Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Como manter a equipe médica motivada?

equipe médica motivada

Compartilhe esse artigo em suas redes

Pop up de notícias sobre a CFM, regulamentação da Telemedicina no Brasil
Quando pensamos nas metas da empresa, sempre estipulamos o que queremos entregar para os pacientes, certo? Mas, para que possamos chegar a esse patamar mais elevado, é preciso ter uma equipe médica motivada.  Só assim será possível alcançar a excelência no atendimento, gestão, e todas as outras áreas da clínica. A colaboração de funcionários capacitados e motivados pode trazer benefícios para dentro e fora da empresa.  Além disso, uma equipe médica motivada também tem mais força de vontade para trazer resultados melhores para a clínica, aumentando o faturamento e colaborando para o desenvolvimento do seu negócio.  Nesse texto, você vai conferir 6 dicas para manter sua equipe médica motivada e melhorar o atendimento na sua clínica médica. Confira! 

6 dicas para manter a equipe médica motivada

1 – Ofereça boas condições de trabalho

Você já trabalhou em um local onde não tinha boas condições de trabalho? Quem já passou por essa experiência, consegue entender que por mais que o profissional tenha boas intenções e seja plenamente capacitado, ele não consegue manter a motivação por muito tempo.  Isso acontece porque é impossível ter uma equipe médica motivada quando não há equipamento adequado para atender os pacientes, uma cadeira confortável para oferecer o atendimento ou uma copa equipada para realizar suas refeições durante os intervalos.  Sendo assim, o primeiro passo para ter uma equipe médica motivada é melhorar a estrutura interna da clínica. Procure adequar as instalações aos serviços prestados para que os profissionais possam oferecer o melhor atendimento possível para seus pacientes. Instale um vestiário para troca de roupa e um refeitório. Procure saber quais outras instalações e equipamentos são importantes no dia a dia dos seus funcionários.  Dessa forma, seus funcionários estarão aptos para realizar suas atividades diárias sem nenhum problema, melhorando a produtividade da clínica. 

2 – Treine seus funcionários

Investir no conhecimento dos funcionários também é investir nos serviços prestados pela sua clínica, além de motivar a sua equipe. Assim, você estará tornando sua equipe ainda mais capaz de oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes.  Além de gerar satisfação pessoal nos colaboradores, oferecer cursos e treinamentos internos ajuda a empresa e reter talentos, pois esse é um benefício que os funcionários valorizam em uma empresa atualmente. 

3 – Determine metas alcançáveis

As metas também podem ser parceiras na hora de manter a equipe médica motivada, mas se utilizadas da forma errada, podem se tornar verdadeiras inimigas. Isso acontece porque metas muito difíceis correm o risco de não serem alcançadas.  Por isso, determine objetivos que estejam dentro da capacidade da clínica e de seus funcionários. É fundamental que todos compreendam onde você quer chegar, e que, caso a meta seja atingida, todos serão beneficiados de alguma forma. 

4 – Comemore o sucesso

É essencial comemorar as conquistas da clínica. Não é necessário fazer uma grande festa para cada pequeno passo, mas pequenas comemorações são muito importantes para manter a equipe médica motivada. Isso deixa o ambiente mais leve, o que é fundamental, pois todos ali lidam com a vida, saúde e bem-estar dos pacientes o tempo todo.  Você pode comemorar os alcances dos objetivos com uma reunião, um jantar ou um evento no fim de ano. São diversas opções para reunir os funcionários e passar um momento mais descontraído juntos. 

5 – Comece a oferece feedbacks

É possível sempre tirar algo de bom de um feedback, mesmo quando ele é negativo. Isso porque quando os gestores conversam com os outros funcionários sobre seus erros e acertos de forma saudável, eles conseguem enxergar se estão seguindo no caminho certo em quais pontos podem melhorar.  Você pode dar feedbacks de forma individual e coletiva. Tome cuidado apenas na forma de apontar os erros. É importante fazer com que o funcionário entenda o que fez de errado e proponha maneiras de resolver o problema. Evite apontar o equívoco e cobrar mudanças. 

6 – Ofereça ferramentas tecnológicas

No dia a dia da clínica, existem algumas atividades que podem tomar um tempo valioso, que poderia ser usado para aprimorar o atendimento. Isso pode acabar comprometendo a produtividade e impedindo a motivação da equipe médica.  Algo que pode ajudar é oferecer ferramentas tecnológicas que otimizam essas tarefas rotineiras, como o sistema de gestão médica Amplimed. Com ele, você consegue garantir a qualidade antes, durante e depois do atendimento, graças aos nossos principais recursos: 
  • Agendamento online 
  • Prontuário eletrônico 
  • Módulo financeiro e administrativo 
  • Módulo personalizado para sua especialidade 
  • Pesquisa de satisfação 
  • E muito mais 
Não perca tempo e comece hoje mesmo a transformação digital da sua clínica. Você pode testar nosso sistema grátis por 10 dias preenchendo o formulário abaixo! 
Sobre a autora:  Assinatura Julia

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
5/5
"A Amplimed é uma empresa séria e competente, presta um serviço de referência no atendimento e suporte ao cliente. O sistema é de fácil manuseio, oferece suporte instantâneo, possui múltiplas funções que facilitam a organização da sua clínica."
Que tal testar grátis o sistema Amplimed?