Você percebeu que saúde virtual, inteligência artificial, metaverso e teleconsulta são palavras cada vez mais presentes no seu dia a dia? Bem-vindo à Saúde 5.0.
A tecnologia na saúde está ganhando cada vez mais espaço dentro de hospitais, clínicas e consultórios de diferentes profissionais da área no Brasil.
Isso porque, como você sabe, o apoio dessas ferramentas tecnológicas pode transformar positivamente a realidade de trabalho do profissional de saúde e o resultado dos tratamentos.
Mas, afinal, quais são as apostas para 2023? O que os profissionais e pacientes podem esperar de tecnologia na saúde?
Continue a leitura para saber mais:
Quais as tendências para tecnologia na saúde no próximo ano?
Qual a importância de acompanhar a tecnologia na saúde em 2023?
Antes de mergulharmos nas novas ferramentas e novos recursos da tecnologia na saúde, vamos conversar sobre a importância de você e sua empresa do ramo acompanharem o desenvolvimento tecnológico.
Em primeiro lugar, estar por dentro das novas tecnologias faz com que você consiga planejar melhor como vai ser o ano da sua clínica médica ou do seu consultório.
Assim, você poderá se organizar para investir em serviços, equipamentos e recursos atuais. Com esse planejamento, sua clínica será cada vez mais eficiente e moderna.
Vale mencionar que, nos últimos anos, a tecnologia na saúde avançou exponencialmente, diante de um cenário pandêmico que colocou à prova tecnologias que até então estavam em fase de teste, ou mesmo sendo implementadas com maior tempo de estudo e ajustes.
Presenciamos o avanço da telemedicina e várias atividades puderam ser realizadas de forma online, desde o atendimento a pacientes à emissão de documentos.
Dessa forma, você pode contar tanto com recursos assistenciais quanto administrativos para o seu negócio.
Estar em dia com a tecnologia na saúde é garantir que sua clínica não vai ser pega de surpresa em uma possível nova pandemia. E, também, garantir que seu cliente vai receber sempre o melhor em tratamentos avançados.
Conheça, a seguir, as principais tecnologias na saúde que serão consolidadas em 2023:
Quais as tendências para tecnologia na saúde no próximo ano?
Com um novo ano chegando, temos certeza que você está se preparando para dar os próximos passos na tecnologia na saúde. Por isso, queremos te mostrar todas as possibilidades. Acompanhe:
Ferramentas tecnológicas para a gestão
Pensando do ponto de vista de gestão, em 2023, as novas ferramentas de tecnologia na saúde vão facilitar ainda mais os processos administrativos, reduzindo ou eliminando o tempo gasto com tarefas repetitivas.
O segredo está na nuvem. As plataformas mais modernas disponibilizam seus serviços de forma remota. Assim, você pode acessar os recursos com praticidade e menor custo – a qualquer hora e de qualquer lugar.
A seguir, você vai conferir algumas que talvez já conheça, mas que serão ainda mais indispensáveis no ano que vem. Veja:
Plataforma em nuvem
As plataformas em nuvem já se tornaram muito mais populares em 2022. Com esse ritmo, o esperado é que cresçam ainda mais em 2023. Afinal, esse recurso apresenta um grande potencial de facilitação da gestão e dos atendimentos nas clínicas médicas.
As plataformas em nuvem estão cada vez mais seguras e mais eficazes, têm cada vez mais ferramentas em um só espaço. Você pode acessar essas ferramentas de qualquer lugar e a qualquer hora.
Com a plataforma em nuvem, sua clínica terá um atendimento mais especializado e eficiente. Sem falar que com esse serviço os dados estarão mais seguros, sem chance de serem roubados ou perdidos.
Leia também: Sistema em nuvem ou local: saiba qual usar em armazenamento médico
Vale lembrar também que o serviço em nuvem permite a contratação de infraestrutura como serviço (IaaS).
Assim, as clínicas médicas conseguem investir em sistemas avançados e que não necessitam de infraestrutura física nem de uma especialização técnica para atualizar.
Essa praticidade deve-se ao tipo de suporte, que é realizado pelo próprio fornecedor, também de forma remota.
Em síntese, as principais vantagens do sistema em nuvem são:
- Redução de custos;
- Segurança de dados;
- Maior produtividade;
- Suporte rápido e eficiente;
- Prevenção de perdas de informações;
- Backup diário e criptografia;
- Adequação à LGPD.
Leia também: Como escolher um sistema para clínica médica?
Certificado digital
O certificado digital também é uma importante ferramenta de tecnologia na saúde que promete se consolidar ainda mais em 2023. Isso porque ajuda você, gestor de clínica ou consultório, a ter mais agilidade, eficiência e ainda economizar dinheiro.
A ferramenta funciona como uma identidade eletrônica. Toda burocracia e papelada da sua empresa pode ser substituída por essa simples – mas tecnológica – ferramenta.
Além disso, ela vem como um complemento à telemedicina, já que oferece assinatura digital com o mesmo valor jurídico da física. É a agilidade, segurança e comodidade que você não pode deixar de ter na sua clínica.
Prontuário eletrônico
Outra forma de acompanhar a tecnologia na saúde em 2023 é com uma plataforma com prontuário eletrônico personalizado para sua especialidade.
A Amplimed conta com um sistema 100% integrado em nuvem e que, além de facilitar a gestão de dados dos pacientes, também mostra aos seus pacientes que sua atenção na consulta está inteiramente focada neles.
Além disso, o prontuário eletrônico da Amplimed também oferece outras inúmeras funcionalidades. Saiba mais:
Software de teleconsulta
Não é novidade que a pandemia de Covid-19 mudou o percurso da saúde no Brasil e no restante do mundo.
Os profissionais de saúde foram levados à exaustão extrema e os modelos de gestão praticados até então se mostraram ineficientes. Foi preciso dar um passo à frente e pensar em como ampliar o acesso ao atendimento.
Foi assim que a telemedicina apresentou um crescimento exponencial. Não é à toa que, segundo a pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), essa ferramenta nunca foi tão demandada quanto em 2022.
Além disso, pelo menos metade da população brasileira realizou serviços de saúde online nesse período.
E não para por aí: em 2023, a telemedicina vai ser ainda mais parte dos nossos dias. De acordo com a previsão do Global Market Insights, esse mercado deve dobrar até 2025.
Está em dúvida sobre aderir à telemedicina? Saiba mais:
Ferramentas tecnológicas para tratamentos
Além de facilitar a gestão, a tecnologia também tem ajudado médicos a identificarem as enfermidades com mais precisão e tratar de forma mais eficiente, melhorando as possibilidades de cura e proporcionando mais qualidade de vida ao paciente.
Veja algumas ferramentas que vão se consolidar ainda mais em 2023:
Realidade virtual aplicada na saúde
A realidade virtual é mais uma tecnologia na saúde com crescimento exponencial, pois é capaz de transformar o tratamento de pacientes. Consiste, basicamente, na imersão de pessoas em um ambiente virtual.
Para isso, são utilizados aparelhos como óculos de realidade virtual e fones de ouvido. Esses equipamentos possibilitam o acesso a uma nova experiência visual e auditiva. Na realidade aumentada, esse novo ambiente pode ganhar novos elementos. É possível adicionar pessoas e objetos à realidade em que o paciente está inserido.
Com ela, profissionais de saúde do mundo todo já conseguem:
- Controlar melhor a dor dos pacientes;
- Realizar treinamentos cirúrgicos;
- Aprimorar a recuperação na fisioterapia;
- Auxiliar no aprimoramento da cognição social;
- E muito mais!
E, em 2023, a tendência é que essa tecnologia esteja cada vez mais acessível, principalmente devido à popularização das ferramentas, que deve aumentar ainda mais ao longo do ano.
Leia também: Realidade virtual aplicada na medicina: como a tecnologia pode ajudar nos tratamentos
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) está muito mais próxima da realidade da medicina brasileira do que se imagina. Pode parecer um alto investimento, mas, por outro lado, ao apostar nesta tecnologia na saúde, é possível alguns custos, como os destinados aos testes físicos.
A IA estará mais presente em 2023. Isso vai acontecer por meio do uso de computadores que vão analisar os dados e seguir algoritmos definidos por especialistas, a fim de determinar soluções para problemas médicos, conforme afirma Luiz Carlos Lobo, Consultor Sênior da Unasus-Fiocruz e autor do artigo “Inteligência Artificial e Medicina”.
Monitoramento preciso e a Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) já nos acompanha em larga escala diariamente. Um exemplo disso é todo dispositivo conectado à internet e que, de alguma forma, coopera com a nossa vida armazenando e compartilhando dados, quando solicitado, realizando buscas em tempo real ou colaborando com a organização e planejamento dos afazeres.
Lembrou de algum dispositivo perto de você? A Alexa, da Amazon, é um dos melhores exemplos.
Em síntese, a IoT é uma tecnologia que, na saúde, permite a criação de dispositivos cujo papel central é o monitoramento e a prevenção de doenças crônicas.
Os equipamentos portáteis, por exemplo, monitoram sinais vitais do paciente e podem enviar dados para os laboratórios e para as clínicas.
Assim, os pacientes são acompanhados em tempo real. Esse funcionamento permite uma maior precisão nos tratamentos, já que apresenta um monitoramento prolongado de sinais importantes, como frequência cardíaca e oximetria.
Já existem monitores feitos para analisar a qualidade do sono e, também, relógios que acompanham os batimentos cardíacos junto com aplicativos de gerenciamento de saúde.
Durante a pandemia, o uso desses dispositivos aumentou, e com isso veio o crescimento das plataformas de gestão desses recursos.
Além do controle do sono e de atividades, esses dispositivos fazem a coleta dos dados, possibilitando que se algum dia for necessário, o utilizador do dispositivo pode ter acesso aos dados e apresentar para o médico para ser feito um estudo de caso.
Além disso, a anamnese, utilizando-se do relato de memórias do paciente sobre seus sintomas e queixas, pode, em uma segunda avaliação, se aliar aos dispositivos IoT para chegar a um diagnóstico conclusivo.
Leia mais: Anamnese clínica: um passo a passo completo
Além dos dispositivos para uso livre dos pacientes, existem aqueles de maior precisão, que podem ser usados sob prescrição.
Assim, os médicos ou os laboratórios farão o controle dos sinais e dos ciclos fisiológicos dos pacientes. Com o uso desses dispositivos, os usuários são alertados, por exemplo, quando é o momento de tomar os medicamentos, horário de consulta e inclusive quando é a hora de agendar um retorno na clínica médica.
Deu para entender a importância de acompanhar a IoT em 2023?
Agora que você já conhece as principais ferramentas de tecnologia na saúde mais cotadas para o novo ano, veja como escolher as melhores opções para sua clínica:
Como escolher soluções de tecnologia na saúde para minha clínica?
Como você viu, tem inúmeras opções para investir em tecnologia na saúde em 2023. Com tantas possibilidades, você deve estar se questionando se isso é viável mesmo para sua clínica.
Nós recomendamos que você realize um diagnóstico detalhado dos problemas que sua clínica enfrenta. Mas, é claro, para fazer isso, você vai ter que conversar com sua equipe e até com os pacientes, a fim de ter uma visão 360º de tudo que está acontecendo.
A partir dessa coleta de informações, ficará mais fácil decidir em qual ferramenta investir primeiro.
Depois, basta encontrar fornecedores que oferecem um excelente suporte e têm credibilidade no mercado. Essa é a melhor forma de fechar uma parceria de sucesso e investir em tecnologia na saúde.
Não se esqueça: as tendências continuam mudando todos os anos. Você precisa manter-se atualizado sobre a tecnologia na saúde se quiser ter vantagem no mercado e também oferecer a melhor experiência aos seus pacientes.
Quer conhecer o sistema em nuvem, com prontuário eletrônico integrado à telemedicina? Teste grátis agora mesmo: