Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Recepcionista em serviços de saúde: 3 formas de melhorar seu desempenho

3 formas de ajudar ativamente na melhora do desempenho e da produtividade da recepcionista em serviços de saúde. Saiba mais neste guia!

Não podemos pensar que aprimorar o trabalho deve partir apenas de uma vontade dos colaboradores, neste caso, a recepcionista em serviços de saúde.

Muitas vezes, proporcionar recursos tecnológicos e incentivar estudos voltados para sua área fazem o diferencial em seu desempenho.

Hoje em dia, empresas têm fornecido em grande quantidade de cursos de capacitação para seus funcionários, especialmente na área da tecnologia, e isso só traz benefícios para ambos os lados.

Mas será que é apenas o aprendizado que se pode oferecer para aprimorar o trabalho de cada um deles?

Ou outros recursos que já estão ao alcance, como plataformas de gestão que auxiliam nos seus processos de trabalho também podem colocá-los na categoria de funcionários excepcionais e alavancar seu negócio?

É o que descobriremos ao longo deste artigo, que trata sobre o papel do médico na boa formação e desempenho profissional de suas secretárias.

Recepcionista em serviços de saúde: como melhorar? | Amplimed

Qual é o seu papel como médico e gestor de saúde?

A revista Exame listou as qualificações que um bom gestor deve ter, e, apesar de não tratar apenas do meio da saúde, se encaixa muito bem.

Entre as 10 características fundamentais listadas estão acreditar na inteligência coletiva, ser um tomador de decisões e reconhecer os limites pessoais.

Apesar de todos os itens se enquadrarem no tratamento que deve ser dado a uma recepcionista em serviços de saúde, alguns se destacam mais do que outros no quesito facilitar a sua rotina e melhorar seu desempenho.

Entre elas temos:

1.  Assumir responsabilidades: um gestor que toma para si a resolução de obstáculos que seus colaboradores possam encontrar pelo caminho já tem a base para encontrar a solução – encontrá-la.

Desta forma, o funcionário se sentirá seguro para abrir suas dificuldades, driblá-las com a ajuda de uma boa liderança e continuar na trilha do sucesso.

2.  Reconhecer méritos: não apenas de dificuldades um trabalho é feito, e um bom gestor não é aquele que encontra todas as soluções ou que, quando um de seus funcionários encontra, toma para si o mérito de tê-lo instruído. 

Um bom gestor aprimora a capacidade de reconhecer o funcionário que propõe e chega nas conclusões certas através do seu próprio trabalho, honrando seus esforços e motivando-o para os próximos resultados.

Recepcionista em serviços de saúde: como melhorar? | Amplimed

 3.  Oferecer feedbacks: um colaborador não tem como, verdadeiramente, saber se está executando um trabalho de acordo com o que o gestor espera se não tiver as referências do que ele busca.

Por isso, uma cultura de oferecer feedbacks de tempos em tempos é importante, para alinhar expectativas, reconhecer bons resultados e engajar o trabalho.

 4.  Entender sobre as tecnologias: para o assunto tratado aqui, talvez esse seja o tópico mais importante.

Para que um gestor de saúde possa entender a importância da tecnologia para a recepcionista em serviços de saúde, é necessário que ele mesmo conheça os diferenciais das inovações em health tech.

Apenas dessa forma ele compreenderá o quanto o seu negócio e seus colaboradores podem se beneficiar de softwares desenvolvidos para a sua área de atuação.

Você também vai gostar da leitura: Gestor para a clínica médica: qual perfil você deve contratar.

Recepcionista em serviços de saúde: como melhorar? | Amplimed

Quais recursos auxiliam no desempenho da recepcionista em serviços de saúde?

Agora que você já sabe o que pode oferecer como material humano e com sensibilidade para descomplicar a rotina da sua secretária, vamos a três formas simples de tornar seu trabalho ainda mais proveitoso e satisfatório para a clínica.

Treinamentos e instrução

Investir no seu funcionário é investir na sua empresa, e quem ainda não chegou a essa conclusão pode acabar abrindo espaço para a concorrência.

O colaborador chega com uma formação proposta nos requisitos da vaga de trabalho, porém a empresa incentivá-lo a estudar assuntos específicos ou fazer treinamentos para se desenvolver, pode ajudar a suprir algumas carências do negócio.

Uma secretária médica, por exemplo, pode ter trabalhado em outras áreas de recepção, e terá um conhecimento mais focado em atendimento em saúde se for treinada para conhecer as terminologias médicas.

Apenas isso já seria o suficiente para agilizar e aumentar sua produtividade em preenchimentos de fichas, e diminuir consideravelmente erros humanos de informações.

Além de cursos técnicos de aprimoramento e desenvolvimento profissional, você também pode incentivar os colaboradores através de leituras específicas e webinars.

Ambiente acolhedor

Funcionários felizes são mais produtivos, deveria ser um quadro pendurado na entrada de todo negócio, de grande ou pequeno porte, da saúde ou não.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia mostra que trabalhadores felizes são cerca de 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais do que aqueles que, por algum motivos, não estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho.

Por isso, é importante oferecer um tratamento humanizado não só aos pacientes, mas também aos colaboradores.

Em uma clínica de menor porte essa atenção tende a ser mais simples, pois o número de colaboradores é reduzido.

Mas em uma clínica de grande porte, é necessário observar mais detalhes que, às vezes, podem passar batido.

Por isso, um departamento de RH para a área da saúde, com olhos e ouvidos atentos a estes colaboradores, é essencial para o bom funcionamento da clínica.

Leia mais: Recursos humanos para clínicas médicas: 4 dicas para começar

Recepcionista em serviços de saúde: como melhorar? | Amplimed

Ferramentas tecnológicas

Hoje em dia o trabalho completamente manual está obsoleto em qualquer área, mas na da saúde isso se intensifica.

Com a modernidade e inovação oferecidas pelos SaaS (Software as a Service) foi-se o tempo em que prontuários eletrônicos, cadastros de pacientes e agendamentos precisavam ser feitos em fichas físicas com caneta esferográfica.

O digital já provou que veio para ficar e facilitar a vida de quem trabalha com saúde e já certificou a sua segurança de dados através de plataformas confiáveis pautadas na Lei Geral da Proteção de Dados.

Disponibilizar um software de gestão médica para a recepcionista em serviços de saúde proporciona maior produtividade, assertividade no preenchimento de informações e segurança.

Com recursos tecnológicos, a recepcionista é capaz de se tornar uma secretária de alta performance e excelência, já que, há muito tempo, não deveria ser vista apenas como uma digitadora, mas sim como peça-chave e de confiança para o bom funcionamento da clínica.

Com um software que recolhe os dados e os transforma em gráficos intuitivos, a colaboradora da clínica tem praticidade para interpretar relatórios.

Já com ferramentas modernas de agendamento, ela pode gerenciar os horários de forma mais eficaz, traçando planos para excesso de cancelamentos e remanejando consultas com autonomia.

O software de gestão em saúde da Amplimed tem os melhores recursos para secretárias de alta performance. Conheça agora!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Entenda como funciona a anamnese clínica e confira um passo a passo para oferecer um atendimento humanizado aos seus pacientes.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.