novo conceito de atenção primária;

·         Implantar iniciativas de humanização que gerem benefícios tanto aos pacientes quanto aos profissionais da saúde;

·         Fortalecer os atendimentos humanizados que já foram implementados e seguem sendo realizados nas redes públicas e particulares de saúde;

·         Realizar parcerias e intercâmbios médicos, podendo compartilhar casos com especialidades que acredita-se que podem cooperar para o tratamento do paciente;

·         Realizar a contabilização dos resultados deste tipo de atendimento humanizado, de acordo com indicadores como relatórios, e políticas de incentivo para difundi-lo;

·         Modernizar e aprimorar as relações de trabalho entre profissionais da saúde dentro das instituições, mostrando solidariedade e cooperatividade dentro do ramo.

médica lendo documento

Quais as vantagens da clínica ampliada para médicos e pacientes?

Na clínica ampliada o trabalho de diagnóstico, que em um atendimento convencional ficaria sob total olhar do profissional da saúde, é auxiliado pelo paciente.

Isto se dá, especialmente, devido à autonomia concedida através desta prática, à escuta de queixas que, talvez, não vão de encontro ao diagnóstico final, mas devem ser consideradas e anotadas no prontuário eletrônico, pois podem auxiliar no resultado.

Ouvir a história dos pacientes pode auxiliar os profissionais da saúde a correlacionarem casos similares e encontrarem os diagnósticos até mesmo de outros pacientes.

Já o intercâmbio com outros profissionais, na etapa do tratamento, corrobora para a expansão do conhecimento profissional, trabalhando em acordo com psicólogos, nutricionistas e outros especialistas relevantes para uma conclusão positiva do caso de cada paciente.

Pelo lado do paciente, ser o responsável, em conjunto com o médico, pelo seu diagnóstico, por abrir sua história e cooperar com a conclusão do atendimento, proporciona um conhecimento muito maior sobre si próprio.

Isto ajuda a identificar novos sinais de doenças em seu corpo, melhora sua atenção e o fará procurar prevenção ou tratamento em estágios iniciais de possíveis casos futuros.

Incentivar a autonomia de pacientes também é uma forma de prevenir doenças e aprimorar a atenção primária à saúde.

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

A verdade é que a base de um bom atendimento humanizado parte da escuta, da atenção e dedicação depositada sobre seu paciente no momento em que ele conta sobre sua queixa, que descreve sobre o motivo para ter buscado auxílio de um profissional.

Por isso, é necessário que o especialista se encontre disponível e realize uma anamnese clínica detalhada, que envolve conhecer com cuidado a história do seu paciente, e, de acordo com o conceito de clínica ampliada, criar, até mesmo, um vínculo afetivo que faça diferença naquele diagnóstico e tratamento.

Se falarmos de uma consulta realizada através de recursos tecnológicos, no caso de uma teleconsulta para regiões nas quais há maior dificuldade de encontrar determinados especialistas, por exemplo, é necessário que o médico faça uma anamnese extremamente focada em seu paciente, e consiga demonstrar o interesse e atenção em sua história, mesmo através de uma tela de computador ou celular.

Com a plataforma de telemedicina Amplimed é possível se manter em uma única tela enquanto o paciente conta sobre si e o médico escuta, entende e anota no prontuário as informações captadas.

A tecnologia está a favor da humanização. Venha para o sistema Amplimed ainda hoje e comprove.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.