A importância da identidade visual para médicos:
Esse texto começa com um simples exercício de algo que está no dia a dia de todos: pense em algum familiar ou amigo. Qual característica dessa pessoa logo vem a sua mente quando se lembra dela? Pode ser uma palavra, um tipo de roupa, um sotaque ou um objeto. Ao visualizar ao menos um desses itens, você pode perceber o quanto ele ajuda na formação de identidade dessa pessoa pra você! Ter uma particularidade é a maneira que os seres humanos encontram de demonstrar personalidade. Dessa forma fica mais fácil de lembrar das pessoas, não fica?
O mesmo acontece com empresas. Podemos fazer esse mesmo exercício com marcas já consagradas. Escolha uma da sua preferência para a etapa final desse exercício. Qual símbolo vem a sua mente? Qual é a cor, a forma geométrica ou o tipo de letra? Assim como no campo pessoal, essa informação visual também te ajuda a lembrar de empresas e quais serviços elas prestam para a sociedade. É neste momento que entra a identidade visual. Você vai acompanhar nesse texto o que é, como esse conceito é muito importante para médicos e gestores de clínicas e quais passos pode dar para ter uma identidade visual exclusiva.
O que é a identidade visual
Identidade visual é a utilização de vários elementos gráficos e visuais que ajudam a expor conceitos de uma empresa. Ela também é utilizada para falar de um único produto, de um serviço ou até mesmo de uma ideia. As cores, formas, fontes gráficas e desenhos são elementos que ajudam nessa construção. Várias combinações podem ser feitas a partir desses itens. Assim, cada identidade visual é única. Essa singularidade ajuda a transmitir os conceitos, valores e condutas que somente aquela empresa tem. É como se você pudesse falar para as outras pessoas o que você é, o que faz e no que acredita sem precisar de uma conversa pra isso. Com uma identidade visual, as pessoas que vão passar em frente a sua empresa ou localizar as suas redes sociais terão informações ao visualizar uma junção de componentes gráficos. Essa é uma forma prática de contar ao cliente como ele pode ser auxiliado a partir da prestação de serviços da sua empresa.Identidade visual é a mesma coisa que logotipo e logomarca?
Antes de mais nada, podemos definir que logotipo é a estilização do nome da empresa por meio da tipografia, e a logomarca é o desenho, símbolo ou ícone que representa a marca graficamente. É comum achar que o logotipo e logomarca da empresa são os únicos fatores responsáveis pela criação da identidade visual. Mas não é só isso. Identidade visual é um guarda-chuva que engloba toda a imagem da empresa. Os logos estão presentes sim, mas eles não são suficientes para contar tudo sobre você e sobre o seu consultório. A sua identidade visual também pode estar refletida no cartão de visita, nos uniformes, nos receituários, em propostas comerciais, em produtos físicos e às vezes até na decoração do espaço de atendimento presencial. Na internet, a identidade visual é reconhecida pelas imagens que são publicadas nas suas redes sociais.Qual a importância da identidade visual para médicos?
É por meio dessa ferramenta que você gera identificação, tradução de conceito e reconhecimento da sua empresa apenas com a combinação de símbolos. Se a identidade visual já é reconhecida e utilizada por muitas áreas, a medicina não fica fora disso. Criar uma identidade visual para médicos é explorar todos as possibilidades de comunicação que a sua empresa tem. É por meio dela que você consegue:- Mostrar a sua especialidade: antes de pensar nas suas próprias características como médico ou até na concorrência, é interessante utilizar dos símbolos pra mostrar qual é sua área de domínio. Esse simples ato já pode ajudar na seleção de pacientes.
- Criar âncora de memória: ao desenvolver uma identidade visual para o seu consultório, você cria automaticamente um gatilho aos pacientes, ou seja, todas as vezes que observarem uma determinada cor, um formato ou um tipo de letra, vão lembrar de você e da sua clínica. Se o paciente teve boas experiências durante a consulta, essa âncora pode facilitar o processo de fidelização ou ainda de indicação para o círculo de convívio dele.
- Mostrar credibilidade: ao passo que você se preocupa com identidade visual para médicos e é reconhecido pela sua, você ganha mais credibilidade e confiança dos pacientes, criando um aspecto mais profissional e cuidadoso coma sua empresa.
- Destaque entre concorrentes: criar uma identidade visual é a possibilidade que você tem de mostrar singularidade e todas as particularidades da sua empresa. Essa é uma maneira de se diferenciar das demais clínicas que desemprenham um papel muito parecido com o seu.