Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Séries médicas para maratonar no tempo livre

As séries médicas são importantes fontes de expansão de conhecimento e de novas percepções sobre as carreiras na área da saúde.

Encontrar bons títulos para assistir no momento de folga pode ser uma ótima saída para alinhar o descanso e o entretenimento com a vida profissional.

Pensando nisso, a Amplimed separou dicas de séries, filmes e documentários que você pode começar a assistir hoje mesmo para imergir no universo clínico de uma maneira mais leve e descontraída.

House

Dr. House é uma das produções mais famosas e mais aclamadas quando o assunto é séries sobre medicina. Ela foi gravada e exibida primeiramente nos Estados Unidos, com início em 2004 e finalizando em 2012.

Os episódios giram em torno do médico Dr. Gregory House que trabalha no hospital chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, em Princeton, Nova Jersey.

House é infectologista e também nefrologista. Ele tem duas principais características que chamam muita atenção do público e que criam uma marca registrada. A primeira é que ele é um excelente médico que consegue fazer diagnósticos precisos e até mesmo raros. A outra diz respeito ao humor dele: sempre muito anti-social, de mau humor, ceticismo e muito distanciamento, em alguns momentos até frieza, com os pacientes que costuma atender.

Outro comportamento que House costuma ter é de infringir regras e procedimentos padrões do hospital, gerando conflito com a parte administrativa da instituição. As confusões também acontecem com os internos e residentes do hospital que costumam ter problemas para fazer ou auxiliar nos diagnósticos.

Todo esse drama se estende para as oito temporadas dessa série médica. Plataformas como GloboPlay e Amazon Prime exibem o programa, mas você também pode encontrar em alguns canais da TV aberta ou da TV por assinatura.

Grey’s Anatomy

Grey's Anatomy

Uma das séries de mais sucesso e renome no meio cinematográfico. O foco está em um grupo de jovens que começa a praticar a medicina em Seattle. A personagem principal é Meredith Grey, filha da premiada cirurgiã geral Ellis Grey.

Todos os dramas e problemas enfrentados nos departamentos do hospital giram em torno dos casos amorosos de Meredith, das amizades que ela está construindo no início do processo de internato e residência.

A produção mostra como a vida pessoal e a vida profissional podem se misturar durante o cotidiano e que é essa dinâmica que dá sustentação para cuidar dos pacientes que chegam na emergência do hospital.

É uma série que inicia com médicos que acabaram de sair da parte teórica da medicina e conta as necessidades de adaptações que eles precisaram desenvolver para aguentar longos plantões, pressões e cargas emocionais ao lidar com traumas e mortes.

É a série médica com mais número de temporadas. Até agora, foram 18 sessões exibidas, com uma média de 24 episódios em cada uma delas. Uma das mais recentes, inclusive, abordou a questão da pandemia da Covid-19.

O interessante desse programa é que, por ter um número muito grande de temporadas, mostra o crescimento e as mudanças de fases na carreira de cada personagem.

Se no começo eles são apenas internos tentando sobreviver nesse novo ambiente, no decorrer do caminho eles já são cirurgiões aclamados pela classe médica e que impactam de forma direta no sistema de saúde americano.

O dia a dia de diferentes áreas médicas são abordadas, como neurologia, pediatria, psiquiatria, clínica geral e urologia.

Entre os fãs, a série ficou conhecida por uma alta rotatividade de personagens, na maioria terminando em óbito entre os próprios personagens médicos ou então mudanças de estado e de local de trabalho.

Private Practice

Se você já assistiu Grey’s Anatomy ou se interessou muito pela sinopse do programa, saiba que há mais uma produção vinculada com as histórias do Seattle Grace. Essa dinâmica é chamada, no campo do cinema, de Spin-off.

Em Private Practice, é contada a história da Dra. Montgomery, médica obstétrica que deixou Grey’s Anatomy nas temporadas iniciais. O enfoque é o atendimento que ocorre em uma clínica privada que permite mais conexão e proximidade com os pacientes.

As especialidades mais abordadas durante os episódios são: Psicologia, sexologia e homeopatia. A série pode ser assistida no canal por assinatura Sony.

Good Doctor

Até aqui já falamos de algumas séries que acabam contando o dia a dia da profissão. Algumas com uma pitada a mais de drama e outras com um foco mais específico.

Mas a série Good Doctor, ou o Bom Doutor na tradução para língua portuguesa, tem um detalhe muito importante e que acaba se tornando o diferencial do programa. Todos os acontecimentos médicos são colocados a partir do ponto de vista de Shaun Murphy.

O protagonista da série é um brilhante cirurgião e também é autista. Para ser mais específico, ele tem o savantismo, popularmente conhecido como síndrome do sábio. A revista Super Interessante, da editora Abril, fez uma matéria completa para detalhar curiosidades sobre esses quadros clínicos.

Inclusive, falamos do TEA em um dos textos da Amplimed, te contando melhor o que é o Transtorno do Espectro do Autismo e como os transtornos de neurodesenvolvimento podem impactar a vida das pessoas.

Dentro da série eles também abordam as questões sociais e de relacionamentos que giram em torno da vida de quem tem TEA. Por conta do preconceito que as pessoas que trabalham com ele têm, Murphy precisa provar de forma constante e incessante que ele é bom no que faz e que tem competência para estar ali.

Para somar a essa questão, Murphy morava em uma cidade muito calma do interior. Em alguns episódios também mostram que, apesar de morar em um local muito tranquilo, a infância do protagonista foi marcada por um clima mais caótico e cheio de situações problemáticas.

Esse ciclo é interrompido quando ele deixa essa vida para trás e começa a fazer parte do quadro de cirurgiões do prestigioso Hospital San José St Bonaventure. Para lidar com todas as novas situações que o cargo impõe, Murphy ganha um mentor e um melhor amigo, o Aaron Glassman.

Se engana quem pensa que essa série é originalmente norte-americana. Ela é, na verdade, uma releitura de uma série que estreou na Coréia do Sul em 2013. Os direitos de produção e exibição foram comprados pela empresa ABC, que contratou o diretor da série House para comandar o programa e desenvolver a série.

Good Doctor foi gravada, em maior parte, no Canadá e recebeu muitas críticas positivas e altos índices de audiência.

O primeiro episódio, ainda no formato de piloto, foi ao ar em 2017. Essa série médica conta com 5 temporadas, tendo em média 20 episódios por temporada.  A 6ª temporada já foi renovada e está sendo produzida. No Brasil, ela está disponível na plataforma de streaming GloboPlay.

Chicago Med – Atendimento de Emergência

Essa série médica também conta com boa dose de drama e clima de novela porque há romance entre os personagens e muitos conflitos familiares.

Mas embora seja enquadrada como drama médico, Chicago Med é o programa que mais tem proximidade com a realidade dos profissionais da saúde. Isso porque os casos que são transmitidos na série são baseados em quadros clínicos reais, isto é, que já aconteceram com alguma pessoa. O foco está nos atendimentos de emergência e também em casos psiquiátricos.

Cada episódio da série médica tem duração média de 40 minutos. A última temporada estreou em setembro de 2021 e pode ser acompanhada tanto pelo Prime quanto pela GloboPlay.

The Resident

A história é contada a partir da entrada de um residente para a experiência prática no campo médico. A supervisão dos trabalhos é feita por um médico renomado, mas que é muito frio no comportamento com as outras pessoas. Durante o desenrolar dos episódios, o novato vai se sentindo cada vez mais frustrado por descobrir que a área não é como ele esperava. Essa série médica já conta com 5 temporadas disponíveis para assistir. A plataforma de streaming StarPlus é um dos locais que viabiliza a exibição.

Sob Pressão

Sob pressão

Quantas séries feitas fora do país foram mencionadas até agora, não é? O audiovisual no Brasil não tem um enfoque tão intenso com a temática hospitalar. Mas não é por isso que não conta com nenhuma produção do gênero.

Sob Pressão é uma série brasileira que expõe o dia a dia dos médicos que atendem em um hospital público na periferia do Rio de Janeiro e encontram muitas dificuldades de recursos para exercer o que a medicina pede e exige.

Se você está esperando mais romantização sobre as dificuldades da classe, essa série não é pra você. Na verdade, ela passa longe disso.

Sob Pressão retrata os fatos de forma nu e crua, trazendo mais realidade aos temas que são abordados, principalmente na dificuldade que os profissionais de saúde podem ter para não se envolver emocionalmente com os problemas que são enfrentados pelos pacientes que atendem.

O conteúdo dessa série médica foi embasado e extraído de um livro chamado Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro, lançado em 2014 pelo cirurgião torácico Márcio Maranhão.

A exposição das principais ideias do livro em formato de audiovisual chamou atenção dos brasileiros. Cada episódio dessa série médica já foi visto, em média, por 40 milhões de pessoas. A audiência e os assuntos tratados levaram o seriado a conquistar três prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

A questão mercadológica não ficou de fora desses reconhecimentos. A série também já foi vendida para países como Argentina, Portugal e Itália. Se você quiser assistir, basta acessar a GloboPlay.

Além das séries médicas: filmes e documentários

Agora, se você prefere a linha dos documentários e filmes, a Amplimed também separou algumas dicas de títulos que podem ser interessantes para você assistir quando sobrar um tempo na sua agenda. Veja só:

The English Surgeon

Documentário mostra a vida do neurocirurgião Henry Marsh que trabalha em um hospital ucraniano e lida constantemente com a burocracia para tratar pacientes com tumor cerebral. A série levanta muitas questões sobre o tema e debate a rotina de cirurgiões dessa área. O documentário pode ser visto pelo Prime.

Quase Deuses

É um filme baseado em fatos reais que narra a história de Vivien Thomas, um norte-americano negro que foi contratado para ser faxineiro de um hospital na década de 1930. No entanto, ele acaba desenvolvendo uma nova técnica de cirurgia cardíaca junto a um renomado cardiologista. Mas, por conta do racismo, o reconhecimento não foi igual para os dois.

Drauzio em Campo: Líbano e Jordânia

Para falar de produções brasileiras, o Dr. Drauzio Varella desenvolveu uma série documental de três episódios para falar das instalações do Programa Médico Sem Fronteiras no Líbano e na Jordânia.

O principal objetivo é mostrar de forma realista o sofrimento que as vítimas da Guerra da Síria passam e como os profissionais de saúde atuam nesses locais. O conteúdo está disponível no Youtube.

Gostou do conteúdo deste artigo? Existem muitos outros materiais que você pode explorar dentro do blog da Amplimed! Continue navegando e descubra técnicas e dicas que podem impactar positivamente o seu dia a dia enquanto gestor e também dos demais colaboradores da sua equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.