Pronto para conhecer as tendências em tecnologia na saúde para 2019? Essas mudanças chegam de forma disruptiva para alavancar os resultados dos empreendimentos do setor. Para as empresas que ainda não investem em tecnologia, as tendências em tecnologia na saúde para 2019 de 2019 podem ser a salvação. Afinal, quem não está crescendo está falindo aos poucos. Então, leia este artigo até o final para ficar preparado para todas as ferramentas que já são realidades do mercado.
As tendências em tecnologia na saúde para 2019 estão relacionadas com
P.S: A sua clínica ainda não possui agendamento online?🤭
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- Informação
- Personalização do atendimento
- Excelência no contato com o paciente antes e após a consulta.
- Inovação tecnológica
Conheça as tendências em tecnologia na saúde para 2019!
1. Informação, personalização e humanização
A principal tendência para os empreendimentos na área da saúde em 2019 pode ser resumida em uma palavra: personalização. O que você tem de diferente a oferecer? O que sua clínica traz para que o paciente se sinta especial? Quando o paciente se sente reconhecido, percebe que seu desejo de ser mais do que um número é acolhido. Não se trata de “mais um caso de bronquite”, tampouco, de “mais um caso de pielonefrite”. Trata-se, com toda certeza, do caso mais importante de bronquite ou de pielonefrite para a vida daquele paciente que chegou até você. Você, como médico e empreendedor, deve estar preparado para fazer seu paciente sentir-se importante, único, muito mais do que um número. Os recursos para transmitir esse acolhimento personalizado- Iniciam em um diferencial na marcação da consulta;
- Recepção cuidadosa, com uma recepcionista atenta;
- São demonstrados a partir de uma organização precisa de sua agenda;
- São confirmados por uma anamnese atenta e com prontuários bem arquivados;
- Encantam quando seu paciente recebe uma pesquisa de satisfação para opinar com sinceridade sobre o atendimento de sua clínica.
2. Foco no processo
Uma importante tendência para 2019 é a modernização da Gestão de Processos em empreendimentos da área da saúde. A gestão de processos consiste em identificar, documentar, executar, medir, monitorar e controlar aspectos organizacionais que implicam no nível de desempenho e nos resultados obtidos pela empresa. As melhores empresas da área da saúde em 2019 serão aquelas que têm suas métricas controladas. Os líderes do mercado da saúde estão sempre atentos aos avanços tecnológicos para controle financeiro e operacional. A atenção ao processo facilita a escolha de melhorias, a correção de erros e consolida a escalabilidade do seu negócio. Portanto, se você controlar o fluxo operacional de sua clínica, saberá quais suas forças e quais suas fraquezas diante do mercado no qual está inserido. Saberá quais seus diferenciais e os porquês de seus pacientes chegarem até você. Com maior controle do fluxo financeiro, você será mais assertivo ao decidir em quais áreas deve investir na sua empresa. Aliás, se você tiver uma gestão de processos acurada saberá qual decisão terá maior impacto em seu atendimento.3. Presença online
A internet, muitas vezes, pode parecer um desafio para a medicina contemporânea. Você já atendeu algum paciente que chega com o diagnóstico quase pronto no seu consultório? Aquele paciente que traz uma lista detalhada de todos os CIDs possíveis para seu caso e tem convicção sobre o medicamento que deve ser prescrito por você. Uma frase como “eu vim aqui para pegar a receita do antibiótico” soa familiar? Os pacientes têm acesso à informação. Isso traz desafios, mas está longe de ser um empecilho para a carreira médica.Produza conteúdos para seus futuros pacientes
Existe, sim, uma tendência maior de os pacientes terem conhecimento sobre as possíveis causas e os prováveis prognósticos de seu quadro. Algumas informações com maior embasamento do que outras, claro! O que importa é que, nesse cenário, você deve estar um passo à frente. Seja você mesmo o responsável pelos conteúdos que seu paciente lê na internet. Como bônus, ganhe maior credibilidade! Para criar conteúdo para web, você pode planejar um blog e contratar um redator especializado em Marketing de Conteúdo. Assim, você pode sugerir os temas e fazer a revisão técnica. Se você tiver habilidade com escrita, por exemplo, pode aproveitar para relatar alguns casos e dar orientações sobre as principais doenças que chegam em seu consultório. Afinal, os médicos estão investindo muito em produção de conteúdo como construção de marca na internet. Antes de publicar, fique atento! Para ganhar destaque nos sites de busca, faça uma boa revisão de SEO no seu texto final. A produção de conteúdo resulta em dois ganhos principais:- Aproximação: seus pacientes terão uma sensação de familiaridade;
- Destaque: você será visto como autoridade dentro de sua especialidade.
Tenha cuidado: evite exageros nas redes sociais
Neste artigo, falamos sobre os principais erros dos profissionais médicos nas redes sociais. Seja por inexperiência, ou até mesmo seguindo os conselhos de agências e outros profissionais, muitos médicos cometem exageros que podem prejudicar sua imagem nas redes. As plataformas são excelentes para a construção de marca, para o destaque da visão e dos diferenciais do seu negócio. Os principais exageros que você precisa evitar são:- Utilizar seus hábitos como exemplo de saúde perfeita;
- Usar linguagem técnica ou rebuscada demais;
- Publicar fórmulas mágicas para curar doenças.
4. Telemedicina
Outra tendência que chegará com mais força em 2019 é a telemedicina. A telemedicina é o recurso que melhor representa a utilização de tecnologias na prática médica. Sabemos que você não conseguirá fazer uma ausculta pulmonar à distância. Mas, ainda assim, você precisa saber mais sobre a telemedicina. Afinal, é um recurso valioso que seus concorrentes, certamente, vão conhecer. Para entender melhor os potenciais e desafios da Telemedicina, leia este artigo que publicamos no Blog da Morsch sobre a nova resolução do CFM. Muitas instituições utilizam esses recursos para que seus profissionais troquem informações, discutindo casos a quilômetros de distância. Como o avanço tecnológico é rápido, a telemedicina tem sido implementada, também, para que profissionais possam se comunicar com os pacientes. O método serve para- Informar resultados de exames
- Dar assistência a pacientes crônicos ou com dificuldade de locomoção
- Promover saúde e informar sobre prevenção.
5. Tudo estará “na nuvem”!
A tecnologia realmente vai dominar o mercado da saúde. Uma tendência, praticamente, imparável é o advento das plataformas online. Os chamados Portais médicos são plataformas mobile ou desktop em que os pacientes podem- Visualizar os resultados dos exames
- Consultar seu médico
- Acompanhar seu histórico de consultas.
6. Inteligência Artificial e Data Analytics
O conceito Inteligência artificial (IA) aponta para a reprodução dos comportamentos humanos pelas máquinas. Assim, a tecnologia replica as ações humanas para que os softwares possam repeti-las. Todo funcionamento da IA é baseado na organização (e reprodução) de muitos dados produzidos pela humanidade. Essas informações são utilizadas, principalmente, em dois processos:- Alimentação da programação de softwares;
- Criação de protocolos e tecnologias diagnósticas.
- Inteligência Artificial: investimento previso de até 1,7 bilhões de dólares em todo ano de 2019.
- Big Data Analytics: deve superar a movimentação de 68 bilhões de dólares até 2020.
- Saúde Mobile e Tecnologia de Vestir
Você está surpreso com as tendências em tecnologia na saúde para 2019?
A área médica está muito mais próxima das tecnologias digitais, das plataformas online e de softwares de gestão do que se costuma imaginar. Você poderia pensar: “Como assim, meu paciente verá os resultados dos exames se nem eu consigo fazer isso online?”. Nesse caso, você precisa repensar suas ferramentas de gestão. Estamos falando sobre seu paciente ter acesso aos exames e ao histórico de consultas, porque acreditamos que você já consiga fazer isso! As ferramentas básicas para você se aproximar das tendências em tecnologia na saúde para 2019 são:- Acesso aos resultados dos exames na tela do seu computador
- Histórico de consultas e prontuários eletrônicos na nuvem
- Contato de todos seus pacientes organizados em cadastros individuais e de fácil acesso
- Pesquisa de satisfação automatizada e prática.
- Agendamento online e sem transtornos.
As tendências viraram realidade no primeiro semestre de 2019
A tecnologia na área da saúde ganhou destaque no CFM no início de 2019. O principal assunto deste primeiro semestre foi a Telemedicina. Então, no mês de Fevereiro, o CFM lançou a Resolução nº 2.227/2018, que define a telemedicina como forma de prestação de serviços médicos mediados por tecnologias. Na resolução, foi indicado o uso de telemedicina nas seguintes práticas:- Atendimento ao paciente;
- Estudo, ensino e pesquisa;
- Promoção e Prevenção em saúde;
- Resolução cooperativa de casos especiais.
- Crescimento das empresas na área da saúde;
- Troca de conhecimentos entre profissionais;
- Maior acesso ao conhecimento de especialistas;
- Agilidade na comunicação interprofissional.
- Expansão da capacidade de atendimento.
Inteligência Artificial e Análise de Dados já são realidades na saúde
Além da Telemedicina, há muitas inovações no que se refere à Inteligência Artificial e Análise de Dados. Exemplo disso, é a pesquisa da Universidade de Stanford que está testando um adesivo corporal capaz de verificar a freqüência cardíaca e outros sinais vitais do usuário. Veja a matéria na íntegra, clicando aqui. No Brasil, algoritmos estão sendo utilizados para aprimorar triagens e diagnósticos. Nesse sentido, Alexandre Chiavegatto Filho, Economista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirmou para o Estadão que a Inteligência Artificial (IA) ajudará na tomada de decisão quanto à internação do paciente. Assim, o funcionamento do sistema é baseado em grandes bancos de dados, que fornecem informações que, quando analisadas, ajudam a determinar a probabilidade de prognóstico positivo de uma conduta.Conclusão
Você deve ter percebido, afinal, que precisa ficar atento às tendências em tecnologia na saúde para 2019 para sair à frente dos seus concorrentes. Se você ainda não possui ou está insatisfeito com as suas ferramentas, podemos ajudar! Então, quer aprender como construir uma estratégia de marketing digital para o seu consultório utilizando as redes sociais? Baixe nosso eBook que fala sobre Marketing para médicos e tranforme o seu Instagram e as redes sociais em ferramentas poderosas! Sinta a facilidade que você pode ter todos os dias!