Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

6 passos para uma gestão inovadora na clínica médica

Como o mercado está em constante transformação, a aquisição de ferramentas para uma gestão inovadora na clínica médica é inevitável. As gestoras e os gestores estão buscando soluções adequadas e mais específicas para deixar as clínicas ainda mais acessíveis para os pacientes.

Se você já se perguntou por que seria bom inovar na sua clínica médica ou no seu consultório, leia até o final.

Aqui, você descobrir:

● A importância de inovar na área da saúde;

● O que é gestão inovadora;

● Suas principais vantagens;

●     Como implementar a inovação;

● Como se qualificar para atingir esse resultado;

● Como a Amplimed pode ajudar você na gestão. 

A importância de inovar na área da saúde

Quando se pensa em inovação, é necessário definir o verdadeiro propósito de inovar na área da saúde, não é?

O propósito da inovação deve estar ligado ao propósito da sua clínica médica ou consultório. Por exemplo, pense no motivo pelo qual a sua clínica existe. Ela está no mercado para qual finalidade?

Uma resposta possível para essa pergunta seria: “para tratar os pacientes”. É preciso, portanto, inovar em áreas que facilitem esse atendimento, assim como em equipamentos e softwares que ajudem sua equipe a trabalhar de forma mais eficaz.

Assim, você promove o alinhamento interno entre os colaboradores, os gestores e o público externo.

Os motivos principais para você investir em inovação são os seguintes:

● Melhorias na relação com o paciente;

● Aumento da produtividade da equipe:

● Otimização de processos:

● Redução de custos e aumento da produtividade.

Melhorias na relação com o paciente

A inovação em saúde também permite uma evolução na relação do paciente com o médico. Além de contar com maior eficiência no atendimento e maior eficácia dos tratamentos, os processos mais organizados ajudam a manter o paciente motivado para a consulta.

Com a automatização de alguns processos, os médicos e os colaboradores da clínica poderão se dedicar mais ao atendimento. O resultado dessa dedicação é a maior satisfação dos pacientes.

Aumento da produtividade da equipe

Com inovação você não vai só incluir ferramentas tecnológicas na clínica. Essa inovação também representa uma melhoria estrutural e de processos, com a evolução da rotina clínica. Com essa evolução na rotina, sua equipe fará um trabalho mais produtivo e efetivo, reduzindo, assim, o número de erros.

Otimização de processos

As atividades que antes eram sujeitas a erros agora são feitas por softwares e equipamentos modernos, que armazenam e processam as informações de maneira prática e ágil.

Um bom exemplo são os prontuários eletrônicos. Antes dessa inovação era necessário preencher os formulários à mão, tomando muito tempo de um ou mais funcionários, estando sujeitos a erros de preenchimento ou falta de informações relevantes. Com a tecnologia de hoje, os dados dos pacientes ficam em um mesmo lugar, podendo ser acessados sempre que necessário.

Redução de custos e aumento da produtividade

A maior produtividade da equipe e a otimização dos processos provocam uma redução significativa dos custos da empresa – mesmo no curto prazo. Com o passar do tempo, a clínica médica terá maior rentabilidade, podendo usar esses recursos para inovar ainda mais. 

Com tudo isso, os pacientes estarão mais satisfeitos. Assim, há uma maior chance de eles recomendarem a sua clínica ou o seu consultório para as pessoas que conhecem. Essa boa reputação se torna um importante diferencial no mercado.

O que é gestão inovadora na clínica médica?

Gestão inovadora é um modelo de gestão capaz de aumentar a eficiência dos processos por meio da implementação de ferramentas e procedimentos mais práticos. Com a gestão inovadora, sua clínica estará acompanhando as tendências na área da gestão, destacando-se pelo pioneirismo.

Estamos na era da tecnologia. Por isso, investir em softwares que atendam o que sua clínica necessita é uma ótima maneira de otimizar processos e centralizar a organização.

A gestão inovadora na clínica médica inclui ferramentas digitais, físicas e procedimentais. Em outras palavras, não basta você ter um software ou computadores. É necessário que você use os recursos mais modernos e de fácil implementação. Afinal, por menor que seja o seu investimento, é preciso, ainda, efetuar mudanças na forma como a sua equipe trabalha.

Então, tenha em mente que a gestão inovadora na clínica médica deve facilitar o fluxo de trabalho de seus colaboradores.

Gestão inovadora na clínica médica: 4 principais vantagens

Vantagens de uma gestão inovadora em clínicas médicas

São inúmeras as vantagens de implementar esse tipo de gestão, mas aqui resolvemos selecionar as 4 principais. São elas:

●     A facilidade de contato entre os pacientes e os profissionais;

●     Gestão mobile;

●     Agilidade nos resultados;

●     Plataformas online.

A facilidade de contato entre os pacientes e os profissionais

A primeira vantagem da gestão inovadora é que ela proporciona uma aproximação, facilitando o contato entre o paciente e os colaboradores da clínica médica. Podemos analisar a praticidade da confirmação de consultas por meio da troca de mensagens via WhatsApp, permitindo ao paciente tirar dúvidas, marcar e remarcar consultas e saber o resultado de exames sem grandes esperas ao telefone.

Gestão mobile

Essa é uma forma charmosa de dizer que você e seus pacientes podem usar aplicativos de celular para diversas etapas da comunicação. Da mesma forma, os colaboradores também podem ter acesso a diversas funcionalidades de softwares de gestão a partir de aplicativos para celular e tablets. É isso que significa “ter o seu negócio na palma da mão”.

Os aplicativos vão ajudar não só os pacientes, mas também os médicos e os demais colaboradores. Podem ajudar tanto em tarefas da rotina da clínica, como no gerenciamento do tempo, na resolução de dúvidas que podem surgir em relação à parte técnica da medicina.

Agilidade no atendimento

Quando contratamos serviços, todos queremos resultados. Queremos uma boa conexão de internet, um bom atendimento em um restaurante e, claro, um bom atendimento médico. Se a saúde é aquilo que temos de mais importante, então, é exatamente nesse setor que precisamos ter alto nível de atendimento.

Sem uma gestão inovadora, quantas vezes o paciente precisar entrar em contato – ou até mesmo ir à clínica – para resolver uma única questão de saúde? Às vezes, os pacientes precisam ir à clínica

●     para marcar,

●     para consultar,

●     para pegar os resultados e agendar retorno e,

●     finalmente, para a consulta de retorno.

Com esses recursos da gestão inovadora na clínica médica, os laudos são disponibilizados pela internet, permitindo ao médico e ao paciente ter acesso a ele a qualquer momento. Portanto, os procedimentos de direcionamento clínico são facilitados. Assim, o paciente precisa ir à clínica apenas para a consulta.

A não ser, é claro, se você estiver pensando em investir em telemedicina. Nesse caso, você pode fazer tudo remotamente.

Plataformas online

Ferramentas de gestão e telemedicina são os exemplos mais evidentes de tecnologias facilitadoras da gestão clínica. Esses recursos facilitam a avaliação do paciente, pois todas as informações vão estar retidas em um só lugar.

Além disso, são acessadas de forma rápida e permitem que os gestores monitorem a empresa à distância.

Como implementar a inovação?

A implementação da inovação em uma clínica médica exige alguma cautela. Você deve:

●     Conhecer e acessar novas tecnologias;

●     Investir em segurança;

●     Usar a criatividade;

●     Agir com profissionalismo;

●     Analisar a viabilidade;

●     Reconhecer o esforço da equipe.

Tenha acesso a novas tecnologias

Você precisa pesquisar sobre as novas tecnologias disponíveis no mercado. Afinal, o acesso à tecnologia facilita todos os processos. Por isso, parabéns por estar aqui!.

Sempre invista em segurança

No setor de saúde um dos principais requisitos é a segurança, seja ela nos procedimentos realizados ou no arquivamento dos dados dos pacientes. É preciso conhecer bem o software que você quer utilizar em sua clínica. Quanto mais seguro for para a sua clínica ou consultório, mais seguro será para os seus pacientes.

Não esqueça de usar a criatividade

Com a segurança garantida, invista em criatividade. Inove

●     na forma de atendimento;

●     nos uniformes da equipe;

●     no entretenimento dentro da clínica;

●     na comunicação com o paciente.

Você pode identificar oportunidades de inovação ao analisar o perfil do seu público. Em que eles estão interessados? Como você poderia transformar a percepção dos pacientes sobre a consulta médica? Não deixe seu paciente apenas assistindo à TV aberta ou mexendo no celular.

Você pode aprender mais sobre isso pesquisando sobre marketing de experiência. Há muitas marcas que são reconhecidas mundialmente por investirem nessa abordagem.

Sempre aja com profissionalismo

Independente da decisão que você precise tomar, sempre mostre profissionalismo. Do momento de identificar quais serão seus desafios, como será seu processamento das ideias e como colocá-las em prática até o momento da comemoração dos resultados dos pacientes.

Lembre-se de que tratar da saúde é sempre um momento especial para seu público, seja por medo ou por estresse. Então, tome cuidado para manter uma comunicação sem ruídos e que mostre os valores da sua clínica.

Analise a viabilidade

A viabilidade da ideia nos aspectos tecnológicos, financeiros, operacionais e humanos deve ser analisada. Considere as transformações que as novas ferramentas e que os novos procedimentos vão provocar no seu negócio.

Discuta com a sua equipe antes de tomar as decisões. Assim, você consegue prever o tempo de adaptação e as mudanças adicionais para que tudo funcione com sinergia. 

Não esqueça de reconhecer os esforços

Defina os critérios de reconhecimento dos esforços que seus colaboradores fazem para ajudar na inovação da clínica. Promova reuniões amigáveis de confraternização, por exemplo. Afinal, mesmo que você adquira as melhores ferramentas tecnológicas, as pessoas que vão fazê-las funcionar de forma adequada.

Não se esqueça que mesmo um elogio, especialmente em público, pode ser um grande gesto de reconhecimento.

Como se qualificar para atingir esse resultado

Resultados na gestão

Pesquise, faça estudos e conheça o seu público. Os dados que você obtiver são os diferenciais para uma tomada de decisão assertiva em relação às inovações para a sua clínica médica.

Conheça o fluxo de trabalho de sua clínica ou consultório

Saiba os números da sua clínica, tais como a quantidade de atendimentos mensais, quantos funcionários e durante quanto tempo eles trabalham na clínica, quais setores estão mais sobrecarregados. Com esses dados, e com a gestão inovadora, você poderá corrigir e reparar erros.

Identifique as oportunidades

Para conseguir promover o crescimento da sua clínica, é essencial identificar as principais oportunidades e necessidades dela. Você deve analisar quais são as possibilidades a curto, médio e longo prazo. Assim, você conseguirá colocar em prática as ideias inovadoras.

Invista em tecnologia

Após conhecer o fluxo de trabalho da equipe, o perfil dos pacientes e as oportunidades para o seu negócio, invista em tecnologia. A tecnologia é uma das maiores aliadas da gestão de clínicas e consultórios médicos. O uso de softwares otimizam os processos da sua clínica.

Por isso, recorrer às novidades tecnológicas é algo muito vantajoso: Você conseguirá centralizar todas as operações, terá relatórios gerenciais sempre que precisar, vai aprimorar a comunicação e terá acesso a todas as informações necessárias para fazer a gestão.

Mobilize a sua equipe

Para o melhor funcionamento da sua clínica, os colaboradores devem estar engajados e motivados para garantir que tudo dê certo. Mantenha sua equipe capacitada e motivada. Explique para os colaboradores os objetivos e mostre as vantagens de ter uma equipe capacitada.

A Amplimed transforma a gestão de uma clínica médica

A Amplimed conta com vários recursos tecnológicos. Somos o número 1 no mercado. Aqui, você encontra as melhores ferramentas para a gestão inovadora da sua clínica médica.

Você precisa de inovação? Agilidade? Assertividade e segurança?

Aqui na Amplimed você tem todos os recursos de que precisa:

●     Agendamento online:

○     Agendamento a qualquer hora e lugar;

○     Evita marcação simultânea;

●     Controle de estoque;

○     Prevenção de perdas com controle de lotes;

○     Automatização do controle de estoque para clínicas;

●     Faturamento TISS;

●     Módulo de controle financeiro:

●     Módulo de pagamento;

●     Prontuário eletrônico com módulos de especialidades;

○     Dermatologia

○     Ginecologia e Obstetrícia

○     Oncologia

○     Odontologia

○     Oftalmologia

○     Pediatria

○     Psicologia

○     Reumatologia

●     Plataforma de telemedicina;

○     Teleconsulta integrada ao agendamento online e prontuário eletrônico

○     Link do endereço da consulta via SMS ou e-mail

○     Vídeo chamadas criptografadas

○     Prescrição e documentos com assinatura digital no padrão ICP

●     Segurança de dados.

O sistema médico Amplimed possui certificação reconhecida pelo ICP-Brasil, além de seguir as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Como um adicional indispensável, a Amplimed apresenta todos esses recursos de forma integrada e em nuvem para maior segurança e praticidade.

Para implementar a partir de agora a gestão inovadora na clínica médica, clique no botão abaixo e faça um teste grátis!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Conheça o sistema de gestão que auxilia no gerenciamento de sua clínica de ponta a ponta e descubra 9 formas práticas para diminuir custos.
Conheça os benefícios, os desafios, as principais integrações e muito mais sobre o prontuário eletrônico, suas funcionalidades e implementação.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.
Como medir o faturamento da clínica? Saiba como um sistema de gestão pode ajudar no controle financeiro do seu negócio de saúde.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.