A tecnologia tem auxiliado o sistema hospitalar desde sempre. Não somente com novas formas de realizar uma cirurgia, descobertas de doenças e curas, mas também na forma de gerenciar estabelecimentos médicos, independentemente da região, do porte ou da especialidade.
A informática médica vem ganhando cada vez mais atenção dos profissionais porque funciona como uma maneira de agilizar algumas etapas médicas.
Nesse texto você vai entender o que é um software de sistema hospitalar, por quais motivos você não deve contratar um para seu consultório e qual a solução para modernizar e facilitar a rotina da sua clínica.
O que é um sistema hospitalar?
Sistema hospitalar é conhecido mundialmente como Hospital Information System, ou pela sigla HIS. Traduzindo para o português, estamos falando de um Sistema de Gestão Hospitalar.
Ele funciona como uma central de informações. Essa ferramenta integra todos os departamento e atividades que são realizadas em cada um deles, ou seja, é um sistema que abrange a área médica, a parte jurídica, administrativa e financeira. Isso faz com que a gestão seja feita de forma macro, eliminando a divisão de setores dentro do hospital.
O sistema hospitalar faz o processamento de informações. Ele coleta, agrupa e distribui dados de pacientes e dos colaboradores. Costuma abrigar: exames clínicos, de imagem, medicamentos, internações, banco de sangue, nutrição, faturamento, finanças e estoque.
Quando falamos desses dados estamos falando do que é colhido no próprio hospital, mas também das informações que chegam por meio de operadoras de planos de saúde; de empresas terceirizadas que realizam exames laboratoriais ou ainda do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, o SADT, que é uma modalidade disponível nas unidades de saúde que cuida da realização de exames complementares de acordo com as prioridades de saúde de cada região do país.
A principal função do sistema hospitalar é melhorar o fluxo de processos. Isso porque ele otimiza o tempo que a equipe médica levaria para realizar tarefas operacionais. O sistema hospitalar também pode ajudar a diminuir erros de estoque, pagamentos ou informações burocráticas duplicadas.
Qual a diferença entre sistema hospitalar e sistema para clínicas?
Tanto o sistema hospitalar quanto o sistema para clínicas necessitam que a instituição médica esteja digitalizada. Isso quer dizer que os processos manuais precisam ser substituídos por práticas mais tecnológicas e eletrônicas. Se você quer saber como transformar a sua clínica.
Mas embora tenham esse ponto em comum, o próprio nome sinaliza que existem diferenças. Como a palavra já diz, cada tipo de sistema é destinado para um tipo de estabelecimento médico e qual tipo de serviço ele entrega à população.
Enquanto o sistema hospitalar está preocupado em mapear as necessidades desse tipo de atendimento e oferecer soluções que possibilitam a rapidez e fluidez do processo de atendimento nessa área, o sistema para clínicas está focado no dia a dia dos profissionais que estão dentro de um consultório atendendo outros perfis de casos.
É possível que você encontre ferramentas dentro dos softwares hospitalares que facilitam a entrada do paciente no hospital, maior agilidade no colhimento de dados e na liberação para procedimentos.
Por outro lado, os sistemas para clínicas estão mais focados em facilitar agendamentos, evitar cancelamentos de consultas, mapear faturamento, controle de estoque, entre outras preocupações.
Por que você NÃO deve contratar um sistema hospitalar para sua clínica?
O primeiro ponto a se pensar é que estamos falando de estruturas físicas diferentes. Mesmo pensando no menor hospital que possa existir, ele já tem tamanhos maiores e divisões distintas de uma clínica médica. Essa questão interfere nos recursos desenvolvidos pelo software e como os profissionais podem se beneficiar disso.
O segundo tópico é que muitos pacientes procuram o hospital na fase de emergência, quando algo grave aconteceu ou ainda quando sente um forte incômodo em alguma parte do corpo. O software funciona direcionado a isso. O mesmo acontece na sequência da lógica de atendimento hospitalar, precisando de muita rapidez para descobrir qual exame realizar e qual medicação aplicar a fim de entender pelo menos qual é o topo do problema e o que precisa ser feito para controlar e estabilizar o caso.
Essa característica pode ser adaptada para uma clínica. Mas não da mesma forma e nem com necessidades especificas para a rotina que você vive no seu consultório.
Normalmente as clínicas prestam serviços especializados para casos que também precisam de tratamento, mas que não demandam tamanha rapidez por não atenderem situações em que a sobrevivência está em jogo.
Pelo contrário, às vezes é necessário um tempo maior dentro de uma clínica realizando boas anamneses, observando hábitos e estilo de vida do paciente para descobrir com profundidade a raiz do problema.
E se mesmo assim você optar por utilizar um sistema hospitalar dentro do seu consultório, é interessante perceber que ele pode apresentar algumas limitações que comprometem a sua rotina e a agilidade na sua gestão. O problema com o SADT é um deles.
Alguns sistemas hospitalares têm dados incompletos ou até ausentes do SADT, implicando no compartilhamento de informações que estão no prontuário eletrônico e, consequentemente, na realização de uma boa e completa análise de caso.
Dessa forma não é possível administrar solicitações para que o paciente realize os exames complementares necessários. Esse fato tem impacto direto na realização e no resultado do exame.
Isso também gera uma falta de controle na parte financeira, uma vez que o faturamento de exames realizados por terceiros fica comprometida. O hospital não consegue analisar quais exames foram feitos externamente e qual valor deve ser transferido por esses serviços. Por outro lado, a instituição de saúde terceirizada não consegue saber com exatidão quais exames eles realizaram e em quais pacientes.
Qual a solução então?
Se você está aí do outro lado da tela pensando então que a informática médica só pode ser utilizada para hospitais, continue lendo porque os benefícios tecnológicos não se limitam a esses locais. O avanço da medicina está para todos os portes e para todas as especialidades. Se você decide por contratar um sistema direcionado a clínicas, saiba que você terá:
- Acesso a informações dos pacientes em qualquer lugar que você estiver
Isso acontece porque o sistema pode ser acessado de qualquer computador, ou seja, você não fica dependente de uma máquina específica e nem de uma rede local de acesso. Se você estiver em um congresso ou for a campo para pesquisar um caso que chegou até você, basta ter um celular ou notebook para relembrar toda a trajetória do seu paciente.
- Agilidade em todos os seus processos
Quem é responsável pela recepção e pelo agendamento de consultas costuma perder muito tempo com marcação e confirmação de horários.
Com essa sobrecarga não sobra tanto tempo para de fato recepcionar os pacientes que chegam na clínica.
Você neutralizar essa situação utilizando o software para que as marcações aconteçam de forma mais rápida e ágil, ainda que seja tarde da noite, final de semana ou feriado.
- Aumento na produtividade da equipe
Como mencionamos no tópico anterior, a rotina dos responsáveis pela recepção pode ser transformada para melhor a partir da utilização de um software para clínicas médicas. Mas o benefício não é só para esse setor.
Ao ter um bom sistema a seu favor, você pode ter mais noção de como está o seu estoque; arquivos de fichas e prontuários organizados e totalmente digitalizado, dispensando espaço físico; mais lucidez na agenda para que a equipe de médicos saiba da programação do dia; mais controle nos proventos, despesas e lucros.
- Melhoria na sua gestão
Fica mais fácil de gerir pessoas, pacientes e o próprio estabelecimento com mais acesso a informações, não é? Quando você não perde tempo buscando, setorizando e organizando todos os tópicos mencionados acima, você ganha mais horas para lapidar técnicas e estratégias enquanto gestor de clínica.
- Boa experiência ao seu paciente
Hoje em dia não basta oferecer um bom serviço. Também é necessário pensar em qual tipo de experiência seu paciente terá durante o atendimento. Proporcionar o agendamento online é um deles, já que você cria liberdade e comodidade para que a consulta seja marcada e elimina possíveis dores de cabeça que seu cliente pode ter com esperas telefônicas. Essas iniciativas servem para fidelizar o paciente e também para facilitar o momento de indicações e avaliações dos trabalhos oferecidos.
É interessante pensar que toda vez que você consegue automatizar uma tarefa burocrática da sua clínica, mais tempo sobre pra você pensar em melhorias para todos que fazem parte do seu negócio.
8 motivos para você conhecer o Sistema Médico da Amplimed
1 – Confirmação automática de consultas
Já te contamos os benefícios de os pacientes realizarem o agendamento online. Mas além disso, a Amplimed também oferece um mecanismo de confirmação de presença na consulta, evitando cancelamentos.
2 – Prontuário eletrônico
Chega de páginas e mais páginas com informações de prontuário! Nosso software reúne tudo em uma única tela. Você nem vai precisar trocar de tela para preencher os dados da consulta atual. É possível fazer anamnese, avaliações clínicas, pedir exames ou medicamentos na mesma página. A divisão de módulos é feita por especialidades e conta com ferramentas distintas em cada um dos setores para as necessidades de cada área.
3 – Plataforma de telemedicina
Ela foi regulamentada por meio da Lei nº13.989 no início da pandemia da covid-19. Com a Amplimed você consegue atender nessa modalidade por conta da pandemia e também para aumentar o raio de pacientes, expandindo o número de atendimentos mensais do consultório.
O sistema permite que você envie um link via SMS ou e-mail e já acopla as informações do agendamento online e do prontuário eletrônico. Receitas e atestados podem ser enviados por e-mail ou whatsapp já com assinatura digital do médico e com a validação do ICP Brasil.
4 – Mais de 60 mil medicamentos na prescrição digital
Nosso sistema está integrado com o Memed Prescrição Digital. Isso faz com que o médico reduza o tempo que gastaria preenchendo prescrições físicas, além do software oferecer padrões prescricionais que podem ser editados.
5 – Segurança nos dados e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
A Lei 3.709 de 2018 criou uma série de regras que devem ser seguidas a partir do momento em que clínicas e profissionais da saúde entram em contato com dados do paciente e fazem o armazenamento dessas informações. Por isso você precisa optar por um sistema que já esteja preparado para isso.
A Amplimed te oferece esse preparo. Assim você pode cumprir com o direito que o paciente tem de:
- Acessar os dados a qualquer momento
- Verificar se as informações estão corretas
- Manter todos os dados em anonimato
- Livre acesso à identificação e ao contato do controlador
- Revogar o consentimento de utilização
6 – Módulo financeiro
Essa ferramenta presente no sistema da Amplimed oferece:
- Previsão de faturamento
- Fluxo de caixa personalizado
- Relatório de faturamento
- Relatório de agendamentos
- Classificação de despesas
- Controle de estoque
Quanto mais informação organizada e objetiva nas suas mãos, mais você vai conseguir administrar a clínica e entender quais passos são necessários dar para chegar ao objetivo do negócio, desde contratar mais pessoas, investir em marketing, comprar equipamentos ou iniciar parcerias com convênios.
Para você ter dimensão já são mais de 500 clínicas utilizando o software da Amplimed, com mais de 450 mil agendamentos mensais. A partir disso, foi identificado que 90% dos consultórios tiveram redução de inconsistências financeiras,
7 – Fim das glosas médicas
Se você for iniciar uma parceria com convênios, é importante que você use o Faturamento TISS para evitar glosas médicas. Com essa prática, os clientes da Amplimed solucionaram esse problema em 98%.
O sistema autoriza a emissão de guias de consulta, SADT e de honorários médicos que são exigidos pelas operadoras. Mais do que beneficiar a sua rotina, esse procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.
8 – Pesquisa de satisfação automática
Aqui estamos falando da comunicação direta entre você o seu paciente. A nossa pesquisa faz o levantamento de opiniões e o apresenta posteriormente em formato de relatório. Ele é enviado logo após a consulta por e-mail ou whatsapp.
Agora você já sabe qual é o melhor tipo de sistema de gestão para sua clínica e qual empresa pode te proporcionar mais vantagem, praticidade, inovação e segura.
Está esperando o que para testar de forma gratuita o Sistema Médico da Amplimed? Preencha os dados abaixo e aproveite agora mesmo os benefícios!