Quantas vezes você se pegou pensando em técnicas e estratégias que trabalham para diminuir gastos da clínica? Encontrar um sistema de gestão em saúde que reduza esses custos pode ser a chave de um bom gerenciamento do seu negócio.
Abrir uma clínica já é uma tarefa complexa, burocrática e custosa. Na área dos cuidados humanos, nem se fala! Mas esse é apenas o primeiro passo, o momento inicial em que as dificuldades vão aparecer. O dia a dia acaba sendo ainda mais desafiador.
Ter atendimentos de qualidade e uma equipe com profissionais capacitados acaba sendo algo quase que obrigatório e básico. Muita coisa acontece após o processo de contratação, estruturação do expediente e criação do plano operacional.
A manutenção de todas as áreas da companhia pode se tornar um pesadelo sem o método correto e mais adequado de acordo com as suas necessidades, e a compatibilidade de uma clínica com um bom sistema de gestão em saúde reduz exponencialmente custos extras.
A má administração de recursos do consultório pode levar à diminuição de qualidade, dificuldade em manter pacientes e intensos obstáculos na expansão e crescimento da prestação de serviços.
É importante ressaltar que quando escutamos alguém falar de recursos, pode ser que nossa mente nos leve automaticamente para o campo financeiro. E de fato passa por essa área, mas não é apenas isso. A falta de aproveitamento de todas as possibilidades da clínica também engloba questões técnicas, a gestão em saúde precisa envolver desde pessoas a investimentos tecnológicos.
Nesse artigo você vai entender como um sistema de gestão em saúde reduz custos da clínica e como você pode implementar hoje mesmo na sua empresa.
O que é um sistema de gestão em saúde?
Também conhecido como software de gestão em saúde, é uma ferramenta que auxilia no dia a dia de médicos e demais especialistas que cuidam do físico e mental da população.
É uma tecnologia que se dedica em automatizar processos que, até então, eram estritamente manuais e que poderiam tomar muito tempo da equipe, isso sem falar de situações que exigiam contratações extras para dar conta de tudo.
Um bom exemplo é a alta demanda de ligações durante o dia para tirar dúvidas e fazer agendamentos de consultas ou então a digitação em massa de informações necessárias para operadoras de planos de saúde.
Se engana quem pensa que as facilidades atendem somente os especialistas e quem lida com o paciente diretamente e de forma constante.
A junção de todas as funções desse software de gestão em saúde serve para descomplicar todas as rotinas de um consultório, sejam elas administrativas ou técnicas. É uma forma que os empresários e gestores desses estabelecimentos têm de controlar as informações que são colhidas e armazenadas e também verificar o bom andamento de processos instaurados na instituição.
Os softwares de gestão em saúde auxiliam sim no agendamento de consultas, confirmação de comparecimento, na organização de agendas, nos prontuários médicos e nos encaminhamentos necessários durante o tratamento.
Mas um bom sistema de gestão em saúde vai muito além disso. Ele também assessora e facilita a vida de todos os demais funcionários que trabalham a favor do desenvolvimento da empresa. Isso vai desde quem cuida do financeiro que vai ter acesso a relatórios de números e tipos de consultas, controle de estoque, lista de contas a pagar e receber e relações de faturamento até as recepcionistas.
Utilizar de todas essas possibilitadas pode te trazer melhores decisões a partir da ampla gama de informações que você terá sobre o seu negócio. Dessa forma você consegue se posicionar melhor no mercado, aumentar o número de serviços prestados e ainda reduzir custos de todos os departamentos.
Como a gestão em saúde reduz os custos da clínica?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez o Levantamento Demográfico das Empresas em 2019 e constatou que seis entre dez empresas brasileiras não conseguiram manter as portas abertas no período de cinco anos.
De acordo com o estudo, a taxa de sobrevivência das empresas que nasceram em 2012 foi de quase 79% logo no primeiro ano de existência. O número cai para 64,5% no segundo ano de abertura e desce um pouco mais no terceiro, chegando ao patamar de 55%. O gráfico despenca ainda mais no quarto e quinto ano, 47,2% e 39,8%, respectivamente.
Esses dados refletem o nível de desafio que as empresas enfrentam conforme os anos de abertura vão passando.
A preocupação com o assunto é tão grande que atingiu até as agendas editoriais dos veículos de comunicação, ganhando espaço nas capas sobre finanças das plataformas mais conhecidas, como é o caso do Jornal O Globo, que mostrou o quanto o empreendedorismo estratégico faz a empresa prosperar, e da Revista Veja, que enumerou a empresas que fecharam as portas em menos de 5 anos.
Então se preocupar com o que reduz os custos da clínica é uma tarefa de suma importância e que deveria ser pesquisada e aplicada todos os dias.
Para te ajudar, a Amplimed separou algumas situações em que você pode notar a redução de custos ao inserir um sistema de gestão em saúde na sua rotina. São elas:
-
Repartição financeira
Começamos pelo mais óbvio: Softwares de saúde podem diminuir os gastos no setor financeiro. Isso porque permitem mais precisão, acompanhamento e controle de todas as movimentações que a clínica tem durante todo o mês.
Sem contar que os registros são feitos de maneira automatizada. Esse formato reduz a quantidade de erros e de informações irreais sobre dívidas, faturamentos e próximos recebimentos.
Clínicas que fazem todo o livro caixa ainda de forma manual estão suscetíveis a muitos erros. Uma pessoa responsável precisa escrever todas as movimentações financeiras que a empresa teve, das mais simples até as mais caras.
Ter apenas um funcionário para desempenhar tal função pode acarretar em acúmulo de trabalho e sobrecarga, situação essa que favorece erros e problemas trabalhistas.
Mas a situação pode ficar um pouco mais bagunçada se duas ou mais pessoas também receberem a atribuição dessa tarefa. A quantidade de trabalho será dividida e o problema anterior desaparecerá. Mas novos aparecerão.
A padronização pode ficar mais difícil, afinal, são pessoas diferentes fazendo a mesma coisa, ainda que um modelo tenha sido estabelecido.
O sistema de gestão em saúde vai facilitar todo esse processo, garantindo eficiência, organização e exatidão.
Mas, como dissemos no início do parágrafo, essa é a redução mais esperada quando falamos do assunto. A gestão em saúde vai ajudar a reduzir custos também em outras áreas.
-
Prontuário do paciente
Toda consulta médica tem aquele momento de silêncio absoluto na sala em que o profissional está preenchendo todas as informações que foram contadas pelo paciente e solicitando exames, procedimentos, medicamentos, fazendo encaminhamentos e fornecendo atestados.
Esse tempo pode ser drasticamente reduzido se essas anotações forem feitas por digitação e em um sistema de gestão em saúde que já possui lacunas pré-estabelecidas, que precisam ser apenas preenchidas. Sem falar de modelos de prontuários eletrônicos que já foram estruturados e precisam apenas de pequenas modificações quando há mudança de paciente.
Esse tempo economizado pode ser utilizado para conversar mais com o paciente atual ou ainda para vagar mais um horário na agenda do especialista.
-
Tecnologia da informação e um sistema de gestão em saúde adequado às leis de proteção de dados
A Lei Geral de Proteção de Dados para médicos é ainda mais minuciosa quando comparada às demais profissões. As diretrizes são muito exigentes quanto ao recebimento, armazenamento e compartilhamento das informações de pacientes.
Caso a empresa de saúde não cumpra todos os requisitos, as multas por violação da LGPD podem ser de até 2% do valor do faturamento, com limite de R$50 milhões. Isso se tratando apenas de penalidades em moeda brasileira. Mas, em alguns casos, os estabelecimentos são desativados e perdem licenças para atividades corporativas. Essas informações são da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e foram veiculadas pelo Jornal Valor Econômico.
Já pensou ter que desembolsar esse valor ou ainda não pode mais exercer o seu trabalho?
Para que isso não ocorra, você pode contar com um sistema de gestão em saúde que já está totalmente adaptado às novas exigências e vai cuidar de todas as informações com a segurança necessária nos tempos de hoje.
-
Profissionais ociosos
Quantas vezes você viu médicos, dentistas ou terapeutas sem atendimento para fazer em vários momentos do dia ou ainda de forma seguida, ficando horas ociosos?
Normalmente esse problema é causado pela bagunça de agendas e pela falta de presença dos pacientes nos compromissos marcados anteriormente.
Um software de gestão em saúde vai diminuir essas situações, já que conta com agendamentos online em que o próprio paciente pode escolher qual dia e horário são mais confortáveis para ele e tem melhor adaptação à própria agenda. A confirmação de consultas o ajuda a relembrar do que foi marcado e questionar se ele realmente vai comparecer.
Com essas informações disparadas de forma automática, as secretárias médicas conseguem ter mais base para organizar os horários e avisar os especialistas sobre possíveis mudanças com antecedência.
Essa otimização no setor da recepção também coopera com a redução nos custos no fim do mês.
-
Perda de tempo com glosas minimizada pela gestão em saúde
O recebimento dos valores de uma consulta pelo convênio é totalmente diferente dos atendimentos particulares. São mais demorados e exigem uma série de regras para dar certo.
O sistema de gestão em saúde para clínicas médicas vai reduzir o tempo e energia que são gastos com esses processos burocráticos, uma vez que são totalmente integrados com o faturamento TISS. O prontuário eletrônico também faz parte desse processo, onde todo o histórico médico fica disponível para qualquer pessoa do convênio que tiver dúvida sobre tratamentos e medicamentos escolhidos para determinado paciente.
Trouxemos esse assunto no artigo de hoje porque investir em recursos tecnológicos para o seu consultório pode ser uma estratégia mais do que relevante, ainda mais se falando de tempos em que o cenário de competição entre as empresas tem sido cada vez mais acirrado.
Nos dias de hoje está cada vez mais claro que o bom atendimento e a experiência do paciente na sua empresa são fruto de uma gestão em saúde otimizada e muito bem organizada. Pode ser que a habilidade dos seus colaboradores, sobretudo os médicos, seja excepcional e mais alta do que a média do que é encontrado em outros estabelecimentos.
Mas todo esse potencial pode ser jogado fora se não for combinado com boas práticas administrativas e com a preocupação em manter a atualização por meio de práticas mais tecnológicas.
Pensando nisso, ter um software de saúde pode ser uma preocupação e uma vontade mais do que emergencial para manter o seu negócio de pé.
A Amplimed se preocupa com a boa manutenção das empresas de saúde e desenvolve artifícios para facilitar cada vez mais a sua vida profissional.
O sistema médico da Amplimed reduz os custos da clínica, utilizando:
- Agendamento Online
- Confirmação automática de consultas via WhatsApp, SMS ou e-mail
- Prontuário eletrônico de tela única e ainda separado por especialidades
- Plataforma de telemedicina, conforme estabelecido na Lei nº 13.989 de 15 de abril de 2020
- Prescrição digital integrada com o sistema Memed
- Segurança digital de acordo com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709 de 14 de agosto de 2018
- Certificado digital dentro dos modelos exigidos pelo ICP-Brasil, também previstos na Lei 14.603 de setembro de 2020
- Sistema de contas a pagar e a receber
- Relatório de fluxo de caixa
- Cadastro de despesas
- Controle de estoque
- Aviso de inadimplência
- Cálculo de repasses
- Faturas por convênios
- Controle de glosas hospitalares
- Relatório de ganhos com convênios a partir do padrão de Troca de Informação de Saúde Suplementar
Todas as empresas que utilizam o sistema de gestão em saúde da Amplimed notaram que houve redução de até 98% das glosas com as operadoras de saúde; diminuição de 90% de inconsistências financeiras; economia de 40% no tempo de preenchimento dos prontuários e redução em até 38% das faltas de consultas já marcadas.
São muitos benefícios, não é mesmo? Está esperando o que para ter acesso a todos eles agora mesmo com o melhor software em gestão em saúde do mercado?
Preencha os dados abaixo e comece o teste grátis do software da Amplimed!