Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

5 dicas para controlar as contas na clínica médica

Contas na clínica médica

Compartilhe esse artigo em suas redes

Pop up de notícias sobre a CFM, regulamentação da Telemedicina no Brasil

O controle financeiro é indispensável para as contas na clínica médica. A parte financeira da sua clínica deve ser mantida sob um olhar atento e organizado. Essa tarefa pode parecer complicada, mas com as informações corretas e com boas ferramentas, você consegue controlar as contas a pagar e as contas a receber com sucesso. 

Afinal, controlar as finanças da sua clínica é tão importante quanto cuidar da saúde de seus pacientes. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos 5 dicas importantes que fazem toda a diferença no controle das finanças da sua clínica médica.

  • Separar as contas a pagar das contas a receber.
  • Planejar as finanças.
  • Tenha um fundo de reserva para a clínica.
  • Organize o fluxo financeiro. 
  • Use a tecnologia. 

1. Separar as contas a pagar as contas a receber

Sempre separe as contas a pagar no mês das contas a receber. Quando você separa as contas, é possível verificar entre os custos quais são mais importantes e essenciais para o funcionamento da sua empresa. Dessa forma, será possível reorganizar certos contratos e ter uma maior previsibilidade do seu caixa. 

Assim, você também conseguirá identificar quando possíveis atrasos poderão ocorrer. Com isso, você poderá tomar atitudes mais rapidamente, evitando surpresas tanto no recebimento quanto no pagamento.  

2. Planeje as finanças 

Com o planejamento das finanças, você consegue ter uma visão a longo prazo para que consiga equilibrar as contas. Assim, você também evita que o caixa fique comprometido caso os pagamentos tenham que ser feitos antes dos recebimentos.

Outro benefício do planejamento feito com uma visão a longo prazo é que assim você poderá tomar decisões estratégicas, como negociar compras e pagamentos para serem feitos antes dos recebimentos.

3. Tenha um fundo de reserva para as contas na clínica

Ter um fundo de reserva para a sua clínica é estar preparado para resolver problemas a qualquer momento. As clínicas podem enfrentar momentos de crise, em razão de fatores internos, como problemas com equipamentos, ou externos como poucos pacientes. 

Com um fundo de reserva, a sua clínica estará preparada para passar por momentos de crise. Caso a clínica não tenha uma reserva, a qualquer momento ela pode deixar de oferecer serviços, por conta de algum equipamento estragado que não poderá ser consertado ou substituído de forma rápida. Se a clínica tiver um fundo, o equipamento poderá ser encomendado no mesmo momento. Assim, os impactos de uma crise financeira serão mínimos.

A reserva financeira não serve só para eventuais problemas relacionados a equipamento ou pacientes. A reserva poderá cobrir também outras despesas, tais como, rescisões de contrato, 13° dos funcionários, problemas com a infraestrutura da clínica e reparos.

4. Organize o fluxo financeiro

Um fluxo financeiro organizado é fundamental para que uma clínica obtenha sucesso. A falta de um controle do fluxo financeiro é um risco para a clínica. Como explicamos na primeira dica, mantenha as contas a pagar separadas das contas a receber. As contas a pagar são referentes às obrigações financeiras que a clínica tem, com fornecedores e reparos mensais. Já as contas a receber, são referentes aos valores que os pacientes irão pagar pelos serviços. A análise dessas entradas e saídas é o que garante uma ampla visão do fluxo e permite uma tomada de decisão mais assertiva.

Depois de organizar o planejamento financeiro, você precisa registrar os pagamentos que foram feitos pela clínica e o que a clínica recebeu de seus pacientes. Com todas essas informações você terá uma visão ampla das despesas diretas, que são os gastos relacionados com o serviço prestado. Depois você poderá verificar as despesas fixas, que são os salários administrativos e as contas de água, luz, internet e segurança, por exemplo.

5. Use a tecnologia

As ferramentas tecnológicas podem facilitar todos os passos para o controle das contas a pagar e a receber. Com um software de gestão, você terá acesso rápido a todas as movimentações da clínica, de forma integrada com as informações assistenciais. Além disso, você também pode ter agendamento online, prontuário eletrônico e telemedicina a um clique de distância dos seus relatórios gerenciais.

O software médico da Amplimed oferece inúmeros recursos para gerenciamento financeiro e assistencial, inclusive, com relatórios práticos e de fácil leitura:

  • Relatório de faturamento
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Controle de atendimentos

Para aproveitar todas essas vantagens, preencha o formulário abaixo e faça um teste grátis.

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
5/5
"A Amplimed é uma empresa séria e competente, presta um serviço de referência no atendimento e suporte ao cliente. O sistema é de fácil manuseio, oferece suporte instantâneo, possui múltiplas funções que facilitam a organização da sua clínica."
Que tal testar grátis o sistema Amplimed?