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Blog médico: como criar conteúdos de sucesso

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Amplimed - Saúde - Blog médico: como criar conteúdos de sucesso

  • 29 novembro, 2021
Pop up de notícias sobre a CFM, regulamentação da Telemedicina no Brasil

Quando você precisa comprar algo ou pagar por um serviço, como você define se é bom ou não? Antigamente costumávamos perguntar a opinião de amigos e familiares, não? As indicações pelo famoso boca a boca eram as mais eficazes e certeiras. Essa técnica ainda funciona, e muito! Mas deixou de ser a única. 

Com o desenvolvimento tecnológico e com a massificação do acesso à internet nas principais cidades do país, o mundo digital começou a ser um local de muita troca de informação e conceitos. É como se um novo canal tivesse sido aberto e nele cada um pode falar o que bem entender. Foi nesse processo que especialistas dos mais variados ramos começaram a utilizar essa nova fase a seu próprio benefício. 

Profissionais que antes só estavam na lista telefônica amarela, começaram a estar também em sites e perfis nas redes sociais. Mas não bastava só ter um site com informações básicas de endereço e telefone. Ou então ter só um perfil simples nas redes e publicar com baixa frequência. 

Com o passar do tempo, o conceito de produto/serviço bom ou ruim foi sendo definido individualmente. O crivo para essa decisão ocorre por meio do posicionamento que cada profissional tem digitalmente. Esse texto vai te contar quais são os benefícios em ter um blog médico e como você pode criar bons conteúdos para ele. 

Qual a importância de ter um blog médico?

A resposta é simples: ter um blog médico é importante para gerar mais confiança, credibilidade e notoriedade nos seus trabalhos prestados. Mas vamos destrinchar mais esse conceito para facilitar a compreensão da quantidade de benefícios que essa pratica carrega. 

Como dito antes, o jeito de formar a opinião de uma pessoa sobre determinado serviço ou produto hoje acontece pelo posicionamento do profissional ou marca. 

E esse posicionamento é feito pelo conteúdo que é compartilhado, isto é, do que e de como o especialista aborda assuntos que são de domínio próprio e de interesse de uma comunidade específica. Por isso a necessidade de criar conteúdo para blog. 

Ter um blog médico significa que você terá um espaço para expor informações importantes e relevantes sobre a sua especialidade para outras pessoas, que podem já ser pacientes ou não.  

A área médica também se encaixa nisso! Um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que 26% dos brasileiros que se deparam com um problema de saúde recorrem primeiro ao Google para saberem o que está acontecendo. Nesse momento de busca, você precisa estar lá! 

Quantas vezes você já ouviu dos seus pacientes que sentiram determinados sintomas, antes mesmo da consulta, e foram buscar no Google o que poderia estar causando aquele desconforto? 

Seus pacientes até podem fazer isso, pois no minuto seguinte vão realizar um agendamento com você. Mas quantas pessoas percorrem o mesmo caminho, mas não fazem marcação na sua clínica? Esse número poderia ser menor se essas pessoas encontrassem o seu conteúdo no momento da busca. Assim saberiam que a mesma pessoa que está falando sobre o tema e que demonstra tanto domínio no blog também se dedica a curar ou melhorar a vida de quem está com aquela doença. 

É se expondo que também fica mais fácil de jornalistas te localizarem quando precisarem de um especialista para uma pauta sobre saúde. E, ao ser divulgado na imprensa tradicional, você aumenta a visibilidade da sua clínica e também as chances de conseguir novas consultas. 

Ao passo que você compartilha o que sabe, mesmo que não conheça a pessoa, você está abrindo duas portas: a primeira para a possibilidade de o leitor virar um novo paciente ou, pelo menos indicar para outras pessoas do círculo pessoal dele; A segunda de desenvolver e firmar o relacionamento entre médico e pacientes mais antigos, porque o hábito de sempre manter seus pacientes informados pode estreitar a relação que você tem com eles, visto que eles começam a notar o cuidado e preocupação que você tem pela saúde deles.  

Ter um blog médico também ajuda na visibilidade do seu site

Sabe aquele ditado “Quem não é visto não é lembrado”?

Ter conteúdos produzidos exclusivamente para o seu blog médico faz com que qualquer pessoa de qualquer parte do mundo e em qualquer horário tenha a ciência de que você domina o assunto da sua especialidade e tem habilidade de atender quem passa por determinados tipos de problemas de saúde. Você deixa de ser conhecido apenas na localidade do consultório e passa a ser mais visto por outras centenas ou milhares de pessoas. 

E quanto mais você produz, mais chances o seu blog médico tem de se tornar popular. E quando um blog é muito acessado, ele consegue atingir uma melhor posição no ranking de pesquisa do google. Isso também significa que você pode aparecer em mais resultados e mais próximo do topo da página de pesquisa. 

Esse mecanismo é importante quando o assunto é SEO do site. De forma básica, SEO é a otimização para motores de busca que melhora o seu posicionamento no Google. Ao utilizar essa técnica, o buscador nota o seu site e todo o conteúdo médico que produz no ambiente digital. 

Ter um SEO é quase que passagem obrigatória para quem tem um site e para quem quer se posicionar bem no online. Mas não basta só utilizar, também é necessário meditar. É por meio dos resultados das análises de desempenho que você consegue, por exemplo, saber qual tipo de conteúdo está funcionando e é mais popular e quais ficam em segundo plano para o seu público. Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia esse texto que preparamos para você. 

Quanto mais você utiliza dessa ferramenta, mais você consegue compreender quais assuntos precisa falar. Quanto mais temas populares produzir, mais acessos e leitores você tem. Quanto mais acessos, mais notoriedade você ganha na sua área. E, por fim, quanto mais notado você é, mais pessoas podem querer passar pelo seu atendimento e mais formas de comunicação e rendimentos você alcança, como palestras, seminários e produções de cursos. 

Além dos motivos mencionados anteriormente, o Brasil enfrenta situações preocupantes quando o tema é disseminação de fake News.  

A situação se agravou depois do início da pandemia. Em um momento tão sensível e tão desconhecido, era fácil de informações irreais se camuflarem nos fatos oficiais. 

Uma pesquisa realizada pela Associação Civil sem fins lucrativos, a Avaaz, apontou que 110 milhões de pessoas acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia aqui no Brasil. Ou seja, são sete a cada 10 brasileiros.  

A informação é tão relevante que foi publicada no Jornal Estado de Minas. Essa prática é comum aos veículos de comunicação porque a maior concentração de cuidados e preocupações com esse tema acontece dentro desse setor econômico, uma vez que são afetados diretamente pela prática da disseminação das fake News. 

O temos pelo crédulo em informações irreais esbarra na área política também. Não à toa, foi criada em 2019 uma Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos no Senado para apurar alguns casos sobre o tema. 

O antídoto para das fake News ultrapassam o setor midiático e político. Essa questão permeia por quase todas as áreas da sociedade. A prova disso é o dado que consta na décima edição do Digital News Report, um documento divulgado pela Reuters Institute. Nele está a informação de que o Brasil é o país mais preocupado com o compartilhamento de informações falsas em relação ao restante do mundo. Na medicina não fica de fora desse panorama. 

O próprio Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para enviar mensagens à população. É um espaço em que uma equipe técnica verificada utiliza para se comunicar com cidadãos. Eles recebem informação virais, apuram e respondem de forma oficial se é verdade ou mentira. Qualquer pessoa pode enviar essas mensagens de forma gratuita, seja imagem, texto ou vídeo. Essa iniciativa tem a intenção de certificar se as notícias recebidas pelas redes sociais procedem ou não. Com essa resposta, compartilhamentos de fake News podem ser evitados. 

Trazendo para o seu cotidiano, ter um blog médico com informações reais, verificadas e relevantes para a população pode auxiliar no combate às fake News, mas também pode fazer com que você ganhe mais confiança perante ao público, pois eles sabem que podem acreditar no conteúdo que você produz. 

É esse cuidado com a informação divulgada que auxilia na criação de autoridade digital. Mais do que simplesmente informar, ter assertividade e qualidade no que você expõe pode gerar ainda mais benefícios para sua imagem e, consequentemente, para a captação de novos pacientes. 

Como criar conteúdos de sucesso? 

1º- Defina seu público alvo

Com quem você quer falar? Quantos anos tem a pessoa com a qual você quer se conectar? O que ela faz da vida? Onde ela vive? Definir o público-alvo é entender com quem você quer se comunicar, quem você quer que tenha acesso ao conteúdo que você vai publicar. Esse é o primeiro passo por ser o fundamento da estrutura de produção de conteúdo. É preciso ter esse tópico muito bem definido para que a sua comunicação seja assertiva e traga bons resultados para o consultório. 

2º – Defina qual linguagem vai utilizar 

Ao definir o seu público-alvo, fica mais fácil de entender qual linguagem é mais comum e mais utilizada por aquelas que pessoas que fazem parte do seu plano. Por exemplo: entre médicos é comum usar termos mais técnicos, não é? Mas certamente pode ficar mais difícil para pessoas que não são da área entenderem a mensagem. 

3º – Fique atento a pautas atrativas

Os veículos de comunicação tradicionais são boas fontes de ideias de assuntos que podem ser abordados no seu blog médico. Lá estão principais casos e discussões cotidianas, além de problemas de saúde mundo afora. A partir de agora é necessário observar com o olhar não mais só de leitor comum, mas também de quem produz conteúdo sobre saúde. 

Existem assuntos que são de interesse público, mas nem sempre estão nos jornais. Eles mudam todos os dias, isso quando não de hora em hora. Uma boa forma de conseguir acompanhar quais os temais mais falados e buscados pelos brasileiros é o Google Trends, ferramenta que disponibiliza dados com pautas mais faladas em determinado momento. O Trending Topics do Twitter também pode ser um local de pesquisa de pautas para o seu blog médico. 

Ao trazer esse assunto para o seu planejamento de produção de conteúdo é necessário personalizar aos seus objetivos. Quais são as principais dúvidas do seu público? Quais são os principais problemas de saúde que rondam o cotidiano deles? O que eles têm mais interesse em saber? Essa reflexão é importante para que você entenda quais assuntos serão mais relevantes e, consequentemente, mais lidos. 

4º- Mescle essas pautas com os produtos que você oferece 

Como a sua prestação de serviço tem relação com os temas que você aborda no blog médico? Se você está falando de um determinado tipo de sintoma ou até mesmo de um quadro geral de uma doença, você pode reservar uma parte do texto para contar de alguma vivência que teve ou apenas explicar que esse tipo de situação é bastante comum dentro do consultório que você atende. Isso faz com que além de você mostrar domínio teórico sobre o tema, o leitor entenda que você atua também na prática e que ainda existe a possibilidade de ser cuidado por você. 

5º- Responda comentários e quaisquer tipo de interação 

Definir público, pensar em pautas atrativas e produzir conteúdos com qualidade e responsabilidade são partes fundamentais no processo de um blog médico. Mas é interessante ter em mente que você está nesse processo de produção de conteúdo para compartilhar conceitos e ideias com outras pessoas. Desta forma, a comunicação pode ser de mão dupla. Todos os comentários que você receber com uma dúvida, um elogio ou alguma observação podem ser respondidos para que o leitor sentir que faz parte daquela comunidade. Isso aproxima mais os dois polos do processo de comunicação: tanto emissor (você) quanto receptor (leitor). 

6º – Utilize as redes sociais a seu favor 

Até aqui falamos de ter um blog médico acoplado ao seu site. Com a utilização dessa ferramenta você já consegue atingir resultados expressivos. Mas nada te impede de também divulgar informações do blog médico nas suas redes sociais ou então na conta da clínica. Dessa forma você pode falar com ainda mais pessoas e trazer novos leitores ao blog. 

A ação de criar um blog médico para compartilhar informações relevantes e melhorar seu posicionamento digital é uma das técnicas de marketing de conteúdo. Desta forma você consegue criar materiais relevantes para atrair e criar um público leal. 

Essa é apenas uma das ferramentas que existem nessa área que podem te ajudar a lapidar sua clínica médica. A Amplimed preparou mais algumas coisas para você! Preencha o formulário e baixe o e-book de Marketing Médico

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