O sucesso de uma clínica médica tem como base a qualidade do atendimento aos pacientes. Afinal, esse é o propósito da empresa e o principal serviço prestado. Assim, o desempenho da equipe médica impacta diretamente o sucesso da clínica. Isso ocorre porque esses são os profissionais que atuam em contato direto com os pacientes.
Ter uma equipe médica motivada, tecnicamente preparada e com boa comunicação com os pacientes deve ser o objetivo de toda clínica. Para isso é indispensável aprimorar a gestão de pessoas. Nesse texto, falaremos sobre
- Comunicação com a equipe médica;
- Dar e receber feedbacks;
- Otimização de processos;
- Entender as motivações da equipe.
Comunicação com a equipe médica
A comunicação é importante tanto para seu público externo, quanto para seu público interno. Problemas na comunicação podem provocar situações difíceis para a gestão e para os atendimentos. Por isso, é importante preservar estratégias de comunicação que afastem mal-entendidos e desconfortos. Quando a equipe sabe que a gestora está atenta às suas necessidades e está aberta ao diálogo, fica mais fácil dirimir problemas do dia a dia da empresa. O primeiro passo para melhorar a comunicação é, portanto, criar um ambiente em que os profissionais possam expressar sua opinião. Você pode tanto implementar reuniões rápidas com a equipe quanto questioná-los sobre o andamento da clínica, sobre os atendimentos e sobre suas motivações. Esse é um momento para evitar críticas ou exigências. Escute com atenção, dê as respostas possíveis e esclareça questões mais complexas. Se você não puder implementar mudanças eventualmente solicitadas, converse sobre isso. As reuniões pré-agendadas podem ter um tom mais objetivo, mas também representam uma ótima oportunidade de entender como a equipe se sente em relação ao serviço. Você pode planejar reuniões recorrentes, de forma semanal ou quinzenal. Tenha uma pauta pré-planejada, com um roteiro fixo para otimizar o uso do tempo. Nessas reuniões, você pode obter e dar feedbacks, receber novas ideias, facilitar a integração da equipe e atualizá-los sobre dificuldades, planos e inovações da clínica. Mantê-los “por dentro do assunto” é uma forma bastante simples, mas muito eficiente de promover a experiência coletiva de pertencimento. Para melhorar o desempenho da equipe médica e alcançar uma melhor performance em qualidade e produtividade, é preciso estabelecer um ambiente de comunicação saudável. Afinal, o compartilhamento de ideias entre equipe e gestão acelera a implementação de soluções criativas para a empresa. Assim, a maior produtividade e a consequente eficiência operacional serão mais facilmente atingidas.Dar e receber feedbacks
É comum citarmos o feedback quando tratamos de comunicação e gestão de pessoas. O termo se tornou tão comum que sua prática pode, até mesmo, ser negligenciada. Por isso, é provável que você já conheça o conceito e pratique com certa regularidade. No entanto, vale a pena ressaltar as características de um bom comentário sobre a atuação de outro profissional. Tenha em mente que feedback não é, necessariamente, crítica ou elogio. Portanto, o foco não deve ser escolher entre o que é positivo ou negativo na conduta de outro profissional. O Feedback deve ser utilizado para oferecer um ponto de vista externo.Passo a passo para dar feedback
Quando se pensa na perspectiva de um líder de equipe, um feedback deve consistir em fazer observações sobre uma outra pessoa, de forma respeitosa e visando ao aprimoramento profissional. Algumas etapas importantes para ter sucesso nessa estratégia comunicacional:- Prepare-se com antecedência;
- Anote os principais pontos a discutir;
- Inicie a conversa positivamente;
- Apresente um resumo da pauta, como em uma reunião de equipe;
- Seja sincera, não rude;
- Dê exemplos reais dos pontos fortes do profissional;
- Dê exemplos reais dos aspectos que carecem de maior dedicação;
- Proponha um plano de ação;
- Mostre-se disponível para ajudar.
Otimização de processos na clínica
Melhorar o desempenho da equipe médica também tem relação com outros setores administrativos além da gestão de pessoas. A otimização dos processos de gestão e atendimento é uma das atividades indispensáveis. Afinal, é uma iniciativa que visa aumentar a produtividade de toda clínica. Um processo representa uma sequência de tarefas organizadas previamente e que são executadas para atingir um resultado esperado. Planejar as tarefas que compõem o atendimento e a administração é essencial para aumentar o desempenho da equipe médica. Saiba mais em “Gestão de processos na clínica médica: conceito, importância e aplicação” A importância desse planejamento deve-se à sua relação direta com as ferramentas disponíveis para a equipe conduzir os atendimentos. Quanto maior a praticidade e a qualidade dos recursos, maior será o desempenho da equipe. Associados a isso estão, é claro, as questões subjetivas e grupais, como comunicação e motivação. Veja agora como descobrir as motivações e manter a equipe motivada.Desempenho da equipe médica: motivação é a chave
A comunicação interpessoal, o processo de dar e receber feedback e a otimização dos processos são fundamentais para a obtenção de um melhor desempenho da equipe médica. Além disso, é preciso compreender suas motivações. Essa é uma busca constante dos líderes e trata-se de conhecer melhor os profissionais com quem trabalha. A motivação da equipe não é apenas uma forma de aumentar resultados da clínica. Reconhecer as motivações das pessoas é uma forma de entender como alinhar os objetivos individuais e as metas da empresa. Deve-se buscar, portanto, entender como a clínica pode contribuir para que cada indivíduo alcance seus objetivos e vice-versa. A estratégia mais simples e eficaz para descobrir a motivação dos profissionais é perguntar, diretamente, quais seus objetivos. Além da verbalização, você pode notar as mudanças de comportamento, como a comunicação, a iniciativa e a cooperação. Esses são alguns dos aspectos manifestos nos comportamentos cotidianos que estão relacionados com o nível de motivação.Estratégicas básicas para motivação da equipe
Considere, ainda, que a motivação não é uma métrica apenas quantitativa – tampouco, coletiva. Em outras palavras, não se trata apenas de dinheiro, de horas de trabalho, de número de pacientes. Também não espere que inovações na clínica terão o mesmo impacto para toda a equipe. É esperado que algumas propostas tenham um impacto maior em alguns profissionais do que em outros. Para que você tenha alguns recursos iniciais, é possível generalizar que todos os profissionais procuram reconhecimento, ao menos, em certos aspectos, como:- de suas habilidades técnicas;
- de suas competências como líder;
- da sua boa relação com pacientes;
- de sua facilidade de dialogar com colegas;
- da busca por aperfeiçoamentos.
