Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Como operadoras de saúde mitigam gastos com painel de economia

Descubra a ferramenta que trata informações de solicitações de exames e proporciona uma economia real para as operadoras de saúde.

Anteriormente, abordamos no blog da Ampli algumas estratégias para ajudar a reduzir custos nas operadoras de saúde. A atenção primária à saúde (APS) foi um dos temas tratados. 

Hoje, identificaremos em que etapa do processo de economia ela se encaixa e daremos um passo à frente, mostrando um novo recurso para mitigar os gastos da operadora: o painel de economia.

Neste artigo, você encontrará desde os investimentos que uma operadora de saúde deve dispor a fim de gerar redução de custos até as ferramentas nas quais os resultados aparecem com mais clareza.

Atenção primária à saúde como investimento inicial
O que é o painel de economia Amplimed
Como o painel de economia reduz custos para operadoras de saúde
Entenda os fluxos do painel de economia
Como utilizar o painel de economia para conscientização de cooperados
Quanta economia a Amplimed pode gerar para operadoras de saúde?

Estetoscópio nas costas de paciente

Atenção primária à saúde como investimento inicial

Dentro de uma estratégia de economia para operadoras de saúde, temos, pelo menos, duas etapas bem definidas e distintas, porém complementares: o investimento inicial e a redução de custos em si.

Segundo o Ministério da Saúde, a atenção primária à saúde é considerada uma ferramenta de promoção, proteção e prevenção de agravos. Nós adicionamos, também, sua importância econômica. Podemos dizer que ela se enquadra na etapa de investimento, para que a operadora colha os frutos mais à frente.

Isso significa que, nessa fase, é injetado um incentivo financeiro para fins de campanhas de prevenção, realização de diagnósticos precoces e adesão a tratamentos de patologias ainda em fases iniciais. Todas estas são metodologias de cuidado com a saúde mais econômicas do que um tratamento de alta complexidade.

Leia mais: 6 benefícios da medicina preventiva

Colocando de forma prática, dentro do sistema Amplimed para operadoras, a APS se enquadra no terceiro dos cinco pilares da solução:

O cuidado coordenado é feito em conjunto por um médico da família e um especialista. 

O beneficiário do plano passa pela triagem do primeiro, que indicará um plano terapêutico ainda nessa etapa do atendimento ou o encaminhará à especialidade e ao profissional adequado para o caso.

Esse encaminhamento é a chamada referência e o retorno à fase de atenção primária, após a consulta com o especialista, é a contrarreferência. O processo pode ser repetido até que o caso encontre uma solução.

É com o investimento em APS que as operadoras de saúde poupam gastos com exames repetidos ou desnecessários e tratamentos mais complexos, pois focam em realizar campanhas preventivas, como vacinação e exames de rotina para evitar quadros clínicos de alta complexidade.

Esse processo gera dados para o painel de economia que, quando tratados pelo sistema Amplimed, mostram quanto a operadora está deixando de gastar.

médica utilizando o painel de economia Amplimed

O que é o painel de economia Amplimed

Se a atenção primária à saúde deve ser considerada a etapa de investimento para diminuição de gastos das operadoras de saúde, o painel faz parte da fase de economia propriamente dita.

Isso porque ele sintetiza os dados gerados nos atendimentos de APS e trata algumas informações importantes sobre solicitações realizadas, cooperados e beneficiários.

Como o painel de economia reduz custos para operadoras de saúde

O painel de economia Amplimed conta com um prontuário eletrônico aberto, que proporciona uma experiência transparente entre cooperativa e cooperados e funciona da seguinte maneira:

  1. O profissional da saúde presta atendimento, avalia o caso e estipula quais exames devem ser solicitados para realizar um diagnóstico preciso;
  2. O profissional solicita o exame no sistema Amplimed;
  3. A plataforma mostra resultados de exames anteriores que o paciente fez e estão dentro do período estipulado, de acordo com cada patologia, para reutilização;
  4. O profissional da saúde toma a decisão de solicitar ou não um novo exame a partir dessa informação;
  5. A operadora verifica em qual fluxo o pedido se encaixa dentro do painel de economia para definir as próximas medidas.

A seguir, entenda quais são os fluxos do painel de economia e em quais deles cada solicitação se enquadra:

Entenda os fluxos do painel de economia

Ao todo, são definidos quatro fluxos dentro do painel de economia, todos com o mesmo objetivo: gerar economia para as operadoras de saúde.

Fluxo não encontrado

Acontece quando o profissional da saúde presta o atendimento e precisa solicitar um exame que nunca foi feito, portanto, não consta no histórico do paciente, ou que foi realizado fora do período estipulado para que os resultados continuem válidos.

Sendo assim, a solicitação está correta e não será questionada pela operadora.

Fluxo indesejado

Quando o cooperado localiza no sistema o exame anteriormente realizado e, mesmo assim, faz outro pedido.

Pode ocorrer quando não é o próprio médico que conclui a solicitação para a operadora, mas entrega a guia ao paciente e terceiriza o serviço para a secretária.

A secretária, por sua vez, tem permissão limitada para visualizar algumas informações dentro do sistema, e não abrirá os resultados de exames dentro do prontuário.

Desta forma, enviará a solicitação para a operadora sem ter o conhecimento de que há exames anteriores que podem ser reaproveitados a fim de gerar economia.

Médico entregando solicitação de exame ao paciente

Fluxo normal

Ocorre quando o profissional da saúde visualiza o resultado do exame anterior e, ainda assim, solicita um novo exame, enviando, também, uma justificativa para a liberação de tal pedido por parte da operadora.

Caso ocorra o fluxo normal, a solicitação passará por um processo de auditoria para verificar se a liberação é pertinente.

Se for constatado que não há a necessidade de o exame ser refeito, o profissional pode ser chamado pela operadora para que se entenda o motivo do pedido, prezando pela transparência do processo.

Fluxo de economia

Se trata do fluxo esperado e desejado: quando o cooperado visualiza o exame anterior e decide reaproveitar o resultado, se faz desnecessária uma nova solicitação.

Quando esse ciclo acontece, dizemos que foi gerada economia para a operadora.

Através dos fluxos, as operadoras de saúde que utilizam o sistema Amplimed conseguem mapear, dentro do painel de economia, alguns dados importantes para traçar novas estratégias de redução de custos, como campanhas de conscientização para cooperados e clínicas.

Como utilizar o painel de economia para a conscientização de cooperados

Com os dados coletados e respeitando a privacidade do paciente e do cooperado, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709), o painel de economia auxilia as operadoras de saúde em estratégias de conscientização para profissionais sobre as melhores maneiras de utilizar os recursos de saúde suplementar.

Isso é possível pois a ferramenta aponta, por exemplo, qual especialidade, clínica ou profissional produz mais solicitações de exames dentro da operadora.

Com esse mapeamento, é possível lançar ações de conscientização como campanhas, e-mails marketing para se comunicar com o corpo médico e guias de instrução para um melhor uso e aproveitamento dos recursos da plataforma de gestão e das informações contidas no prontuário.  

Saiba mais: LGPD para profissionais de saúde: um panorama | Amplimed

Quanta economia a Amplimed pode gerar para operadoras de saúde?

O resultado obtido depende, é claro, da realidade de cada operadora. O que conseguimos apresentar é um histórico da Amplimed que, com as estratégias apropriadas, pode se repetir em outras singulares.

Hoje, temos cases que utilizam o painel e geram uma economia mensal de cerca de 60 mil reais e anual de 750 mil.

Em quantidade de exames, esses números equivalem a uma redução de cerca de 820 solicitações dispensadas por mês, graças às informações anteriores de resultados que o software armazena e disponibiliza.

Você pode se tornar o próximo case de sucesso. Conheça a solução Amplimed para operadoras de saúde.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.