Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

HIMSS: entenda a organização e a importância da certificação

Você já ouviu falar da Certificação HIMSS? Ela pode elevar o patamar de uma instituição de saúde em termos de tecnologia da informação. Saiba mais.

Os ambientes hospitalares e clínicos estão cada vez mais digitalizando seus sistemas a fim de facilitar a gestão de dados e garantir segurança aos seus pacientes. É nesse ponto que entra a HIMSS.

Segundo o próprio site da organização, a Certificação HIMSS faz com que você

“Demonstre sua experiência e especialização como um profissional de informação e tecnologia da saúde. Em um campo que experimenta vastas mudanças, é importante possuir uma gama de conhecimento e qualificações atualizadas. A certificação mostra que você está bem informado e preparado para o que vem a seguir em sua carreira.”

Neste artigo iremos entender o que é a organização que a disponibiliza e qual é a importância de uma instituição médica adquirir certificações de tecnologia em saúde.

O que é a HIMSS?
O que é a certificação e quais são suas divisões?
Como é  feita a certificação?
Quais são as vantagens de adquirir a certificação HIMSS?
Como aplicar para a certificação?
Como um software de gestão em saúde pode ajudar na certificação?

O que é a HIMSS?

Trata-se de uma organização não governamental estadunidense, situada no estado de Illinois e, desde 1960, ano de sua fundação, emite certificados de tecnologia da saúde.

A sigla para Heatlhcare Information and Management Systems Society em uma livre tradução para o português significa Sociedade dos Sistemas de Gestão e Informação da Saúde.

Apesar de ser alocada em Chicago, a HIMSS é atuante em todo o mundo, oferecendo certificações a nível internacional, e promovendo conferências anuais.

HIMSS: entenda o que é e sua importância | Amplimed

O que é a certificação e quais são suas divisões?

Engana-se quem pensa que a certificação é um documento único ou destinado apenas a instituições.

É possível adquiri-lo como profissional de tecnologia da saúde, e, em ambos os casos, o certificado terá a mesma função: avaliar o nível de conhecimento, preparo e a capacidade de se atualizar às rápidas mudanças do mercado da saúde digital.

Para analisar com excelência tais qualificações, a organização utiliza três categorias: CAHIMS, CPHIMS e CPDHTS. Vamos a cada uma delas.

Certified Associate in Healthcare Information and Management Systems (CAHIMS) 

Essa categoria busca ser um caminho para expandir e diversificar o conhecimento da indústria tanto para profissionais experientes quanto para aqueles em início de carreira.

Certified Professional in Healthcare Information and Management Systems (CPHIMS) 

Trata-se de um programa de certificação para profissionais altamente experientes, reconhecendo-os e honrando-os pela prova de sua especialização e comprometimento com o mercado da saúde.

Certified Professional in Digital Health Transformation Strategy (CPDHTS) 

É um programa de certificação designado para demonstrar seus conhecimentos e competências na estratégia de transformação da saúde digital, incluindo gestão organizacional, estratégica, habilidades, medidas e melhorias.

Em suma, a certificação HIMSS garante qualidade da Tecnologia da Informação em saúde, avaliando todos os recursos que a compõem, de segurança de dados a facilidades de conexão.

Profissional da saúde mexendo em computador, pesquisando sobre HIMSS.

Como é feita a certificação?

Má notícia para quem pensa que a HIMSS é uma certificação de fácil obtenção: conseguí-la pode parecer mais difícil do que parece e a quantidade de estágios que a dividem é extensa.

São divididos em 8, numerados de 0 a 7, sendo que, o nível 7 contempla apenas instituições completamente digitais, ou seja, paperless, ajudando na sustentabilidade e armazenamento. 

Todos os processos, neste caso, devem ser automatizados, desde o agendamento eletrônico até o preenchimento da ficha de anamnese e prontuário.

O processo envolve questionários online até auditorias presenciais, mas isso apenas a partir do estágio 6.

Vamos entender um pouco mais sobre o que cada um deles contempla a seguir.

Para a HIMSS, estes são os estágios definidos para uma instituição que busca a digitalização no ramo da saúde:

0 – Sistemas de informação laboratoriais (LIS), radiológicos (RIS) e farmacêuticos (PHIS) ainda não foram digitalizados;

1 – LIS, RIS ou PHIS ou resultados de exames disponíveis na web por terceiros;

2 – Sistema de dados central que permite a interatividade entre especialistas da instituição e compartilhamentos;

3 – Implementação de prontuário eletrônico, digitalizando processos de armazenamento de dados e possibilitando o gerenciamento do histórico do paciente.

4 – É acrescentada a prescrição digital, com solicitações de exames;

5 – Está disponível no sistema o armazenamento de imagens digitais e documentos;

6 – A instituição tem um sistema de gestão de ponta a ponta, ou seja, todo o processo foi internamente digitalizado: apresentando dados através de relatórios gerenciais e estatísticas.

7 – O prontuário eletrônico do paciente (PEP) está implementado e toda a gestão da instituição unificada.

HIMSS: entenda o que é e sua importância | Amplimed

Quais são as vantagens de adquirir a certificação HIMSS?

A certificação é uma forma de atestar os seus conhecimentos em relação à profissão e significa que você atingiu um patamar superior em tecnologia de informação da saúde.

Isso expande o grau de confiabilidade de pacientes, ampliando a demanda da instituição, além de colocá-la em um grau elevado quando o assunto é healthtech e inovação, como referência no assunto.

Mas quais são as vantagens específicas de ter um documento comprobatório destes conhecimentos? Aqui vão algumas delas:

  • Se destacar em um mercado em expansão e altamente competitivo;
  • Abrir suas possibilidades profissionais;
  • Validar seu conhecimento, competência e credibilidade;
  • Conhecer ferramentas e adquirir habilidades para fazer a diferença na sua instituição;
  • Demonstrar comprometimento com o aprendizado constante e desejo de crescimento profissional;
  • Participar de ações que colaboram com a sustentabilidade;
  • Utilizar os emblemas da certificação no seu currículo;
  • Destacar seu certificado entrando no Diretório de Certificação HIMSS;
  • Ter prioridade de oportunidades para os certificados pela HIMSS.

Como aplicar para a certificação

Como dito anteriormente, o processo é simples até um certo nível, precisamente o estágio 6.

Para dar entrada na certificação basta fazer o cadastro online e aguardar a avaliação para que a organização confirme que a instituição é elegível, e então a própria HIMSS contatará os candidatos informando as próximas etapas.

Todo esse processo é digital até o estágio 5. A partir do 6, uma auditoria presencial é requerida nas instituições, na qual os sistemas utilizados entram em processo de avaliação.

Como um software de gestão em saúde pode ajudar na certificação

Lidar com um software de gestão desde clínicas de diferentes portes, até mesmo em consultórios particulares, prepara o profissional da saúde para lidar com todo tipo de sistema de tecnologia em saúde.

Já se adquire conhecimento desde o início do exercício da profissão, e isso o torna mais preparado para enfrentar avaliações sobre sua especialização com maior tranquilidade.

Utilizar um software prático e intuitivo, que já conta com recursos de prontuário eletrônico, relatórios e imagens anexadas é uma excelente forma de preparação.

O software de gestão em saúde da Amplimed tem o processo digitalizado de ponta a ponta, com todos esses recursos e dezenas de outros. Conheça hoje mesmo!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.