Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Quais são os avanços tecnológicos da medicina para 2022?

avanço tecnologicos na medicina

Compartilhe esse artigo em suas redes

Pop up de notícias sobre a CFM, regulamentação da Telemedicina no Brasil

Os avanços tecnológicos da medicina para 2022 seguem a tendência dos últimos anos. Os grandes laboratórios trazem recursos assistenciais que agregam conhecimentos obtidos com ciências de dados e com inteligência artificial. Já as empresas de tecnologia administrativa oferecem recursos inovadores para o gerenciamento de negócios na área da saúde.

Neste artigo, você vai aprender sobre:

  •     A importância de acompanhar as novas tecnologias;
  •     Tecnologia na gestão da clínica médica;
  •     Recursos tecnológicos para o atendimento;
  •     Novo ecossistema de saúde.

Por que é importante acompanhar os avanços tecnológicos da medicina para 2022?

E antes de mergulhar nas novas ferramentas e nos novos recursos, vamos conversar sobre a importância de você acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

Estar por dentro das novas tecnologias faz com que você consiga planejar melhor como vai ser o ano da sua clínica médica ou do seu consultório. Assim, você poderá se organizar para investir em serviços, equipamentos e recursos atuais. Com esse planejamento, sua clínica estará à frente, sendo uma clínica cada vez mais eficiente e moderna.

Vale mencionar que, nos últimos dois anos, a área da saúde avançou muito. Diante de um cenário pandêmico que colocou à prova tecnologias que até então estavam em fase de teste, ou mesmo sendo implementadas com maior tempo de estudo e ajustes, presenciamos o avanço da telemedicina e várias atividades puderam ser realizadas de forma online, desde o atendimento a pacientes à emissão de documentos. Dessa forma, você pode contar tanto com recursos assistenciais quanto administrativos para o seu negócio.

Conheça, a seguir, os principais avanços tecnológicos da medicina para 2022.

A tecnologia na gestão da clínica médica

Os recursos para gestão fazem toda diferença para o dia a dia do seu negócio. Afinal, você precisa de praticidade na organização das atividades internas, dos fluxos de pagamento e, claro, dos agendamentos.

Em 2022, as novas ferramentas vão facilitar ainda mais os processos administrativos, reduzindo ou eliminando o tempo gasto com tarefas repetitivas. Para a medicina, especificamente, o segredo está na nuvem. As plataformas mais modernas disponibilizam seus serviços de forma remota. Assim, você pode acessar os recursos com praticidade e menor custo – a qualquer hora e de qualquer lugar.

As plataformas em nuvem

plataforma na nuvem para medicina

As plataformas em nuvem já estão sendo bastante usadas. Com esse ritmo, o esperado é que cresçam ainda mais. Afinal, esse recurso apresenta um grande potencial de facilitação da gestão e dos atendimentos nas clínicas médicas. 

As plataformas em nuvem estão cada vez mais seguras e mais eficazes, têm cada vez mais ferramentas em um só lugar. Você pode acessar essas ferramentas de qualquer lugar e a qualquer hora. Com a plataforma em nuvem, sua clínica terá um atendimento mais especializado e eficiente. Sem falar que com esse serviço os dados estarão mais seguros, sem chance de serem roubados ou perdidos.

O serviço em nuvem permite a contratação de infraestrutura como serviço (IaaS). Assim, as clínicas médicas conseguem investir em sistemas avançados e que não necessitam de infraestrutura física nem de uma especialização técnica para atualizar. Essa praticidade deve-se ao tipo de suporte, que é realizado pelo próprio fornecedor, também de forma remota.

Se você quiser saber mais sobre as vantagens de um sistema médico em nuvem, leia: “Sistema médico: as 7 principais vantagens de um sistema 100% na nuvem”.

A segurança virtual e a Lei Geral de Proteção de Dados a LGPD

Os dados relacionados à saúde são importantes para um diagnóstico correto, assim como para um tratamento mais eficaz. Por isso, fichas cadastrais e prontuários carregam inúmeras informações pessoais e, em alguns casos, confidenciais.O roubo ou a adulteração dessas informações podem ter consequências graves.

Para evitar vazamentos e reduzir a vulnerabilidade dos dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas que coletam ou usam dados tenham estratégias para controlá-los.

A tecnologia no atendimento ao paciente

Os principais avanços tecnológicos das medicina para 2022 em relação ao cuidado com os pacientes são:

  • realidade virtual aumentada;
  • inteligência artificial;
  • monitoramento preciso;
  • internet das coisas (IoT).

Realidade virtual aumentada

Um dos principais recursos entre os avanços tecnológicos da medicina para 2022 é a realidade virtual aumentada. A realidade virtual já é aplicada na medicina. A realidade aumentada, por sua vez, é um recursos que, aos poucos, ganha espaço.

A realidade virtual consiste na imersão de pessoas em um ambiente diferente daquele em que elas já estão. Para isso, são utilizados aparelhos como óculos de realidade virtual e fones de ouvido. Esses equipamentos possibilitam o acesso a uma nova experiência visual e auditiva. Na realidade aumentada, esse novo ambiente pode ganhar novos elementos. É possível adicionar pessoas e objetos à realidade em que o paciente está inserido.

Existem diferentes usos da realidade virtual e da realidade aumentada na medicina. Sua importância está, basicamente, na potencialização do aprendizado, já que a pessoa consegue interagir muito mais com o ambiente. Por isso, esses recursos podem ser usados em:

  • treinamento profissional;
  • tratamento para dor;
  • cognição social;
  • tratamento da dor fantasma;
  • tratamento de fobias;
  • tratamento da ansiedade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está muito mais próxima da realidade da medicina brasileira do que se imagina. A Inteligência Artificial já é utilizada para buscar novas formas de tratamento para doenças que já existem e novos medicamentos. Quando uma empresa investe nessa área, acaba dando um grande passo. Ao apostar nesta tecnologia, as empresas acabam reduzindo alguns custos, como os custos para testes físicos.

Saiba mais, lendo nosso artigo completo: Inteligência Artificial na Medicina: a tecnologia que salva vidas.

Monitoramento preciso e a Internet das coisas (IoT)

ciclo tecnologico para clínica médicaA internet das coisas (IoT) já nos acompanha em larga escala diariamente, podemos tomar como exemplo todo dispositivo conectado à internet e que, de alguma forma, coopera com a nossa vida armazenando e compartilhando dados, quando solicitado, realizando buscas em tempo real ou colaborando com a organização e planejamento dos afazeres. Lembrou de algum dispositivo perto de você? A Alexa é um dos maiores deles.

A internet das coisas (IoT) permite a criação de dispositivos cujo papel central é o monitoramento e a prevenção de doenças crônicas. Os dispositivos portáteis monitoram sinais vitais do paciente e podem enviar dados para os laboratórios e para as clínicas.

Assim, os pacientes são acompanhados em tempo real. Esse funcionamento permite uma maior precisão nos tratamentos, já que apresenta um monitoramento prolongado de sinais importantes, como frequência cardíaca e oximetria.

Já existem monitores feitos para analisar a qualidade do sono e, também, relógios que acompanham os batimentos cardíacos junto com aplicativos de gerenciamento de saúde. Na pandemia de COVID-19 o uso desses dispositivos aumentou, e com isso veio o crescimento das plataformas de gestão desses recursos.

Com esse aumento da demanda, outras empresas também apostaram nesses dispositivos, e eles crescem cada vez mais, com novas funções e ainda mais precisão. Além do controle do sono e de atividades, esses dispositivos fazem a coleta dos dados, possibilitando que se algum dia for necessário, o utilizador do dispositivo pode ter acesso aos dados e apresentar para o médico para ser feito um estudo de caso.

Um dispositivo de monitoramento que contenha também, além da transmissão de dados do paciente em tempo real, esses mesmos dados armazenados em nuvem e à disposição dos médicos, pode ser um aliado da própria anamnese médica, se estivermos falando de um caso em que um profissional dá o diagnóstico, mas o tratamento precisa ser feito em conjunto com outro especialista.

A anamnese, que continua sendo a primeira e mais humanizada parte do diagnóstico, e que exige alta sensibilidade do profissional, utilizando-se do relato de memórias do paciente sobre seus sintomas e queixas, pode, em uma segunda avaliação, se aliar aos dispositivos IoT para chegar a um diagnóstico conclusivo.

Além dos dispositivos para uso livre dos pacientes, existem aqueles de maior precisão, que podem ser usados sob prescrição. Assim, os médicos ou os laboratórios farão o controle dos sinais e dos ciclos fisiológicos dos pacientes. Com o uso desses dispositivos, os usuários são alertados, por exemplo, quando é o momento de tomar os medicamentos, horário de consulta e inclusive quando é a hora de agendar um retorno na clínica médica.

Novo ecossistema de saúde

Médicos, operadoras de saúde e farmácias, juntos em um só lugar. Esse é o objetivo da RD-Raia Drogasil.

A RD adquiriu a Amplimed com o objetivo de unir farmácias, médicos e operadoras de saúde para  facilitar e incentivar o tratamento de pacientes. Afinal, os avanços tecnológicos da medicina para 2022 e para o futuro exigem a integração.

O sistema Amplimed sempre acreditou que sistemas integrados fazem grande diferença. A conexão entre clínicas, planos de saúde, hospitais e farmácias possibilitam um grande avanço para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Amplimed continua com todos os serviços, sem nenhuma alteração e com ainda mais cuidado, atenção e transparência.

Para você também fazer parte dessa integração dos avanços tecnológicos da medicina para 2022, faça um teste grátis no sistema Amplimed e conecte sua clínica ou consultório ao ecossistema de saúde. Faça parte dessa revolução digital.

Preencha o formulário abaixo e faça o teste agora mesmo. Se preferir, clique no botão roxo acima e nós ligamos pra você!

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
5/5
"A Amplimed é uma empresa séria e competente, presta um serviço de referência no atendimento e suporte ao cliente. O sistema é de fácil manuseio, oferece suporte instantâneo, possui múltiplas funções que facilitam a organização da sua clínica."
Que tal testar grátis o sistema Amplimed?