A tecnologia da inteligência artificial conecta pessoas e avança nos negócios da área da saúde. Ainda assim, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2018, apontou que o Brasil é recordista mundial em automedicação. Segundo o levantamento, 72% da população brasileira consome medicamentos sem consultar profissionais e 40% faz autodiagnóstico utilizando a internet. Diante dessa temática tão relevante e com o objetivo de aproximar pacientes de clínicas qualificadas, a Amplimed acaba de lançar uma funcionalidade que já está impactando o mercado da saúde. A solução avalia os sintomas indicados pelo paciente e indica a clínica médica mais próxima.
Pré análise de sintomas com que a inteligência artificial conecta
As pessoas costumam pesquisar seus sintomas nos mecanismos de buscas e correm o risco de encontrar indicações perigosas.Imagem 1: Tela inicial do Paciente
A nova funcionalidade do app Amplimed guia o paciente para encontrar o especialista que melhor corresponde ao resultado gerado com base as respostas do paciente. Tudo isso é possível utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning para checar os sintomas apresentados e conectar o paciente ao médico mais próximo de sua localização, permitindo no mesmo aplicativo encontrar e agendar a consulta.Tudo isso é possível utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning para checar os sintomas apresentados e conectar o paciente ao médico mais próximo.
Os principais benefícios trazidos pelo app são:
Novos pacientes
Agilidade na marcação de consultas
Seleção do médico mais qualificado para cada caso
Esse é um novo passo tanto no que se refere à entrega de conteúdo sobre saúde, quanto na inovação da gestão de clínicas. Nenhuma outra solução no Brasil consegue unir todo o clico com a segurança e confiança como a Amplimed faz:
Sintomas
Diagnóstico
Indicação de especialista
Agendamento de consulta
Informações na palma da mão do paciente
Como funciona?
Os parâmetros de checagem de sintomas são atualizados através de banco de dados extensos a partir de informações coletadas por profissionais do mundo inteiro. Nesse sentido, o aplicativo supera os atuais portais médicos, que entregam textos informativos sobre doenças. Ao invés de trazer a conhecida frase “ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado”, o aplicativo leva o paciente até o médico.Os benefícios do aplicativo atingem igualmente médicos e pacientes. A redução do número de triagens, por exemplo, é importante para a gestão das clínicas e, também, para os pacientes – que, em caso de urgência, não vão precisar esperar por uma vaga na agenda do profissional. Acontece que, como o app faz a checagem dos sintomas, a gravidade das doenças é avaliada como consequência. Esse dado fica disponível para o médico que atender o caso. A avaliação da possibilidade de fazer uma teleconsulta é outro ponto positivo do app. Diante da análise da gravidade do caso e das características específicas de cada sintomas, o próprio aplicativo aconselha (ou desaconselha) a marcação de uma consulta à distância. Se for um caso com menor gravidade, o aplicativo sugere que o paciente agende a teleconsulta, na agenda de um profissional que trabalhe com este modelo. Portanto, além de oferecer maior segurança, o aplicativo também prioriza a praticidade. Essa praticidade, aliás, é percebida no conceito básico da funcionalidade. Ao invés de trazer diversos textos para que o próprio paciente avalie seus sintomas, o aplicativo faz a avaliação, devolve o resultado indicando (ou não) a consulta e, além disso, procura por um profissional da especialidade necessária para o caso. Essa efetividade do app não só traz um tom de maior cuidado com a vida do paciente, mas também valoriza a medicina, como profissão essencial para o tratamento de doenças.
Científico, seguro e tecnológico
O novo aplicativo da Amplimed é baseado em um conceito de sistema que já opera internacionalmente. Com 93% de acurácia, a funcionalidade passou por mais de 15 mil horas de revisões baseadas em literatura da área médica. Essa precisão e qualidade científica chegam ao Brasil em um cenário preocupante de saúde pública. Pesquisa realizada pelo Instituto e Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2018, apontou que o Brasil é recordista mundial em automedicação. Segundo o levantamento, 72% da população brasileira consome medicamentos sem consultar profissionais e 40% faz autodiagnóstico utilizando a internet. O aplicativo é inovador, exatamente, porque não incentiva o autodiagnóstico, tampouco, a automedicação. A principal finalidade do app é a indicação de um profissional adequado para o caso de cada paciente. O propósito do aplicativo não é retirar todas as dúvidas do paciente, mas verificar qual profissional é o mais indicado para atendê-lo.Outra vantagem significativa do app em relação aos espaços abertos em blogs e portais médicos é a origem das informações. Todas elas são provenientes de produções científicas, de pesquisas clínicas e de anamneses. Além disso, antes de integrar a base de dados, as informações passam por validação qualitativa. Curiosamente, com o tempo, as pesquisas no aplicativo serão uma excelente fonte de dados. Cada vez que um usuário relata seus sintomas, consulta com o médico indicado e o médico registra o diagnóstico, o aplicativo identifica possíveis prognósticos para os infinitos conjuntos de sintomas. Por isso, a tendência natural é o aprimoramento do aplicativo, com o aumento no nível de qualidade dos dados.
Agendamento online é uma realidade
O recurso facilita a marcação de consultas, porque possibilita que o próprio paciente marque o atendimento. Então, não foi preciso esperar os médicos voltarem do recesso para agendar a consulta. Para as clínicas, a vantagem também é evidente: os médicos retornaram a seus consultórios com a agenda lotada. A ligação telefônica é um dos principais empecilhos para os pacientes agendarem atendimento. Além disso, a necessidade de os pacientes se submeterem às agendas dos profissionais é um dos motivos mais frequentes para os cancelamentos ou para as ausências sem justificativa. O agendamento inteligente do app da Amplimed traz a solução para esses dois problemas: o paciente pode escolher o horário de sua preferência – como quem curte fotos no Instagram. Um número maior de pacientes e a redução do número de ligações atendidas seria o sonho de qualquer gestor. Enquanto as clínicas que possuem apenas agendamento telefônico conseguem agendar uma consulta por vez, em horário comercial, o agendamento inteligente possibilita que muitas consultas sejam agendadas a qualquer horário, de qualquer lugar e, até mesmo, de forma simultânea. Outra forma de avaliar a utilidade do app da Amplimed é respondendo a seguinte pergunta: se o telefone de uma clínica estiver ocupado, com a resolução de questões burocráticas, ficaria inviável marcar consultas, certo? Se o paciente necessitar muito da consulta, precisará esperar muito tempo na linha ou fazer repetidas ligações. Isso é uma boa forma de acolher uma clientela?Com o agendamento online, as secretárias passam a focar na qualidade do atendimento aos pacientes no pré e pós consulta. O setor administrativo conta com relatórios de atendimento e relatórios financeiros personalizados. Já a gestão pode usufruir de recursos como:
Prontuário em tela única
Controle financeiro
Avisos de consultas
Modelos de documentos
Estoque inteligente
Chat interno
Segurança digital
Módulos de especialidades médicas
Pesquisa de satisfação.
Testado e aprovado: resultados na prática
Para as clínicas que aderem à novidade, o impacto deste modelo disruptivo é visível. Os primeiros testes de utilização foram feitos em clínicas de Chapecó-SC e São Paulo-SP. A transformação comum em todas as clínica é clara: o número de pacientes aumentou e não foi preciso atender ligações para agendar nenhuma das consultas.
Conectando médicos e pacientes
O sistema Amplimed aproxima médicos e pacientes a partir da tecnologia do agendamento online. Para os médicos, economia de tempo e maior qualidade nos atendimentos; para os pacientes, agilidade no agendamento e humanização da consulta. A praticidade do agendamento online, pela tela do celular, diminui as barreiras entre o paciente e a clínica. Por isso, há um aumento significativo no número de pacientes e uma redução drástica no número de cancelamentos de consultas. Enquanto o app robotiza o agendamento, o software Amplimed humaniza o atendimento. Com essa combinação, os recursos deste sistema de gestão visam aumentar a produtividade da equipe; aumentar o número de pacientes presentes nas consultas; e, principalmente, manter os profissionais conectados com as principais tendências da tecnologia.A inovação trazida pelo sistema resulta em clínicas sempre abertas, sem conflito de horários, sem filas e com as agendas cheias e organizadas. Além disso, o sistema opera integralmente online, sem necessidade de servidor local ou instalação. A segurança operacional tem como base backup diário e com servidores em estratégia anti-desastre. Tudo isso sem custos adicionais. A empresa garante a seus clientes inovação sem freios e com a segurança que só a computação em nuvem garante. Simplicidade, redução de custos e resolução das dificuldades cotidianas de clínicas médicas são os pontos que a startup destaca. O resultado: pacientes satisfeitos; clínicas avançando.
Tecnologia que humaniza o atendimento
A transformação trazida pela Amplimed não elimina o bom uso da anamnese e do exame físico, porque possibilita que os profissionais tenham mais tempo para focar nessas práticas importantes da clínica. Tais mudanças ocorrem, porque a tecnologia é utilizada em seu maior potencial. Ao invés de pensar nas máquinas substituindo os humanos, propõe-se a humanização dos atendimentos a partir da tecnologia. Afinal, a tecnologia possibilita que os colaboradores façam o que as pessoas fazem de melhor. Em case apresentado pela empresa, Marcelo Rocha, gestor da Neo Onco Especialidades fala sobre a transformação trazida pelo software. “Era preciso ir em vários lugares para encontrar a informação, não tinha tudo em tela única ou a opção de ocultar itens, a navegação era extensa, confusa e nem um pouco amigável”, afirma Marcelo.
Conceito da inovação
O agendamento online parte do conceito de “Bot” (diminutivo de “robot”). Trata-se de uma aplicação de software que simula ações humanas, como um padrão. Então, quando o paciente precisa de atendimento, o “robozinho” da Amplimed busca os horários disponíveis e executa o agendamento. Simples assim: clínica recebendo marcações 24h; pacientes satisfeitos.
Confiança é um diferencial
Nenhuma outra solução no Brasil consegue completar o ciclo do atendimento com a
segurança e confiança que o sistema Amplimed consegue, pois antes de lançarmos um aplicativo do paciente oferecemos a melhor ferramenta de trabalho para os médicos!
Ao invés do paciente ficar horas e horas procurando seus sintomas na internet ou ligar para vários especialistas, o aplicativo avalia os sintomas, gera uma probabilidade diagnóstica e guia o paciente para o médico indicado.Somente o médico pode definir o melhor diagnóstico e tratamento, por isso conectamos os pacientes de forma mais rápida e eficiente com o seu médico.Quer transformar o atendimento da sua clínica? [maxbutton id=”3″ text=”Experimente agora” ]
Público alvo é a definição de um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos hábitos, rotinas, necessidades, ideias, jeitos, comportamentos e características. De um jeito
As séries médicas são importantes fontes de expansão de conhecimento e de novas percepções sobre as carreiras na área da saúde. Encontrar bons títulos para
Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
5/5
"A Amplimed é uma empresa séria e competente, presta um serviço de referência no atendimento e suporte ao cliente. O sistema é de fácil manuseio, oferece suporte instantâneo, possui múltiplas funções que facilitam a organização da sua clínica."