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Como estruturar a concorrência da clínica médica

Concorrência clínicas médicas

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Amplimed - Saúde - Como estruturar a concorrência da clínica médica

  • 27 janeiro, 2022
Pop up de notícias sobre a CFM, regulamentação da Telemedicina no Brasil

Se existe uma coisa que você sempre terá que se preocupar é com a concorrência da clínica médica. Sempre terá alguém fazendo exatamente o que você faz dentro da mesma cidade, ou quem sabe, até no mesmo quarteirão em que a sua empresa está instalada. 

Mas essa dinâmica não é integralmente negativa. Se olharmos por outra perspectiva, podemos entender que estudar sobre nossos adversários comerciais traz benefícios e possibilidades de elevação no nível de atendimento e na qualidade dos produtos oferecidos. É uma oportunidade de fazer mais do que estávamos fazendo até então. E assim caminhar para o aumento de lucro e alta performance nos resultados do consultório. 

Esse texto vai te contar como você pode desenvolver uma boa pesquisa de concorrência da clínica médica para superar as expectativas do mercado e se destacar no seu setor. 

O que é análise de concorrência? 

Análise de concorrência é uma forma de monitorar o que seus principais concorrentes estão desenvolvendo dentro do mercado que vocês atuam. Assim você consegue comparar o seu negócio com produtos e serviços similares aos seus. Essa prática também é conhecida como análise de mercado. 

Análise de concorrência é um estudo que você pode fazer sobre como os seus principais concorrentes estão trabalhando, qual imagem eles estão passando e o que estão oferecendo ao público no que diz respeito à:

  • Serviços;
  • Faixa de preço;
  • Quantidade de horas disponíveis para atendimento ao público;
  • Tecnologia aplicada;
  • Gestão interna;
  • Gestão comercial;
  • Experiência do paciente

Por que fazer? 

É por meio dessa prática que você consegue especificar com mais facilidade quais são as oportunidades que você pode aplicar ao seu consultório e quais são os riscos que novas ações podem causar. 

É fazendo uma análise de concorrência que você também pode identificar modas e tendências comportamentais. Possíveis lacunas mercadológicas podem ser percebidas nessa etapa e ações dentro da sua clínica podem começar a ser desenvolvidas para que a sua marca ocupe esse espaço, se diferenciando da concorrência e ganhando atenção de possíveis novos clientes. 

Importância 

Uma empresa competitiva sempre está de olho no mercado fazendo análises constantemente e aplicando as percepções em simples ações do dia a dia. 

Esse passo é importante para compor as etapas estabelecidas no momento de planejar as suas vendas. Você já deve ter metrificado e notado o que funciona ou não dentro do círculo de colaboradores, fornecedores e pacientes que estão presentes na rotina. Mas é importante olhar um pouco para fora para voltar com novas percepções e visões de negócios. 

Analisar a concorrência vai fazer com que você entenda como está o seu posicionamento de mercado perante outros empresários que estão no mesmo ramo que você e que estão tentando captar os mesmos clientes que você. 

Com essas informações em mãos, você vai perceber o que tem oferecido de diferente, pontos que pode melhorar, lapidar ideias e como otimizar processos para elevar faturamento e a imagem dos seus produtos e serviços. 

Como analisar a concorrência 

Existem algumas boas indagações que você pode ter em mente para conseguir fazer a análise de concorrência da clínica médica. São eles: 

1 – Quem são seus concorrentes? 

Você precisa ter essa informação muito bem alinhada antes de começar a colher dados das demais empresas. É o passo número um porque todos os demais podem dar errado se esse não for bem estruturado. 

Às vezes você pode achar que seu concorrente é determinada empresa, mas acaba não percebendo que eles atendem um público-alvo diferente do que você determinou ao próprio negócio. Leia esse texto para descobrir qual o perfil dos seus pacientes.

Ou ainda que atenda o mesmo público que você, talvez as características do seu concorrente sejam diferentes do que você se enquadra hoje. Por isso também considere: porte da empresa; tempo de atuação no mercado; quantidade de colaboradores; faturamento anual e tipos de produtos oferecidos. 

2- O que você quer descobrir? 

Uma clínica é composta de diferentes formas e abriga inúmeras áreas, desde financeiro até a parte médica. Por isso selecione pontos em que você gostaria de se aprofundar para então pesquisá-los em outras empresas. Exemplificando: você pode perder muito tempo se fizer uma análise de utilização de marketing, novas tecnologias em procedimentos, quando na verdade você gostaria de entender como o mercado está se comportando no que diz respeito à melhoria no agendamento de consultas. 

3 – Qual método de pesquisa devo utilizar? 

Você quer visualizar seus resultados de forma quantitativa ou qualitativa? Te importa mais saber a quantidade de empresas que estão desenvolvendo determinada ação dentro das atividades ou analisar determinados casos com mais profundidade? 

4 – Compartilhe os resultados 

Se você está analisando pontos específicos, ao conseguir as informações necessárias sobre a concorrência da clínica médica você precisa dividir os dados com as áreas específicas da sua empresa. Os processos tendem a ser mais efetivos quando trabalhados em equipe. Assim todos podem pensar juntos em quais planos de ação devem ser traçados para alcançar ou superar a concorrência. 

Quais meios posso utilizar para ter acesso a essas informações? 

Com o advento da internet e das redes sociais, a possibilidade de analisar outras empresas ficou ainda mais realista e completa. Você tem a opção de utilizar alguns meios para fazer isso, como: 

  • Pesquisa presencial com a utilização de cliente oculto que visitou clínicas e hospitais a fim de vivenciar as mesmas coisas que os pacientes deste local vivem e, assim, tirar as próprias conclusões sobre formato de atendimento desde recepção até entregas de resultados de exames e custo gasto nesse processo;
  • Buscar os concorrentes no site Reclame Aqui, porque é lá que consumidores costumam depositar frustrações e problemas que tiveram com determinada empresa. Muitas vezes esses consumidores já tentaram pelos canais de reclamação dessas instituições, mas não obtiveram retorno e recorrem a esse site que possui abrangência nacional e tem alto número de alcance na esperança de tentar solucionar os problemas que estão enfrentando. Você, como concorrente, ao observar a situação de fora, vai facilmente identificar o erro operacional ou de gestão e vai poder tomar mais cuidado para não cometer isso no próprio negócio. 
  • Observar as avaliações do Google funciona como uma forma de ver o feedback de clientes para empresas. Comentários positivos e negativos podem ser encontrados nesse espaço. Você pode estar atento da mesma forma que o Reclame Aqui, mas também pode perceber em comentários positivos quais são os principais fatores ressaltados no depoimento. O que mais elogiam? O atendimento? O valor? A facilidade nos processos? 
  • Rede social tem sido o termômetro mais usado para medir uma empresa. Qual o número de seguidores que seus concorrentes têm? A comunidade é engajada, costumam deixar comentários nas publicações? Tem um real envolvimento? Como eles se apresentam como marca? Como são os conteúdos que estão no Facebook, Instagram, Linkedin, blog, Youtube, podcast e nas newsletter? Eles estão preocupados com esse tipo de comunicação? Quais canais fazem mais sentido para você ter também? 

Dicas 

No momento em que você for colocar os passos mencionados anteriormente em prática, lembre-se de alguns aspectos que podem facilitar toda a execução da atividade. Como por exemplo: 

  • Olhar o concorrente e fazer comparações são atitudes saudáveis para esse momento. Mas não esqueça o seu próprio crivo e capte somente aquilo que faz sentido para a cultura da sua empresa e que pode servir de alinhamento e potencialização para os objetivos que você quer atingir; 
  • No momento em que você for dividir com o seu time tudo aquilo que descobriu na análise de concorrência da clínica médica, utilize as informações como forma de combustível para conquistar algo novo. Muita pressão e cobrança nesse momento pode ter um efeito negativo que vai interferir diretamente no quanto os colaboradores vão conseguir se dedicar para as mudanças. Focar em resoluções é sempre uma boa pedida.  
  • Saiba diferenciar o que é concorrente e o que é fonte de inspiração. Às vezes observamos grandes empresas que já estão há muitas décadas no mercado e já percorreram muito até aqui. Seria injusto com o seu próprio esforço querer alcançar as mesmas coisas em um espaço de tempo e recurso diferentes daquilo diferente do que tem hoje. Talvez esse olhar possa ser mais voltado para admiração, inspiração e, quem sabe, se tornar um concorrente a longo prazo.  
  • Execute o processo de analisar a concorrência da clínica médica de tempos em tempos e em quantas áreas forem necessárias. Realizar uma única pesquisa em anos de empresa pode não ser tão efetivo quanto estar atento periodicamente a isso. 

Como estar acima da concorrência

Olhar a concorrência e fazer uma boa pesquisa sobre como eles estão trabalhando é algo que pode ajudar, no primeiro momento, a equiparar o seu consultório com o restante do mercado. 

Mas você não precisa desejar apenas a equiparação e parar por aí. Você pode utilizar a pesquisa de concorrência da clínica médica para superar o que é oferecido pelas demais empresas e ficar no topo isolado do ranking de preferência dos pacientes e excelência na prestação de serviço da sua área. Para que isso aconteça, você pode: 

Investir em capacitação: Quanto mais profissionais qualificados você tiver na clínica, mais serviços poderá oferecer com total segurança a todos os atuais e possíveis novos pacientes. Além da parte técnica, pense em capacitação de atendimento, cultura e conduta dentro do ambiente de trabalho. 

Agregar valor ao seu produto: Saiba que você pode entregar mais do que um ótimo serviço ou produto. Isso é o que o paciente espera. Mas quando você se compromete a ir um pouco além da obrigação, você o surpreende e potencializa a visão positiva que ele vai desenvolver da clínica. Veja esse conteúdo para saber como melhorar a experiência do paciente.. 

Ser o mais atual que a área da saúde oferece: Novas linhas de pesquisa e pensamento estão surgindo dentro das especialidades que cuidam do ser humano. Esteja atento para esses movimentos e adeque a sua clínica na direção deles. Nem todos os consultórios estão atentos a isso, mas os pacientes estão demandando muito mais do que anos anteriores. Você pode apostar, por exemplo, em medicina humanizada e práticas integrativas. 

Investir em comunicação: Hoje em dia é muito comum pesquisar empresas no Google ou então nas redes sociais antes mesmo de decidir se vai utilizar aqueles serviços ou não. Por isso, o setor de comunicação da sua empresa deve ser atual com estratégias constantes para todas as plataformas midiáticas que você decidir por alimentar e divulgar. 

Realizar e aprimorar pesquisas de concorrência da clínica médica é mais uma tarefa que você pode usar para alavancar a história da sua empresa. Saiba que existe muito mais a ser explorado se você quiser se aprofundar mais ainda para encontrar saídas e atividades para atender cada vez melhor os seus pacientes. 

Pensando nisso, a Amplimed preparou algo que pode te ajudar! Preencha os campos abaixo e tenha acesso gratuito ao e-book sobre marketing médico, repleto de dicas e técnicas que podem ser utilizadas desde já pela sua clínica

Se existe uma coisa que você sempre terá que se preocupar é com a concorrência da clínica médica. Sempre terá alguém fazendo exatamente o que você faz dentro da mesma cidade, ou quem sabe, até no mesmo quarteirão em que a sua empresa está instalada. 

Mas essa dinâmica não é integralmente negativa. Se olharmos por outra perspectiva, podemos entender que estudar sobre nossos adversários comerciais traz benefícios e possibilidades de elevação no nível de atendimento e na qualidade dos produtos oferecidos. É uma oportunidade de fazer mais do que estávamos fazendo até então. E assim caminhar para o aumento de lucro e alta performance nos resultados do consultório. 

Esse texto vai te contar como você pode desenvolver uma boa pesquisa de concorrência da clínica médica para superar as expectativas do mercado e se destacar no seu setor. 

O que é análise de concorrência? 

Análise de concorrência é uma forma de monitorar o que seus principais concorrentes estão desenvolvendo dentro do mercado que vocês atuam. Assim você consegue comparar o seu negócio com produtos e serviços similares aos seus. Essa prática também é conhecida como análise de mercado. 

Análise de concorrência é um estudo que você pode fazer sobre como os seus principais concorrentes estão trabalhando, qual imagem eles estão passando e o que estão oferecendo ao público no que diz respeito à:

  • Serviços;
  • Faixa de preço;
  • Quantidade de horas disponíveis para atendimento ao público;
  • Tecnologia aplicada;
  • Gestão interna;
  • Gestão comercial;
  • Experiência do paciente

Por que fazer? 

É por meio dessa prática que você consegue especificar com mais facilidade quais são as oportunidades que você pode aplicar ao seu consultório e quais são os riscos que novas ações podem causar. 

É fazendo uma análise de concorrência que você também pode identificar modas e tendências comportamentais. Possíveis lacunas mercadológicas podem ser percebidas nessa etapa e ações dentro da sua clínica podem começar a ser desenvolvidas para que a sua marca ocupe esse espaço, se diferenciando da concorrência e ganhando atenção de possíveis novos clientes. 

Importância 

Uma empresa competitiva sempre está de olho no mercado fazendo análises constantemente e aplicando as percepções em simples ações do dia a dia. 

Esse passo é importante para compor as etapas estabelecidas no momento de planejar as suas vendas. Você já deve ter metrificado e notado o que funciona ou não dentro do círculo de colaboradores, fornecedores e pacientes que estão presentes na rotina. Mas é importante olhar um pouco para fora para voltar com novas percepções e visões de negócios. 

Analisar a concorrência vai fazer com que você entenda como está o seu posicionamento de mercado perante outros empresários que estão no mesmo ramo que você e que estão tentando captar os mesmos clientes que você. 

Com essas informações em mãos, você vai perceber o que tem oferecido de diferente, pontos que pode melhorar, lapidar ideias e como otimizar processos para elevar faturamento e a imagem dos seus produtos e serviços. 

Como analisar a concorrência 

Existem algumas boas indagações que você pode ter em mente para conseguir fazer a análise de concorrência da clínica médica. São eles: 

1 – Quem são seus concorrentes? 

Você precisa ter essa informação muito bem alinhada antes de começar a colher dados das demais empresas. É o passo número um porque todos os demais podem dar errado se esse não for bem estruturado. 

Às vezes você pode achar que seu concorrente é determinada empresa, mas acaba não percebendo que eles atendem um público-alvo diferente do que você determinou ao próprio negócio. Leia esse texto para descobrir qual o perfil dos seus pacientes.

Ou ainda que atenda o mesmo público que você, talvez as características do seu concorrente sejam diferentes do que você se enquadra hoje. Por isso também considere: porte da empresa; tempo de atuação no mercado; quantidade de colaboradores; faturamento anual e tipos de produtos oferecidos. 

2- O que você quer descobrir? 

Uma clínica é composta de diferentes formas e abriga inúmeras áreas, desde financeiro até a parte médica. Por isso selecione pontos em que você gostaria de se aprofundar para então pesquisá-los em outras empresas. Exemplificando: você pode perder muito tempo se fizer uma análise de utilização de marketing, novas tecnologias em procedimentos, quando na verdade você gostaria de entender como o mercado está se comportando no que diz respeito à melhoria no agendamento de consultas. 

3 – Qual método de pesquisa devo utilizar? 

Você quer visualizar seus resultados de forma quantitativa ou qualitativa? Te importa mais saber a quantidade de empresas que estão desenvolvendo determinada ação dentro das atividades ou analisar determinados casos com mais profundidade? 

4 – Compartilhe os resultados 

Se você está analisando pontos específicos, ao conseguir as informações necessárias sobre a concorrência da clínica médica você precisa dividir os dados com as áreas específicas da sua empresa. Os processos tendem a ser mais efetivos quando trabalhados em equipe. Assim todos podem pensar juntos em quais planos de ação devem ser traçados para alcançar ou superar a concorrência. 

Quais meios posso utilizar para ter acesso a essas informações? 

Com o advento da internet e das redes sociais, a possibilidade de analisar outras empresas ficou ainda mais realista e completa. Você tem a opção de utilizar alguns meios para fazer isso, como: 

  • Pesquisa presencial com a utilização de cliente oculto que visitou clínicas e hospitais a fim de vivenciar as mesmas coisas que os pacientes deste local vivem e, assim, tirar as próprias conclusões sobre formato de atendimento desde recepção até entregas de resultados de exames e custo gasto nesse processo;
  • Buscar os concorrentes no site Reclame Aqui, porque é lá que consumidores costumam depositar frustrações e problemas que tiveram com determinada empresa. Muitas vezes esses consumidores já tentaram pelos canais de reclamação dessas instituições, mas não obtiveram retorno e recorrem a esse site que possui abrangência nacional e tem alto número de alcance na esperança de tentar solucionar os problemas que estão enfrentando. Você, como concorrente, ao observar a situação de fora, vai facilmente identificar o erro operacional ou de gestão e vai poder tomar mais cuidado para não cometer isso no próprio negócio. 
  • Observar as avaliações do Google funciona como uma forma de ver o feedback de clientes para empresas. Comentários positivos e negativos podem ser encontrados nesse espaço. Você pode estar atento da mesma forma que o Reclame Aqui, mas também pode perceber em comentários positivos quais são os principais fatores ressaltados no depoimento. O que mais elogiam? O atendimento? O valor? A facilidade nos processos? 
  • Rede social tem sido o termômetro mais usado para medir uma empresa. Qual o número de seguidores que seus concorrentes têm? A comunidade é engajada, costumam deixar comentários nas publicações? Tem um real envolvimento? Como eles se apresentam como marca? Como são os conteúdos que estão no Facebook, Instagram, Linkedin, blog, Youtube, podcast e nas newsletter? Eles estão preocupados com esse tipo de comunicação? Quais canais fazem mais sentido para você ter também? 

Dicas 

No momento em que você for colocar os passos mencionados anteriormente em prática, lembre-se de alguns aspectos que podem facilitar toda a execução da atividade. Como por exemplo: 

  • Olhar o concorrente e fazer comparações são atitudes saudáveis para esse momento. Mas não esqueça o seu próprio crivo e capte somente aquilo que faz sentido para a cultura da sua empresa e que pode servir de alinhamento e potencialização para os objetivos que você quer atingir; 
  • No momento em que você for dividir com o seu time tudo aquilo que descobriu na análise de concorrência da clínica médica, utilize as informações como forma de combustível para conquistar algo novo. Muita pressão e cobrança nesse momento pode ter um efeito negativo que vai interferir diretamente no quanto os colaboradores vão conseguir se dedicar para as mudanças. Focar em resoluções é sempre uma boa pedida.  
  • Saiba diferenciar o que é concorrente e o que é fonte de inspiração. Às vezes observamos grandes empresas que já estão há muitas décadas no mercado e já percorreram muito até aqui. Seria injusto com o seu próprio esforço querer alcançar as mesmas coisas em um espaço de tempo e recurso diferentes daquilo diferente do que tem hoje. Talvez esse olhar possa ser mais voltado para admiração, inspiração e, quem sabe, se tornar um concorrente a longo prazo.  
  • Execute o processo de analisar a concorrência da clínica médica de tempos em tempos e em quantas áreas forem necessárias. Realizar uma única pesquisa em anos de empresa pode não ser tão efetivo quanto estar atento periodicamente a isso. 

Como estar acima da concorrência

Olhar a concorrência e fazer uma boa pesquisa sobre como eles estão trabalhando é algo que pode ajudar, no primeiro momento, a equiparar o seu consultório com o restante do mercado. 

Mas você não precisa desejar apenas a equiparação e parar por aí. Você pode utilizar a pesquisa de concorrência da clínica médica para superar o que é oferecido pelas demais empresas e ficar no topo isolado do ranking de preferência dos pacientes e excelência na prestação de serviço da sua área. Para que isso aconteça, você pode: 

Investir em capacitação: Quanto mais profissionais qualificados você tiver na clínica, mais serviços poderá oferecer com total segurança a todos os atuais e possíveis novos pacientes. Além da parte técnica, pense em capacitação de atendimento, cultura e conduta dentro do ambiente de trabalho. 

Agregar valor ao seu produto: Saiba que você pode entregar mais do que um ótimo serviço ou produto. Isso é o que o paciente espera. Mas quando você se compromete a ir um pouco além da obrigação, você o surpreende e potencializa a visão positiva que ele vai desenvolver da clínica. Veja esse conteúdo para saber como melhorar a experiência do paciente.. 

Ser o mais atual que a área da saúde oferece: Novas linhas de pesquisa e pensamento estão surgindo dentro das especialidades que cuidam do ser humano. Esteja atento para esses movimentos e adeque a sua clínica na direção deles. Nem todos os consultórios estão atentos a isso, mas os pacientes estão demandando muito mais do que anos anteriores. Você pode apostar, por exemplo, em medicina humanizada e práticas integrativas. 

Investir em comunicação: Hoje em dia é muito comum pesquisar empresas no Google ou então nas redes sociais antes mesmo de decidir se vai utilizar aqueles serviços ou não. Por isso, o setor de comunicação da sua empresa deve ser atual com estratégias constantes para todas as plataformas midiáticas que você decidir por alimentar e divulgar. 

Realizar e aprimorar pesquisas de concorrência da clínica médica é mais uma tarefa que você pode usar para alavancar a história da sua empresa. Saiba que existe muito mais a ser explorado se você quiser se aprofundar mais ainda para encontrar saídas e atividades para atender cada vez melhor os seus pacientes. 

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