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Como saber o público-alvo da sua clínica médica?

Público alvo é a definição de um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos hábitos, rotinas, necessidades, ideias, jeitos, comportamentos e características.

De um jeito mais simples, se trata da escolha de um nicho de mercado que você quer atingir. Centros hospitalares, clínicas, consultórios e laboratórios podem e devem se preocupar em determinar um público para oferecer os serviços prestados e também os produtos ofertados.

Existe um ditado popular que retrata muito bem o que será abordado no decorrer desse artigo da Amplimed:

“Quem quer agradar a todos, acaba não agradando ninguém”

Se o seu consultório quiser atender todo mundo e o máximo de pessoas que puder, no fim das contas não vai conseguir atingir as expectativas e nem entregar qualidade a quase ninguém.

Essa lição mercadológica acaba atingindo todos os setores da economia. Mas se torna algo muito mais delicado quando aplicado na área médica. Entender quais as pessoas você quer auxiliar pode facilitar as rotinas da sua equipe técnica e também de todos que cuidam da administração, da burocracia e do financeiro junto com você.

Compreender que é impossível oferecer auxílio aos enfermos de todos os tipos, de todas as idades e de todas as regiões vai ajudar a formatar um atendimento mais profissionalizado, especializado e de qualidade.

Sem contar que, do ponto de vista de desenvolvimento da profissão, há campo para todo mundo. Afinal, sempre haverá um público que seja o alvo de determinado tipo de serviço, seja por especialidade, necessidade ou valores e custos.

Nesse texto você vai compreender a importância de definir um esse público, como fazer isso e quais os impactos positivos no seu planejamento de marketing. Continue acompanhando!

Qual a importância? 

Imagina uma situação muito simples do dia a dia. Você precisa se locomover todos os dias para o trabalho. Se é um local novo ou que ainda está sendo aberto, você pode precisar usar o GPS para facilitar a chegada ao local.

É preciso colocar um endereço específico para que o aparelho te leve até onde deseja. Depois de um tempo, a visualização diária do GPS passa a não ser mais tão necessária assim porque você já memorizou o caminho e até alguns atalhos para chegar até o local, não é?

Com os pacientes da sua clínica acontece mais ou menos da mesma forma. Você, no início, precisa definir quem quer atender. É somente a partir dessa informação que é possível criar estratégias e meios de chegar até o objetivo final que é ter fluxo de caixa e agenda cheia no consultório.

Esse público funciona como um GPS, ele te guia e te dá as coordenadas necessárias para que você chegue onde quer chegar e consiga desenvolver a assistência médica cada vez mais.

Essa preocupação com o ele vai permitir que você pense em formas mais eficientes para atender as pessoas e melhorar a qualidade de vida a partir de problemas similares que todas elas enfrentam no dia a dia. O resultado está na fidelização de pacientes.

Sem contar que você se posiciona melhor perante o restante do mercado, seja para fornecedores ou então concorrentes. Todos vão saber exatamente o que você faz e o que o seu consultório é muito bom em oferecer.

Quais são os aspectos necessários para defini-lo?

Já te mostramos o principal motivo que leva as empresas do setor médico a definir o público que almeja como alvo. Mas como fazer isso? Existem alguns passos que você pode seguir e algumas informações que você pode se preocupar para descobrir, entender e definir melhor o alvo da sua instituição. São eles:

Análise de mercado

O primeiro passo começa com muito estudo e pesquisa. Você precisa compreender de forma detalhada como o seu mercado de atuação se comporta, quais são os seus principais concorrentes e em qual formato eles trabalham.

Sobre os seus concorrentes, procure entender qual diferencial seus concorrentes têm; que tipo de tratamentos e procedimentos eles oferecem.

Sobre a sua própria empresa, tente mapear como é a região que o seu consultório está instalado, se é um bairro mais residencial ou comercial; qual a faixa etária das pessoas que circulam nesse local; qual o estilo de vida e faixa de preço dos demais serviços e produtos que são ofertados no bairro; qual a faixa de renda dos moradores; o quanto eles precisam ou estão atentos a serviços de saúde.

Por fim, descubra se há outras empresas nesse mesmo bairro que realizam o mesmo trabalho que o seu. O mesmo vale para clínicas que também atendem de forma digital por meio da telemedicina.

Ainda que não haja bairros dentro da internet, existem comunidades e tipos de agrupamentos de pessoas. Portanto, esse mapeamento instruído anteriormente pode ser aplicado no mundo online. 

Segmente a sua especialização

Segmente seu público

Vamos imaginar que você é um psiquiatra. Existem muitas pessoas, entre diversos gêneros e idades que necessitam desse tipo de ajuda, certo?

Você pode definir que quer atender, por exemplo, somente crianças. Ou então que vai atender, sobretudo, casos de luto ou então vai lidar com a sobrecarga que a maternidade traz.

Segmentar ainda mais os atendimentos que você fará dentro da sua especialização pode ajudar na definição e criação de estratégias mais inteligentes e eficientes para essa parcela da população.

Outra técnica de segmentar o público é usar os fatores de demografia, levando em consideração idade, gênero, estado civil, renda, escolaridade e etc; psicográfica que diz respeito ao estilo de vida das pessoas que você quer atender e, por último, o nicho geográfico que aponta bairro, cidade e região que quer atender.

Entenda quem você já está atendendo hoje

Faça um formulário de perguntas que deve ser preenchido pelos seus pacientes que frequentam o consultório. Faça perguntas como profissão, principais dificuldades enfrentadas, quais problemas de saúde têm enfrentado nos últimos tempos, preferência e ritmo de rotina.

Mais importante do que fazer esse formulário, que pode ser elaborado gratuitamente pelo Google, é recolher e analisar os dados. Assim você vai conhecer mais sobre a vida pessoal dessas pessoas e vai entender se está indo na direção certa ou se deve mudar o rumo.

Descubra como atingir o público alvo

Depois que você já descobriu quem quer atender e as principais características desses pacientes, é importante que você saiba onde encontrá-los. Pode ser desde ambientes que frequentam até em redes sociais.

Vamos imaginar hipoteticamente que você escolheu utilizar a psiquiatria para auxiliar mães. Você, então, pode fazer parcerias e divulgar seus trabalhos utilizando a ética médica dentro de escolas, por exemplo.

A sua clínica precisa estar presente de alguma forma nas rotinas do público que você definiu. Somente assim a estrutura será vista e utilizada.

Faça revisões constantes

Por mais que você tenha definido o seu público, isso não quer dizer que esse assunto será esquecido ou que terá as mesmas características até o final dos tempos do CNPJ da sua clínica.

Este público precisa ser revisitado e atualizado periodicamente. Primeiro para conferir se a captação de pacientes está ocorrendo conforme o planejado e o desejado e também para ver se há necessidade de mudar o alvo ou expandir ainda mais por meio de novos empreendimentos.

Qual a diferença entre público alvo e persona?

Diferença entre público alvo e persona

Público definido como alvo e a persona são dois termos muito utilizados em conjunto quando o assunto é direcionamento mercadológico e planejamento de marca.

Ambos falam sobre o perfil de paciente que cada empresa deseja. Mas a grande e principal diferença está no quão profundo cada um desses itens é. Enquanto o público trata de algo mais geral e macro, a persona é uma definição exata e quase que a criação de uma pessoa que vai representar o perfil ideal do paciente que deve ser atendido pela instituição.

Antes de pensar em criar uma persona, você pode seguir as etapas mencionadas anteriormente e criar o público que você almeja.

Vamos supor que seu público seja mãe entre 35 e 44 anos que moram em determinado bairro da sua cidade e que conciliam a maternidade com a vida profissional.

É utilizando essas definições de público que você vai aprofundar as características dessa mãe e vai descobrir a persona respondendo perguntas como:

  • Quais são os sonhos?
  • Quais são os principais objetivos de vida?
  • Quais os desafios e frustrações?
  • Quais os principais interesses?
  • Como a clínica pode ajudar essa persona?

Como essa definição auxilia no planejamento de marketing?

Até aqui falamos de como o público almejado pode ajudar na estruturação mercadológica da sua empresa médica e também no desenvolvimento técnico e no atendimento que será prestado. Mas o seu alvo também pode ser usado para o meio de comunicação e vendas.

Ainda que você atue principalmente no campo da saúde, é importante que você tenha algumas noções de marketing e comunicação para que todos os planejamentos façam sentido e geram resultados.

Geralmente, campanhas de marketing são destinadas a uma parcela de pessoas. Ou seja, não é destinada para todas as pessoas do mundo e nem visa atingir uma parcela genérica da população.

As peças produzidas pelos departamentos e empresas de comunicação costumam ter um foco e um objetivo central a ser atingido.

De forma geral, definir o público correto da sua clínica vai transformar as ações de marketing em materiais mais eficientes e que vão ser mais claros na comunicação.

Esses dois aspectos são importantes para que a clínica consiga atrair novos pacientes e até mesmo manter os que já passam frequentemente. Essa ideia de especificar o público de consumo ficou muito popular a partir de estudos feitos e compartilhados por Philip Kotler.

É também o público almejado como alvo que vai determinar quais tipos de conteúdos – orgânicos ou pagos – serão desenvolvidos e em quais redes sociais serão publicados.

Essas são apenas algumas dicas de como usar essa definição dentro do marketing na saúde. Mas existem tantos outros recursos que podem ser explorados pela sua instituição para melhorar o atendimento e conquistar cada vez mais pacientes.

Foi pensando nisso que a Amplimed desenvolveu o e-book de marketing médico, rico em ferramentas e percepções que podem ajudar na comunicação e no faturamento da sua clínica!

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