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Como melhorar o nível de adesão aos tratamentos de seus pacientes?

adesão aos tratamentos

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Amplimed - Saúde - Como melhorar o nível de adesão aos tratamentos de seus pacientes?

  • 25 novembro, 2021
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Devido às mudanças sociais e tecnológicas, a relação entre médico e paciente tem sofrido com alguns desafios. Alguns bons exemplos são aqueles relacionados à fidelização e adesão aos tratamentos propostos pelos profissionais de saúde.

Atualmente, o paciente tem um novo perfil comportamental, onde tem mais acesso a informações por diversos canais de comunicação. Por isso, está mais atento às questões de saúde e tem uma voz mais ativa e questionadora durante as consultas. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 60% de pacientes com diabetes têm adesão aos tratamentos ou seguem a prescrição médica à risca. Já no caso dos hipertensos, essa porcentagem não chega a 40%. 

Por isso, é essencial que o médico procure criar uma relação humanizada com seus pacientes e que os engaje durante as consultas, fazendo com que a adesão aos tratamentos seja mais alta. 

Por que os pacientes não aderem aos tratamentos?

Dados da OMS mostram que existem diversos fatores que fazem com que o paciente não queira aderir a um tratamento. Sendo assim, podemos entender que não é um problema relacionado apenas ao paciente, e sim a todos os pontos envolvidos na atenção à saúde. 

Os principais motivos são:

  • Quando paciente não recebe as devidas informações sobre o tratamento ou há falha na comunicação das instruções 
  • Problemas econômicos que não permitem a compra de medicamentos, deslocamento até a unidade de saúde ou outras questões envolvendo caráter monetário 
  • Existência de outro tratamento concomitante, exigindo que o paciente consuma diversos medicamentos durante o dia 
  • Esquecimento dos remédios 
  • Resistência ao uso de medicamentos por motivos pessoais, traumas e receio a reações colaterais 
  • Descrédito cultural aos métodos oferecidos 

Para evitar que esses problemas aconteçam, é preciso trabalhar algumas estratégias para engajar e empoderar o paciente durante o tratamento. Como cada paciente é único, você pode testar algumas das nossas dicas e acompanhar a evolução do seu público.

Dicas para melhorar o nível de adesão aos tratamentos de seus pacientes

Se coloque como fonte de informação confiável 

Ao marcar uma consulta, o paciente já chega até o consultório com um conhecimento prévio de seus sintomas e o que eles podem acarretar para a sua saúde. Sendo assim, ele deixou de atuar como indivíduo passivo e que tem apenas o médico como fonte de informação. 

Porém, infelizmente, muitas pessoas acabam se informando por canais de comunicação não confiáveis e sem nenhum embasamento técnico. Essas fake news podem causar diversos transtornos, como a automedicação, que coloca a vida do paciente em risco. 

Mesmo que ele tenha acesso a informações corretas, não terá todas as respostas em mãos e nem todo o conhecimento técnico adquirido durante seus anos de atuação na área médica. Dessa forma, é possível aproveitar desse novo comportamento do paciente e ajudá-lo a cuidar mais de sua saúde. 

Algumas formas de fazer isso são indicar fontes de informação confiáveis, tirar possíveis dúvidas que possam aparecer e apresentar novos pontos de vista sobre os problemas de saúde que ele apresentar. 

Outra dica importante é tratar o paciente com empatia e se colocar no lugar dele sempre. Isso irá demonstrar o quanto você se importa com seus pacientes e entende suas dificuldades, além de ajudar a manter uma relação de confiança. 

Não esqueça de estabelecer diálogos sobre hábitos mais saudáveis, como agir em situações de crise e quais unidades de saúde procurar nesses casos. Indique ferramentas, como aplicativos e alarmes no celular, para que eles não esqueçam de tomar seus medicamentos. Também informe sobre a relação de ação e consequência e a importância em aderir aos tratamentos. 

Estabeleça um diálogo saudável com o paciente 

Mesmo que você tenha mais conhecimento sobre questões de saúde, tente estabelecer um diálogo horizontal com o paciente, evitando manter uma postura arrogante. 

No início da consulta, permita que o paciente fale e não o trate como desinformado ou ignorante. Procure entender seus problemas de saúde e os cuidados que ele está tomando na rotina. 

Evite usar termos técnicos e que não sejam compreendidos pelos pacientes. Essa atitude pode causar falhas na comunicação. Tente ser o mais simples possível ao passar informações ao paciente. 

É importante também permitir que o paciente participe das decisões de seu próprio tratamento. Assim, é possível aumentar o engajamento ao tratamento, permitindo que o indivíduo tenha poder sobre sua própria saúde e processo de cura junto com um profissional especializado. Nesse caso, as pessoas também têm mais responsabilidade dentro do tratamento e mais iniciativa em segui-lo de forma correta. 

Para isso, peça que o paciente acompanhe efeitos positivos e negativos dos medicamentos e traga suas opiniões na consulta de retorno. Dessa forma, você conseguirá fazer os ajustes necessários com base na experiência do paciente com o tratamento. 

Mantenha uma relação de confiança com o paciente 

Uma das maneiras de conseguir a adesão aos tratamentos dos pacientes é manter uma relação de confiança, e consequentemente, mais próxima. 

Hoje em dia, existem diversas maneiras de conquistar a fidelização e engajamento de pacientes. WhatsApp, e-mail, SMS e a própria telemedicina podem e devem ser usados para acompanhar a evolução dos tratamentos. 

Outro ponto que merece atenção é que muitos pacientes abandonam o tratamento ao perceberem os primeiros sinais de melhora. Isso pode prejudicar tratamentos anti-infecciosos, por exemplo, que podem gerar novos agentes infecciosos mais resistentes, que demandam um tratamento mais agressivo. Uma forma de evitar que isso ocorra é manter um relacionamento mais próximo com seus pacientes. 

Quais são as vantagens dos pacientes engajados?

Além de gerarem aspectos positivos para sua própria recuperação, pacientes engajados com o tratamento oferecem vantagens que vão além do seu resultado pessoal. 

É possível reduzir custos para o sistema de saúde, pois pessoas que abandonam tratamentos médicos têm maior tendência em voltar aos consultórios ou a hospitais devido a piora de seu quadro clínico. 

Além disso, também é comum que elas precisem de doses maiores de medicamentos, causando maior custo financeiro para as instituições de saúde e custo humano para o corpo do paciente. 

Para manter o nível de adesão aos tratamentos de seus pacientes, tenha a ajuda de uma boa ferramenta, como a Amplimed! Nosso sistema de gestão oferece funcionalidades de marketing e comunicação, como disparo de e-mails, confirmação de consulta por WhatsApp e SMS, além de plataforma de telemedicina integrada ao prontuário eletrônico. 

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